Ícone do site Blog Viajando Sem Tedio

Roma Itália – Dicas para quem vai pela primeira vez

roma dicas

Irei listar neste post algumas dicas básicas de quem vai conhecer Roma pela primeira vez. Eu estive lá em 2 ocasiões, uma no verão e outra no inverno. Irei falar sobre a melhor época para se visitar Roma, dicas de hospedagem, segurança e também do Roma Pass.

Melhor época para ir a Roma

Como estive no verão e no inverno, pude observar os 2 extremos, e diria que a única estação que não vale a pena ir é no verão, pois é muito lotado (alta temporada), e muito, muito quente!! Como algumas atrações ficam ao ar livre (Foro Romano, por exemplo), fica difícil se locomover debaixo de tanto sol. Já o inverno em Roma é um dos mais amenos, estava uns 15 graus, bem confortável para se deslocar a pé pela cidade.

Dicas de Onde se Hospedar

É difícil ficar em um bairro da região da cidade antiga de Roma que fique longe das atrações, pois são muitas e exceto pelo Vaticano, não estão muito distantes entre si. Estarei listando os bairros de acordo com a seu objetivo de viagem:

1) Bairro mais econômico e prático para conhecer outras cidades: Esquilino

Caso você pretenda conhecer outras cidades ao redor de Roma, recomendo ficar próximo à Estação de trem Roma Termini, pois de lá você consegue pegar todos os trens regionais. Também é um local prático para conhecer muitas atrações a pé, como o Coliseu, o Foro Romano e também pegar o metrô até o Vaticano. Além disso, dali você pode ganhar tempo para ir ao Aeroporto Fiumucino, pois dali saem os ônibus expressos e o trem para o aeroporto.

Existem diversas opções de acomodações, desde hotéis até Airbnb. Fiquei em um Airbnb em um desses prédios históricos, com cozinha compartilhada e digo que foi uma ótima experiência, pois toda manhã deixavam nosso café da manhã prontinho, como em um hotel.

Já sabe quais documentos levar na sua viagem internacional?? Dicas neste post.

2) Ficando bem no centro das atrações turísticas: Pigna, Trevi ou Parione

Fontana de Trevi

Caso você queira vivenciar dia e noite as experiências da Roma antiga, fique em algum desses três bairros: Pigna, Trevi, ou Parione. Isso porque eles ficam próximos às atrações turísticas mais requisitadas: Fontana de Trevi, Pantheon, Campo de Fiori e Piazza Navona. Porém, para ir ao Coliseu, por exemplo, será necessário ir de metrô. O ponto negativo é que este bairro costuma ter hotéis mais caros e estar sempre cheio de turistas.

3) Hotéis de Luxo: Ludovisi e Sallustiano

Estão concentrados em bairros um pouco mais mais distantes, e com construções mais novas, como os bairros de Ludovisi e Sallustiano. Próximo a rua Via Vittorio Veneto, estão concentrados hotéis 5 estrelas, alguns de cinema!!!

4) Lua-de-Mel: Piazza di Spagna

Para os casais em lua-de-mel, uma opção romântica é ficar perto das Escadarias da Piazza di Spagna. Ali perto também fica o Parque Villa Borghese. A região conta com bons hotéis e restaurantes e fica ao norte da maioria das atrações turísticas, mas a uma curta caminhada.

5) Locais mais alternativos/Vida Noturna

Ficam próximos ao Coliseu, portanto, mais distantes da maioria das atrações turísticas. Há os bairros de Transtevere, Celio e Monti, que são bairros mais residenciais, longe da concentração dos turistas e também oferecem hotéis e apartamentos a um bom custo-benefício. Em Transtevere a cena noturna é mais prevalente, com música à noite, e muita badalação. Porém, Transtevere fica do outro lado do Rio Tibre, e você precisará se locomover de bonde elétrico para as regiões mais centrais. Já nos bairros de Celio e Monti pode-se pegar o metrô.

6) Quando se está em conexão: hotéis no Aeroporto

Em uma das minhas viagens a Roma, estava em conexão para outro vôo (que na verdade perdi), e fiquei em um hotel ao lado Aeroporto por 1 dia. Precisava pegar um trem (Leonardo Express) para a cidade (ponto final é o Roma Termini) que levava cerca de 35 minutos, o que foi bem chatinho. Mas caso vá ficar só um dia, você acaba ganhando tempo no dia da viagem.

7) Turismo Religioso

Ponte do Castelo Sant’Angelo com Vaticano ao fundo

Caso o objetivo principal da sua viagem seja religioso, para facilitar a locomoção, recomendo ficar, nos arredores do Vaticano, no bairro de Prati. Caso você planeje assistir a Missa Dominical ou Audiência Papal, será uma grande vantagem já estar perto. Porém, para ir aos outros pontos turísticos de Roma precisará se locomover de metrô ou de ônibus. Caso goste de caminhar, a Fontana de Trevi, por exemplo, fica a cerca de 30 minutos de caminhada (o que não é tão longe!).

Confira no mapa os principais bairro e hotéis:

Booking.com

Atrações que recomendo comprar o ingresso com antecedência

Roma Pass

O site Roma pass fornece cartões de 48h ou 72h para as principais atrações de Roma, e a vantagem é que você pode cortar as filas. Com o cartão de 48h você não paga a 1ª atração que for, e com o de 72h você não paga as 2 primeiras atrações. Para as outras atrações é fornecido um desconto. Além disso, inclui transporte público gratuito. Faça um cálculo previamente considerando quais passeios você irá fazer e se irá utilizar transporte público.

Indo para a Itália?? Que tal conhecer Milão e seus arredores?? Veja este post.

Dicas de Segurança em Roma

Por fim, como últimas dicas de Roma, cabe mencionar que como Roma é muito turística e está sempre cheia, furtos podem ocorrer, principalmente em estações de metrô. Homens e mulheres bem vestidos podem chegar perto de você sem perceber e pegar objetos de sua bolsa, mochila ou bolso da calça, e como são muito rápidos e discretos, você só perceberá depois. Então fique sempre atento, olhando ao ser redor e guarde os objetos de valor em mochilas com cadeados.

Gostou das dicas?? Então continue acompanhando nossos próximos posts, com mais dicas de Roma na Itália!!!!

Sair da versão mobile