sala vip aeroporto

Sala VIP Aeroporto: Confira como ter acesso

Neste post irei explicar como funciona a Sala VIP de aeroporto e como você pode ter acesso a uma delas!!! Antes restritas apenas a quem voava em primeira classe ou classe executiva, hoje em dia elas são oferecidas por algumas bandeiras de cartões de crédito, mas também podem ser acessadas apenas pagando-se uma taxa ou fazendo uma assinatura anual. Confira neste post todos os detalhes!!!

Atualizado em 03/03/24.

O que esperar encontrar em uma Sala VIP Aeroporto

sala vip aeroporto
Entrada da Sala Vip Mastercard Black no Aeroporto de Guarulhos

A qualidade dos serviços oferecidos varia bastante. Algumas são mais exclusivas, enquanto outras, mais “populares” acabam ficando mais cheias e possuem opções mais básicas. Mas o que todas têm são mesas, cadeiras, sofás, banheiros, tomadas para recarregar o celular, Wi-Fi, espaço com TV e computadores. Algumas possuem espreguiçadeiras para dar aquela “cochilada básica”, e até mesmo quartos com cama e chuveiro. As mais sofisticadas possuem cabeleireiros, spa, e massagem. Outras oferecem espaços para co-working e reuniões. Enfim, variedade é o que não falta, e por isso é preciso pesquisar qual estilo se encaixa mais com o que irá precisar!!!

No Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, temos a a Sala VIP Mastercard Black (2 delas), W Premium Lounge, Plaza Premiun Lounge (Terminal 2), o LATAM Vip Lounge, Espaço Banco Safra, The Centuriuon Lounge (AA), NOMAD Lounge, entre outras. Mais informações sobre todas as salas neste link.

Lembrando que além das salas VIP’s, muitos cartões dão acesso a restaurantes conveniados que ficam dentro do aeroporto. Por isso, é importante consultar as opções do seu cartão. Por exemplo, para quem tem o Priority Pass ou LoungeKey, é possível utilizar um crédito de $28 dólares no Paris 6 Petit e no Bleriot Bar do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. É recomendável se cadastrar no App do Priority Pass ou LoungeKey antes de ir. Aí é só mostrar o voucher para o garçom.

sala vip nomad
A Sala VIP do Banco Nomad no Aeroporto de Guarulhos

Refeições nas Salas VIP´s

O que muitas vezes chama mais a atenção é o buffet das salas VIP’s. Os alimentos costumam ser servidos em balcões self-service, ou à-la-carte e envolvem desde frutas, salgadinhos, pães e frios, até pratos quentes. As bebidas podem ser tanto alcóolicas quanto não-alcóolicas. E o melhor de tudo: é tudo a vontade!!!

aeroporto roma
A Sala Vip Mastercard do Aeroporto de Roma

Sala VIP Mastercard Black Guarulhos

Agora há duas opções de Sala VIP Mastercard em Guarulhos, uma no andar em cima, logo em frente ao Free Shop, e outra embaixo. As duas salas são confortáveis, porém, na de baixo não há toilletes. Agora com as duas salas achei que ficou bem menos cheio do que estava anteriormente. Há opções de pratos quentes, lanches, sobremesas e também vinhos, tudo à vontade!!!

sala vip mastercard
Balcão de Vinhos da Sala VIP

Sala VIP American Express Lounge

Na Sala VIP American Express o público é menor, e é mais tranquilo para descansar. As fotos abaixo são do Buffet. Veja que é possível fazer pequenas refeições, com pratos com macarrão, frango grelhado, etc.

sala vip aeroporto
Buffet do American Express Lounge

E se eu precisar passar a noite na sala VIP?

Essa com certeza é a melhor função destas salas, visto que algumas funcionam 24h e a maioria possui serviço de chuveiros. Algumas fornecem até mesmo as toalhas, shampoo e secador. Há também salas com camas, ou sofás-camas, em um espaço privativo, onde você pode descansar como se estivesse em um hotel!!! Enfim, é muito mais confortável aguardar o próximo voo de conexões longas em um sala VIP.

chuveiro aeroporto
Banheiro com chuveiro da sala Vip

Como ter direito às salas VIP´s de Aeroportos?

1. Cartão de crédito

A forma mais comum é ter acesso através de uma bandeira de cartão de crédito. Geralmente, somente os cartões de nível “black” dão este direito. Para isso, é preciso ter um volume considerável de aplicações em um banco (geralmente acima de 150 mil reais) ou então um valor de renda mínima mensal. Algumas vezes, é preciso pagar uma mensalidade do cartão, muitas vezes acima de 100 reais, ou então ter um volume mensal de gastos (como 5 mil reais), para ter a isenção. Enfim, tendo o cartão black você terá direito a acessar gratuitamente as salas VIP’s de aeroportos. Geralmente, há uma quantidade máxima de usos por ano, por isso, é bom consultar as condições.

Basicamente, todos os cartões Visa Infinite e Mastercard Black fornecem este benefício. Outra opção é o American Express Platinum Card.

Atenção: O Mastercard Black oferece uso gratuito de 2 salas VIP´s Lounge Key por ano, além da Sala VIP Mastercard de Guarulhos. Mas o cartão Visa oferece mais acessos à salas Vip´s do que o Mastercard.

Novidade: o Itaú Personnalité passou a oferecer gratuidade na anuidade dos cartões Black para clientes que tenham um investimento mínimo de 50 mil reais .

C6 Bank Carbon Mastercard Black

Este cartão se diferencia dos demais por não exigir renda mínima para sua emissão e dá direito a 4 acessos a salas VIP’s por ano. A anuidade é mais acessível, e caso tenha aplicações no Banco C6 acima de 50 mil reais, é isento de mensalidade.

2. Acesso mediante taxa

Os cartões que oferecem acesso limitado (Mastercard Black e Visa Infinite) podem disponibilizar acessos extras mediante pagamento de uma taxa (ao redor de 32 dólares). Então é preciso pesquisar antes e ver se vale a pena, já que a taxa é alta. Outras salas também oferecem o acesso a quem não tem nenhum desses cartões por uma taxa, mas geralmente é muito alta e não vale a pena (cerca de 100 dólares). Mas exceções existem, por isso é preciso pesquisar em cada aeroporto.

Urban Lounge & Work Aeroporto de Guarulhos (Terminal 2)

Uma novidade no Aeroporto Internacional de Guarulhos é o Urban Lounge & Work. Para ter acesso, é preciso pagar uma taxa a partir de 135 reais (online há descontos – confira o link). Com conceito inovador, ele possui espaço para atividades de co-working, com salas de reuniões equipadas. Além disso, conta também com chaise-lounge, chuveiros, bebidas e snacks à vontade, e serviço de delivery (restaurantes do aeroporto). Então caso esteja viajando a trabalho ou esteja aguardando conexões longas, vale a pena!!!

3. Pagamento por assinatura anual – Priority Pass

Um programa de assinatura de Salas VIP’s é o Priority Pass, que conta com 1.300 salas espalhadas pelo mundo (confira a listagem neste link). É possível associar-se mediante uma taxa anual, que varia de 99 a 469 dólares. O plano mais em conta cobra uma taxa adicional de 32 dólares pelo acesso. Para quem viaja bastante pode valer a pena.

Alguns cartões de crédito incluem este programa, como o Porto Seguro Visa Infinity (primeiro acesso gratuito). O cartão Mastercard Black também dá acesso a 2 visitas anuais nas salas Vips deste programa.

4. Acesso através de pontos de cartões fidelidade

Algumas companhias aéreas disponibilizam o acesso à salas Vip´s por meio do cartão de fidelidade. Então, a cada nova viagem, mais pontos são acumulados, e você poderá trocá-los por cupons de acesso às Salas Vip´s. No caso da Latam, por exemplo, os clientes que atingem a Categoria Elite Platinum têm acesso às salas Vip´s da Latam.

Acompanhantes podem entrar nas Salas VIP’s?

Geralmente as regras variam de cartão pra cartão e de plano para plano. Por isso, é importante consultar as regras antes de contratar um dos serviços. Geralmente, crianças menores de 5 anos possuem isenção.

Precisando de mais dicas de viagem?? Então confira dicas de como comprar câmbio neste post.

Como descobrir onde há Salas VIP’s?

A maioria das Salas VIP’s do mundo estão inseridas em um único programa, chamado LoungeKey. Ele contempla 1.000 salas ao redor do mundo. Para consultar as salas é preciso instalar o aplicativo no celular (App Store ou Google Play). É preciso então se cadastrar com seus dados e o número do cartão.

Outra opção é o aplicativo Lounge Buddy, disponível para Android ou iOs. Com ele você pode encontrar as salas vip’s de aeroportos pelo mundo e até já deixar reservado o seu acesso (cartões American Express).

Afinal, vale a pena ter acesso a uma Sala VIP??

Para aqueles que possuem os critérios de gratuidade pelo cartão de crédito, com certeza vale a pena. Porém, para quem precisa pagar mensalidades do cartão só vale a pena caso viaje sempre ou caso precise do acesso para viagens a trabalho, por exemplo, ou então longos períodos de conexão.

Enfim, estas foram minhas dicas de como ter acesso às salas VIP´s dos aeroportos pelo mundo, e os meios de conseguir ter acesso a esta exclusividade, que com certeza irá trazer mais conforto para sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima