santo antonio do pinhal

Santo Antonio do Pinhal:Vale a pena conhecer?

Neste post contarei como foi minha visita de 1 dia a Santo Antonio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Ela é bastante visitada pelos turistas que estão indo ou voltando de Campos do Jordão ou que se hospedam lá para aproveitar os menores preços. Irei mostrar o que tem de legal na cidade e se vale a pena fazer uma parada ou se hospedar por lá.

O que conhecer em Santo Antonio do Pinhal

A cidade em si é facilmente percorrida a pé. Recomendo estacionar o carro na rua Governador Carvalho Pinto, uma rua paralela à avenida principal. Ali há bastante vaga e é bem perto das atrações turísticas. Bom, aqui vão as principais atrações:

Fonte Santo Antonio

fonte santo antonio
Detalhes em mosaico da fonte

Essa fonte está dentro de uma pequena casinha de telhados diagonais. Na entrada há diversas esculturas modernas da artista Odette Eid. Dentro está um lindo mosaico de Santo Antonio, o padroeiro da cidade. A água é potável, e vale a pena levar sua garrafinha.

Praça do Artesão

santo antonio do pinhal
Praça do Artesão com o portal japonês

Atravessando a rua, você chega na Praça do Artesão. A feira de artesanato propriamente dita fica na rua onde está a fonte, com diversas casinhas de madeira. Já a praça possui um palco para eventos e também um torii japonês (portal), além de um pequeno jardim japonês com uma ponte de madeira. Há também outras esculturas da artista Odette Eid.

Igreja Matriz de Santo Antonio do Pinhal

Horários de missa no site oficial neste link.

santo antonio do pinhal
A fachada da Igreja com uma escultura da artesã Odette Eid

Saindo da praça, vire à esquerda na avenida de trás, a Ministro Nelson Hungria, e caminhe até a praça Monsenhor Azevedo, onde está localizada a Igreja Matriz. Ela leva o nome do padroeiro da cidade e foi construída em 1948, no local da antiga igreja de madeira, de 1811. Mas é difícil de encontrar ela aberta, acredito que só abra durante o horário de missa.

Boulevard Araucária

santo antonio do pinhal
O Boulevard Araucária com suas mesas ao ar livre

Descendo por esta mesma avenida, em sentido contrário ao do trânsito, você chegará em um pequeno centro comercial, o Boulevard Araucária. Ele possui algumas lojas, de roupa e artesanato, um empório e um restaurante. É possível se sentar em uma das mesas ao ar livre e tomar um bom vinho!!!

Em frente, está uma agradável praça, que conta também com uma Feira dos Produtores Locais, onde são vendidas frutas, verduras e legumes, tudo fresquinho.

Igreja de São Benedito

Igreja Sao Benedito
A escadaria que leva à Igreja

Seguindo um pouco mais adiante, está a Igreja de São Benedito. Ela possui um jardim com um grande relógio de flores. Mas para entrar na igreja, é preciso subir uma grande escadaria!!! Caso prefira ir caminhando, é possível seguir pela rua ao lado. A vista lá do alto é bem bonita!!! Mas a igreja em si, parece estar meio abandonada, uma pena!!!

relógio igreja sao benedito
Vista com o relógio de flores

Estação Ferroviária Eugênio Lefevre e Mirante

estação trem Pindamonhangaba
O cantinho da estação onde você pode saborear um bolinho de bacalhau

Por fim, não deixe de conhecer esta estação ferroviária, que conta com um lindo mirante, o Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora. Para chegar na estação basta sair da estrada da serra SP-123, e logo no primeiro balão, virar à direita. A estação está atualmente inoperante, mas há um café, chamado Bolinho de Bacalhau e Cia. A especialidade deles, é, claro, o bolinho de bacalhau, que possui um formato um pouco diferente: achatado como um disco. Mas é bem saboroso, provamos e aprovamos!!!

santo antonio do pinhal
A vista do alto do mirante

Já o mirante vale bem a pena conhecer!!! Para chegar lá basta caminhar por uma calçada ao lado da estrada de trem. Lá do alto você tem uma vista panorâmica de toda a região de Tremembé e Taubaté. No dia que fomos ainda havia uma neblina ao fundo, bem lindo!!! Há também uma escultura de Nossa Senhora Auxiliadora.

Nossa Senhora Auxiliadora
A escultura de Nossa Senhora Auxiliadora

Pensando em subir a Serra?? Que tal conhecer 7 atrações de Campos do Jordão?? Então confira este post.

Onde almoçar em Santo Antonio do Pinhal

A cidade é famosa por oferecer pratos com trutas, pois na região há diversos criadouros e pesqueiros. Visto que é um peixe de águas frias, ele se adaptou bem ao clima da cidade. Mas também há restaurantes que oferecem os típicos fundues. Eu almocei no Santa Araucária Restaurante (Av Antonio Joaquim de Oliveira, 505). Foi uma agradável surpresa!!! Além de estar localizado ao lado de um bosque bem agradável, tem mesas ao ar livre, e os pratos com truta foram realmente deliciosos. Provamos a truta com laranja e a truta com shitake e aprovamos!!! O preço está dentro da média, cerca de 56 reais o prato (e é muito bem servido!!!).

truta
Prato de truta com shimeji

Outro restaurante que fui há alguns anos atrás foi o Restaurante Arco Íris (Av Antonio Joaquim de Oliveira, 3663), que fica em um pesqueiro. O ambiente é bem agradável e há até uma cachoeira. Eles servem desde trutas até massas e carnes. Entretanto, o preço é um pouco mais elevado que o restaurante anterior.

Por fim, há o Restaurante Donna Pinha (Av Antonio Joaquim de Oliveira, 647), um dos mais famosos da cidade. Eles servem comida de chef, além de sequencia de foundue no jantar. Os pratos são bem sofisticados, e o preço um pouco mais salgado. Mas a fama do restaurante é muito boa!!!

Festival de Truta e Pinhão de Santo Antonio do Pinhal

O Festival de Truta costuma ocorrer entre abril e maio. Há tendas e barracas de alimentação na Praça do Artesão. Os restaurantes participantes também oferecem um prato exclusivo para o festival. Além disso, também há a venda de diversas cervejas artesanais e há apresentações musicais (site oficial com programação neste link).

Turismo Rural – Azeite Sabiá

Por fim, deixo uma dica de um passeio que parece ser bem interessante, e que ainda pretendo fazer!!! É o tour guiado pela fazenda produtora de um dos 10 melhores azeites do mundo: o Azeite Sabiá!!! Na visita são realizadas degustações de diversos tipos de azeites, além de uma explicação sobre todo o processo produtivo. Mas lembre de agendar com antecedência neste link.

Enfim, meu veredito: para quem estiver indo ou voltando de Campos do Jordão, eu recomendo sim passar por Santo Antonio do Pinhal. Já para ficar lá mais de um dia, só vale a pena se for para fazer bate-e-voltas nas cidades ao redor, como Campos do Jordão ou São Bento do Sapucaí, pois a cidade em si não possui tantas atrações turísticas par se fazer em mais dias. Mas para quem quiser pagar uma estadia mais barata que Campos do Jordão, pode valer a pena!!!

1 comentário em “Santo Antonio do Pinhal:Vale a pena conhecer?”

  1. Claudia Brunckhorst

    No passeio para conhecer o Azeite Sabiá, visite a Eisland Gelateria da Fazenda. Vale muito a pena conhecer um dos melhores sorvetes, produzido com ingredientes da propria Fazenda Aconchego, criadora de gado Jersey.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima