A viagem com idosos exige algumas precauções. Afinal, os idosos possuem as dificuldades normais de locomoção para a idade, e os cuidados com a saúde devem ser redobrados durante uma viagem. Então irei mostrar algumas dicas para quem viaja com idosos, baseadas na minha experiência (viajando com minha mãe idosa), e também dicas para os idosos que viajarão sozinhos.
Fazer um check-up antes da viagem
O idoso deve fazer um exame de check-up antes da viagem. Assim, caso haja alguma alteração, poderá ser tratada a tempo e antes da viagem. Também é importante checar se as vacinas estão em dia, principalmente a da gripe.
Não esqueça dos remédios e também das receitas
Este também é um ponto que deve ser conferido. Além de verificar se a quantidade de comprimidos é suficiente, é preciso verificar se está levando as receitas. Isso porque alguns aeroportos podem solicitar (comigo nunca aconteceu, mas é bom se precaver!!!).
Levar uma pasta dos documentos com o idoso
Essa dica não vale apenas para os idosos, mas para todos em geral. Mas com os idosos precisamos tomar um cuidado extra, visto que no caso de se perderem do resto da família, precisam ter a documentação de onde estão hospedados, por exemplo, e assim terem ajuda para retornarem ao hotel. Afinal, não é todo idoso que é expert em celulares, e pode não conseguir nem mesmo ligar para a família ou procurar o arquivo com o endereço da hospedagem. Por isso, é importante levar uma pasta com os documentos, principalmente no aeroporto.
Caso prefira algo mais fácil de carregar, o idoso pode levar um cartão com o contato de alguém próximo.
Confira a bagagem-de-mão antes da viagem
Isso é muito importante, principalmente em viagens de avião, pois é preciso verificar se o idoso não está levando objetos não-permitidos, como por exemplo, líquidos acima de 100 ml nos voos internacionais, ou até mesmo objetos pontiagudos (como uma agulha de crochê) ou sprays. Confira neste link da ANAC a listagem do que é proibido levar na viagem de avião.
Peso da bagagem na viagem com idosos
Esse item até parece um pouco óbvio, mas muitos acabam não se atentando. Tentem não viajar com malas pesadas ou grandes. Caso você acompanhe o idoso, leve a mala maior e deixe para ele uma mala de mão. Assim, caso chegue no destino, ficará mais fácil o deslocamento no metrô, depois até o hotel, etc.
Vale lembrar que muitos aviões estão fazendo embarque pela escada de fora. Sendo assim, ele poderá ter dificuldades para subir carregando a mala de mão.
Etiquetagem da bagagem-de-mão
Este é um detalhe que eu achava que não tinha tanta importância, até acontecer comigo!!! Minha idosa passou suas bagagens pelo Raio-X mas esqueceu de pegar uma das malas. Fomos descobrir isso somente depois de alguns minutos, e quando voltamos tivemos que descrever os detalhes da bagagem, pois ela estava sem a etiqueta!!! Um estresse que poderia ter sido evitado (isso serve também no caso de crianças).
Conexões nos aeroportos
Sempre que possível, busque destinos com voos diretos. Caso não seja possível, escolha as conexões com pelo menos 2 horas (de preferência 3h), pois pode ser complicado se o idoso precisar correr pelo aeroporto para não perder o voo!!!!
Montar roteiros mais curtos
Sabemos que depois de certa idade, fica mais cansativo se deslocar o dia inteiro a pé. Sendo assim, é recomendado que se diminua o roteiro em cerca de 30% do que seria o roteiro de um adulto jovem. Por exemplo, ao invés de conhecer Madrid em 3 dias, que tal conhecer em 4 dias??? Pois de nada adianta querer conhecer mil lugares na cidade e no outro dia, o idoso estar cansado e sem disposição de fazer mais um dia de passeio.
Fazer uso dos ônibus Hop-in Hop-off
Sabe aqueles ônibus turísticos que têm a parte de cima aberta para os turistas??? Pois é uma ótima opção para os idosos. Evita os deslocamentos a pé, e fornece o conforto de conhecer boa parte da cidade sentado. Claro que muitas atrações podem acabar passando batido, e o preço às vezes é pouco convidativo, mas pode valer a pena, principalmente se você tiver poucos dias de viagem.
Precisando de mais dicas de viagens??? Então confira este post.
Comprar os ingressos para as atrações online
Procure sempre comprar online os ingressos para atrações que costumam ter fila, como por exemplo, visita a palácios, catedrais famosas, etc. Com isso você poupará seu idoso, pois em muitos países não há fila preferencial!!!
Ficar na região central da cidade
O ideal também é tentar se hospedar na região central da cidade, onde costumam estar concentradas a maioria das atrações turísticas. Com isso, é possível voltar para o hotel durante o dia após o almoço, e dar aquela “descansadinha”.
Alugar apartamentos Airbnb ou Flats
Dependendo da restrição de mobilidade do idoso, indico alugar um apartamento ou flat. Isso porque ao final do dia o idoso pode encontrar-se cansado para sair, e então é mais prático para preparar algo em casa, ou esquentar uma comida pronta e não precisar sair!!! Fica a dica!!!
Cuidados com o Seguro-Viagem na viagem com idosos
Por fim, vem a dica mais importante de todas: fazer um seguro-viagem, mesmo que seja para viajar pelo Brasil!!! Isso porque alguns estados podem não ter a cobertura do seu seguro de saúde. E no exterior, nem se fala!!! Alguns países exigem o seguro, como nos EUA e alguns países da Europa. Mas em outros, mesmo não sendo obrigatório, é altamente indicado. Assim, caso surja alguma urgência ou mesmo um desconforto (como uma febre), em que seja necessário tomar alguma antibiótico, por exemplo, será necessário passar em uma consulta médica. Com o seguro-viagem, em alguns casos o médico vai até o hotel, e ali faz a consulta e já passa as medicações.
Enfim, estas foram as minhas dicas para viagem com idosos e também para os idosos que viajarão sozinhos!!! Espero que tenha ajudado!!! Abraços e até a próxima.