Neste post irei mostrar os principais pontos turísticos da pequena e charmosa São Luiz do Paraitinga. Localizada no Vale do Paraíba, a cerca de 160 km da Capital São Paulo, é um famoso destino carnavalesco. Lá ocorrem diversos blocos de carnaval, com as tradicionais “marchinhas”. Mas além do carnaval, a cidade possui um centro histórico, reconstruído após a grande enchente de 2010. Mas a cidade também surpreende pelos seus casarões coloridos, em arquitetura colonial!!! Além disso, possui natureza preservada, com trilhas e esportes de aventura. Interessado em conhecer a cidade?? Então vamos lá!!!
Onde Fica São Luiz do Paraitinga???
Localizada no Vale do Paraíba, a cidade faz divisa com Taubaté, Lagoinha, Cunha, Ubatuba, Natividade da Serra e Redenção da Serra. É possível chegar de carro pelas estradas Dutra ou Carvalho Pinto, e em seguida entrar na Rodovia Oswaldo Cruz (a mesma que leva até Ubatuba).
História da Cidade
Fundada pelos bandeirantes em 1769, seu nome vem do tupi e significa “águas claras”. No início, quando era apenas uma Vila, eram plantados ali café e algodão. Entretanto, no ano de 1873 D. Pedro II elevou a cidade à categoria de “Cidade Imperial”. Com essa denominação ela passou a ser uma das 12 cidades mais importantes do país!!!!
O rio que cruza a cidade, o rio Paraitinga, sofre algumas cheias durante o verão. Mas, em 2010 uma enchente de proporções monumentais atingiu a cidade. Nesta catástrofe toda a região central foi devastada, e muitos prédios, como a Igreja Matriz, foram destruídos. No entanto, após a reconstrução, o centro passou a ser considerado um patrimônio cultural nacional . Hoje a cidade também é uma estância turística, o que colabora no financiamento do turismo regional.
O que ver em São Luiz do Paraitinga
Irei mostrar os principais atrativos da cidade. Todos podem ser percorridos a pé. Reserve meio período do dia para conhecer todos.
Igreja Matriz São Luiz de Tolosa
Esta foi uma das Igrejas reconstruídas após a grande enchente, durante a qual ela desabou sobre si mesma. A construção original era do século XIX. Após 4 anos de reconstrução, seu estilo seguiu o mesmo da Igreja precedente Ela leva o nome do padroeiro da cidade: São Luiz de Tolosa. Infelizmente, ela não está aberta para visitação todos os dias devido a pandemia, e não pude visitar o seu interior. Mas ela é conhecida por possuir o teto todo decorado e o altar revestido com mármore de carrara. No interior, há um pequeno museu contando a história da reconstrução, com alguns objetos da época.
Praça Central e Coreto
A Praça Central chama-se Praça Dr. Oswaldo Cruz e homenageia o famoso médico sanitarista que nasceu na cidade (adiante irei falar mais sobre ele). Ali há o lindo coreto Antonio Nicolau De Toledo, que foi reconstruído recentemente e conta com um teto todo colorido, com motivos alegres que lembram o carnaval, símbolo da cidade.
Praça Euclides da Cunha
Esta simpática praça fica logo ao lado da praça do coreto. Possui um coreto de menor tamanho e diversas lojinhas, cafés, lanchonetes e alguns restaurantes, que colocam mesinhas na calçada. É um local calmo e o ponto de encontro dos moradores locais.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Esta Igreja, que fica em uma pequena praça, no alto de uma ladeira, foi originalmente construída no século XIX. Entretanto, em 1920 um padre italiano resolveu fazer algumas modificações em sua arquitetura, que passou a ter o estilo “gótico decadente”. Ela conta com paredes em tijolo maciço, tudo original. Interessante mencionar que o muro ao lado direito da igreja foi construído pelos escravos. Nos fundos da igreja há um cemitério, utilizado pelas famílias tradicionais da cidade. No interior da igreja há diversos vitrais com imagens de santos. Mas, aparentemente, faz tempo que ela foi restaurada, e sua pintura já está precisando de alguns retoques!!!
Largo do Rosário
Ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário está o Largo do Rosário. Chama a atenção diversas casinhas coloridas. Algumas delas são lojinhas de souvenires, e outras, moradias. Interessante notar como elas são estreitas e coladas umas as outras!!! Há uma linda escadaria colorida que te leva até elas e um lindo jardim. Do alto se pode ter uma vista panorâmica do resto da cidade.
Largo do Teatro
Na esquina em frente à Igreja está o Largo do Teatro. Este é o local onde se faz o tradicional café-da-manhã no sábado de carnaval. Ali os foliões se unem antes da saída do Bloco Carnavalesco Juca Teles, o mais famoso da cidade. Há uma escultura em homenagem a este ícone da cultura local, nascido em 1888 e que promoveu a cidade para o resto do Brasil. Ao lado está um chafariz e uma arte em azulejos que representa a praça da igreja matriz de antigamente.
Casa Dr. Oswaldo Cruz
Horários de funcionamento:
- Quinta, Sexta e sábado das 9h às 17h
- Aos domingos e feriados das 10h às 14h
Esta é a casa em que nasceu o médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, em 1872. É uma das mais antigas casas da cidade, de 1834, e preserva o estilo colonial e imperialista. No jardim em frente à casa há um busto dourado em homenagem ao médico que ali viveu até os 5 anos de idade. Nela há um museu e alguns mobiliários da época. Além disso, há fotos, objetos pessoais e documentos que mostram o seu histórico de contribuições para a medicina brasileira. Há também material artístico da cultura e folclore da cidade além de imagens da grande enchente de 2010.
Ladeira das Mercês
Logo ao lado da casa de Oswaldo Cruz está esta simpática ladeira. Ela é exclusiva para pedestres. Importante notar que as pedras que compõe a rua foram todas retiradas do Rio Paraitinga e assentadas por escravos. Além disso, há um painel em azulejos de 1994, com uma pintura do que seria da rua que passa ao lado, com a Igreja do Rosário ao fundo. Tudo faz parte do Projeto Resgate da Memória, que busca patrocinar artistas locais.
Há uma pequena capela, chamada Nossa Senhora das Mercês. De 1814, ela era a construção mais antiga da cidade!!! Mas, infelizmente, também foi atingida pela grande enchente e sua parede de taipa não resistiu. Entretanto, foi reconstruída mantendo sua arquitetura original, inclusive com o seu sino que veio de Portugal. Em seu altar de madeira figura a imagem de Nossa Senhora grávida, uma das poucas do Brasil.
Mercado Municipal
R. Monsenhor Ignácio Gioia.
Aberto todos os dias, exceto aos domingos.
O local preserva sua arquitetura colonial, mas devido a crise da pandemia, há muitas barracas fechadas. Há opções de frutas, verduras, legumes, e também peças de artesanato. Mas, infelizmente, não está muito bem conservado. Aos sábados os produtores locais se reúnem no local para vender seus produtos direto da roça!!! Então, caso consiga ir neste dia, vale a pena conferir.
Pensando em conhecer São Paulo?? Então confira este post com dicas da Av Paulista.
Mansões Coloniais
De inspiração portuguesa, a cidade possui diversos casarões coloniais. Foram em sua maioria construídos no século XIX, pelos então fazendeiros de café. É possível encontrar a maior parte dos casarões ao redor da praça central (Praça Oswaldo Cruz), no Largo do Teatro, na Ladeira das Mercês, e nas proximidades do Mercado Municipal. Entretanto, alguns ainda estão em processo de restauração. Mas é possível ver de perto como eram construídas: com madeira e um barro bem espesso (pau a pique).
Carnaval em São Luiz do Paraitinga
O carnaval de São Luiz do Paraitinga é um dos mais famosos do Brasil. Isso porque reúne multidões nas ruas, em um clima agradável, onde podem desfrutar da folia, desde jovens, até famílias. Durante o carnaval são esperados 75 mil turistas todo ano. São diversos blocos carnavalescos, todos de marchinhas, que se iniciam à tarde e vão até de madrugada. Enfim, há muitos foliões, bonecos gigantes e muita animação.
Festa do Saci – São Luiz do Paraitinga
Tudo começou com uma ONG, a SOCACI que realiza supostas “observações do Saci” pela cidade. Os integrantes se denominam saciólogos. Em 2003 resolveram criar esta festa que celebra um “Halloween à brasileira”. Atualmente, é promovida pela Prefeitura, e busca difundir a cultura e folclore locais. Ocorre todo o dia 31 de outubro, com shows, leitura de histórias, brincadeiras e seminários.
Turismo de Aventura em São Luiz do Paraitinga
Ao redor da cidade há diversas opções de turismo de aventura, como, por exemplo, rafting e trilhas por cachoeiras. Perto da cidade (40 km) fica o Parque Estadual da Serra do Mar, onde se pode agendar trilhas com guias (link aqui). Atenção, não é permitida a entrada sem o agendamento com 24 h de antecedência!!!
Já o rafting, que é no Rio Paraibuna, envolve muita emoção, com diferentes níveis de dificuldade. Podemos citar algumas empresas que oferecem o serviço, como, por exemplo, a Cia de Rafting e a Montana Rafting e Expedições.
Enfim, estas foram minhas dicas de passeios para se fazer em São Luiz do Paraitinga. Assim que tiver novidades sobre o próximo carnaval, postarei aqui!!! Espero que tenham gostado e até mais!!!