santo antonio de lisboa

Santo Antonio de Lisboa SC – Descubra o que fazer

Descubra o que há em Santo Antonio de Lisboa, um vilarejo histórico de Florianópolis. A vila é uma das três mais antigas da cidade, e alguns dos casarões ainda estão preservados. Inclusive, é possível almoçar ou jantar dentro de um deles. É um bairro bem diferente do resto da cidade, e por isso vale a pena ir lá para comer ostras ou simplesmente almoçar à beira-mar e caminhar pelas suas ruelas.

Onde fica Santo Antonio de Lisboa???

Localizado a cerca de 15 km do centro de Florianópolis, está na região norte da ilha. Para chegar lá é preciso ir pela BR SC 401. Ele fica à beira-mar. Da orla, é possível ter uma vista panorâmica do centro de Floripa, incluindo a Avenida Beira-mar.

História de Santo Antonio de Lisboa

santo antonio de lisboa
Placa de boas-vindas na praça

A origem do nome vem do monge português Antonio de Lisboa, que foi santificado pelo Papa. Este local recebeu os seus primeiros habitantes no século XVII. Os que chegaram eram, em sua maioria, luso-brasileiros que se mudaram de São Francisco do Sul. Eles deram o toque português ao distrito, na época chamado de Nossa Senhora das Necessidades. Inicialmente, foi um entreposto marítimo. Mas algumas décadas depois, vieram os imigrantes açorianos, que acrescentaram novos costumes ao local.

A pesca, pecuária e agricultura eram as principais formas de subsistência do povoado. O comércio marítimo se expandiu tanto que, em 1845, o povoado recebeu a visita do Imperador D. Pedro II acompanhado pela Imperatriz Theresa Cristina. Ele se hospedou no casarão em que hoje é o restaurante Villa do Porto, ao lado da praça. Para sua vinda, foi preparado o calçamento de pedra da rua que beira a orla. Preservada até os dias de hoje, é considerada a rua de pedras mais antiga de Santa Catarina. Construída nos moldes portugueses, a vila possui duas ruas principais paralelas e poucas transversais.

Entretanto, com a construção da Ponte Hercílio Luz, a região acabou caindo em declínio, sendo revitalizada apenas na década de 80. Hoje em dia, o cultivo de ostras e a pescaria são as principais atividades econômicas da vila.

santo antonio de lisboa
Vista da orla com o cultivo de ostras ao fundo

Lojas de Artesanato e Cerâmica

O bairro também é conhecido pela sua produção artesanal, principalmente de objetos de cerâmica. Há estúdios que vendem produtos produzidos por artistas locais e outras, com artistas de várias regiões. Alguns são pintados no estilo “português”, inspirados no “azul” dos azulejos portugueses. Outros, representam a natureza local, com pássaros, galinhas, e peixes. Há também uma loja especializada em produtos da Frida Kahlo. O preço dos produtos é dentro da média, nada exorbitante. Então vale como uma boa lembrança!!!

Uma das lojas de artesanato e cerâmica

Santo Antonio de Lisboa Restaurantes

Eu recomendo fortemente ir lá para almoçar ou jantar. É possível comer na avenida à beira da Praia de Santo Antonio de Lisboa, com mesinhas à beira-mar. O clima interiorano e calmo, destoa do agito de Florianópolis. Eu fui no Restaurante Villa do Porto. Eles servem pratos para duas pessoas mas também individuais. Provei um risoto de frutos do mar que estava delicioso e muito bem servido.

Já para quem gosta de ostras, na mesma rua há o Freguesia Oyster Bar e Restaurante. Ali chegam as ostras que são cultivadas no mar logo em frente. É possível provar um rodízio de ostras e também fazer uma harmonização com vinhos!!! Aliás, Florianópolis é a maior produtora de ostras do Brasil!!! Uma opção para quem gosta de bacalhau é a Marisqueira Sintra. Por fim, ali você não encontrará restaurantes populares, só restaurantes mais caros. Mas vale a pena!!!

Praça Roldão da Rocha Pires

praça roldão
Praça muito agradável

Esta pequena praça, que curiosamente fica em uma ladeira, possui diversos bancos para sentar, mesas de xadrez, e aos finais de semana há músicos de rua e uma feira de artesanato. A praça está bem na entrada do bairro e descendo você chega a orla. Ao redor há cafés, lojas de artesanato e restaurantes. E o melhor de tudo é que ali há muita sombra, portanto, ideal para se abrigar nos dias mais quentes.

No topo da praça está uma placa em azulejos que sintetiza um pouco a história do vilarejo.

Igreja Nossa Senhora das Necessidades

Fachada da Igreja

Construída entre 1750 e 1756, ela é tombada pelo Patrimônio Histórico de Florianópolis. Sendo uma das mais antigas arquidioceses do estado, ela possui as características açorianas preservadas. Possui uma fachada bem simples, mas que contrasta com o seu interior, com características do barroco e rococó.

Horários de missa neste link.

Interior da Igreja

Indo para Florianópolis??? Então não deixe de conhecer a Praia de Jurerê, confira neste post.

Presépio em Tamanho Real

Conhecido como Presépio de Santo Antônio, este presépio em tamanho real está localizado bem de frente à Igreja Representa a chegada do menino Jesus e os Reis Magos.

O presépio em tamanho real

O que mais fazer em Santo Antonio de Lisboa

A Praia de Santo Antônio de Lisboa fica na Rua 15 de Novembro, e é própria para o banho. Mas como a faixa de areia é pequena, geralmente há pouca gente no mar. Mas o pôr-do-sol ali é um dos mais famosos de Floripa. Ao final da avenida principal há um letreiro “eu amo santo antonio” que também é bastante requisitado, pois no fundo fica o mar e a região central de Floripa.

Também achei bem interessante caminhar pelas ruelas e observar as casas antigas, que, recentemente foram restauradas. Aproveite para entrar em um dos cafés ou sorveterias e curtir um pouco o clima interiorano.

santo antonio de lisboa
Um dos casarões da cidade que sofreram restauração

Enfim, estas foram minhas dicas do que fazer em Santo Antonio de Lisboa em Florianópolis SC!!! Então, caso forem ficar mais do que 3 dias na cidade, vale a pena conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima