cinque terre itália
|

Cinque Terre na Itália – Vale a pena conhecer???

Eu estive na Cinque Terre na Itália em abril de 2025, e fiz um bate-e-volta saindo de trem de Livorno. Neste post mostro as principais atrações de cada uma das cinco cidades, dicas que você precisa saber antes de ir e também conto se valeu a pena conhecê-las em apenas um dia!!!

Primeira dica: compre o Cinque Terre Card

Se você planeja conhecer as cidades utilizando o trem, é preciso comprar o cinque terre card, que é um passe de trem. Ele dá direito a fazer múltiplos passeios entre as Cinque Terre, que ficam entre as cidades de La Spezia e Levanto. É possível comprar o cartão (que na verdade é um bilhete de papel) nos totens na estação de trem de La Spezia ou então online (neste link).

Lembre-se que o cartão é pessoal e nominal, então no caso de fiscalização, é preciso mostrar seu passaporte e seu cartão deve estar no seu nome. Caso você compre na estação de trem, há um local para você escrever o seu nome no bilhete.

Segunda dica: Melhor sequencia para conhecer as Cinque Terre Itália

cinque terre itália
Vista de Monterosso al Mare

Esta é a sequencia das Cinque Terre, saindo da estação de La Spezia e indo em direção à Monterosso al Mare:

  • Riomaggiore
  • Manarola
  • Corniglia
  • Vernazza
  • Monterosso al Mare

E aqui vai a minha dica: comece da última cidade, Monterosso al Mare, e vá voltando em direção a La Spezia. Por quê??? Pois os trens são bem cheios, e caso você comece em Monterosso, irá voltar de trem no contra-fluxo, e ganhará mais tempo, pois estará cada vez mais perto já do seu destino final. O percurso da primeira até a última cidade leva cerca de 30 minutos.

Atenção: nos telões aparecem os trens que estão chegando, fique sempre atento aos horários e confira se você está na plataforma do sentido correto!!!

Terceira dica: ter muita paciência nas estações de trem

estaçao de trem cinque terre
Uma das estações de trem de Cinque Terre

O preço pago pelo ticket é bem salgado, e isso não evita o perrengue chique de Cinque Terre: os trens sempre lotados!!! Mesmo eu indo em baixa temporada, em início de abril, os trens estavam sempre cheios, e era aquele empurra-empurra para entrar e para sair!!! Além disso, ao contrário do que dizem no site oficial, os trens não passavam de 15 em 15 minutos, mas sim, de 1 em 1 hora!!! Eu imagino como deve ser em alta temporada….Ou seja, você perde muito tempo esperando o trem chegar, e o que era para ser um deslocamento rápido acaba sendo muito longo!!! E se não chegar bem antes do horário do trem, não consegue ficar na frente e embarcar…

Quarta dica: Qual a Melhor época para conhecer Cinque Terre???

Eu definitivamente não recomendo ir no inverno (entre dezembro e fevereiro), pois muitos dos bares e restaurantes estarão fechados, e o clima com muito vento e frio, não irá colaborar!!! Caso não se importe de não entrar no mar, eu recomendo ir na primavera ou outono. Mas caso faça questão do banho-de-mar, aí terá que encarar a multidão que vai na alta temporada, no verão (principalmente em agosto).

Quinta dica: Vale a pena conhecer as cinco cidades em apenas um dia???

Eu fiz isso e não recomendo!!! Pois como disse anteriormente, as cidades estão perto uma das outras, porém, o tempo de deslocamento com o trem acaba inviabilizando que você conheça com calma cada uma das cidades. Acaba não sobrando tempo para fazer as trilhas também. Então recomendaria ficar dois dias na cidade de La Spezia e de lá sair para as Cinque Terre.

Sexta dica: Trilhas que passam pelas Cinque Terre Itália

Caso você queira fazer as trilhas que percorrem as cinco cidades, é preciso ter um cartão, pois a maioria das trilhas tem acesso pago. Com o cartão Cinque Terre Card, o cartão diário do trem, é possível ter acesso a maioria das trilhas. Mas é sempre bom consultar o site oficial (neste link) antes de ir, pois podem ocorrer alterações, como fechamentos.

Conhecendo as Cinque Terre Itália

1. Monterosso al Mare

monterosso al mare cinque terre itália
A praia vista da entrada do túnel da cidade

Na minha opinião, a mais bonita de todas as Cinque Terre!!! Você desce da estação de trem e irá chegar em uma avenida para pedestres, onde há uma praia do lado direito (Praia de Fegina). Ao final desta praia está a A Estátua do Gigante, esculpida em pedra sobre um rochedo.

Siga caminhando pelo lado esquerdo para chegar ao centro histórico da cidade. No caminho você poderá ter lindas vistas do beira-mar, como esta aqui:

monterosso al mare
Posando para foto com essa paisagem linda

Em uma parte da trilha você passa por dentro de um túnel, onde há algumas exposições de arte da cidade. Caso queira ter uma vista do alto, é possível subir em uma torre que fica acima do túnel.

Em seguida, você chega ao pequeno centro histórico antigo. No dia em que fui havia diversas feirinhas de artesanato e de utilidades. Há também algumas praças e igrejas, além de vielas medievais com diversas lojas e restaurantes. Também há outra praia bem bonita.

cinque terre itália
O centro histórico de Monterosso

Caso queira fazer um lanche rápido, eu recomendo a La Pia, um restaurante centenário, de 1887, onde eles servem pizza em fatias ou então focaccias. Os preços são bem convidativas (cerca de 4 a 5 euros) e há mesas para sentar no lado de fora.

Igreja de San Giovanni Battista

Igreja de San Giovanni Battista
A fachada da Igreja de San Giovanni Battista

Esta pequena igreja chama a atenção por ser construída de pedras de mármore brancas e pretas, sendo uma igreja do século 14!!! O seu interior é bem simples, mas vale a pena a visita.

2. Vernazza

cinque terre itália
O porto de Vernazza

Vernazza é um vilarejo medieval bem compacto, que pode ser facilmente percorrido a pé. Logo ao descer da estação de trem você chega em um grande calçadão, com muitas lojas e gelaterias.

Logo adiante você chegará ao porto, composto por uma pequena praia, uma marina e uma praça, chamada Piazza Gugliemo Marconi. Ali há restaurantes com mesas ao ar livre, com vistas magníficas do porto. Também há muitos barcos pesqueiros, que dão um charme ao visual da praia.

Igreja de Santa Margherita d'Antiochia
Interior da Igreja de Santa Margherita d’Antiochia

Não deixe de conhecer a Igreja de Santa Margherita d’Antiochia, uma igreja gótica que fica bem ao lado do porto. Ela foi construída no século XIV e é toda de pedra. Do seu interior você também pode ter uma linda vista do porto com seus barquinhos.

Vernazza
Vista do porto de Vernazza de dentro da Igreja

Caso você queira ter vistas panorâmicas da região, suba até a torre do antigo Castelo Doria. O ingresso custa 2 euros, e é preciso subir por uma escada labiríntica bem estreita!!! Só vale a pena para quem gosta mesmo de subir em torres.

Aproveite depois para fazer uma pausa, tomar um gelato ou então almoçar em um dos restaurantes!!! O mais famoso deles é o Ristorante Belforte, que fica no alto de uma torre e possui uma vista panorâmica exclusiva.

3. Corniglia

Esta é a cidade que achei a menos interessante de todas!!! Isso porque para chegar até ela é preciso descer na estação de trem, e subir até o topo da colina. Você pode ir a pé (o que não recomendo, pois são cerca de 382 degraus!) ou então pegar um micro-ônibus que passa ao lado da estação de trem (caso você tenha o Cinque Terre Card, é gratuito!). O chato é que os ônibus demoram a chegar, e vão lotados!! São cerca de 15 minutos de viagem de ônibus até chegar no vilarejo.

escadaria Lardarina
A Escadaria Lardarina

O vilarejo é bem pequeno, com ruelas bem estreitas, com muitos restaurantes e lojinhas. Não deixe de conhecer o Oratorio di Santa Caterina (também chamado de Oratorio dei Disciplinanti). É uma pequena capela da cidade, que substituiu a anterior que foi destruída após um terremoto. No seu teto há um lindo afresco representando o Suplício de Santa Catarina, do século XVIII. Uma dica é caminhar até a parte de trás da igreja, de onde você terá uma linda vista panorâmica do mar.

Oratorio di Santa Caterina
O Oratorio di Santa Caterina

Outra igreja que recomendo visitar é a Igreja de San Pietro, do século XIII, que possui em seu interior paredes em mármore branco-e-preto, e é repleta de afrescos.

Igreja de San Pietro corniglia
A Igreja de San Pietro em Corniglia

Depois, desça pela escadaria Lardarina, a qual te levará de volta até a estação de trem (se quiser também pode voltar de micro-ônibus). No caminho da descida, aproveite para curtir o visual lá do alto!! Dá até para enxergar a cidade de Manarola.

cinque terre itália
Vista panorâmica do alto da escadaria

E aqui vai a dica: caso o seu tempo esteja apertado, pule esta cidade!!!

4. Manarola

manarola
Vista do vilarejo de Manarola

Manarola é a cidade de onde todos tiram a famosa foto panorâmica com as casinhas coloridas na beira do precipício. Para chegar neste ponto panorâmico, após descer da estação de trem, caminhe até o final do túnel e então vire à esquerda e siga em direção à região costeira. Siga então para o lado direito por uma trilha até chegar no mirante de Manarola.

Acima dele está o famoso restaurante Nessun Dorma, que possui um terraço com vistas panorâmicas da cidade. Para conseguir um lugar à mesa, é preciso fazer uma reserva pelo Instagram do restaurante quando você estiver por perto, e ficar na fila de espera virtual.

Caso tenha pique, visita a Igreja de San Lorenzo, que fica no alto do vilarejo. Ela é do século XIV, em estilo gótico, também de pedra. De lá do alto você também poderá ter vistas panorâmicas da cidade.

5. Riomaggiore

Por último, deixe para visitar Riomaggiore, pois a vista de lá do por-do-sol é um espetáculo!!! O ponto mais fotografado é do mirante do porto, de onde você pode olhar para trás e ver todas as casinhas coloridas empilhadas na encosta.

riomaggiore
Vista panorâmica de Riomaggiore com o porto

Em seguida, visite o Castello di Riomaggiore, que na verdade é uma fortaleza construída no século XIII. A entrada é paga (3 euros) e do seu terraço você terá vistas panorâmicas da região toda.

Continue subindo a colina e conheça também a Igreja de São João Batista, uma igreja construída em 1340 e que possui estilo gótico. Seu interior possui colunas com arcos com pedras brancas e pretas.

Atenção: A Via dell’Amore, que é uma trilha que interliga Riomaggiore e Manarola pode ser visitada somente com reservas, e no sentido de Riomaggiore para Manarola (para mais detalhes visite o site oficial).

Por fim, conheça a Praia de Riomaggiore, que é uma praia de pedras, mas possui vistas do por-do-sol muito lindas. Caso você seja aventureiro, pode tentar mergulhar dos penhascos. Ela é uma praia bem estreita, e caso seja verão, será quase impossível conseguir um espaço.

Meu veredicto: vale a pena conhecer Cinque Terre na Itália??

Sinceramente, eu que já estive na Riviera Francesa (que por sinal, fica logo ao lado!), fiquei um pouco decepcionada com Cinque Terre na Itália.

Agora vou explicar o por quê: os vilarejos são muito apertados, com muitos turistas pelas ruas, restaurantes lotados. Os trens não passam nos horário estabelecidos, estão sempre muito cheios, cheguei a ir como “sardinha em lata”, e perdi muito tempo esperando os trens. Além disso, os vilarejos de Manarola, Riomaggiore e Vernazza são bem parecidos uns com os outros, com a praia, um porto e as casinhas coloridas.

Talvez a viagem seja mais interessante para quem gosta de se aventurar e fazer as trilhas pelas montanhas, mas aí são necessários alguns dias de passeio.

Eu recomendaria conhecer a Riviera Francesa, principalmente a região de Menton, que é bem parecida e fica bem na divisa com a Itália!!! Ela também tem praias de pedrinhas (mas bem mais espaçosas), o mesmo mar, e também as casinhas coloridas, mas muito menos cheia e mais organizada (confira o post completo neste link)!!!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *