Neste post irei mostrar como foi passar um dia inteiro em Zurique Suiça. Estava em escala no aeroporto e teria o dia inteiro para passear na cidade. Caso você passe também pela mesma situação, irei dar dicas de como aproveitar da melhora maneira possível o seu tempo na cidade.
Saindo do Aeroporto de Zurique
O Aeroporto de Zurique é o maior da Suiça, portanto, possui uma estrutura muito boa e organizada. Para sair do aeroporto e chegar até o centro de Zurique é preciso pegar um trem ou um táxi (cerca de 10 km de distância). Os trens saem de 5 em 5 min do subsolo no Terminal B. Os tickets custam 15 CHF (ida e volta) e podem ser compradas nas maquininhas espalhadas pelo aeroporto (escolher o trajeto Zurich Flughafen para Zurich HB).
No terminal, pegar o trem com destino a Hauptbahnhof (HB). Os vagões são divididos por classes, então atenção aos vagões antes de entrar, pois ao lado das portas está escrito 1 ou 2 (1ª ou 2ª classe). O trajeto dura cerca de 10-15 minutos, e quando fui, era um domingo, mas mesmo assim o trem estava bem cheio!!!
Passeio pelas ruas de Zurique Suiça
Saindo da estação de trem basta seguir em direção ao Bahnhofstrasse (nesta avenida estão diversas lojas de grife, como Prada, Armani, e Tiffany), e depois virar à esquerda. Você chegará então na Bahnhofquai que é a avenida que fica à beira do principal rio que corta a cidade, o rio Limat. Seguindo por esta avenida você chega até o lago de Zurique.
No caminho para o lago não deixe de conhecer o mirante na colina de Lindenhof (na mesma margem da estação de trem), que fica bem no início do percurso. De lá você poderá ter uma vista panorâmica do rio e também Catedral. Nesta colina ficava um antigo castelo romano, ao redor de onde a cidade cresceu.
Cidade Velha (Old Town) – Zurique Suiça
No caminho para o lago atravesse o rio para passar pela Cidade Velha de Zurique, onde está a catedral de Zurique, a Grossmünster. A catedral é protestante então em seu interior não há muita decoração e também não é possível tirar fotos. Entretanto, seus vitrais de autoria de Augusto Giacometti chamam bastante a atenção. Sua arquitetura com suas duas torres é muito imponente e pode ser vista de vários ângulos da cidade. Caso queira, pode subir em uma das torre, mas são 190 degraus (4 francos)!!!
O bairro principal da Cidade Velha é a Niederdorf, onde você pode fazer uma pausa para um café ou almoço. Por ali existem várias ruazinhas medievais, muito charmosas.
Do outro lado do rio estão mais 2 igrejas protestantes, a Fraumünster e a St Peterskirche. Esta última é famosa por ter os maiores relógios da Europa (são 4 relógios com 8,7 metros de diâmetro).
Pensando em ir para a Europa?? Então não deixe de ler este post sobre Paris.
Domingo de Festa na Cidade
Fui na cidade em um domingo e me surpreendi com uma grande feira livre ao redor do rio. Como ainda era final de verão a cidade estava bem animada!!! Haviam diversas barracas com comidas, e jogos para crianças, além de música em um palco e músicos de rua espalhados por ali. Uma delícia!!! Olhem este vídeo que gravei no dia:
No meio do caminho encontramos estes homens tocando um instrumento bem inusitado: a trompa alpina!!! Elas têm mais de 3 metros de comprimento e era utilizada pelos pastores para comunicarem entre si, chamarem o rebanho ou simplesmente, produzir músicas.
Um pouco antes do lago está o parque Stadthausanlage, que aos domingos sedia uma feira (“mercado de pulgas”) com algumas barraquinhas de antiguidades que vendem desde fotografias até jóias. Além disso, tem um coreto e jardins floridos.
Por fim, aproveite para apreciar ao lago, ou fazer um passeio de barco. Os tickets podem sem comprados nas maquinas automáticas que ficam em frente ao estande da empresa ZSG (link do site oficial). Há passeios curtos, por exemplo, que duram 1h30 e paseios mais longos. Caso queira fazer um passeio pelo rio Limmat também é possível pegar um dos barcos rápidos que percorrem sua extensão em 25 minutos.
Ainda na dúvida para onde viajar?? Então veja dicas de vários destinos neste post.
Finalizando, caso você tenha somente um dia para conhecer Zurique, não perca a oportunidade, pois é bem tranquilo se locomover pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos em um dia de passeio.