Ícone do site Blog Viajando Sem Tedio

Cidade do Romeiro Aparecida – Vale a pena conhecer???

cidade do romeiro aparecida

cidade do romeiro aparecida

Recentemente tive o prazer de ir para Aparecida em São Paulo, e conhecer a Cidade do Romeiro. Inaugurada em 2018, ela é administrada pelo Santuário de Aparecida e apesar de ficar um pouco escondida, fica bem próximo da Basílica. Muitos ficam em dúvida se vale a pena conhecer, pois ela reserva surpresas que irei detalhar neste post!!!

Um pouco sobre a Cidade do Romeiro Aparecida

De lá é possível avistar a Basílica

A Cidade do Romeiro é um parque ao ar livre, que abrange uma área de 116.126,30m², com uma área comercial, uma área verde e também 2 hotéis: o 3 estrelas, Hotel Rainha dos Apóstolos (reservas neste link) e o 4 estrelas, Hotel Rainha do Brasil (reservas neste link). Estes hotéis oferecem um acesso exclusivo para pedestres para a Cidade do Romeiro.

O parque foi construído com a intenção de ser um espaço para expressar a fé, através do Caminho do Rosário, construído logo ao lado do Rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, por 3 pescadores, em 1717. Além disso, o local também proporciona um espaço de lazer, alimentação e também hotelaria. Por ser bem mais tranquilo do que a Basílica, o local é um verdadeiro oásis.

O Hotel Rainha do Brasil, que fica logo ao lado

Como chegar na Cidade do Romeiro Aparecida???

Caso esteja indo de carro do Rio de Janeiro, após sair da Via Dutra, é só entrar na Avenida Aristides de Andrade, e seguir até a Avenida Itaguassu. Quando já estiver próximo à entrada da Basílica, basta virar à direita e seguir as placas do Hotel Rainha do Brasil.

Se estiver vindo de São Paulo, ao sair da Dutra basta, pegar a Avenida Itaguassu. Dali, um pouco antes de chegar na Basílica, é preciso fazer um retorno e sair na pista lateral, à direita. Há novamente a placa do Hotel Rainha do Brasil. Após uma rotatória, seguir à esquerda, e então você chegará ao local.

Atenção: nesta avenida Itaguassu há muitos radares, de 40km/h e até de 30km/h!!!! Então liguem o Waze ou o GoogleMaps para não tomarem multas!!!

Agora quem estiver a pé, há uma passarela que liga a Basílica de Aparecida com a Cidade do Romeiro. Para isso, basta sair da Basílica pela saída do estacionamento e seguir à esquerda pela avenida.

Horários da Cidade do Romeiro Aparecida

Endereço: Rua Isaac Ferreira da Encarnação, 501.

Horário: 6h às 19h.

A entrada é gratuita!!! E no local há estacionamento grátis!! Porém, como não é muito grande, e comporta apenas 100 carros, pode ser que aos finais de semana seja preciso parar na rua.

O que levar para o passeio

Obelisco

O grande obelisco e sua fonte

Bem no meio do parque há um grande obelisco com uma fonte. Ele possui um tema em cada um dos seus lados, representando os milagres, os santos, os papas e os construtores da basílica.

Caminho do Rosário – Cidade do Romeiro Aparecida

O cenário da Santa Ceia, tudo muito bem elaborado

O Caminho do Rosário é a principal atração do local. Sendo um percurso de contemplação e oração, detalha todos os 4 mistérios da vida de Jesus (gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos) compondo 20 cenários. O caminho pode ser percorrido a pé, ocasião em que pode ser rezado o Rosário.

Trem do Devoto

Outra opção é o trenzinho que sai do lago, chamado de trem do devoto. Porém, não recomendo o trenzinho, a não ser que você esteja com crianças, pois ou pessoas com dificuldade de mobilidade, pois não é possível ver todas as estações de dentro do trem. Mas caso queira, o ingresso custa 18 reais o adulto.

O Trem do Devoto

A caminhada não é muito longa, são 1,5km, ida e volta leva em torno de 40 minutos. Mas como o local não é muito arborizado, recomendo escolher as horas mais frescas do dia. Porém, para quem quiser descansar, é possível se sentar em um dos bancos de madeira com cobertura que ficam pelo caminho.

Logo na entrada nos deparamos com a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, cercada por um jardim de rosas brancas. Elas representam a oferta dos devotos após rezar o Rosário.

Vista do Caminho do Rosário

O caminho em si é muito agradável, tudo bem novo, sinalizado, com muitas plantas ornamentais. Cada estação representa um momento da vida de Jesus. As esculturas são de autoria do escultor paraguaio Blas Servin, e são em tamanho real. Um detalhe interessante é que em cada cenário buscou se utilizar as plantas que eram descritas na Bíblia. Algumas foram até trazidas de outros países. Há muitas palmeiras exóticas, oliveiras, acácias, enfim, o clima é que você está na Jerusalém da época. Há até uma estação com um pequeno rio artificial que ilustra o batismo no Rio Jordão.

O cenário da Coroação de Espinhos

Porto Itaguaçu

Ao final do Caminho do Rosário você chega o Porto em que foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Porém, atualmente encontra-se em reformas e não foi possível visualizá-lo. Mas caso queira navegar pelo rio, há um serviço de balsa que deve ser reaberto em breve. Neste local também fica a Capela de São Geraldo, construída em 1926.

Jardim do Devoto

O jardim do devoto com uma grande escultura no centro

Localizado logo no início do Caminho do Rosário, este jardim proporciona um espaço para reflexão e oração. É todo gramado e possui uma escultura de um casal de peregrinos com seu filho.

Pedalinho Devotos Mirins

Horários de funcionamento: 2af: 9h às 17h | 3af: fechado | 4af, 5af, 6af: das 9h às 17h | Sábado: 8h às 18h | Domingo: 8h às 17h.

Há diversos pedalinhos para serem alugados. Há alguns em formato de cisne e outros em formato de caravela. O ingresso custa 10 reais a inteira, e dá direito a 10 minutos de passeio. Há uma ilha no centro do lago com esculturas de crianças rezando e também uma curiosa torneira.

Os pedalinhos da Cidade do Romeiro e esta curiosa torneira

  E que tal dar uma esticada até Santo Antônio do Pinhal??? Então confira este post com tudo sobre a cidade.

Lojas e Restaurantes – Cidade do Romeiro Aparecida

A infra-estrutura do local é muito boa. Há banheiros, bancos para sentar, e algumas lojas (incluindo uma das lojas oficiais de Aparecida), restaurantes e cafés. O ambiente é bem agradável.

Obelisco Café Bar

Eu fui neste café logo de manhã, antes de começar o Caminho do Rosário. Há muitas opções de salgados, bolos e doces, além de servirem porções (batatas, iscas de carne). Os preços são iguais aos do resto da cidade, nada exorbitante!!! Então achei que valeu bem a pena pelo ambiente e pela vista do local.

Pizzaria Tutti Santi

Esta pizzaria fica bem ao lado do café, e tem vista para o lago. Há mesas externas e internas. Além de pizza, eles também servem pratos italianos. O cardápio pode ser acessado neste link.

Meu veredito: Vale sim a pena conhecer a Cidade do Romeiro Aparecida!! Principalmente se você for ficar mais de 1 dia na cidade. Isso porque é preciso reservar pelo menos 2 horas do dia para este passeio.

Sair da versão mobile