Bate e volta de Gramado

Bate e volta de Gramado: Confira 3 Roteiros

Neste post irei elencar os principais passeios que podem ser feitos em um bate-e-volta saindo de Gramado, no Rio Grande do Sul. Os arredores de Gramado, que compreendem Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves (no Vale dos Vinhedos), possuem atrações para todas as idades e gostos!!! Então vamos a elas!!!

1º Bate e volta de Gramado: Canela

Cascata do Caracol

Sem dúvida, um passeio que todos deveriam fazer ao ir para Gramado!!! Esta cachoeira de 130 metros de altura, está localizada na cidade de Canela, a 7 km de Gramado. Suas águas, provenientes do Rio Caracol, desaguam em uma falésia, e formam esta paisagem magnífica!!! Para vocês terem ideia, ela só é menos visitada do que as Cataratas do Iguaçu.

Está localizada dentro do Parque Estadual do Caracol, então para chegar até lá é preciso adentrar o parque. O ingresso custa 20 reais por pessoa. No caminho há um mirante, onde você pode tirar lindas fotos, como esta aqui:

Bate e volta de Gramado
Vista do Mirante

Depois, chegando no estacionamento, é possível fazer uma caminhada até bem próximo a queda de água. A trilha é bem sinalizada e muito bonita. Ao final dela, há uma grande escadaria, que desce até a região da sua base. No total são 730 degraus!!! Então prepare-se para queimar algumas calorias!!! Mas prepare-se para se molhar, pois ao chegar perto da queda, você acaba sendo atingido pelo vento e muita água.

Placa informativa antes de descer as escadas
Bate e volta de Gramado
Vista das escadarias da cascata

Caso prefira, é possível também fazer um passeio através de um bondinho áereo. Porém, fica em outro parque, a cerca de 1km dali (Rua Estrada da Ferradura 699). O ingresso do bondinho custa 48 reais (acesse este link para compra online) e permite que você faça o passeio até o mirante. Porém, caso queira ver a cascata mais de perto, recomendo fazer a trilha que mencionei anteriormente!!!

cascata do caracol
Trilha para chegar na cascata

Mundo a Vapor

Ingressos: Adultos – 48 reais (crianças pagam meia)

Endereço: Av. Don Luiz Guanella

bate e volta de gramado
Vista da entrada do Parque Mundo a Vapor

Esta atração é bem particular, pois logo de cara você fica confusa sobre o significado deste trem caindo de um prédio!!! Para quem não conhece a história, esta é uma réplica de um acidente que ocorreu em 1.895, na Estação Montparnasse, em Paris. Na ocasião, um trem à vapor perdeu os seus freios, atravessando as paredes da estação e caindo de uma altura de 12 metros.

trem caindo gramado
Foto da época do acidente

Esta foto é apenas da entrada do Parque. Mas mesmo para quem não pretende visitá-lo, vale a pena ir até ali ver de perto e tirar umas fotinhas!!!

Recomenda-se o parque para famílias, especialmente aquelas com crianças. O parque tem a intenção de mostrar como são montados os trens a vapor. É um passeio educativo, que conta com peças de trens e diversos trens a vapor em miniatura. Todas as etapas são explicadas por guias. Ao final do passeio é possível fazer um tour pelo parque em um trem.

2º Bate e volta de Gramado: Nova Petrópolis RS

Bate e volta de Gramado
A Praça Central da cidade com seus jardins

Nova Petrópolis fica bem próxima à Gramado, cerca de 35 km. É uma pequena cidade, com cerca de 20.000 habitantes, muito charmosa, e que foi construída principalmente por imigrantes alemães. Por isso, mantém suas edificações neste estilo. Além disso, é famosa por seus jardins floridos que enchem os olhos dos turistas.

A praça com as árvores com folhas avermelhadas

Como estávamos de passagem, conhecemos somente uma de suas atrações, o Labirinto Verde. Localizado na praça central da cidade (Av. 15 de Novembro), é formado por um labirinto composto de grandes arbustos. Ali ao lado também há uma lojinha de artesanato, e o Monumento do Cooperativismo, com grandes estátuas que celebram a união dos produtores. Nesta praça há diversos jardins com flores e no inverno as folhas das árvores adquirem a coloração avermelhada, muito lindas!!!

O Labirinto Verde

Caso tenha mais tempo, aproveite para saborear uma comida típica alemã, em um dos restaurantes, ou então visitar uma de suas malharias (são 100 na cidade). Aliás, em maio, acontece o Festimalha, que desde 1.990 atrai milhares de visitantes.

Vamos conhecer os atrativos de Gramado?? Então veja tudo sobre neste post.

3º Bate e volta de Gramado: Vale dos Vinhedos

Passeio de Maria Fumaça

Bate e volta de Gramado
Maria-fumaça chegando na estação

Este é um passeio imperdível!!! E não é só para crianças não, pois o passeio é regado a muito vinho e música. Além disso, ele te leva às principais vinícolas da região. O trem passa pelas estações Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. Nós optamos ir de carro até a estação Carlos Barbosa e aí embarcar no trem. O trem percorre 23 km e o passeio dura cerca de 2 horas. No interior do trem músicos vestidos à caráter passam tocando músicas italianas e chamando as pessoas para dançar, tudo em um embalo bem divertido e animado!!!

O guia forneçe as primeiras explicações no interior da maria-fumaça

A primeira parada é em Garibaldi, onde os turistas são recepcionados com uma taça de espumante moscatel ou suco de uva. O trem fica parado por alguns minutos, o que dá tempo de sair e tirar umas fotos na estação. O sino toca e é hora de entrar e seguir viagem até Bento Gonçalves. Ali nós descemos e fomos de carro até a vinícola Salton.

Porta-taças nas paredes do trem, uma ótima idéia

Vinícolas do Vale dos Vinhedos

A região é contemplada por muitas vinícolas, sendo as principais: Casa Valduga, Aurora, Salton e Torcello. Mas há outras dezenas de opções, todas seguindo um padrão de qualidade e normas da região. Algumas são mais comerciais, outras, mais artesanais, mas com certeza você irá se surpreender com o passeio e a degustação.

Vinícola Salton – Bento Gonçalves

Esta vinícola centenária, fundada por Antonio Domenico Salton, imigrante italiano da região do Veneto, começou a operar em 1910. É reconhecida por ser uma das melhores vinícolas brasileiras, sendo sua especialidade os espumantes. No tour você irá aprender sobre todo o processo de fabricação dos vinhos e espumantes, visitando também os porões onde são fermentados em enormes barris, nas famosas cavas. O prédio da sede da vinícola é bem bonito, e é possível observar todo o vinhedo das janelas. Ao final do tour é realiza-se a degustação com diversos tipos de vinhos e espumantes. Os ingressos custam 40 reais, e pode-se fazer a reserva com antecedência pelo site. Mas existem outros 2 tipos de tours: um deles inclui degustação com tábua de frios no interior das caves e o outro é durante na época da colheita, e permite que os visitantes participem do processo de pisa das uvas.

Eu “inspecionando” as garrafas de vinho envelhecidas

Casa da Ovelha/Parque da Ovelha

Rodovia Linha Palmeiro, 400 – Bento Gonçalves.

  • Aberta todos os dias: das 09:15 às 17:00 (loja)
  • Última entrada para o Parque às 16:00h
Bate e volta de Gramado
A Casa da Ovelha construída pelos imigrantes

Esta atração, também no Vale dos Vinhedos, é ótima tanto para as crianças como para os adultos!!! A Fazenda da Ovelha é uma fazenda de ovinos que permite a visitação e também a degustação dos seus produtos. Na Casa da Ovelha, um prédio histórico de 1917 construído pelos imigrantes italianos, você encontra uma lojinha com os produtos frescos da fazenda, incluindo queijo, cosméticos, iogurtes e doces, além de souvenires.

Para conhecer a fazenda é necessário adquirir ingressos, disponíveis online com desconto através deste link.

Bate e volta de Gramado
As ovelhas no pastoreio

Há a opção também de acompanhar a atividade de pastoreio do border collie. Neste passeio você vai de carrinho até o rebanho e pode acompanhar tudo de pertinho e no fim do passeio tem um picnic degustação. Esse passeio é um pouco mais caro, mas vale a pena!!!

picnic
O picnic com os produtos da fazenda

Também é possível assistir e participar da amamentação dos filhotes (dando mamadeiras), a ordenha, e a tosquia. Há também a exibição da falcoaria, em que um falcão adestrado mostra suas habilidades de caça. Cada atividade ocorre em um horário pré-determinado, que está disponível no site oficial. Então, caso você queira acompanhar todas as atividades, gastará quase o dia todo neste passeio!!!

Almoço: Mamma Gema

Estrada RS 444, KM 18,9 S/N Vale dos Vinhedos.

Este restaurante foi uma experiência bem agradável!! Ele oferece buffet com rodízio de massas, incluindo a sobremesa (o custo é ao redor de 120 reais). Vale bem a pena, pois além das massas deliciosas e muito bem preparadas, o local é bem agradável. Tem diversas opções também para quem é vegetariano, eu particularmente, gostei do nhoque com molho funghi e também do tortei de abóbora com castanhas.

Enfim, estas foram as minhas dicas de passeios para se fazer em um bate-e-volta de Gramado, no RS. Com certeza há passeios para muitos dias, pois a região é muito bonita!!! Espero que tenham curtido e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima