sala vip aeroporto

Sala VIP Aeroporto: Confira como ter acesso

Neste post irei explicar como funciona a Sala VIP de aeroporto e como você pode ter acesso a uma delas!!! Antes restritas apenas a quem voava em primeira classe ou classe executiva, hoje em dia elas são oferecidas por algumas bandeiras de cartões de crédito, mas também podem ser acessadas apenas pagando-se uma taxa ou fazendo uma assinatura anual. Confira neste post todos os detalhes!!!

Atualizado em 20/09/23.

O que esperar encontrar em uma Sala VIP Aeroporto

sala vip aeroporto
Entrada da Sala Vip Mastercard Black no Aeroporto de Guarulhos

A qualidade dos serviços oferecidos varia bastante. Algumas são mais exclusivas, enquanto outras, mais “populares” acabam ficando mais cheias e possuem opções mais básicas. Mas o que todas têm são mesas, cadeiras, sofás, banheiros, tomadas para recarregar o celular, Wi-Fi, espaço com TV e computadores. Algumas possuem espreguiçadeiras para dar aquela “cochilada básica”, e até mesmo quartos com cama e chuveiro. As mais sofisticadas possuem cabeleireiros, spa, e massagem. Outras oferecem espaços para co-working e reuniões. Enfim, variedade é o que não falta, e por isso é preciso pesquisar qual estilo se encaixa mais com o que irá precisar!!!

No Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, temos a a Sala VIP Mastercard Black, Plaza Premiun Lounge (Terminal 2), o LATAM Vip Lounge, Espaço Banco Safra, American Express Lounge, entre outras. Mais informações sobre todas as salas neste link.

Lembrando que além das salas VIP’s, muitos cartões dão acesso a restaurantes conveniados que ficam dentro do aeroporto. Por isso, é importante consultar as opções do seu cartão. Por exemplo, para quem tem o Priority Pass ou LongeKey, é possível utilizar um crédito de $28 dólares no Paris 6 Petit no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos.

Refeições nas Salas VIP´s

O que muitas vezes chama mais a atenção é o buffet das salas VIP’s. Os alimentos costumam ser servidos em balcões self-service, ou à-la-carte e envolvem desde frutas, salgadinhos, pães e frios, até pratos quentes. As bebidas podem ser tanto alcóolicas quanto não-alcóolicas. E o melhor de tudo: é a vontade!!!

Sala VIP Mastercard Black Guarulhos

Recentemente estive na Sala VIP Mastercard Guarulhos e minha experiência não foi como imaginava. Ela estava bem cheia, com poucos lugares para sentar. Achei também o espaço um pouco restrito, não tinha onde deixar as malas, elas acabavam ficando nos corredores. Também havia apenas mesas de centro, o que dificultava a alimentação. Mas havia pequenas refeições, e também lanches e sobremesas. Você também podia se servir de vinho, muito bom por sinal!!!

sala vip mastercard
Balcão de Vinhos da Sala VIP

Sala VIP American Express Lounge

Na Sala VIP American Express o público é menor, e é mais tranquilo para descansar. As fotos abaixo são do Buffet. Veja que é possível fazer pequenas refeições, com pratos com macarrão, frango grelhado, etc.

sala vip aeroporto
Buffet do American Express Lounge

E se eu precisar passar a noite na sala VIP?

Essa com certeza é a melhor função destas salas, visto que algumas funcionam 24h e a maioria possui serviço de chuveiros. Algumas fornecem até mesmo as toalhas, shampoo e secador. Há também salas com camas, ou sofás-camas, em um espaço privativo, onde você pode descansar como se estivesse em um hotel!!! Enfim, é muito mais confortável aguardar o próximo voo de conexões longas em um sala VIP.

sala vip aeroporto
Banheiro com chuveiro da sala Vip

Como ter direito às salas VIP´s de Aeroportos?

1. Cartão de crédito

A forma mais comum é ter acesso através de uma bandeira de cartão de crédito. Geralmente, somente os cartões de nível “black” dão este direito. Para isso, é preciso ter um volume considerável de aplicações em um banco (geralmente acima de 150 mil reais) ou então um valor de renda mínima mensal. Algumas vezes, é preciso pagar uma mensalidade do cartão, muitas vezes acima de 100 reais, ou então ter um volume mensal de gastos (como 5 mil reais), para ter a isenção. Enfim, tendo o cartão black você terá direito a acessar gratuitamente as salas VIP’s de aeroportos. Geralmente, há uma quantidade máxima de usos por ano, por isso, é bom consultar as condições.

Basicamente, todos os cartões Visa Infinite e Mastercard Black fornecem este benefício. Outra opção é o American Express Platinum Card.

Atenção: O Mastercard Black oferece uso gratuito de 2 salas VIP´s Lounge Key por ano, além da Sala VIP Mastercard de Guarulhos. Mas o cartão Visa oferece mais acessos à salas Vip´s do que o Mastercard.

Novidade: o Itaú Personnalité passou a oferecer gratuidade na anuidade dos cartões Black para clientes que tenham um investimento mínimo de 50 mil reais .

C6 Bank Carbon Mastercard Black

Este cartão se diferencia dos demais por não exigir renda mínima para sua emissão e dá direito a 4 acessos a salas VIP’s por ano. A anuidade é mais acessível, e caso tenha aplicações no banco acima de 50 mil reais, é isento de mensalidade.

2. Acesso mediante taxa

Os cartões que oferecem acesso limitado (Mastercard Black e Visa Infinite) podem disponibilizar acessos extras mediante pagamento de uma taxa (ao redor de 32 dólares). Então é preciso pesquisar antes e ver se vale a pena, já que a taxa é alta. Outras salas também oferecem o acesso a quem não tem nenhum desses cartões por uma taxa, mas geralmente é muito alta e não vale a pena (cerca de 100 dólares). Mas exceções existem, por isso é preciso pesquisar em cada aeroporto.

Urban Lounge & Work Aeroporto de Guarulhos (Terminal 2)

Uma novidade no Aeroporto Internacional de Guarulhos é o Urban Lounge & Work. Para ter acesso, é preciso pagar uma taxa a partir de 135 reais (online há descontos – confira o link). Com conceito inovador, ele possui espaço para atividades de co-working, com salas de reuniões equipadas. Além disso, conta também com chaise-lounge, chuveiros, bebidas e snacks à vontade, e serviço de delivery (restaurantes do aeroporto). Então caso esteja viajando a trabalho ou esteja aguardando conexões longas, vale a pena!!!

3. Pagamento por assinatura anual – Priority Pass

Um programa de assinatura de Salas VIP’s é o Priority Pass, que conta com 1.300 salas espalhadas pelo mundo (confira a listagem neste link). É possível associar-se mediante uma taxa anual, que varia de 99 a 469 dólares. O plano mais em conta cobra uma taxa adicional de 32 dólares pelo acesso. Para quem viaja bastante pode valer a pena.

Alguns cartões de crédito incluem este programa, como o Porto Seguro Visa Infinity (primeiro acesso gratuito).

4. Acesso através de pontos de cartões fidelidade

Algumas companhias aéreas disponibilizam o acesso à salas Vip´s por meio do cartão de fidelidade. Então, a cada nova viagem, mais pontos são acumulados, e você poderá trocá-los por cupons de acesso às Salas Vip´s. No caso da Latam, por exemplo, os clientes que atingem a Categoria Elite Platinum têm acesso às salas Vip´s da Latam.

Acompanhantes podem entrar nas Salas VIP’s?

Geralmente as regras variam de cartão pra cartão e de plano para plano. Por isso, é importante consultar as regras antes de contratar um dos serviços. Geralmente, crianças menores de 5 anos possuem isenção.

Precisando de mais dicas de viagem?? Então confira dicas de como comprar câmbio neste post.

Como descobrir onde há Salas VIP’s?

A maioria das Salas VIP’s do mundo estão inseridas em um único programa, chamado LoungeKey. Ele contempla 1.000 salas ao redor do mundo. Para consultar as salas é preciso instalar o aplicativo no celular (App Store ou Google Play). É preciso então se cadastrar com seus dados e o número do cartão.

Outra opção é o aplicativo Lounge Buddy, disponível para Android ou iOs. Com ele você pode encontrar as salas vip’s de aeroportos pelo mundo e até já deixar reservado o seu acesso (cartões American Express).

Afinal, vale a pena ter acesso a uma Sala VIP??

Para aqueles que possuem os critérios de gratuidade pelo cartão de crédito, com certeza vale a pena. Porém, para quem precisa pagar mensalidades do cartão só vale a pena caso viaje sempre ou caso precise do acesso para viagens a trabalho, por exemplo, ou então longos períodos de conexão.

Enfim, estas foram minhas dicas de como ter acesso às salas VIP´s dos aeroportos pelo mundo, e os meios de conseguir ter acesso a esta exclusividade, que com certeza irá trazer mais conforto para sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima