Confira como foi minha visita à Universidade de Washington, que fica na cidade de Seattle. Eu indico o passeio para quem for se hospedar próximo à região ou então se você for ficar alguns dias na cidade. O passeio é bem diferente, e você poderá conhecer a biblioteca que parece saída de um filme do Harry Potter, além caminhar por um campus muito lindo!!!
Como chegar à Universidade de Washington
É bem fácil de chegar de transporte público até a Universidade. Basta pegar o metrô Linha 1 e descer na estação University of Washington Station. Essa linha sai do centro da cidade em diversos pontos. A saída da estação fica bem ao lado do Estádio de Futebol Americano dos Huskies. Saindo da estação basta subir pela passarela que atravessa a rua e você já estará então no campus da universidade.
Um pouco sobre a Universidade de Washington
Ela é a principal Universidade do Estado. Estive lá recentemente, e devo dizer que vale a pena conhecê-la, pois a visita vai muito além de prédios de salas de aula. O campus é muito bonito, e você irá passar por jardins, fontes, além de uma biblioteca que se parece com a “biblioteca do Harry Potter”.
A Universidade foi erguida em 1861, e é uma das mais antigas da costa oeste. Ela é uma universidade pública prestigiada, principalmente na área de pesquisa científica, saúde e engenharia. Está sempre listada entre as 20 melhores do mundo na listagem da Academic Ranking of World Universities!!!
A universidade se estende por 807 acres (3,3km2), e engloba também alguns prédios nas cidades de Tacoma e Bothell. Ali estudam 50 mil alunos e no total são 500 prédios. Ou seja, é um campus gigantesco, muito maior do que estamos acostumados a ver em universidades no Brasil.
Curiosidade: estas são algumas das personalidades famosas que cursaram a universidade: Bruce Lee, Kenny G., e Rainn Wilson.
O time de futebol americano da faculdade se chama Huskies, e o estádio fica bem em frente à estacão de metrô. Se puder conhecer, vale a pena a experiência!!!
Ponto Panorâmico do Mount Rainier
Caso você chegue pela universidade de metrô, logo após subir o jardim, e antes da fonte de água, há um placa dizendo que ali é o ponto vista panorâmica do Monte Rainier. Nos dias mais claros e sem nuvens, é possível avistar o enorme vulcão, que se estende ao fundo, coberto de neve. Mas infelizmente nos dias que fui estava um pouco nublado.
Biblioteca Suzzallo
Esta é a biblioteca que se parece com a biblioteca do filme Harry Potter, pois ela tem um aspecto bem particular!!! Com suas luminárias de ferro que parecem grandes candelabros, seus enormes vitrais, seu pé direito bem alto, e os móveis de madeira, parece ter saído de um filme de fantasia.
O nome Suzzallo homenageia Henry Suzzallo, que foi presidente da universidade até 1926. Ela foi construída em estilo gótico moderno, com grandes arcos superiores e vitrais reproduzindo imagens da renascença.
A biblioteca possui diversos setores, este que falei pode ser acessado subindo o 1o lance de escadas e virando à direita. Aí você precisa entrar por esta porta abaixo:
Digo isso pois a primeira vez que fui, subi as escadas e fui andando adiante, e acabei entrando na outra parte da biblioteca, a mais moderna, onde estão diversas fileiras com a maior parte dos livros. No total são 6 milhões de volumes!!!
Museu Burke
Aberto de 3af a domingo das 10h-17h.
O Burke Museum of Natural History and Culture é o museu de história natural da Universidade de Washington. Fundado em 1899, ele é o museu mais antigo do estado!!! Possui mais de 16 milhões de artefatos, com a maior coleção de asas de pássaros do mundo. Ali você encontra diversos animais preservados e também fósseis (como muitos dinossauros), além de objetos de arte de índios nativos norte-americanos. Há exposições tanto temporárias quanto permanentes, então vale a pena checar no site (neste link) antes de visitar. Os ingressos também podem sem comprados online e custam 22 dólares (crianças até 3 anos não pagam).
Cerejeiras Da Washington University
Caso você vá para Seattle em fevereiro ou março, não deixe de visitar as cerejeiras do campus!!! Elas são um espetáculo à parte. A cidade inteira vai lá para tirar fotos, há até transmissão online para que você possa conferir como estão as flores. Elas ficam em um grande jardim logo após a biblioteca.
O que fazer nos arredores da Universidade de Washington
A universidade fica em um bairro bem interessante. Ali há muito restaurantes, cafeterias, e as ruas estão sempre movimentadas com os estudantes. Eu recomendo tomar um café no Bulldog News & Cafe, na Avenida University Wy NE. Ali há diversas opções de doces e também croissants, e você pode se sentar no interior enquanto lê um livro. Mas, se preferir, há também mesinhas na calçada. E o melhor de tudo são os preços: bem mais em conta do que em outras regiões da cidade.
Outro lugar que recomendo conhecer é o mercado de produtos coreanos, chamada H Mart UW . Ele fica na mesma rua da cafeteria acima, e possui dois andares, com uma enorme variedade de produtos orientais, e no andar de cima, há artigos de beleza importados do Japão, coreanos, e chineses, além de produtos para casa. Também há produtos alimentícios de diversos lugares do mundo, incluindo do Brasil!!! Enfim, também achei os preços bons, vale a pena conhecer.
Caso você goste de fazer compras, caminhando cerca de 20 minutos, você chega no University Village, um shopping ao ar livre, com muitas lojas de marcas e restaurantes (confira detalhes neste post).
Enfim, espero que tenham gostado das dicas sobre como visitar a Universidade de Washington em Seattle, um passeio diferente e que vale a pena ser feito!!!