transporte na italia

Transporte na Italia: como não passar perrengue

Montei este post para trazer as principais informações sobre os meios de transporte na Italia para que você não passe nenhum perrengue!!! Além da minha experiência pessoal após três visitas à Itália, eu pesquisei bastante, e irei contar como funcionam os trens, ônibus, e também o aluguel de carro, e como economizar durante a compra de suas passagens.

Greves dos meios de transporte na Italia

transporte italia
Estação de ônibus em um dia de greve

Irei começar ressaltando um fator importante que presenciei em minha última viagem à Itália, em outubro de 2023: greves dos meios de transporte!!! Conhecidas como “sciopero”, podem ocorrer diversos dias em um único mês, então é importante consultar o calendário das greves (isso mesmo, eles possuem um calendário oficial) neste link. Aí basta olhar as 2 primeiras colunas que dizem as datas de início e término e a categoria. Importante mencionar que alguns voos do Brasil, como o da Tam e da ITA que saem ou chegam em Roma são garantidos mesmo no caso de greve (consultar lista completa neste link). O trem que interliga o aeroporto de Roma à Roma Termini (Leonardo Express) também funciona se greve. E mesmo que tenha greve de ônibus, trem ou avião, durante os horários de pico (geralmente entre 07h e 10h e 18h-21h) o transporte volta a funcionar.

Aluguel de Carro na Itália

O aluguel de carro na Itália é bem simples. Nós alugamos uma vez um carro no aeroporto de Milão e reservamos com antecedência pelo site da locadora. Há diversas plataformas que oferecem um comparador de preços. Posso citar como exemplo a Discoverycars, a Rentcars e a Rentalcars.

transporte na italia
Olhem como ficou nosso carro após uma nevasca

Documentação necessária:

  • Passaporte
  • CNH válida com tradução juramentada ou PID (Permissão Internacional para dirigir)
  • Cartão de crédito no nome do motorista

Na prática, reservando online, geralmente eles só pedem a CNH. Nós também quando alugamos eles só pediram a CNH. Mas, caso você queira se precaver, é bom levar a CNH com a tradução (pode ser feita pelo site da Yellowling ou pelo etraduçoes) ou então a PID, que pode ser solicitada em qualquer escola de formação de condutores ou pelo Detran SP ou pelo Detran do seu estado. O preço de ambas é um pouco salgado, ao redor de 300 reais.

Observação: é necessário ter a habilitação de motorista há pelo menos 1 ano!!! Menores de 30 ou maiores que 65 anos podem ter que pagar uma taxa extra.

Como abastecer o seu carro na Itália

Lembrando que a gasolina na Itália se chama “benzina” e o diesel, “gasolio”!!!! Então, cuidado pra não se confundir e colocar diesel no lugar da gasolina!!! A maioria dos postos de combustíveis são self-service, ou seja, você mesmo abastece e paga com o cartão de crédito dinheiro (não utilize cartão de débito senão um valor ficará bloqueado como caução!).

O pagamento ocorre antes de abastecer, ou seja, você deve inserir o cartão ou dinheiro e selecionar a bomba que irá utilizar, colocando o valor que pretende abastecer. Caso queira completar o tanque, basta deixar o cartão até o final do abastecimento. Se colocar um valor maior do que cabia no tanque, será impresso um cupom de desconto para utilizar da próxima vez.

Atenção: ao passar pelos pedágios, procure os que possuem símbolo de dinheiro ou cartão, pois lá também existem os parecidos com o “sem parar”. Em alguns pedágios eles te darão um tíquete que deverá ser entregue ao passar pelo próximo (calculando assim a distância). Então cuidado para não perder!!!

Empresas de ônibus na Itália

Há diversas empresas de ônibus de turismo na Itália, porém, vou destacar 3 low-cost (“preço popular”): a Itabus, a Flixbus e a Marino Bus. A Itabus é da mesma empresa da Ítalo trem, Já a Flixbus opera em diversos países da Europa (e passou a operar também no Brasil!). Eu tive a experiência de viajar com a Flixbus e com a Itabus e as duas são bem parecidas, porém, os ônibus da Itabus são mais novos e é possível acompanhar pelo app se o seu ônibus está chegando e a previsão de chegada ao destino. Já a Marino Bus eu ainda não tive experiência.

Os preços entre elas são bem competitivos. Elas oferecem serviços compatíveis e costumam sair dos mesmos pontos, geralmente, próximo às estações de trem. Pesquise os preços no site oficial da Itabus (neste link), da Flixbus (neste link) e da Marino Bus (neste link) antes de planejar sua viagem. É possível comprar tudo online e só apresentar a passagem pelo celular.

Diferenciais entre as empresas de ônibus de transporte na Italia

itabus
Interior do ônibus da Itabus

A Itabus oferece algumas regalias por um preço maior (7 euros), como poltronas que reclinam mais ou poltronas com mesas (seus ônibus são de dois andares) e seleção de assento. Também oferece cancelamento por um custo de 2 euros. Já a Flixbus não possui estes diferenciais, e cobra 2 euros para reservar a poltrona. A Marino Bus parece ser uma empresa mais tradicional, pois não cobra para reservar assentos (só é preciso registrar-se no site) e caso precise alterar ou cancelar a passagem é preciso pagar uma pequena taxa e solicitar com antecedência.

Eu indico este site da Trainline para comparação dos preços dos ônibus (também compara preços dos trens).

Dica: monitore os destinos com antecedência (cerca de 2 meses antes) pois para algumas rotas as passagens podem acabar. Os da Flixbus costumam baixar com o tempo, caso o ônibus não esteja com muita procura. Ou seja, quanto mais perto da viagem, mais barata a passagem. Já os da Itabus costumam ser o contrário, com o tempo as passagens sobem!!! Os da Marino Bus aparentemente mantém os preços no decorrer do tempo.

Atenção: eu tive experiência com as estações de ônibus de Nápoles e Bari e devo dizer que elas são bem desorganizadas, os ônibus param aleatoriamente e é preciso prestar atenção no número da linha pois nem sempre o destino que você irá estará escrito no painel do ônibus. Caso vá de Itabus é possível confirmar no app se o ônibus chegou e qual o número dele. Além disso, em pontos turísticos mais requisitados, como Alberobello, geralmente há filas para entrar no ônibus, e muitos não conseguem embarcar. Geralmente chamam um ônibus extra, mas sempre há chance de ter que esperar muito tempo.

Trens na Itália

O trem é com certeza um dos meios de transporte mais utilizados na Italia. Os trens da Itáila são servidos por duas principais companhias ferroviárias: a Trenitalia e a Ítalo. A Trenitalia foi a primeira a operar os trens. Já a Ítalo é um empresa privada, concorrente, que oferece, como a Trenitalia trens de alta velocidade. A diferença entre os dois são os preços, geralmente os da Ítalo são um pouco mais caros, mas é preciso ficar atento às promoções. Os trens da Ítalo também são mais novos. Mas basicamente, os dois oferecem um serviço de qualidade.

É possível comprar o bilhete das duas companhias de trem no local, em uma máquina como esta:

bilhete trenitalia
Máquina de compra dos bilhetes da Trenitalia

Tipos de trem na Itália

Link oficial da Trenitalia.

Link oficial da Italo.

Indo para a Itália??? Então não perca nossa lista de destinos neste link.

Trens Regionais

A Trenitalia, empresa estatal, além dos trens de alta velocidade, também opera os trens regionais, que são mais lentos, e fazem trajetos mais curtos. Eles costumam ser mais cheios, pois fazem diversas paradas, e também não possuem marcação de assento nem espaço para malas. Recentemente foi lançado os trens regionais POP, que são chamados de trens regionais velozes (símbolo RV). Então quando for comprar, é importante prestar atenção, pois eles são bem mais confortáveis que os regionais antigos e mais rápidos também (o preço não muda).

Trens Intercity e de Alta Velocidade (Frecciarossa)

Já os trens Intercity são um pouco mais rápidos e fazem menos paradas. Geralmente, ligam cidades de médio a grande porte. O diferencial é que eles possuem alguns trens noturnos com cabines-cama. Mas caso esteja com pressa, vale a pena escolher os trens de alta velocidade, pois os preços são semelhantes e eles possuem espaço para malas. Eles também costumam ser os mais eficientes, pois além de serem mais rápidos, possuem prioridade nas linhas férreas e raramente sofrem atrasos. Por eles serem pontuais, é importante chegar com antecedência à estação. Aqui vai uma dica: caso esteja próximo do horário de partir, entre no primeiro vagão que tiver, e deixe para achar o seu assento depois, pois é possível atravessar pelos vagões até chegar na sua “carroza”.

Dica: Para acompanhar a situação da sua viagem com a Trenitalia, baixe o app oficial neste link. Com ele você consegue reservar assentos, verificar atrasos e fazer o check-in. Já a Italo também disponibiiza o app neste link.

Dica esperta: para quem quiser economizar, procure comprar as passagens para os trens de alta velocidade com antecedência (é possível comprar 3 meses antes) pelos sites oficiais. Os preços são bem mais baixos do que comprar na véspera!!!!

Validação dos bilhetes de trem

Atenção: No caso de trens regionais (onde não tem reserva de assento), é preciso validar o bilhete nas máquinas antes de embarcar (estará escrito “convalidare” na parte de cima do bilhete). Para isso basta inserir o bilhete dentro do local indicado e ele receberá uma espécie de carimbo. Caso compre a passagem de trem regional online (quando o assento não é marcado), é importante fazer o check-in SEMPRE ANTES DO HORÁRIO DE PARTIDA DO TREM!!! Caso contrário, poderá sofrer multa!!!

validaçao trem italia
Máquina de validação dos bilhetes de trem

Como decidir qual a melhor forma de transporte na Italia???

Enfim, o meio de transporte mais indicado para se locomover pela Italia irá depender de diversos fatores, como distância entre as cidades, possibilidade de viajar com o trem de alta velocidade, e existência de estações de trem. Locais mais isolados, como os Alpes Italianos, não possuem terminais de trem ou ônibus, sendo necessário alugar um carro. Já para os locais mais turísticos, eu recomendo ir de trem ou ônibus, pois de carro pode ser difícil estacionar. Lembrando que de carro sempre é mais caro que trem ou ônibus!!!

Por fim, cabe ressaltar que a Ítalo tem investido em conexões dos trens com os ônibus da Itabus e também com a Trenitália Regional. No site oficial você consegue conferir se sua rota possui estas conexões.

Espero que tenham gostado das minhas dicas de transporte na Italia e façam uma ótima viagem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima