Descubra neste post como funciona o Halloween nos Estados Unidos e também curiosidades e dicas para quem vai para lá nesta época do ano!!!
Qual dia é o Halloween nos Estados Unidos???
O dia em que é celebrado o Halloween nos Estados Unidos e no restante do mundo é no dia 31 de outubro.
As Origens do Halloween
A origem do Halloween possui diversas teorias. Uma delas é a dos celtas, que habitaram a região onde hoje fica a Irlanda, a Inglaterra e o norte da França. O ano novo celta era comemorado em 1 de novembro, que marcava a transição do verão para o inverno, e portanto, o final das colheitas. Isso tudo há cerca de 2 mil anos atrás!!! Eles acreditavam que na véspera do ano novo, dia 31 de outubro, o mundo dos vivos e dos mortos entrava em conflito, e os mortos ressurgiam na Terra. Por isso, no dia 31 comemoravam o festival chamado Samhaim, onde eram acesas várias fogueiras para espantar os maus espíritos, além de utilizarem fantasias para espantá-los.
Na Idade Média, com a cristianização da Irlanda, a Igreja passou a condenar tais eventos. Escolheu então o dia 1 de novembro como Dia de Todos os Santos, que antes era celebrado em 13 de maio. Aliás, a palavra Halloween em si, deriva da expressão “All Hallows’ Eve” pela junção das palavras hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”. Também estabeleceu o dia 2 de novembro como o Dia de Finados, tudo em uma tentativa de sobrepor o antigo festival celta.
Indo para os Estados Unidos?? Então confira dicas de viagem internacional neste post.
Como o Halloween chegou nos Estados Unidos
O Halloween chegou aos Estados Unidos trazido pelos imigrantes europeus. Como vieram de locais distintos da Europa, a mesclagem de cultura originou o Halloween que os americanos comemoram hoje. No início, na era colonial, a celebração ocorria ao final da colheita, onde todos dançavam, cantavam e contavam histórias de terror. Mas foi somente na metade do século 19, com a chegada em massa de mais imigrantes europeus, especialmente os irlandeses, que a tradição do “trick o treat” (“gostosuras ou travessuras”) se iniciou.
Halloween e os costumes
Na noite de Halloween crianças (e até alguns adultos), saem pelas ruas fantasiados e passam de casa em casa. Ao bater na porta é dita a famosa frase: “gostosuras ou travessuras”. Ou seja, quem não der doce pode esperar alguma travessura da criançada!!! Alguns moradores da casa também fazem “armadilhas” para assustar as crianças que chegam em seus jardins, como buzinas ou alguma aparição fantasmagórica. Mas tudo é feito em um clima de descontração!!! As crianças carregam potes de plástico em forma de abóbora que costumam voltar cheios de doces.
As cores laranja e preta também simbolizam o Halloween. A laranja tem a ver com as cores do outono, em que as folhas das árvores adquirem esta coloração (e também com as chamas do fogo). E preto simboliza a cor da morte.
Halloween e decoração
As casas costumam ser todas decoradas com motivos macabros e assustadores, como por exemplo, esqueletos, abóboras com caretas, bruxas, vampiros, etc.
Dependendo da cidade, algumas ruas até são fecham na noite do Halloween, para que os visitantes possam ver os enfeites.
Aliás, a abóbora decorada com caretas e uma vela dentro também tem uma história interessante. Para quem não sabe, esta época é a da colheita de abóboras nos EUA. Eis então que surge a lenda do “Jack-o’-lantern“. Diz a lenda que Jack era um beberrão que não foi aceito no céu e conseguiu escapar do inferno. Ele então saiu vagando pelas ruas com uma carvão em chamas, originalmente, dentro de um nabo. Mais adiante acabaram substituindo o nabo por abóboras, que eram postas nas janelas para espantar os maus-espíritos. Desde então a abóbora iluminada com uma vela passou a ser um dos símbolos mais famosos do Halloween. Aliás, uma das tradições é as famílias irem até as plantações de abóbora para escolherem as suas.
Festas de Halloween nos Estados Unidos para os adultos
E por fim, os adultos também podem participar das comemorações no Halloween!!! Algumas casas dão para os adultos algum drink (ao invés dos doces!). Há muitas festas a fantasia e também muitas pessoas saem para jantar nos restaurantes fantasiadas!!!
Enfim, este foi meu post sobre a famosa tradição do Halloween nos Estados Unidos. Participei da festa quando era criança e digo que foi muito, mas muito divertido!!! Se puderem, participem também quando forem aos EUA.