Ícone do site Blog Viajando Sem Tedio

Semana Santa Espanha – Descubra Tudo Sobre

semana santa espanha

semana santa espanha

A Semana Santa na Espanha (Semana da Páscoa) com certeza é o feriado religioso mais celebrado no país. As procissões têm um rito bem particular, e remontam à era medieval. Confira neste post como se celebra a Semana Santa na Espanha, como foi minha experiência acompanhando as procissões, na região da Andaluzia, e também dicas para quem quer se programar para acompanhá-las!!!

Um pouco sobre a história da Semana Santa na Espanha

Como um país predominantemente católico, a Espanha preserva muito da sua tradição, celebrando a Semana Santa com muita fé e oração. Durante a Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e vai até a Segunda o Domingo de Páscoa, ocorrem muitas procissões pelas ruas. As tradições diferem de região para região. Mas no sul é onde elas são celebradas com maior intensidade. Muitos turistas (católicos e não-católicos) são atraídos para conhecer de perto esses rituais, que remontam à Idade Medieval, no século XVI, e que ainda passam de geração a geração.

Quais são os principais costumes das procissões da Semana Santa Espanha?

Confrarias ou Irmandades

Uma particularidade da Espanha é a organização de confrarias, compostas por católicos associados a uma santidade específica, muitas delas associadas a alguma das igrejas. Nelas, um grupo de pessoas se organiza com muitos meses de antecedência, para decorar os andores, que carregam as imagens religiosas durante as procissões. Algumas delas, como da Virgem Maria, recebem um manto específico, que varia de cor, de acordo com o dia da procissão.

Geralmente, cada confraria leva 3 andores, um de Cristo, um da Virgem e outro chamado Mistério, que representa uma cena específica da Paixão. Os andores podem pesar até 1 tonelada, e são carregados nos ombros dos “costaleros”, que treinam durante meses para carregá-lo. Eles enrolam fitas justas ao redor do abdome, para ajudar a suportar o peso. A cada estação (pontos específicos da cidade), eles param e descansam por alguns minutos. O esforço é sempre aplaudido pelos que presenciam esta exibição de fé.

Detalhe para o número de pés debaixo dos andores

Cada confraria é responsável por representar uma estação de penitência em particular. Elas saem de suas sedes e todas precisam entrar na Catedral de cada cidade, a um horário pré-determinado. Cada uma realiza o seu itinerário específico, e as confrarias nunca devem se cruzar. Isto porque, além da rivalidade existente entre algumas, a junção de duas procissões causaria muita confusão para o público que acompanha.

O valor de uma Irmandade ou Confaria se mede pela sua tradição, sua qualidade e antiguidades das “imagens” que carrega. Algumas chegam a ter mais de 500 anos!!! Também avalia-se o ritmo da banda e se a marcha dos costaleros está de acordo com a música.

Vestimentas dos nazarenos

Um dos nazarenos utilizando o capirote

Os nazarenos-penitentes utilizam uma vestimenta em particular, os capirotes, que muitos confundem com as roupas da ku-klux-klan. Mas não tem nada a ver, pois sua origem remonta à Sevilha do século XVII. Cada irmandade usa um capirote de uma cor, que pode variar do roxo, ao branco ou preto. Mas dizem que quanto mais “séria” a irmandade, mais escura é a cor do seu capirote.

Penitentes

Os penitentes são os membros da irmandade que estão pagando alguma promessa. Muitos participam da procissão descalços ou então carregando uma cruz nos ombros.

Bandas

Bandas que desfilam na procissão

Cada grupo da confraria, costuma ser acompanhado por uma banda, com bateria e instrumentos de sopro, o que adiciona mais emoção ainda. Os tambores costumam marcar o ritmo da marcha, e pode-se ouví-los a quilômetros de distância. A banda toca durante todo o percurso, que pode durar até 5 ou 6 horas. Apesar da maioria das procissões ser acompanhada por uma banda, mas algumas delas são procissões silenciosas, em que o máximo silêncio deve ser respeitado por todos os que assistem.

Procissões

As procissões costumam se iniciar ao final da tarde, e varar madrugada adentro. Algumas terminam quando o sol está nascendo!!! Cada cidade divulga uma programação com os locais de saída de cada procissão e o horário de chegada na Catedral da cidade. Cada confraria costuma entrar e sair da Catedral diversas vezes. Ao redor da Catedral são disponibilizadas cadeiras (mediante pagamento) para aqueles que querem acompanhar de perto a passagem de cada confraria. Gravei este vídeo em Córdoba, que ilustra bem a comoção dos fiés:

Procissão pelas ruas de Córdoba

Atenção: caso chova, as procissões são canceladas!!!

Caso esteja com crianças, recomendo acompanhar as primeiras procissões do dia, pois estas costumam ser as menos “formais”, em que até as crianças desfilam. Também há o costume dos nazarenos darem doces às crianças que acompanham a procissão.

Abaixo irei contar como foi minha experiência de acompanhar as procissões por 3 cidades famosas da Espanha: Córdoba, Sevilha e Madrid:

Semana Santa em Cordoba Espanha

Nesta época do ano, como em outras cidades do sul da Espanha, os hotéis ficam mais caros. Eu me hospedei no Hotel Selu (reservas pelo Booking.com), a uma diária de cerca de 150 € por dia. Ele fica próximo ao centro histórico, e ao redor saem cerca de 3 procissões por noite.

Minutos antes da saída da procissão, famílias se juntam para aguardar o início. A comoção da multidão que acompanhava era visível, e todos se emocionavam com o passar dos andores, da banda e dos penitentes.

São muitas procissões que ocorrem a cada noite, e é possível se programar com o calendário online disponível neste link.

O andor com Cristo crucificado e Nossa Senhora

As procissões terminam na Mesquita-Catedral, onde é há um circuito de chegada. No quarteirão ao redor da Mesquita-Catedral há palcos com cadeiras, disponíveis mediante reserva. Como as ruas do centro histórico são bem estreitas, para quem quiser acompanhar de pé, pode ser um pouco desconfortável. Por isso, recomendo ficar nos pontos em que as procissões passam antes de adentrar pelas muralhas do centro histórico.

Na Quinta-feira Santa, em particular, ocorre a Via Crucis ao meio-dia, que sai do outro lado da Ponte Romana e chega até a Mesquita-Catedral. É possível acompanhar a passagem da procissão ao redor da Mesquita, de pé mesmo. Uma multidão se junta e pude fazer este lindo registro:

Via Crucis saindo da Mesquita-Catedral

Em Córdoba notei uma tradição diferente: as crianças colhiam a cêra das velas dos nazarenos, montando grandes “bolas de cêra”. Imagino que seja uma tradição criada para manter os pequenos interessados em participar das procissões.

Indo para a Espanha??? Então confira nosso post sobre Cordoba, neste link.

Semana Santa em Sevilha Espanha

Uma das ruas preparada para a procissão

Em Sevilha eu me hospedei em uma apartamento AirBnb no centro histórico, mais precisamente nesta ruazinha da foto acima!!! Eu recomendo muito ficar próximo ao centro histórico, mas caso queira acompanhar de perto, fique nas ruas em que a procissão irá passar. Os moradores/hóspedes que estão hospedados nessas ruas podem entrar e sair se precisarem, pois é fornecido um passe.

Cartazes na rua com imagens da Semana Santa

Sevilha é a cidade que possui o maior número de confrarias e também o maior número de procissões. Por isso, atrai turistas do mundo inteiro!!! As procissões partem ao final da tarde de diversos pontos da cidade, desde os mais distantes, como em Triana, até próximos ao centro histórico. São cerca de 60 irmandades, sendo que algumas tem origem no século XIV!!! As maiores possuem até por 3 mil pessoas!!! As mais famosas são a de Triana, Gran Poder, e Macarena.

Como são as procissões em Sevilha

As procissões costumam sair da Plaza del Duque e chegar até a Catedral. Nass ruas do centro histórico há a colocação de cadeiras de madeira para quem quiser assistir, mas precisa fazer reserva com antecedência. Pude acompanhar da sacada do meu apartamento, e notei que famílias inteiras, incluindo as crianças, com trajes sociais, vão acompanhar de perto as procissões, que duram cerca de 3 horas.

Mas a noite mais intensa de todas é a madrugada de 5ªf para 6ªf, chamada de “Madruga”. Nesta noite as procissões se iniciam à 1h da manhã e se prolongam até o meio-dia!!!

Na 2ªf após a Páscoa, também ocorre uma última procissão ao redor da Catedral, ao redor do meio-dia. Esta eu não pude registrar em detalhes, pois, além de mim, muitos turistas foram pegos de surpresa e tiveram que aguardar a passagem em uma das ruelas.

Atenção: não tente cruzar as procissões, pois é falta-de-educação!!!

Semana Santa em Madrid Espanha

A procissão de Domingo de Ramos que ocorreu no centro de Madrid

Em Madrid, a Semana Santa costuma ter procissões saindo de diversos locais da cidade. Entretanto, no centro da cidade, próximo à Plaza del Callao, passa a Procissão da Igreja Nuestra Señora del Carmen Y San Luis. Esta Igreja fica em um dos calçadões do centro, a Calle del Carmen. Mas ao redor também ocorrem outras procissões, basta acompanhar a programação pelo site oficial neste link.

Porém, além das procissões, também ocorrem concertos de música sacra, todos com entrada gratuita (para alguns casos é preciso reservar o ingresso). Há, por exemplo, concertos de órgão na Igreja de San Guinés, e recitação de poesias “místicas”.

Enfim, estas foram minhas dicas de como acompanhar algumas das principais procissões da Espanha, e como foi minha experiência na Semana Santa Espanha de 2022. Espero que tenham gostado, até a próxima!!!

Sair da versão mobile