livorno itália

Livorno Itália – O Que Fazer

Livorno na Itália, conhecida como Nova Veneza, é uma cidade portuária localizada no litoral da Toscana. É uma cidade bem antiga, e foi economicamente importante devido ao seu porto. Hoje, ela é uma boa base de apoio para quem visita a Toscana e pretende conhecer o litoral e as famosas cidades de Pisa e Lucca. Neste post dou dicas do que fazer na cidade e se vale a pena hospedar-se na cidade.

História de Livorno Itália

A cidade de Livorno é a terceira mais populosa da Toscana, atrás apenas de Florença e Prato. Durante a Renascença Italiana, no século XVI, a cidade gozou de status por seu porto, que recebia produtos “isentos”de impostos (“duty free”). Como é comum ocorrer em cidades portuárias, Livorno tornou-se uma cidade multicultural, pois recebia pessoas de diversas regiões e países.

livorno itália porto
A região portuária de Livorno

Ela possui diversos canais, que se assemelham a Veneza, mas que foram construídos artificialmente. Também possui duas fortalezas medievais e diversas muralhas. Porém, após as Guerras Napoleônicas, o comércio com a Inglaterra foi proibido e a cidade começou a perder sua importância econômica. Posteriormente, com a unificação da Itália, o porto voltou a cobrar impostos, e deixou de ser um porto “duty free”, o que impactou no desenvolvimento da cidade. Hoje, a cidade recebe muitos navios cruzeiros, como os da Royal Caribbean, MSC, entre outros.

Como chegar em Livorno Itália

livorno centrale
A estação central de trem de Livorno

Livorno possui uma estação de trem que a interliga à maioria das grandes cidades, como por exemplo, Roma, Milão e Gênova. Livorno fica também a apenas 1h de trem de Florença. Outra opção para se chegar à Livorno é ir de ônibus Flixbus até Pisa e pegar um trem (20 minutos) até Livorno. A cidade é atrativa por sua localização privilegiada, que facilita o deslocamento para muitas cidades turísticas.

Vale a pena se hospedar em Livorno ao invés de Pisa???

Eu escolhi me hospedar em Livorno para conhecer a cidade e também fazer bate-e-voltar para Cinque Terre, Pisa e Lucca. Mas ela é uma boa opção para quem quiser ir também para Florença.

Eu cheguei em Livorno vindo de trem de Siena. São 3 horas de viagem e é preciso fazer uma baldeação.

Mas para quem quer conhecer Pisa, são somente 20 minutos de trem. Lucca é um pouquinho mais longe (1 hora com 1 baldeação) e Cinque Terre leva cerca de 2h30 de trem.

Os preços de hospedagem em Livorno são um pouco mais baratos do que em Pisa. Porém, a vantagem de se hospedar em Pisa é que a cidade possui bem mais infraestrutura para os turistas, com um grande calçadão com diversas lojas e restaurantes. Já em Livorno são menos opções, mas por outro lado, a cidade não é cheia de turistas e dá para sentir o clima de uma cidade italiana “normal”. Mas caso se hospede em Livorno, procure ficar próximo à estação de trem Livorno Centrale.

O que fazer em Livorno Itália

Você pode fazer os principais passeios em Livorno a pé. Abaixo listo os que achei mais interessantes. Além destes, há alguns museus, como por exemplo, o Museu Cívico.

Fortezza Vecchia

fortezza vecchia
A torre que restou da Fortezza Vecchia

A fortaleza Vecchia, construída pela dinastia Medici, é do século XVI. Ela continha também um palácio, que foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. No século XVIII, deixou o seu caráter defensivo e passou a ser um colégio militar. Hoje, restam poucas partes da fortaleza, como por exemplo, parte da muralha e a torre, que podem ser vistas à partir do cais do porto.

Fortezza Nuova

Esta é a segunda fortaleza da cidade, e apesar do nome, teve sua construção logo em seguida a da Fortezza Vecchia. Ela tem o formato poligonal e é possível visitá-la gratuitamente. Ela não possui muitas atrações, mas é possível caminhar entre suas muralhas e também visitar uma pequena praça, onde há alguns food-trucks.

Bairro La Venezia Nuova

Este é um dos bairros que ficam no centro histórico, e que leva este nome pela sua semelhança com os canais de Veneza. Como Veneza, estes canais foram construídos artificialmente, e tinham como objetivo facilitar o transporte de mercadorias do porto até o mercado central e indústrias, e também até regiões mais longínquas, como a cidade de Pisa. Os canais percorrem diversas partes do centro histórico e é possível fazer passeios de barco. Durante o mês de agosto ocorre, anualmente, o Festival Effetto Venezzia, com espetáculos musicais, teatrais, com muitas barracas que vendem comida de rua.

venezia nuova
Um dos canais do bairro Venezia Nuova

Mercado Central (Mercato delle Vettovaglie)

Site oficial com agenda de eventos neste link.

O mercado central de Livorno fica ao lado de onde era o fosso da fortaleza medieval, e que hoje é um dos canais de Venezia Nuova. Este canal era o que permitia que produtos vindos do porto chegassem rapidamente para venda. O mercado começou a ser construído no início do século XX, após a unificação da Itália, quando a cidade perdeu o seu status de “duty free”, o que levou a falência de diversas indústrias locais. Para tentar renascer a economia da cidade, iniciou-se a construção deste mercado, com inspiração na arquitetura francesa. Dividido em 3 seções, ele é enorme, e possui muitos detalhes arquitetônicos, como pinturas e esculturas, enfim, muito lindo por dentro e por fora!!!

mercado livorno
O Mercado Central de Livorno

Reserve pelo menos 1 hora para conhecer todo o mercado, pois ele é enorme!!! Há venda de produtos locais, como queijos e vinhos, além de um setor de rotisserie. Eu aproveitei minha estadia em um AirBnb para comprar e preparar um peixe fresco, que estava delicioso!!!

mercado livorno
Peixes frescos no mercado de Livorno
parmigiano livorno
Queijos à venda no mercado de Livorno

Orla e Porto de Livorno

Caminhar pela orla saindo próximo do porto e indo em direção à Terrazza Mascagni é um ótimo passeio!! No caminho você encontrará alguns quiosques que vendem camarão e frutos do mar fritos, e onde muita gente vai ao final da tarde para um “aperitivi”. A caminhada até a Terrazza leva cerca de 30 minutos, mas pode ser feita também de bike ou patinete pelas ciclovias.

Terrazza Mascagni

Terrazza Mascagni livorno itália
A Terrazza Mascagni é um dos cartões-postais da cidade

Este “terraço” à beira-mar, é do ano de 1925, porém, com ampliação depois da Segunda Guerra Mundial. Antigamente, havia no local uma fortaleza defensiva. Hoje, ele é composto por um imenso calçadão com quadriculados branco-e-preto, que dão uma aparência meio 3D!!! Também há um gazebo bem bonito, em estilo neoclássico e onde ocorrem algumas apresentações musicais. Aproveite para tirar fotos na Terrazza, e também ver o pôr-do-sol.

Para quem curte vida marinha, é possível também visitar o Aquário de Livorno, que fica na Terrazza.

Shopping Porta a Mare

Endereço: Via Furio Diaz 3.

Este shopping, que fica na orla de Livorno, entre o porto e a Terrazza Mascagni, está no local onde havia uma antiga fábrica. Ele não é grande, mas possui o básico, algumas lanchonetes, restaurantes, lojas de roupas, porém, a principal delas é a Primark, que fica anexa ao shopping.

shopping porta a mare
Interior deste shopping que era uma antiga fábrica

Pensando em ir para a Itália??? Então confira este post sobre dicas de transporte na Itália.

Shopping Fonti del Corallo

Shopping Fonti del Corallo
Shopping Fonti del Corallo

Este shopping é bem maior do que o Porta a Mare, e fica a cerca 15 minutos a pé da estação de trem Livorno Centrale. A caminhada até lá não é das melhores, pois as calçadas são um pouco estreitas. Mas caso você esteja com tempo de sobra, vale a pena conhecer.

Via Grande e Piazza della Repubblica

A Via Grande é a principal rua de compras de Livorno. Ela possui colunas cobertas, semelhantes as da cidade de Bologna. O piso é todo de mármore e está sendo restaurado. Achei esta avenida muito bonita!!! Ali estão grandes lojas, como a Mango, Zara, e H & M. Há também restaurantes e cafés. Se você gosta de comida hawaiana, eu recomendo o restaurantes Poke Ball, com ótimos preços e pratos deliciosos!!!

via grande livorno itália
A Via Grande é a principal rua de compras de Livorno

No início da Via Grande está a Piazza della Repubblica, uma grande praça retangular, com duas esculturas ao centro: uma do duque Fernando III e outra do duque Leopoldo II.

Piazza della Repubblica
A Piazza della Repubblica é um dos pontos mais movimentados da cidade

Na extremidade oposta, já à beira-mar, está outra praça importante, a Piazza Giuseppe Micheli, onde está o Monumento aos Quatro Mouros. Ele é um monumento que possui ao centro uma estátua do rei Ferdinando I e em sua base quatro escravos, representando a vitória do rei sobre os otomanos. A obra impressiona pelo realismo com que foram esculpidos os escravos.

Monumento aos Quatro Mouros
O Monumento aos Quatro Mouros

Catedral de San Francesco – Livorno Itália

Conhecida também como o Duomo de Livorno, esta Catedral, que fica na Via Grande, é a principal igreja católica da cidade. Ela é originalmente, do século XVI, e ficava em uma das extremidades da muralha. Porém, após os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial precisou ser quase toda reconstruída. Dos quatro altares laterais originais, restaram apenas dois. A fachada da igreja preserva sua estrutura anterior, de mármore, sendo suas laterais de tijolo. Em seu interior, algumas pinturas que foram salvas do bombardeio decoram a parte superior da igreja. Há diversos altares em mármore, incluindo também a Capela do Santíssimo Sacramento.

duomo de livorno itália
A catedral possui muitos detalhes em mármore

Praia em Livorno Itália

Livorno não possui muitas praias próximas ao centro histórico, mesmo porque as praias não são de areia, só de pedra. A mais próxima delas é a que fica ao lado do Aquário de Livorno, porém, ela é uma daquelas praias privativas, a qual é preciso pagar pelo guarda-sol e pela cadeira de praia. Eu recomendo ir nas praias ao norte de Livorno, como as de Viareggio, Forte di Marmi, etc.

Enfim, estas foram as minhas dicas de passeios de Livorno, na Toscana Itália. A cidade não é tão turística, e não achei muito bem cuidada como as outras que recebem mais visitantes. Mas mesmo assim, eu achei que valeu a pena ficar em Livorno ao invés de Pisa, pois a cidade é bem menos cheia. Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima