viajar sozinha

Viajar Sozinha – Dicas Para as Mulheres

Aqui darei algumas dicas para quem está pensando em viajar sozinha pela primeira vez. São dicas baseadas na minha última experiência viajando sozinha para a Espanha. As dicas servem para os homens também, mas no final darei algumas dicas só para as mulheres. Espero que gostem!!!

Por quê viajar sozinha??

Algumas vezes na vida é preciso viajar sozinha, seja por algum infortúnio, falta de companhia ou propositalmente, para poder ficar um tempo a sós consigo mesma.

Enfim, recomendo a todos viajarem pelo menos uma vez na vida sozinhos, especialmente para aqueles que não conseguem ficar a sós ou têm medo, pois será desafiador e no final trará crescimento pessoal e independência para seguir os seus próprios passos.

Eu nunca havia viajado para tão longe sozinha. Porém, como já tinha experiência em algumas viagens internacionais, a viagem em si não era um desafio. O maior desafio era: “o que fazer se algo desse errado?” Então aqui irei abordar por tópicos os principais problemas que podem ocorrer durante uma viagem sozinha(o).

Embarque Internacional – O que esperar

sala-vip-aeroporto
Aeroporto Charles de Gaulle

Já estava acostumada às regras do aeroporto, do embarque, desembarque, imigração, etc. Mas aqui vão algumas dicas para marinheiros de 1a viagem para fora do Brasil:

Dicas para a ida:

  • Procure chegar ao check-in de viagens internacionais com 3 h de antecedência. Em raros casos, como exemplo, no aeroporto de Paris ( Charles de Gaulle) eu recomendaria chegar até com 4 h de antecedência, pois este aeroporto possui uma fila de imigração bem complicada. Incluir, fora isso, o horário de deslocamento até o aeroporto, e possíveis intercorrências (trânsito, metrô lotado, etc).
  • Sempre fazer o check-in e já se dirigir ao Raio-X, pois pode haver filas, e você poderá se atrasar para o embarque.
  • Ao aguardar no portão de embarque, sempre verifique nos telões o seu voo, pois em alguns casos, de última hora o portão de embarque pode mudar, sendo, às vezes, necessário se deslocar por grandes distâncias pelo aeroporto e passar novamente pelo Raio-X.
  • Ao desembarcar no país de origem, e chegar na imigração com certeza farão algumas dessas perguntas: por quanto tempo irá ficar, onde irá ficar e qual o propósito da viagem (férias, trabalho, estudo). Então já chegue com as datas memorizadas e também com o nome do hotel ou endereço em mãos. Eu sempre levo o comprovante de passagem de volta e o comprovante de reserva dos hotéis, apesar de que nunca me pediram. Caso não saiba inglês e não esteja conseguindo se comunicar poderá solicitar ajuda de um tradutor, mas deixe isso como última opção. Tente decorar como falar as principais respostas (no YouTube você pode encontrar diversos vídeos sobre o assunto).

Saindo aeroporto:

  • Procure pesquisar com antecedência quais são as opções de transporte disponíveis para se chegar ao hotel (taxi, ônibus, metrô, Uber). Alguns hotéis disponibilizam vans, mas geralmente a reserva precisa ser feita com alguns dias de antecedência e os preços são mais salgados. Caso pretenda ir de Uber, veja se no aeroporto há wi-fi grátis ou se terá que comprar um chip. Se tiver que comprar, lá vai outra pesquisa a ser feita com antecedência.
  • Leve em conta o peso da sua mala, e quantas malas carregará, pois sozinho pode ser difícil andar pela cidade com mais de uma mala. Por isso, caso vá de transporte público, leve em conta as distâncias a serem percorridas a pé e se terá que subir e descer escadas no metrô.

Durante a estadia

  • Eu acho meio entediante sair para jantar sozinha(o). Por isso, se você também achar, recomendo ficar em um Airbnb ou então em um apart hotel onde possa comprar comida pronta e esquentar ou fazer suas próprias refeições/lanches.
  • Caso não aguente ficar a viagem toda isolada(o) do mundo, sem interação social (visto que é difícil fazer amizade com os locais), procure no site Trip Advisor por passeios turísticos em grupo e até mesmo “baladas em grupo”. Elas são organizadas especialmente para quem está viajando sozinho e precisa de companhia. Geralmente são feitos tours por barzinhos ou mesmo baladas.

Países com moedas diferentes

  • Nos países europeus, por exemplo, na maioria dos casos podemos levar os Euros do Brasil. Porém, caso vá para algum país com uma moeda menos conhecida, como coroa tcheca, por exemplo, vale a pena deixar para comprar no país de destino, pois no Brasil o câmbio será pouco atrativo. Por isso, pesquise antes quais as melhores casas de câmbio. É importante verificar quais são confiáveis e que não cobram taxas extras.

Medicamentos e kit primeiros socorros

Um dos maiores medos para quem viaja sozinho é ficar doente. Por isso, esta é uma das dicas mais importantes para quem irá viajar sozinha: faça sempre o seu seguro viagem. De preferência, um que inclua atendimento médico, com a ida do médico até o hotel, pois dependendo da gravidade pode ser que seja realmente necessário. Fora isso, leve consigo sempre medicamentos básicos (analgésico, anti-emético, medicamentos para gripe e resfriados, anti-ácidos) e também um kit de curativos. Importante levar, também, se possível, a receita dos medicamentos, pois apesar de nunca terem me pedido no aeroporto, eles podem solicitar.

Vai fazer uma viagem internacional?? Veja neste post várias dicas.

Recomendações para as mulheres que irão viajar sozinhas

viajar sozinha
Eu cruzando o Rio Sena
  • Recomendo sempre ficar em locais onde haja uma segurança melhor, como hotéis e pousadas com portaria 24h, pois em apartamentos alugados muitas vezes não há uma recepção. Fora isso, eu não gosto da ideia de terem a cópia da chave do seu apartamento. Não me sinto segura.
  • Outra opção boa é um hostel. Você poderá dividir o quarto com outras pessoas e fazer novas amizades!
  • Caso vá sair à noite a pé, procure se informar no local de hospedagem se é seguro andar por ali. Caso digam que não, não seja teimosa!! Opte por ir e voltar de táxi.

Enfim, estas foram minhas dicas para quem vai viajar sozinha. Abraços e até a próxima.

Já sabe quais lugares irá visitar no seu destino?? Então não perca este post: Google Maps Offline: como usar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima