Siena, na Toscana, é um dos destinos mais procurados da Itália. Com monumentos turísticos conhecidos mundialmente, como a Torre de Siena, e o Duomo, possui também uma vila medieval que nos leva ao passado. Confira o que fazer em Siena e também dicas de hospedagem, alimentação e como se locomover pela cidade, pois a cidade pode ser um pouco complicada para quem vai pela primeira vez.
Como se locomover por Siena
Como disse anteriormente, Siena é uma cidade cheia de ladeiras, ruas estreitas, o que são desafiadoras para quem está chegando com malas. Abaixo dou dicas de como se locomover dependendo do seu meio de transporte.


Onde estacionar em Siena
Caso vá de carro, o estacionamento mais barato é o da estação ferroviária (2 euros por dia!) e você ainda tem direito a um passe de ida e volta de ônibus (para maiores informações acesse este link). Neste link há diversos outros estacionamentos, que ficam mais próximos ao centro histórico, porém, que são mais caros.
Chegando em Siena por trem


Siena é uma cidade dividida em duas: o centro histórico e a parte mais nova. Para se chegar ao centro histórico vindo do terminal de trem, é preciso subir por um extenso morro. Ou seja, para quem chega com as malas no terminal de trem, eu recomendo ir de carro ou de ônibus até o centro histórico. E aqui está um pequeno macete (que muitos não sabem e que eu também não sabia!):
Saindo do terminal de trem, se você estiver indo ao centro histórico, NÃO PEGUE OS ÔNIBUS QUE PARAM NO PONTO DE ÔNIBUS QUE FICA EM FRENTE À ESTAÇÃO!!! Isso porque os ônibus que ali passam estão vindo do centro histórico e indo para os outros bairros no subúrbio de Siena. É preciso entrar em um shopping que fica em frente à estação, e ir subindo as escadas rolantes (são várias!!!) até chegar na rua acima. Atravessando, há um ponto de ônibus que leva ao centro histórico!!!
Se locomovendo de ônibus em Siena Itália
Os terminais possuem um telão com os próximos ônibus, sendo que os que levam da estação ferroviária ao centro turístico (até o Terminal Via Tozzi) são o S01, OS3 e S10. Mas atenção, os ônibus com 3 números, a linha 131, por exemplo, são ônibus intermunicipais, e é preciso comprar os bilhetes com o motorista (preços mais caros!). Para os ônibus locais, é possível comprar os bilhetes nas tabacarias da estação ferroviária. Não esqueça de validá-los assim que entrar no ônibus.


Atenção – Pagamento da passagem de ônibus por cartão de crédito por aproximação: há também a opção de pagamento por aproximação dentro do ônibus. Caso vá utilizar este meio, recomendo colocar o cartão antes no GoogleWallet ou ApplePay, pois já vi casos em que o fiscal pediu o cartão, mas como o pagamento ainda estava em processamento, quis aplicar a multa!!! Caso esteja no app, a confirmação é instantânea.
Onde se hospedar em Siena Itália
Caso você vá com muitas malas, recomendo não se hospedar dentro do centro histórico e sim, ao seu redor!!! Isso porque dentro do centro histórico não podem trafegar carros, e somente em algumas localidades os táxis podem acessar. Se você for a pé, as ruas são bem íngremes, e vai ser um perrengue chegar até sua hospedagem!!! Eu me hospedei próximo ao terminal de ônibus da Via Tozzi. Minha intenção era fazer diversos bate-e-volta para outras cidades e isso facilitou bastante, já que os ônibus saem todos de lá.


Quantos dias ficar em Siena Itália???
Eu fiquei 7 dias em Siena, pois aproveitei para fazer diversos bate-e-voltas (é perto de Assis, San Gimignano, Florença, Perugia). Mas se você quiser conhecer somente Siena, eu recomendo ficar 2 dias. Um dia pode ser bem corrido, e como é preciso andar bastante, pode ser um pouco cansativo e não daria para conhecer todas estas atrações que irei citar.
Onde comer em Siena
Para quem quiser comer bem, mas sem gastar horrores, eu recomendo a Osteria La Chiacchera. Como de praxe, as osterias possuem um preço mais em conta, com um cardápio mais simplificado. Nós fomos neste restaurante em nosso primeiro dia em Siena, eu comi um nhoque de gorgonzola com speck (um tipo de bacon) e o ossobuco alla senese, e estava muito gostoso!!! Além disso, fomos muito bem atendidas e o pedido chegou rápido.


Caso esteja a fim de comer uma pizza, eu recomendo a La Piccola Ciaccineria, que é um lugar realmente pequeno, onde você pode pegar pizza inteira ou fatias para viagem. É um local bem tradicional, com bons preços e com ótimas avaliações!!!
Também não deixe de provar os pratos típicos da toscana, como por exemplo, a ribollita (sopa de pão e legumes), o cinghiale (carne de javali), o presunto toscano, o vinho toscano, entre outros.
Para a sobremesa, eu recomendo a Gelateria La Mandorla, que fica um pouco mais afastada da região turística, mas que oferece um delicioso cannoli, com certeza, um dos melhores que já provei na vida (eles montam ele na hora!!!).


Principais atrativos de Siena
1. Catedral de Siena
Ingresso: 5€
Compra pelo site oficial neste link.
A Catedral de Siena, também conhecida como Duomo de Siena, é uma igreja medieval originalmente construída no século XIII. Ela é toda feita de mármore, rocha comum na região, e possui em seu interior as icônicas colunas de mármore branco-e-preto (que também são a cor do brasão de Siena).


Para visitá-la é preciso comprar um ingresso, que pode ser somente para a igreja, ou também para outras atrações, como o Museu da Ópera do Duomo, o Batistério e a Cripta. Eu recomendo comprar online na alta temporada, pois o número de visitantes é limitado e pode haver filas.
Sua fachada possui muitos detalhes, com esculturas de filósofos, poetas e apóstolos, além de duas colunas da loba capitolina amamentando Rômulo e Remo, símbolos de Siena.
Curiosidade: se você prestar atenção à parte externa da catedral, verá uma grande parede inacabada: ela fazia parte de um projeto para ampliação da Igreja, que queria ser tão grandiosa quanto a Catedral de Florença.


Em seu interior, além das colunas impressionantes, há também 200 bustos esculpidos de papas e imperadores. O chão da igreja também é todo decorado, possuindo painéis feitos com mármore pintados à mão, em um trabalho minucioso, que levou 200 anos para sua conclusão. Tanto que apenas algumas partes do piso são revelados durante o ano, para se manterem conservados.


A obra mais antiga da igreja é o púlpito de mármore-de-carrara, onde estão esculpidos leões que sustentam suas colunas, inspirado no Julgamento Final.


Biblioteca Piccolomini
Ela leva o nome do papa Pio II e possui diversos afrescos contando a sua história, além de iluminuras. As iluminuras são como grandes livros com suas letras decoradas em estilo medieval. Bem impressionantes!!! Os afrescos foram obra do famoso pintor de Perugia, Pinturicchio, e recobrem todo o interior da biblioteca.




2. Basílica de São Domingos
Ela também é chamada de Basílica Cateriana, pois Santa Catarina de Siena, que morava ali perto, frequentava esta igreja. Ela é uma das mais importantes da cidade e chama a atenção por seu tamanho. Construída no século XIII, foi ampliada posteriormente, e em sua história sofreu diversos infortúnios, como incêndios, ocupações militares e até um terremoto, em 1798.


Há muitas obras de arte no interior da Igreja, além das relíquias de Santa Catarina, que incluem o seu crânio e também o seu dedo indicador, em exibição permanente. As relíquias podem ser vistas na parte direita da Igreja, onde fica a Capela de Santa Catarina.
3. Fortezza Medicea


Esta fortaleza, que ocupa o bairro de San Prospero, é do século XVI, e foi construída onde antes era um castelo da época da ocupação espanhola. Ela funcionou como uma fortaleza militar até o século XVII, quando então se tornou um parque público. Conhecê-la é um passeio muito agradável, pois você pode caminhar sobre suas muralhas e ter uma vista panorâmica do centro histórico. Ali há uma enoteca que vende vinhos locais, além ser sede de exposições de arte e festivais de música, como por exemplo o Siena Jazz Festival.


Indo para a Itália??? Então não deixe de conferir estas minhas dicas de Transporte na Itália neste link.
4. Santuário de Santa Catarina


Localizado próximo à Basílica de São Domingos, este Santuário foi construído entre 1683 e 1700 no local onde era sua antiga casa. No interior dele há a Igreja do Crucifixo, a qual possui em seu altar-mor um crucifixo pelo qual Santa Catarina teria recebido os estigmas. Ali também estão algumas relíquias da Santa, além de muitas pinturas que retratam a vida da Santa. No complexo também é possível visitar o Oratório da Cozinha, que fica onde era originalmente a cozinha da família de Santa Catarina. É possível ver o piso original e também o forno antigo preservado. Há muitos afrescos nas paredes, com pinturas da canonização da Santa.
5. Fontebranda – Siena Itália


Esta fonte medieval, citada por Dante Alighieri na “Divina Comédia”, funciona até os dias atuais, e é um passeio bem interessante!!! A água que chega até lá percorre vários quilômetros de distância por aquedutos subterrâneos, e no passado tinha diversas finalidades. Se você reparar, ela se divide em 3 “tanques”, por onde a água escorre: o primeiro, era para consumo humano, o segundo, para os animais beberem, e o último, para lavar as roupas. A cor da água da fonte é linda, em tons de azul e verde, que dependendo do sol, refletem em diversas cores!!! Ali também era um local frequentado por Santa Catarina, e fica pertinho do santuário.
6. Piazza del Campo – Siena Itália


Esta praça, que é o ponto nevrálgico da cidade, é interessante por ter formato de uma letra “D”. Além disso, ela se inclina em um dos lados. No lado mais baixo, está o Palazzo Pubblico e sua torre, a Torre del Mangia. Conhecido também como Palazzo Comunale, o Palazzo Publico é a sede da prefeitura de Siena. Sua construção ocorreu no século XIV, e é todo de tijolos, com estilo medieval e gótico.
Em seu interior está o Museo Cívico da cidade, decorado com diversos afrescos. É possível adentrar gratuitamente no seu pátio e de lá ter esta vista espetacular da Torre del Mangia:


A Torre del Mangia possui 102 metros de altura, e é possível subir até seu topo (ingresso €10). Ela leva este nome por causa do apelido do seu guardião, Giovanni di Balduccio, famoso por alimentar-se em excesso (“mangiare” significa “comer” em italiano).
Pode-se comprar os ingressos tanto para o Museo Civico quanto para subir a Torre na entrada do Palácio.
No lado oposto ao do palácio, está a Fonte Gaia. Inaugurada também no século XIV, ela foi um marco na cidade por trazer água subterrânea, algo novo para a época. Ela possui diversas estátuas em relevo sobre mármore, como a “Madona e o menino”, e é cercada por alegorias que representam as Virtudes. Ela foi reconstruída em 1859 após sofrer avarias após um dos Palios de Siena.


O que é o Palio di Siena???
O Palio de Siena é uma corrida de cavalos que se iniciou na época medieval, e que acontece até os dias de hoje!!! Ela ocorre anualmente nos dias 2 de julho (dia de Nossa Senhora da Providência) e 16 de agosto (dia de Nossa Senhora da Assunção), e reúne milhares de pessoas na Piazza del Campo, onde os cavalos e seus jóqueis correm em volta da praça, com o público no centro. Uma das regras curiosas é que mesmo que o jóquei caia, o cavalo ainda pode vencer a corrida. Cada equipe pertence a um bairro diferente da cidade (“contrada”), que totalizam 17 e têm sua bandeira própria, que pode ser vista pendurada nas paredes das casas.
7. Feira-livre de Siena Itália


Todas as quartas-feiras ocorre uma feira de rua ao lado do Terminal de ônibus da Via Tozzi. Ali vende-se muitas roupas, sapatos, e também produtos para casa, tudo a preços bem convidativos!!! Havia muitos casacos a 10 euros, e também peças de roupas a 8 euros. É preciso garimpar bastante para achar as peças de melhor qualidade e preço, mas com certeza, o preço é melhor do que nas grandes magazines.
8. Igreja Medieval – San Pietro alla Magione
Endereço: Via Camollia, 181.


Se você quiser conhecer uma das mais antigas igrejas de Siena, vá até esta igreja!!! Ela é do ano 900, tendo sido construída pelos Cavaleiros Templários, e servia de hospedaria aos peregrinos Posteriormente, ela passou a ser administrada pela Ordem dos Cavaleiros de Malta. Toda construída em pedra, foi restaurada em 1900, e possui ainda em suas paredes afrescos da época medieval, já um pouco apagados, mas muito interessantes!!!
Anexo a ela está uma capela construída após a peste negra, que dizimou a cidade. Ela é bem escura, com apenas uma pequena janela, e dá para ter idéia como era escura na época em que havia apenas iluminação por velas.
9. Consorzio Agrario Siena Itália
Via Pianigiani, 9.
Fechado aos sábados e domingos.


Esta é uma loja que fica no centro histórico e vende produtos produzidos pelos agricultores da região. Ali você encontra de tudo: chocolates, salames, queijos, geléias, vinhos, enfim, um ótimo local para comprar alimentos que você só encontra na Toscana. Os preços são um pouco mais salgados do que dos supermercados, mas se nota que a qualidade dos produtos é muito boa, além de serem mais frescos!!! Ali também é possível comer lanches e pizzas em fatias.


10. Muralhas de Siena Itália


Por fim, não deixe de caminhar até as muralhas antigas da época medieval de Siena. O principal portal é o Porta Camollia e pode ser acessado pela Via dei Montanini (uma das ruas principais do centro histórico), que posteriormente muda de nome para Via Camollia. Dali você também pode ter vistas panorâmicas da região rural ao redor da cidade, visual bem típico da Toscana.
Bom, finalizo aqui minhas dicas sobre a cidade de Siena, na Itália. Espero que tenham gostado!!! Caso tenham dúvidas, deixem nos comentários!!! Abraços e até a próxima.