toledo na espanha

Toledo na Espanha: Como fazer um Bate-e-volta de Madrid

Irei passar uma sugestão de roteiro de 1 dia em um bate-e-volta de Madrid até Toledo na Espanha com suas principais atrações.

Toledo na Espanha é uma famosa cidade medieval, com mais de 2 mil anos, que preservou sua história e suas muralhas por centenas de anos. Está localizada na região central da Espanha, nas planícies de Castilla-La Mancha.

Neste roteiro de 1 dia (bate-e-volta) não pude ver todos os pontos turísticos, porém, estou listando aqueles que seriam os principais. Caso você tenha mais 1 dia para passar na cidade, acredito que valha a pena!!

Plaza Zocodover – Toledo na Espanha

toledo na espanha
Plaza Zocodover

Como expliquei no último post, para se chegar a pé até a praça central de Toledo (Plaza Zocodover) é preciso subir e atravessar as muralhas, seja por escada rolante ou pelas escadas convencionais. Caso opte pelas escadas rolantes, logo após sair delas você terá uma visão panorâmica muito linda da parte de fora da muralha (foto abaixo).

toledo na espanha
Vista da parte externa da muralha, Toledo

Seguindo adiante, basta subir a rua a frente para se chegar à Plaza Zocodover. Dali partem os passeios turísticos como o ônibus hop-on hop-off, o passeio de trenzinho (que irei explicar mais adiante) e as visitas com os guias turísticos (eles se reúnem ali para sair ao redor do meio-dia).

Nesta praça estão concentrados vários restaurantes e é onde fica a loja de mazapans Pastelería Santo Tomé. Estes doces típicos da Espanha são fabricados por esta loja desde 1856. São feitos a partir de amêndoas e mel e utilizam somente ingredientes naturais, sem conservantes. São como bolachas delicadas. Eu adorei e comprei de lembrança para a família.

Alcázar de Toledo

toledo na espanha
Alcazar de Toledo

Logo ao lado da praça está localizado o Alcázar de Toledo, a antiga fortaleza da cidade, construída no século XVI e que hoje abriga o museu militar.
Eu optei por não entrar, pois esse tema não é um dos meus favoritos, mas pude dar uma volta ao redor e observar seu exterior grandioso e também tirar belas fotos do rio Tejo no Mirador del Alcázar, logo à frente do Alcázar.

Catedral de Toledo

Ingresso: 10,00 Eu para visita sem subir na torre (inclui audioguia) ou 12,50 Eu visita completa incluindo subida à torre e audioguia

Tempo recomendado de passeio: 01 hora

Do Alcázar eu segui para a Catedral de Toledo. Recomendo fazer a visita na parte da manhã, pois neste horário quase não há filas. Eu fui ao redor das 11:30, não havia quase ninguém na fila, porém, quando saí a fila era bem grande!!!

História da Catedral de Toledo na Espanha

A catedral começou a ser construída em 1227 sobre os vestígios de uma catedral visigoda que era utilizada como mesquita. Sua construção terminou em 1493. Ela tem estilo gótico, com clara influência francesa. Atualmente, é sede da Arquidiocese de Toledo e é considerada uma obra magna da Espanha.

catedral toledo
Um dos altares da catedral

Eu optei por não subir a torre, pois era verão e resolvi me preservar um pouco!!! rs Mesmo sem subir na torre, reserve pelo menos 1 hora de passeio para ouvir algumas partes do audioguia (não digo todas, porque é realmente muito extenso!) e poder conhecer melhor a história da catedral e também visitar a sacristia (contém pinturas do El Greco) e a Sala do Tesouro.

No interior da Catedral há uma pintura em uma das paredes de um gigante. Diz a lenda que ele seria São Cristóvão e que ele ficava em um rio ajudando os viajantes e peregrinos a atravessarem para chegarem à Catedral e que um dia levou uma criança em seu ombro e no caminho ela foi ficando cada vez mais pesada, e ao chegar do outro lado do rio descobriu que esta criança era Jesus Cristo (carregava o mundo em suas costas), daí o nome São Cristóvão.

sao cristovao
Pintura de S. Cristovão

Igreja dos Jesuítas e Igreja de San Román

Estas duas igrejas são outras que valem a pena visitar. Da torre da Igreja dos Jesuítas pode-se ter uma bela vista panorâmica da cidade (ingresso custa 2,50 Eu). Já a Igreja de San Román possui forte influência da arquitetura islâmica, pois foi uma mesquita no passado. É interessante para quem gosta de arquitetura e história. Não cheguei a visitá-las, mas dizem que vale a pena para quem está com um pouco mais de tempo.

Pausa para o Almoço

Existem muitos restaurantes pela cidade, entretanto, ao redor da praça Zocodover está a maior concentração deles, incluindo os famosos fast-food (Burguer King e Mc Donald´s) e outros restaurantes com mesinhas ao ar livre. Como neste dia eu estava com fome cedo (meio-dia) resolvi ir de fast-food mesmo. Lembrando que os restaurantes começam a servir as refeições geralmente após as 13h até as 16h, quando então fecham para a siesta.

Passeando pelas ruazinhas estreitas de Toledo na Espanha

O que é muito agradável em Toledo é deixar-se perder pelas ruazinhas estreitas. Como a cidade é bem pequena, mesmo andando sem rumo será difícil se perder. Eu reparei muito na arquitetura das construções, pois estão bem preservadas, e são diferentes de tudo que já havia visto.

ruas medievais
Ruazinhas estreitas

Como no passado o aço de Toledo foi uma fonte de matéria-prima para a fabricação dos armamentos dos romanos, a cidade preservou sua tradição, e em muitas lojas se pode encontrar réplicas das espadas aquela época, como se pode ver na foto abaixo:

espadas
Vitrine com Espadas Medievais

Passeio de Trenzinho para o Mirador Del Valle

Tempo de passeio: 01 hora

Preço do ingresso: 7 euros

Este passeio de trem é da empresa Toledo Train Vision. Recomendo comprar o ingresso com antecedência na praça Zocodover, pois geralmente os horários se esgotam rapidamente.
A saída do trem se dá em frente ao Museu Militar de Alcázar e ele percorre o contorno externo da muralha, sendo que no percurso você terá diversas vistas panorâmicas da cidade. Recomendo sentar no lado direito do vagão, pois é o lado que ficará virado para a cidade.
Ele irá parar por cerca de 10 minutos no Mirador Del Valle para todos poderem tirar fotos.

toledo na espanha
Vista do Mirante

Eu acho que vale mais a pena pegar este trenzinho do que pagar 20 euros para o ônibus Hop-On Hop Off, pois a cidade é bem pequena para precisar de ônibus, e caso você pegue o ônibus não terá a experiência de andar pela cidade.

É isso, depois do passeio voltei a pé até a estação ferroviária, bem cansada, por sinal!!

Veja mais: Madrid a Toledo – como ir e voltar

Caso você tenha mais tempo, recomendaria também visitar a Sinagoga Santa Maria La Blanca (hoje é uma igreja) e o Monasterio de San Juan de los Reyes, pois possuem também uma arquitetura singular.

Conclusão: Recomendo muito fazer este bate-e-volta de Madrid caso você vá ficar mais de 3 dias em Madrid, pois é rápido, barato e você verá uma paisagem completamente diferente de Madrid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima