Neste post conto como foi minha experiência conhecendo Cascais em Portugal no final do inverno. A cidade, que faz parte da Riviera Portuguesa, é uma ótima opção para um bate-e-volta de Lisboa, pois o acesso por trem leva apenas 40 minutos (o trem parte estação Cais do Sodré) e a cidade tem atrações que vale a pena conhecer mesmo fora do verão!!! Então confira minhas dicas abaixo do que fazer se você for nesta época.
Como é Cascais no inverno???
Mesmo no inverno, as temperaturas costumam ficar entre 10 e 16 graus, bem mais amenas do que no restante da Europa. Eu fui para Cascais no final de março/24 e ainda estava um pouco frio para entrar na água. No dia ainda estava um tempo chuvoso, aquela chuva que vem do nada e depois abre um sol, típico de regiões costeiras. Portugal não faz tanto frio como nas outras cidades européias, mas a água nesta época é bem gelada, e apesar de alguns corajosos entrarem, não acho que seja o caso para a maioria das pessoas.
As lojas, restaurantes e comércios funcionam normalmente. Mas a vantagem é que no inverno dá para andar nas ruas tranquilamente, ao contrário do que acontece na temporada de verão. Além disso, os restaurantes também não ficam cheios e não há filas de espera.
Atrações de Cascais no Inverno
Orla de Cascais
A orla, mesmo nos meses mais frios, é bem surpreendente!!! Saindo da estação de trem, você chega facilmente na primeira praia, a Praia da Rainha. Ela é uma praia bem estreita, com rochedos e construções ao redor, e é preciso descer uma escada para acessa-la. Ela é uma praia de mar calmo, e ali ficam diversos veleiros.
Seguindo para a direita, você entra em algumas ruazinhas estreitas até chegar no Miradouro Fernandes Thomás. Este mirante tem uma vista panorâmica da Praia da Rainha, e de todo o restante da orla. Há muitas rochas, o que dá, portanto, um visual mais dramático à paisagem. Ao lado fica o Palácio dos Seixas, que irei explicar mais adiante.
A próxima parada é a Baía de Cascais, a região mais movimentada da cidade, onde há muitos prédios históricos e onde fica Praia da Ribeira. Ali também fica uma vila de pescadores, onde eles guardam todos os seus equipamentos em casinhas de madeira. Então, dependendo da hora que você for, poderá vê-los carregando ou descarregando os seus barcos de pesca.
Do lado oposto à praia está o prédio da Câmara Municipal e uma grande praça, onde ocorrem eventos durante algumas épocas do ano, com food trucks e brinquedos para as crianças. Há também uma roda gigante. Na época em que eu fui estava cheio de enfeites de Páscoa.
Boca do Inferno
Esta é uma das localidades famosas por prover “fotos dramáticas”com o mar bravo arrebatando as falésias e encostas. Ali há também algumas grutas. Para chegar nela, basta caminhar adiante da Praia da Ribeira (cerca de 25 minutos).
Palácio dos Seixas
Um pouco antes de contar sobre o Palácio dos Seixas, vale a pena voltarmos um pouco na história de Cascais e da Riviera Portuguesa. No século XIX a região passou a ser um destino turístico famoso após o Rei Luís I escolher a cidade como seu destino de veraneio. Ele se hospedava na Cidadela, que irei contar mais adiante. Com a sua vinda, Cascais ficou famosa e muitos palacetes começaram a ser construídos ali. A arquitetura das casas que foram construídas não tinham nenhum padrão particular, e portanto, eram chamadas de “estilo de veraneio”, mesclando influências italianas, suíças, góticas e neoclássicas.
O Palácio dos Seixas, que fica de frente para o mar, foi construído em 1890 pelo famoso escritor Eça de Queiroz!!! Seu estilo mescla a arquitetura gótica com a neo-manuelina. É um prédio com tijolos de pedra e seu interior é todo de madeira. Ao seu redor há esculturas de figuras mitológicas, além de um jardim com plantas exóticas. Há também um poço, que representa o “Inferno de Dante”. O acesso à sua área externa é aberto ao público, porém, no momento ele se encontra fechado para visitação. Em seu interior há uma biblioteca e uma coleção de artes.
Cidadela de Cascais
A cidadela, construída entre os séculos 15 e 17, tinha a função de ser uma fortaleza para proteção contra invasores que estivessem se dirigindo rumo à Lisboa. Ela possui 3 partes: a Torre de Santo Antônio de Cascais, o Forte Nossa Senhora da Luz de Cascais e o Palácio Real.
No século 19 o Rei Dom Luís I fez adaptações nos prédios que faziam parte da cidadela para que passasse a ser um local de descanso da família real. Foi construído então o Palácio Real, que hoje é um museu. Mas vale lembrar que o Presidente da República de Portugal ainda passa os verões no palácio!!!
Entre os prédios há um grande pátio onde são exibidas algumas instalações artísticas durante o ano. Há também algumas galerias de arte onde você pode entrar e ver os artistas trabalhando.
Um dos prédios da cidadela hoje é uma pousada, a Pousada Cascais.
Curiosidade: foi na cidadela que se inaugurou a iluminação elétrica em Portugal!!!
Largo da Assunção
Já para quem gosta de natureza, vale a pena conhecer este parque, que fica bem em frente à Cidadela. Há um parque infantil, espaço para picnic, além de infraestrutura com banheiros. Ali também está a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, do século 16, decorada com azulejos portugueses.
Parque Marechal Carmona
Outro parque que você precisa conhecer é este, que fica ao lado do Parque da Assunção porém, é bem maior. Ele possui um café, um parque infantil, o Museu Condes de Castro Guimarães e a Capela de São Sebastião. Há muita área verde, com algumas aves soltas, como galinhas. O Museu Condes de Castro está dentro de um palácio e chama bastante a atenção devido a suas torres medievais. A entrada custa 5€ e o museu conta com achados arqueológicos, além de esculturas e tapeçarias.
Centro Histórico de Cascais
O centro histórico de Cascais possui diversos calçadões, com muitas lojas e restaurantes. Além de muitas casas históricas, com a típica arquitetura portuguesa, com azulejos decorados. Ele começa na Baía de Cascais e vai até próximo à estação de trem.
Uma praça bem agradável que você deve conhecer, é a o Jardim Visconde da Luz. Ali há um belo jardim florido, algumas esculturas, um carrossel, e casinhas de madeira com venda de artesanato, incluindo souvenires. No inverno, por exemplo, costuma ocorrer a feira natalina de Cascais.
Não deixe de conhecer uma das lojas de sardinhas chamada O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa (há várias filias por Portugal). A loja é toda enfeitada, e apesar dos preços um pouco mais salgados, as latas possuem uma decoração especial, que são muito bonitas para presentear.
Entretanto, para quem curte história, vale a pena conhecer o Museu da Vila, que mostra toda a evolução cronológica de Cascais e os principais acontecimentos da cidade, com telas multimídias, além de fotografias e objetos de época. A entrada é gratuita.
Indo para Portugal??? Então que tal conferir dicas de Lisboa neste post.
Onde almoçar em Cascais
Variedade é o que não falta na gastronomia da cidade!!! Há muitas opções de restaurantes de peixes e frutos do mar, principalmente no centro histórico.
Eu almocei em um restaurante bastante tradicional chamado Jardim dos Frangos. Eles servem frangos grelhados na brasa, como se fosse 1/2 galeto, acompanhado de fritas ou saladas. Os pratos são muito bem servidos, e ficam prontos rápido. Os preços são muito bons (11 euros), porém, eles só aceitam pagamento em dinheiro. Mas, além de frango, eles servem diversas variedades de pratos, incluindo frutos do mar, como polvo (cardápio neste link).
Mercado da Vila de Cascais
Outra boa opção é comer no mercado público de Cascais. Ali você encontrará uma variedade de pequenos restaurantes, alguns dentro da área coberta e outros na área aberta, com mesinhas ao ar livre. Também há opções de aperitivos, salgados, queijos e café. Durante a manhã ocorre a feira de produtos locais, com peixes, frutas e verduras.
Por fim, fica o meu veredito: vale a pena sim, conhecer Cascais no inverno. Isso porque mesmo no inverno a paisagem de Cascais é muito bonita, a arquitetura também, e você pode aproveitar para andar pela cidade mais vazia. Além do que é muito perto de Lisboa, e a viagem de trem também é muito linda: toda à beira-mar e você pode até ver o local em que o Tejo se mistura com o mar. Enfim, espero que tenham curtido minhas dicas e até a próxima!!!