ilhabela praias

As 10 Melhores Praias de Ilhabela

Aqui darei dicas das melhores praias de Ilhabela com dicas práticas para conhecer cada uma. Costumo ir todo ano, desde 2013, e apesar de ter que pegar balsa, acredito que vale a pena conhecer a ilha pelo menos uma vez na vida!!!

Um Pouco Sobre as Praias de Ilhabela

Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Ilhabela é um famoso destino para quem busca praias preservadas e contato com a natureza.

Possui suas principais praias localizadas na costa oeste, que é cortada pela estrada que liga o norte ao sul. Do outro lado, na costa leste e sul, no Parque Estadual de Ilhabela, estão praias de mais difícil acesso (somente por carro com tração 4×4 ou barcos), e com mar mais agitado.

Quais praias de Ilhabela estão próprias para o banho???

Para saber a situação atualizada das praias em Ilhabela, eu recomendo seguir este link da Cetesb.

Tem muito borrachudo em Ilhabela???

Esta é uma pergunta que sempre me fazem, e eu digo que depende da praia. As mais isoladas, mais distantes do centro, possuem mais borrachudos, principalmente, em dias nublados. Por isso, recomendo sempre passar repelente (tem o Citroilha que é muito bom e que você pode encontrar em qualquer farmácia!!!).

Neste guia irei dividir as praias de Ilhabela, indo do sul (à direita da balsa) para o norte:

  1. Praia do Curral
  2. Praia do Julião
  3. Praia da Feiticeira
  4. Ilha das Cabras
  5. Praia do Perequê
  6. Praia Engenho d’Água
  7. Saco da Capela
  8. Praia do Jabaquara
  9. A Praia dos Castelhanos
  10. Praia do Bonete

1. Praia do Curral – Ilhabela

Esta praia é a minha preferida em Ilhabela, por dois motivos: é super-limpa (a água chega a ser transparente) e possui uma ótima infra-estrutura com quiosques e estacionamentos (Ilhabela é bem complicada para estacionar!). Na maior parte do ano os preços dos estacionamentos são razoáveis, mas na alta temporada pode subir bastante. Há sim, dias nublados com muitos borrachudos, então é bom sempre passar repelente. Mas em geral, nos dias ensolarados costuma ter menos.

Eu curtindo um solzinho na Praia do Curral

Dica esperta: Vale a pena utilizar Uber para ir até praias em que é necessário parar em estacionamentos pagos, como a do Curral. Ou até mesmo se você for à noite na Vila (centro), pois em alta temporada é difícil encontrar vagas na rua, e os preços dos estacionamentos são mais salgados (em torno de 25 reais).

2. A Praia do Julião – Ilhabela

ilhabela praias
A Praia do Julião e sua natureza preservada

Para chegar nela é preciso estacionar o carro em uma das ruas residenciais e caminhar por uma das trilhas (mas é bem curta). O mar é bem limpo, com água transparente, e há diversas árvores que possibilitam uma sombra natural. Há muitas pedras grandes espalhadas em uma de suas bordas, e que juntam diversos peixes. Possui apenas um restaurante, com preço um pouco salgado. Como ela possui muitas árvores, e sombra, possui muitos borrachudos, então vá preparado!!!

ilhabela praias
As grandes pedras que se estendem para dentro do mar

3. Praia da FeiticeiraIlhabela

A praia da Feiticeira fica logo ao lado da praia do Julião, mas é de mais difícil acesso, pois é preciso estacionar o carro em alguma das ruas do bairro e caminhar uns 5 minutos até ela (e inclusive atravessar uma pequena ponte). A praia é bem preservada, limpa, e com muitos peixinhos. Mas o ponto negativo é que ela é pequena, então é preciso chegar cedo para garantir seu lugar. E também não há infra-estrutura, não há nenhum quiosque ou banheiro (mas há vendedores ambulantes e aluguel de guarda-sóis). Então é uma praia que não dá para passar o dia todo. Mas vale a pena conhecer.

praia da feiticeira ilhabela
Praia da Feiticeira, por ser pequena, está sempre cheia

4. Praia da Ilha das Cabras

Esta praia leva este nome por ficar de frente à Ilha das Cabras (esta da foto abaixo). O local possui um acesso mais restrito, visto que são poucas vagas para carros estacionarem (é preciso chegar cedo) e a praia e bem pequena. Entretanto, o local tem muitos restaurantes, e o mais legal é que se pode fazer mergulho. Pode-se alugar os equipamentos em uma das lojas que ficam do outro lado da rua, ou então levar o seu próprio snorkel. É possível avistar diversos peixes coloridos, que são abundantes nesta região. Há um pouco de correnteza na praia, então só tente ir nadando até a Ilha das Cabras caso seja experiente e bem preparado fisicamente.

ilhabela praias
Vista da Ilha das Cabras

5. Praia do Perequê – Ilhabela

A praia do Perequê é uma das primeiras que avistamos ao chegar da cidade de balsa e seguir rumo ao centro histórico (vila). É a mais urbana de todas, e possui muita infra-estrutura, com diversos quiosques, restaurantes, local para alugar caiaque, stand up paddle e até mesmo barco à vela. Ali também ficam algumas das agências de turismo que vendem passeios pela ilha. Há um parquinho com brinquedos para crianças e também bastante árvores, que garantem uma sombrinha extra!!! Não é tão bonita, mas para quem quer facilidade esse é o local. Ah, sim, e se você quiser fugir um poucos dos borrachudos, esta é a praia que menos tem!!!!

ilhabela praias
Na praia é possível alugar caiaques

Há um quiosque que eu super-recomendo para quem gosta de rock: o Quiosque Pelicano!!! Na maioria dos feriados rola um som ao vivo que começa no final da tarde e vai até a madrugada. Você pode pedir uma bebida e acompanhar o show dentro ou ao redor do quiosque. Há também a Creperia N’areia que oferece um ambiente com tendas coloridas pé-na-areia e serve crepes doces e salgados.

Por ali também passa a maior ciclovia da ilha, que liga a Balsa até a Vila. É um passeio muito agradável de se fazer e que eu recomendo muito!!! No caminho você passa por alguns mirantes e também diversos piers.

No mês de abril, é possível observar no rio que desagua na praia, diversos caranguejos, que nessa época saem dos manguezais para deixar seus ovos perto do mar. Eles possui diversas colorações, sendo inclusive azulados.

caranguejo ilhabela
Caranguejos que podem ser vistos “aos montes” durante algumas épocas

Marco da Paz

Recentemente, foi inaugurado à beira da orla, o “Monumento à paz”, idealizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Ele representa a união entre os povos e promove a cultura da paz. Tem cerca de 4 metros de altura e no seu topo há um grande sino de cobre. Seu autor é o ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi. Ele sobreviveu à 2a Guerra Mundial e já instalou outros 31 monumentos mundo afora.

marco da paz
O sino do Marco da Paz na Praia de Perequê

Mirante do Morro da Cruz

Este mirante fica no finalzinho da praia, logo após o pier. Para chegar lá basta atravessar a rua e entrar em uma praça. Dali se pode ter uma vista panorâmica de toda a praia. Há muitos bancos para sentar. Recomendo ir na hora do pôr-do-sol!!!

mirante pereque
Vista no por-do-sol

Projeto Baleia-Jubarte Ilhabela

baleia jubarte escultura
Escultura da Baleia-Pipoca

Recentemente, Ilhabela começou a participar deste projeto que visa à conservação das baleias-jubarte no Brasil. Elas costumam fazer aparições no canal durante o verão. Na praia do Perequê, estão diversas instalações, incluindo uma escultura de uma baleia (próxima ao restaurante Convés), chamada Baleia Pipoca. Além disso, há uma tenda com diversos painéis informativos e pessoal disposto à passar informações sobre o projeto aos turistas.

projeto baleia jubarte ilhabela
A instalação do projeto, próxima ao pier

6. Praia Engenho d’Água

Há na Praia Engenho d’Água uma exposição permanente do artista de Ilhabela de renome internacional: Gilmar Pinna. Há diversas esculturas de aço que foram expostas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante a exposição “Paixão”, que retrata cenas da Paixão de Cristo. Fora este local, você também encontrará diversas outras esculturas do artista espalhadas pelo caminho das praias de Ilhabela. Mas vale a pena ir lá conhecer!!!

A praia em si também tem boa infraestrutura, com quiosques e restaurantes, além de espaços na sombra das árvores. A praia é uma das poucas da área que estão na maioria das vezes próprias para banho (a água é bem transparente e da para ver até peixinhos!).

Para quem gosta de pescar, há um píer onde costumam pescar peixes-espada.

Gilmar Pinna
Esculturas de Gilmar Pinna

7. Saco da Capela

saco da capela
Praia Saco da Capela ao entardecer

Esta praia, ao lado da Vila é linda ao entardecer. A água não é própria para banho, pois ali há muitos barcos e a água não é tão limpa. Mas vale a pena passear pela sua orla. Há alguns quiosques e também alguns canhões antigos que estão ali preservados.

Há de frente à praia algumas casas em estilo colonial, da época em que ali haviam fazendas. Além disso, a região tem muitos hotéis e restaurantes.

casarao ilhabela
Casarão em estilo colonial

8. Praia do Jabaquara – Ilhabela

Para chegar nesta praia é preciso dirigir por uns 20 km na SP-131 em direção à face norte (cerca de 40 minutos saindo da balsa). A parte final da estrada é de terra, e não se recomenda ir em dias chuvosos, pois há alguns buracos e pode ser difícil para carros sem tração 4×4. Na praia deságua um rio que forma uma piscina natural. Vista do alto parece aquelas praias desertas que só se vê em filmes!!! Mas por ser voltada para o norte, há ondas maiores. Mas pra variar, prepare-se para muitos borrachudos.

Há um restaurante gourmet e barracas que vendem alimentos a preços mais acessíveis. É possível estacionar em estacionamento pago ou na própria estrada.

praia do jabaquara
A praia do Jabaquara vista do alto

Pensando em onde comer em Ilhabela??? Então não perca nosso post neste link.

9. Praia dos Castelhanos

Das praias de Ilhabela, esta é a de mais difícil acesso, por estar localizada na outra face da ilha, voltada para o mar-aberto, e dentro do Parque Estadual de Ilhabela. Para chegar lá é preciso ir de jipe ou contratar um passeio de jipe com um guia, pois a estrada é toda de terra, com subidas, descidas e córregos que precisam ser atravessados. Para contratar um passeio, basta ir em uma das agências de turismo localizadas na Praia do Perequê ou na Vila. O passeio costuma durar o dia todo.

A Praia dos Castelhanos possui muitas ondas, portanto, os surfistas adoram. Como é uma praia cercada por mata, possui muitos borrachudos, então é importante passar bastante repelente.

De manhã pode-se visitar a Cachoeira do Gato (80 metros de queda de água), partindo de uma trilha a pé (caso tenha problemas de mobilidade eu não recomendo, pois não é uma trilha tão fácil) por cerca de 1h30 de passeio. Por fim, é servido um almoço em um dos restaurantes pé-na-areia (geralmente um peixe assado). Dá para ficar mais um tempinho na praia até voltar.

Segue abaixo algumas agências de turismo que fazem o passeio:

cachoeira do gato
Foto em frente à Cachoeira do Gato

10. Praia do Bonete

Esta é outra praia que fica no Parque Estadual de Ilhabela, e é uma das praias preferidas de surfistas, como o Gabriel Medina. Isso porque como é voltada para o mar aberto, propicia ondas de até 3 metros. O acesso é difícil, somente de barco (há alguns que saem da praia do Perequê) ou então é preciso encarar um trilha de 3h (12km) até a praia. Esta trilha começa na Praia Ponta da Sepituba. Ou seja, só para quem estiver disposto a uma verdadeira aventura. Mas na trilha há 2 cachoeiras muito bonitas.

No Bonete está a maior comunidade caiçara de Ilhabela e é possível se hospedar em uma de suas casas para aluguel. Também há acampamentos e pousadas. E não se esqueçam de levar o repelente!!! Olhem a foto deste paraíso:

praia do bonete
Vista aérea da Praia do Bonete

Por fim, finalizo aqui minhas dicas das melhores praias de Ilhabela. Aproveitem sua viagem!!!! Abraços, e até breve!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima