coliseu de roma

Conhecendo o Coliseu de Roma e Fórum Romano

Sabemos que Roma é incrível e possui muitas atrações!!! Mas irei falar neste post sobre o Coliseu de Roma e o o Fórum Romano (Foro Romano e Palatino), atrações que estão bem próximas uma da outra e que são imperdíveis!!! Recomendo separar pelo menos 2h para conhecer o Coliseu e mais 2h para o Fórum Romano.

Coliseu de Roma

coliseu de roma
Coliseu em Roma

Dica Viajando Sem Tédio: compre o ingresso para o Coliseu com antecedência (leia neste post)

A Construção do Coliseu de Roma

O Coliseu Romano, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, começou a ser construído no governo do Imperador Vespasiano, em 72 d.C, sendo concluído 8 anos depois. Ele leva este nome pois neste período de 8 anos reinaram 3 Imperadores da Dinastia Flaviana: Vespasiano, Tito e Domiciano.

Interior do Coliseu de Roma com o seu subterrâneo

Celebrou-se a inauguração do Coliseu com 100 dias seguidos de eventos, e para se ter uma idéia da dimensão dos eventos, somente no 1º dia sacrificaram-se 5.000 animais durante as batalhas!!! Além disso, para ganhar a simpatia do povo, o Imperador oferecia alguns eventos gratuitos, com comida à vontade, a verdadeira “política do pão e circo”.

A Estrutura do Coliseu

O Coliseu tinha 4 andares e capacidade para 90 mil espectadores, com uma audiência média de 65 mil por espetáculo. As lutas costumavam ocorrer não somente entre gladiadores e animais, mas também entre escravos, prisioneiros de guerras, criminosos e até voluntários. Além das lutas, o espaço exibia também caças de animais trazidos da África, como leões, rinocerontes, hipopótamos, e até mesmo elefantes e girafas!!!

O Coliseu também foi palco das Batalhas Navais, onde os dutos subterrâneos se enchiam de água, simulando batalhas marítimas. Porém, depois foram fechados para dar lugar às celas e jaulas da Arena.

Interessante mencionar que, quando ocorriam as batalhas entre Gladiadores e os animais, estes subiam até a superfície por meio de “elevadores”. Além disso, algumas vezes simulavam cenários, com plantas e florestas, onde então se inseria os animais.

Por fim, após o ano de 404 d.C. proibiu-se as mortes humanas, porém, permanecendo os sacrifícios dos animais.

Divisão do Coliseu

A arquibancada dividia-se em 3 partes, de acordo com a classe social: o pódio era para as classes altas, a maeniana para as classes médias e os pórticos para as classes baixas e para as mulheres. Os magistrados e senadores ficavam na área chamada tribuna imperial. Para dar mais conforto, a arquibancada possuía um mecanismo em que lonas se abriam para proteger os espectadores do Sol, algo inovador para a época.

O Coliseu na Atualidade

  • Apesar de mais de 2/3 de sua estrutura ter sido danificada pelo tempo, o Coliseu continua sendo o monumento histórico mais visitado da Itália, com 5 milhões de visitantes por ano!!!
  • Desde 1.980 o Coliseu está listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e também é listado como uma das “Sete Maravilhas do Mundo”.
  • Alguns artistas famosos tiveram a honra de se apresentar no Coliseu. Entre eles podemos citar: Andrea Bocelli, Ray Charles, Elton John, e Paul McCartney.

Irá pela primeira vez a Roma?? Então não deixe de ler as dicas principais da cidade neste post.

Fórum Romano (Foro Romano e Palatino)

Forum Romano

Este espaço, com diversas construções, foi o centro comercial e político mais importante de Roma!! Fica logo ao lado do Coliseu e possui uma via principal, a via Sacra. Entretanto, após a queda do Império Romano no séc IV sobraram apenas ruínas destas antigas construções, constituídas por diversos Templos, Arcos e Basílicas, algumas mais preservadas do que outras. Irei explicar algumas das construções e sua história adiante.

Conhecer a fundo as construções é uma tarefa bem árdua, então, caso queira entender a história de todas as ruínas, vale a pena pegar o audio guia ou o tour guiado. Pode-se visualizar uma reconstrução em 3D do Fórum Romano neste link.

Caso não seja muito fã de história, a visita pode ser um pouco monótona, pois nem tudo está sinalizado. Mas guarde pelo menos 2h do seu dia para este passeio.

Dica para não se entendiar: baixe o Google Maps (veja dicas neste post) e veja a descrição de cada lugar a medida que caminha. Caso não tenha muita paciência, faça apenas a Via Sacra, que era a via principal.

Arco de Tito

Abaixo podemos ver o Arco de Tito, designado como um “arco honorífico”, que foi construído no séc I d.C pelo Imperador Domiciano, em homenagem ao seu irmão, também Imperador, Tito. É um dos poucos monumentos que estão intactos, e sua semelhança com o Arco do Triunfo não é mera coincidência: ele serviu de inspiração para a construção do arco parisiense. Sua decoração em relevos mostra o evento que culminou com a Queda de Jerusalém, com elementos que mostram os objetos sagrados que foram saqueados.

foro palatino
O grandioso Arco de Tito

Arco de Constantino

Localiza-se logo ao lado do Coliseu. É outro arco honorífico para homenagear o Imperador Constantino em sua vitória sobre Maxêncio (seu antecessor) na Batalha de Ponte Mílvia, no ano de 312 d.C. Ele fazia parte da Rota Triunfal, por onde passavam os generais e imperadores romanos após vencerem as batalhas. O interessante é que as esculturas utilizadas foram retiradas de outros monumentos da época, o que gerou o apelido de “Corvo de Esopo”.

forum romano
Arco de Constantino com Coliseu ao fundo

Templo de Saturno

Do antigo Templo sobraram apenas algumas colunas. Ele está localizado no monte Capitolino e pela sua altura, pode-se ver que devia ser muito imponente. Dentro dele havia uma estátua do deus Saturno (divindade romana da abundância e riqueza) e também era local de guarda dos tesouros romanos.

coliseu de roma
O Templo de Saturno

Estádio Palatino

O Estádio Palatino fazia parte do Palácio de Domiciano e fica no chamado Monte Palatino. Possuía gigantescas colunas de mármore e no centro havia uma tribuna, mas hoje só restam algumas paredes. No início, foi palco para lutas entre gladiadores, entretanto, após a abolição desse tipo de luta, tornou-se um anfiteatro.

coliseu de roma
Estádio Palatino com sua tribuna à esquerda

Por fim, vale lembrar que o que para alguns parece apenas “restos de construções”, para outros é um campo valioso para desvendar a história de Roma. Então, mesmo que não goste muito de história vale a pena fazer um esforço e conhecer um pouco do que o Foro tem a oferecer.

Que tal dar uma esticada pela Lombardia?? Veja dicas neste post.

Bom, estas foram algumas das atrações que você poderá encontrar ao visitar o Coliseu de Roma e o Fórum Romano e Palatino. Até a próxima!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima