Neste post iremos contar um pouco como foi nossa viagem à ilha de Maui no Hawaii em janeiro de 2022. Ficamos por lá 10 dias, e foi possível fazer a maioria dos passeios da ilha de carro. Iremos dar dicas de hospedagem, transporte, preços, e os melhores passeios divididos por região!!!
Um pouco sobre a Ilha de Maui
O Havaí é formado por centenas de ilhas, sendo 4 as maiores: Big Island, Maui, Oahu e Kauai. Cada uma possui uma particularidade e é indicada dependendo do perfil do viajante. Por exemplo, para quem surfa, as ilhas prediletas são a de Oahu e a de Maui (principalmente pela praia de Jaws). Elas também são indicadas para quem quer mais infra-estrutura. Já para os mais aventureiros, as ilhas de Big Island e Kauai são mais indicadas, pois há muitas trilhas e natureza preservada. A Ilha de Maui é a 2ª maior delas e podemos dividi-la em algumas partes.
Divisão da Ilha de Maui Hawaii:
- Parte norte (North Shore): mais desabitada e com praias menos turísticas, é a preferida dos surfistas, hippies, e celebridades, talvez por ter menos turistas;
- Upcountry (região central): representada pelas cidades de Pukalani, Makawao, Kula e Haiku, é predominantemente rural e residencial. Não possui praias e os habitantes desta região se consideram bem diferentes do restante da ilha devido ao seu estilo de vida mais “rural”;
- Maui Central: fica entre West Maui e Haleakala, e você acabará passando por esta região diversas vezes, visto que ela interliga partes importantes da ilha, e é onde fica aeroporto de Kahului. Ali estão prédios do governo, grandes lojas, e o famoso Valle do Iao.
- Sul de Maui (South Maui): é o local onde ficam as praias mais requisitadas, em Kihei, Wailea e Makena. Ali você também encontrará muitos resorts, sendo que em Kihei há também um centro comercial.
- Oeste de Maui (West Maui): é onde ficam as cidades de Lahaina e Ka’anapali. Espere encontrar lindas praias, resorts e condomínios. Ali está o vilarejo de Lahaina, conhecido por ser histórico e ter muitas lojas e restaurantes. É onde se concentra a maior parte dos turistas, portanto, pode ter congestionamentos na alta temporada.
- Leste de Maui/Estrada para Hana (East Maui/Road to Hana): propicia vistas estonteantes para quem irá passear de carro. A estrada é toda serpenteada, e passa por muitas florestas, encostas, cachoeiras e lagos.
Como ir para Maui Hawaii
Há 2 aeroportos em Maui: o Kahului Airport (OGG) e o Kapalua-West (JHM).O primeiro recebe a maioria dos voos comerciais, incluindo os da Hawaiian Airlines. Para quem está saindo do Brasil, há 2 opções para chegar em Maui: ir de avião até Los Angeles (voo mais curto) e aí pegar outro avião para o Havaí; ou então ir até Seattle, Los Angeles, ou Vancouver (Canadá) e aí ir de cruzeiro até o Havaí. De avião, o tempo total costuma ficar em 23h. Já de navio, os cruzeiros costumam ter duração mínima de 7 dias.
Alta e Baixa Temporadas no Hawaii
As altas temporadas ocorrem na época das férias e também no inverno, quando ocorrem os campeonatos mundiais de surf. A alta temporada ocorre entre junho e agosto e entre novembro e março. Fora dessas épocas espere preços mais em conta.
Onde se Hospedar em Maui Hawaii
Nos hospedamos na região de Kihei, em um apartamento pelo AirBnb. Não ficava na praia, mas era bem próxima da praia Kamaole II e a região tinha diversas opções de restaurantes e mercados. Para quem gosta de resorts, há muitos, principalmente nas praias de Ka’anapali, Kapalua e Wailea.
Booking.comComo alugar equipamentos de praia em Maui
O apartamento em que nos hospedamos tinha cadeiras de praia, guarda-sol, toalhas de praia, snorkel e diversos outros acessórios para usar na praia. Caso esse não seja o caso da hospedagem escolhida, há diversos lugares em que é possível alugar esses materiais.
Como se locomover em Maui Hawaii
Devido a grande extensão da Ilha, a melhor maneira de se locomover é de carro. Portanto, considere alugar um. O preço na baixa temporada costuma ser de $ 50 dólares por dia.
A Ilha de Maui é cara???
Ela é uma das ilhas mais caras do Havaí. Alguns dizem, que ela é uma das cidades mais caras dos EUA!!! Então, vá preparado!!! Para vocês terem uma ideia, um lanche e a bebida costuma sair em torno de 15 dólares. Caso fique em um AirBnb com cozinha, há a opção de fazer as refeições em casa e economizar um pouquinho!!! Outra opção é comer nos food trucks. Um burrito, por exemplo, custa em torno de 10 dólares.
O que fazer em Maui Hawaii
Recomendamos dividir os passeios por regiões, e programar os passeios de acordo com a previsão do tempo. Por exemplo, nos dias de Sol, praia, e nos dias mais nublados, ir às compras, ou fazer os passeios nos parques.
Passeios divididos por regiões Maui Hawaii:
- Upcountry – Vulcão Haleakalā
- Oeste de Maui – Papawai Point/Praia de Ka’anapali /Praia de Kapalua/Praia DT Fleming/Lahaiana
- Sul de Maui – Praia de Kamaole/Makena Beach(Big Beach)/Wailea Beach/AHIHI Cove
- Leste de Maui – Waianapanapa State Park/Road to Hana
- Central Maui – Iao Valley State Park
Vulcão Haleakalā (Upcountry)
Este vulcão adormecido fica em uma reserva natural. Entretanto, para chegar até o topo, que fica a 3 mil metros de altura, é preciso ir por um trajeto de carro e depois por uma trilha. Lembre-se de levar casacos ou cobertores, pois mesmo no verão, no topo costuma fazer cerca de 5 graus!!! A entrada custa $ 15 dólares por carro. Ele está aberto 24h por dia e muitas pessoas vão até lá assistir ao nascer-do-sol, que dizem ser um espetáculo!!! Mas para assistir ao nascer do sol é necessário fazer uma reserva no site do parque.
#DicaViajandoSemTedio: aproveite a diferença de fuso horário nos primeiros dias da sua viagem para acordar de madrugada e assistir ao nascer do sol!!!
Nós fomos assistir ao pôr-do-sol na Summit Area, de onde é possível ver o sol se pôr do estacionamento, e com o Observatório do Haleakala de coadjuvante!!!
Um ponto importante de repetir é que o clima no alto do vulcão é completamente diferente do restante da ilha, e passível de mudanças bruscas. No dia em que fomos, na orla da praia a temperatura era de 28°C, mas no topo da montanha encaramos um frio de 5° C, e com bastante neblina!!!
Papawai Point (Oeste de Maui)
Durante o inverno, este ponto é excelente para observar as baleias humpback. Levamos um binóculo, câmera e paciência e vimos várias baleias!!! Outra opção é ir em um passeio de barco para chegar mais próximo delas.
Praia de Ka’anapali (Oeste de Maui)
Ela possui cerca de 5 km de extensão e é considerada uma das praias mais bonitas do Havaí e dos EUA!!! Há diversas opções de hotéis pé-na-areia e inúmeros resorts. A areia é branquinha e na praia é possível praticar desde surfe, até mergulho com snorkel. A infra estrutura ao redor da praia é muito boa, com muitas duchas, restaurantes, serviços de aluguel de pranchas, etc. Uma dica para quem vai de carro, é procurar áreas de estacionamento gratuito que são disponibilizadas em alguns resorts, como, por exemplo, o Hiatt.
Praia de Kapalua (Oeste de Maui)
No mesmo dia que visitamos Ka’anapali, também fomos à praia de Kapalua, onde ficamos mais tempo. A praia é menor e um pouco menos movimentada do que Ka’anapali, e é próxima a uma trilha pela costa, com diversas vistas de rochedos.
Praia DT Fleming (Oeste de Maui)
Esta foi uma das praias que mais gostamos!!! Possui estacionamento amplo e gratuito, e o mar tinha um pouco mais de ondas do que as demais em West Maui (deu para aproveitar a nossa pranchinha de surf!).
Centrinho de Lahaina
Nós visitamos o centrinho de Lahaina, um vilarejo com prédios históricos, e que era a antiga capital do reino de Havaí. Mas, com o incêndio de agosto/23 não sabemos qual está a situação atual e o tamanho da destruição.
Praia de Kamaole (Sul de Maui)
Esta praia, junto com as duas a seguir, em Kihei, têm um dos pores do sol mais lindos da ilha!!! Ali também há muitos resorts, sendo 3 beach-parks. A praia é calma e a areia é meio “alaranjada”. Como estávamos hospedados lá perto, íamos sempre ao final da tarde dar uma conferida!!! Na praia de Kamaole II também há infraestrutura com banheiros, área de picnic e churrasqueiras.
Makena Beach, “Big Beach” (Sul de Maui)
Como diz o apelido, essa praia é extensa. Ela é acessada por uma breve trilha dentro de um parque, então há diversas árvores próximas, e o mar é calmo e incrivelmente azul. É necessário pagar $5 dólares por pessoa e $10 de estacionamento. Há pouca infraestrutura próxima à praia, então não se esqueça de levar comida e bebidas!!!
Wailea Beach (Sul de Maui)
A praia com os maiores resorts no Sul de Maui. Como em Ka’anapali, há pequenas áreas de estacionamento gratuito nos resorts, e diversas opções de restaurantes e lanchonetes.
Mergulho em AHIHI Cove (Sul de Maui)
É um dos locais mais fáceis de mergulhar e que mais valem a pena!!! Pode-se ir de snorkel e observar os peixinhos na margem da praia, onde se forma uma espécie de baía. Portanto, é bem fácil e não precisa ir de barco. Se tiver sorte, poderá ver até tartarugas. A água é bem transparente. Mas tome cuidado para não escorregar nas pedras vulcânicas. Aliás, essa praia também é formada somente por pedras, sem areia.
Para chegar lá é preciso parar o carro no estacionamento ($5 dólares) e andar por uma trilha curta. Então é só seguir as placas indicativas.
Waianapanapa State Park (Leste de Maui, próximo de Hana)
Esta praia está localizada em Hana, e chama a atenção dos visitantes por sua areia negra!!! Mas é preciso pagar um ingresso de $5 dólares por pessoa. O estacionamento custa $10 por veículo.
Atenção: é preciso reservar seu horário de visita pelo site oficial (neste link).
A palavra “Waianapanapa” significa “águas brilhantes”. Já suas areias, possuem a cor preta devido a rocha basáltica proveniente de antigas lavas vulcânicas. Na verdade, a maior parte da cobertura da areia é formada por pequenas pedras pretas, portanto, um pouco desagradável para deitar ao sol. Além da praia curiosa, há diversas outras atrações no parque, como por exemplo, trilhas, vestígios arqueológicos, cavernas e local para mergulho.
Road to Hana (Leste de Maui)
A estrada para Hana é um passeio que pode ser feito em um dia, mas prepare-se para acordar cedo e dirigir bastante!!! Ela possui cerca de 600 curvas e dezenas de pontes de pista única, e demora em torno de 2:30h para ser percorrida. Dependendo do horário e da temporada ela pode sofrer lentidão, então é recomendado começar o percurso antes das 9h. O passeio de ida e volta pode ser feito no mesmo dia, e é o que recomendamos já que não há muita coisa a se ver em Hana.
Iao Valley State Park (Maui Central)
Este parque é famoso por ter uma grande pedra pontiaguda, a Iao Needle, com 685 m. Também é famoso por ter sido palco de uma das batalhas decisivas na unificação das ilhas do Havaí pelo rei Kamehameha I (inclusive, o parque é considerado, junto com o Haleakala, um dos lugares mais sagrados pelos havaianos nativos). Acredita-se que seja vestígio de um antigo vulcão. Para entrar no parque é preciso pagar um ingresso de $ 5 por pessoa e $ 10 de estacionamento.
Além da famosa pedra, há também o rio Iao, e as muralhas de uma antiga cratera vulcânica. No caminho da trilha há diversos mirantes de onde é possível tirar lindas fotos, como esta abaixo:
Pensando em visitar os EUA??? Então conheça um pouco sobre o estado do Oregon neste post.
Compras em Maui Hawaii
Na cidade de Kihei é possível encontrar comércios. Ali também tem um shopping ao ar-livre, o Azeka Shopping Center. É possível encontrar muitas lojas de souvenires com artesanato típico. Nós compramos este enfeite, que aparenta ser um instrumento, mas que por enquanto ainda não descobrimos o seu nome!!! Para quem gosta de música, não deixe de comprar o tradicional ukelele, um instrumento típico havaiano.
Por fim, finalizamos aqui nossas dicas de passeios na ilha de Maui no Hawaii. Espero que tenham gostado e até a próxima.