Irei explicar como ir e voltar de Madrid a Toledo de trem. Também darei dicas de como chegar ao centro de Toledo descendo na estação de trem.
Quer ir de Madrid a Toledo de um jeito tranquilo e rápido?? Eu escolhi ir de trem e acredito que é a maneira mais fácil. Seguem os detalhes do meu bate-e-volta.
Compra das passagens de trem de Madrid a Toledo
A compra das passagens de Madrid a Toledo pode ser feita online (www.renfe.com) ou na estação de trem Atocha, entrando no guichê da Renfe (ao lado da pequena “floresta” que fica no meio da estação). Lá você tem a opção de comprar nas máquinas utilizando cartão de crédito ou então com as atendentes. Nos dias que passei por ali não havia fila e a compra com as atendentes foi bem tranquila.
Comprei com 3 dias de antecedência, pois como o tempo de percurso do meu hotel até a estação era de 40 minutos, quis garantir que conseguiria chegar e embarcar no trem das 10:20. Mas acredito que chegando com 1 hora de antecedência dê tempo de você comprar as passagens e embarcar. Os trens saem de meia em meia hora até as 09:20 e depois deste horário, de 1 em 1 hora.
Preço da passagem: 11,10 Eu (ida – mesmo valor para volta)
Duração da viagem: 30 minutos
Embarcando para Toledo
Lembrando que é preciso chegar com 20 minutos de antecedência à estação devido a necessidade de passar os pertences pela máquina de Raio X. Geralmente, não há fila, mas é sempre bom se precaver. Antes de passar pelo RX confirme se aquele é o seu setor de embarque, pois há 2 andares na estação (mostre o bilhete).
Depois de entrar na área de embarque é só se atentar aos telões que mostrarão qual será a porta de embarque. Aí é só prestar atenção ao número do seu vagão e assento. Lembrando que os trens saem pontualmente no horário estabelecido.
Dica: Os vagões são interligados, então, caso esteja na hora do seu trem sair, melhor entrar no primeiro vagão e depois andar por dentro até chegar no vagão correto.
Devo comprar o bilhete ida e volta???
Sim, eu recomendo, pois nunca se sabe se no retorno poderá haver algum grupo de turismo que vá lotar um trem. Eu cheguei lá as 11:00 e às 17:00 já estava na estação esperando meu trem das 17:30.
Tempo recomendado de passeio: de 5 a 6 horas
Chegando a Toledo
A estação de trem de Toledo em si já é uma bela porta de entrada, pois traz em si o estilo arquitetônico Mudéjar, que combina o estilo islâmico com o cristão. Esta estação foi construída em 1920, no lugar de uma antiga, mas procurou preservar a tradição. Na parte interna pode-se observar o piso todo trabalhado com detalhes como se fossem brasões.
Indo para a Espanha?? Então que tal conhecer também Segovia?? Veja dicas neste post.
Como ir da estação de trem até a praça central de Toledo
Chegando à estação de Toledo você pode ir de ônibus, a pé ou de táxi até a praça central (Zocodover), que fica no interior da muralha.
Para ir de ônibus você pode pagar uma tarifa especial no ônibus hop-on hop-off da estação de trem até a praça Zocodover ou então pegar um ônibus comum (mais barato).
Como explico no post “Google Maps – como utilizar Offline”, você pode baixar o mapa da cidade antes de chegar e aí ir seguindo o seu trajeto por GPS.
Eu preferi ir a pé, e abaixo mostro o mapa de como chegar até lá. Levei cerca de 15 minutos. O percurso é plano em sua maior parte, porém, após a ponte tem uma leve curta íngreme até chegar nas escadas rolantes, então caso você tenha algum problema de mobilidade, recomendaria ir de ônibus.
Após sair da estação de trem, vire à direita e siga adiante pela avenida. Você chegará em uma bifurcação, continue à esquerda pelo Paseo de La Rosa. Após atravessar a Ponte de Alcântara atravesse a rua e suba à direita por uma calçada murada.
Você irá subir um pequeno morro (não ir na calçada da rua mais externa, por onde passam os carros). Uns 50 metros depois você verá a entrada de um estacionamento à esquerda, como se fosse um túnel: pronto, você chegou nas escadas rolantes!!!
Existe a opção de subir por escadas convencionais, logo adiante da Puente de Alcântara, mas não recomendo, pois são muitos e muitos degraus!!! E ninguém quer ficar cansado logo de cara, ne?!
Puente de Alcântara
Ela é uma das portas de entrada da cidade, passa por cima do Rio Tejo e possui 2 portas fortificadas: uma barroca e uma árabe. Os árabes foram responsáveis pela sua reconstrução no século X, sendo seu nome proveniente da palavra árabe Alcântara, que significa poente. Foi construída no séc III pelos romanos e já foi restaurada diversas vezes, devido a ataques e também por inundações do Rio Tejo.
Espero que tenham gostado do post explicativo de como ir de Madrid a Toledo!!! No próximo post irei contar como foi o meu roteiro de 1 dia por Toledo com os pontos turísticos principais.