Neste post irei contar tudo sobre a Praia de Jurere, mais conhecida como Jurerê Internacional, a praia mais famosa da cidade!!! Com águas transparentes em tom azulado e poucas ondas, é uma ótima opção para quem quer aproveitar um mar tranquilo e relaxar. Mas também é um ponto de badalação, com festas e beach clubs. Irei contar tudo sobre Jurere, o que fazer, onde ficar, se alimentar e se vale a pena ficar hospedado neste bairro.
Onde fica Jurere
Jurere fica no norte da Ilha de Florianopolis. Ela faz divisa com a Praia do Forte e com a Praia do Canajurê. A praia possui cerca de 3 km de extensão.
Como chegar em Jurere
Para se chegar em Jurere, vindo do aeroporto, é preciso praticamente atravessar a ilha toda, até o norte. De carro, leva em torno de 50 minutos. Já de ônibus, será preciso pegar vários, ou seja, uma longa viagem!!! Do aeroporto, o Uber custa em torno de 55 reais (quando não tem muito trânsito).
Caso você venha de carro do continente, é só entrar na Avenida Beira Mar e pela SC-401. Em cerca de 30 minutos você chegará em Jurere.
Como é praia de Jurere
A praia possui mais de 3 km de extensão. Tem uma faixa de areia mais estreita na região de Jurerê Tradicional, e que se alarga na região de Jurerê Internacional. A areia é bem branquinha, com conchinhas na orla. Mas água não é “quentinha”, como dizem!!! Fui em início de dezembro e ainda estava bem gelada. Imagino que em janeiro até março deve ficar um pouco mais quente. Há poucas ondas na maioria dos dias. Mas em dias de ventania, é possível até ver pessoas praticando kitesurf.
Há alguns quiosques (mas não muitos!), principalmente em Jurerê Internacional. Mas não encontrei serviço de aluguel de guarda-sóis. Por isso, caso não pretenda consumir nada nos quiosques, é melhor trazer o seu próprio guarda-sol. Mesmo porque não há muitas sombras de árvores na praia. Há algumas duchas acionadas por aplicativos. Para usá-las é preciso baixar o app Go Place (Android neste link ou App Store aqui). O App dá direito a algumas duchas gratuitas. Já banheiros estão disponíveis no Jurerê Open Shopping.
Praia secreta de Jurere
Ao final de Jurerê Tradicional é possível chegar em uma praia isolada, por uma trilha no meio das pedras: a Praia de Canujerê. Na primeira parte da praia, há um deck bem comprido e muitos barcos. Um ótimo lugar para fotos. Andando mais adiante e passando por mais um trilha de pedras, você chega até uma parte mais paradisíaca, com muitos coqueiros. Enfim, um verdadeiro paraíso para quem quer tranquilidade. Ali há também um restaurante e pizzaria pé-na- areia.
Onde se hospedar
Eu me hospedei em um apart hotel. Mas há muitas opções, desde casas, apartamentos (AirBnb) até hotéis e resorts. Eu fiquei no Angá Jurerê Apart Hotel (site de reservas neste link). Ele está localizado no bairro de Jurerê Tradicional, e possui uma boa infra estrutura. Todos os apartamentos são equipados com microondas e frigobar. Os que possuem mais que um quarto têm até cozinha equipada. Gostei bastante da acomodação e recomendo para quem procura por um local tranquilo e perto de tudo (supermercado, restaurantes, a 200 m da praia).
Entretanto, para aqueles que curtem baladação, vale a pena ficar em Jurerê Internacional. Uma opção é o Jurerê Beach Village, que fica pé-na-areia. Já para quem gosta de resorts, há o IL Campanario Villaggio Resort.
Restaurantes em Jurere
Como fiquei mais em Jurerê Tradicional, seguem minhas recomendações para quem for ficar na região:
- Café da manhã: OVO Café (várias opções criativas com ovo)
- Almoço: Nice Restaurante (ótimo buffet por kilo, preço acessível, com comida muito boa)
- Lanche da tarde: Patrícia Goedert Jurerê (eles também servem almoço, tudo com muito carinho e capricho)
- Açaí: Açaí Brasil Berry Glúten Free
- Gellato: Amoratto Sorvetes Artesanais
- Jantar: Pokemaki (tanto o temaki quanto o poke estavam muito bons!).
Lembrando que há diversos restaurantes e bares na Alameda César Nascimento. Eles colocam mesinhas na calçada, música ao vivo, e fica bem animado em qualquer dia da semana.
Quais as diferenças entre Jurere Tradicional e Jurere Internacional???
Primeiro de tudo: as duas são a mesma praia!!! Ou seja, não há separação física entre elas. A Jurerê Tradicional (que fica ao leste) é a parte mais antiga, que se iniciou em 1950. Já a Internacional, a mais recente, foi adquirida por um grupo imobiliário em 1970. Possui casas mais luxuosas, enquanto a Tradicional possui mais prédios de poucos andares (todos com menos de 5 andares), separados por áreas verdes.
Ambos são bairros planejados, sendo que a Jurerê Tradicional foi projetada por ninguém menos que Oscar Niemeyer!!! Então espere se surpreender. Eu, particularmente, achei o bairro parecido com o que encontramos em cidade como Miami, por exemplo. Além das áreas verdes, há diversas alamedas (trilhas com gramado) que levam até a praia.
Comércio em Jurere
O comércio é bem diversificado. Na Jurerê Tradicional podemos encontrar supermercados, como por exemplo, Braúlio Supermercados, Supermercado Imperatriz, além de farmácias, açougues e padarias.
Já na região de Jurerê Internacional há o shopping ao ar livre: Jurerê Open Shopping. Ali há diversas lojas, algumas de grife, outras mais populares. Também há opções de cafés e gelaterias. Há uma Vila Gastronômica, com diversos food trucks, incluindo comida havaiana, hamburgueria, pizzaria, etc. É possível até comer aperitivos e sanduíches de lagostas em um dos food trucks!!!
Que tal conhecer também outra ilha??? Então confira este post sobre Ilhabela.
Baladas em Jurere
Para quem curte baladas, ao final da Jurerê Internacional há diversas delas!!! A praia em si é famosa por seus beach clubs, que são baladas à beira da praia, com diversas piscinas. As mais famosas são o P 12 Parador, o Cafe de La Musique, o Milk Club e o Donna.
Afinal, vale a pena ficar na praia de Jurere???
Para quem está buscando badalação, a resposta é: com certeza!!! Agora, para quem está indo conhecer Florianópolis pela 1ª vez, tenho minhas ressalvas. O bairro é muito tranquilo e seguro, dá para caminhar a noite, ir a pé para diversos restaurantes. A praia também é ótima. Mas, para conhecer outras praias será preciso pegar carro ou Uber. Eu fiz todos os meus passeios com Uber mas conheci mais as praias do Norte e do Leste. Também foi possível ir até Santo Antônio de Lisboa com facilidade. Mas caso sua intenção seja desbravar a ilha como um todo, talvez valha a pena ficar na região central, pois dali em meia hora de carro você chegará em praticamente todas as praias.
Vídeo Praia de Jurere
Deixo aqui um videozinho que fiz com o celular enquanto estava em Jurerê:
Por fim, encerro aqui meu post sobre Jurerê. Espero que tenham gostado e caso tenham perguntas, deixem nos comentários que irei responder com prazer!!! Até a próxima.