Ícone do site Blog Viajando Sem Tedio

Parque das Aves Foz do Iguaçu: Vale a pena??

O Parque das Aves em Foz do Iguaçu foi um projeto criado para a manutenção da vida selvagem, incluindo espécies em risco de extinção. O parque fica logo ao lado da entrada das Cataratas do Iguaçu e é possível fazer os dois passeios no mesmo dia!!! Irei contar como é a visita e se vale a pena conhecê-lo.

Como chegar no Parque das Aves

Av. das Cataratas, km 17.1.

Ele fica um pouco antes da entrada para as Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro. Caso esteja a pé, é possível ir do Parque das Cataratas até lá em uma caminhadas de cerca de 3 minutos (basta atravessar a Avenida das Cataratas).

A entrada do Parque das Aves

É possível chegar lá de ônibus municipal, linha 120, que pára bem na frente, ou então de táxi ou Uber (cerca de 25 reais do centro). Porém, devo adiantar que na volta foi bem difícil eu conseguir um Uber, pois eles cancelavam as corridas para subir os preços. Então, caso fique sem opções, basta pegar o ônibus municipal, que passa de 20 em 20 minutos e chega até o centro.

Caso esteja de carro, há estacionamento no local, ao custo de 25 reais, mas é bem pequeno e as vagas se esgotam rápido. Outra opção é parar em um dos estacionamentos particulares ou no estacionamento das Cataratas (50 reais).

Ingresso do Parque das Aves

Horários: aberto diariamente das 08:30 às 16:30.

A fila para bilheteria

O ingresso pode ser comprado na própria bilheteria, mas há opção de comprar também online (acesse este link). O valor é de 80 reais por pessoa (jan/23), mas idosos e estudantes pagam meia. Além disso, crianças até 8 anos não pagam. Mas caso você compre online e no dia esteja com chuva forte, é possível solicitar o estorno. Também é possível cancelar até a data da visita.

Nós fomos em novembro, em uma quarta-feira à tarde e não havia fila. Então imagino que apenas em finais de semana seja indicado comprar online.

Há também um ingresso especial que permite a visita guiada em um grupo de até 10 pessoas, além de participar de uma degustação de Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e da alimentação dos animais. Porém, o valor é bem salgado, 550 reais por pessoa.

Um pouco sobre a história do Parque das Aves Foz do Iguaçu

A linda arara-vermelha se alimentando em meio aos visitantes

Fundado em 1993, hoje o parque é a 2ª atração mais visitada da cidade. O parque inteiro está dentro de uma reserva florestal, com Mata Atlântica preservada. Existem ali cerca de 1.300 aves de 130 espécies. O fundador do parque tinha uma imensa paixão por aves e veio do Reino Unido para realizar um grande sonho: além de ter um parque com aves, também queria colaborar na preservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Por isso, metade das aves ali existentes são aves resgatadas e outras muitas estão ameaçadas de extinção.

Como é a visita ao Parque das Aves Foz do Iguaçu

Há diversas placas com a foto e nome de cada espécie

Eu recomendo visitar o parque à tarde, pois se você for de manhã poderá depois estar mais cansado para fazer a trilha das cataratas. E de tarde também é menos cheio. O parque é bem extenso, eu levei cerca de 2h para visitá-lo!!! São diversas trilhas delimitadas, com placas indicando cada pássaro, além de fotos e textos sobre cada uma. Mas há muitos bancos no caminho para quem quiser descansar.

Andando em meio aos pássaros

Em alguns pontos é preciso adentrar dentro das “gaiola-gigantes”, chamadas de “viveiros-de-imersão”, que são grandes ambientes ao ar livre telados, onde os pássaros ficam soltos. Como de praxe, há 2 portões que você precisa abrir um por vez, para evitar que os pássaros escapem.

Um dos viveiros de pássaros, com muita vegetação, parecendo uma floresta

É possível observar os papagaios e periquitos em uma delas e as araras gigantes em outra.

Caso você opte pelo ingresso especial, poderá alimentar os papagaios na mão!!! Mas mesmo quem não alimentar, poderá observar todos os pássaros bem de pertinho, comendo em seus potes espalhados pelos corrimões.

Casal de papagaio-moleiro

Já o ambiente das araras foi o que mais me surpreendeu, pois pude ver de perto as araras-azuis gigantes, espécie ameaçada de extinção, além da arara-canindé (azul e amarela) e a arara-vermelha.

As araras eram enormes, e faziam rasantes em cima dos visitantes, parecendo acharem graça no nosso desespero!!! Elas vocalizam bastante, como “grandes papagaios” e o barulho lá dentro é bem alto!!!

Viveiro das araras-gigantes

Outro ponto alto da visita são as corujas!!! Há diversas espécies, uma mais curiosa do que a outra. Como elas têm hábitos noturnos, a maioria delas estava dormindo quando visitamos.

A linda coruja-orelhuda

Também há muitos tucanos, alguns bem raros, além da mais nova ala, a de flamingos. Ali há muitos deles, e ao fundo, diversos espelhos. Isso porque como são aves que vivem em grupos, o espelho dá a sensação de que estão em maior número, ficando mais seguras. As cores delas são realmente surpreendentes!!!

O recinto dos flamingos, com os curiosos espelhos verticais

Indo para Foz??? Então não perca o post sobre as lindas Cataratas do Iguaçu neste link.

Borboletário

Há um pequeno borboletário no meio do passeio. Ali você encontrará diferentes espécies, que variam com a época do ano. É possível andar em meio às borboletas, e também conhecer seus estágios de vida. Eles deixam diversas frutas espalhadas, e cada espécie pousa em cima de sua preferência particular. Neste foto pude captar 2 espécies diferentes se alimentando lado-a-lado: a Metamorpha stelenes (verde) e a Morpho Azul (pena que suas asas estavam fechadas).

Duas borboletas de espécies diferentes se alimentando das frutas

E não há somente aves…

No parque há também espécies de répteis, como jacarés, iguanas, além de algumas cobras, como sucuris e jibóias. Eles ficam em um espaço mais restrito, e é um pouco difícil de identificá-los, principalmente as cobras, pois elas ficam camufladas em meio à vegetação.

Café e Restaurante do Parque das Aves Foz do Iguaçu

O café do parque, em meio à floresta

Há 2 opções para se alimentar durante o passeio: um quiosque que fica no meio do passeio, chamado Café Tropicana, onde é possível se sentar, fazer uma pausa e comer um lanche. E outro restaurante ao final da trilha, o Recanto dos Flamingos, com diversas opções de lanches e pratos-feitos. Caso você vá visitar também as Cataratas do Iguaçú, e queira economizar, faça sua refeição no Parque das Aves (por exemplo, o combo de hambúrguer custava 37 reais). Já nas Cataratas é bem mais caro!!!

Loja de Souvenires

Ao final do parque também há uma grande loja de souvenires. Caso precise comprar uma lembrança, lá tem muitos itens diferentes, muitos itens artesanais, incluindo pedrarias, além de objetos em madeira. Tudo muito caprichado!!!

Veredito final: vale a pena conhecer o Parque das Aves???

Eu estava na dúvida se valia a pena conhecer, mas depois da visita, não me arrependi nem um pouco!!! Além das belas aves, que podem ser vistas bem de perto, e do passeio em meio à mata, é possível tirar lindas fotos e fazer um passeio bem relaxante!!!

Sair da versão mobile