Roma dicas

Roteiro Roma: Roteiro de 3 dias com 10 atrações

Neste post mostro 10 atrações para um Roteiro Roma para quem vai ficar 2 ou 3 dias na cidade. Para quem vai pela primeira vez, acredito que estas são as atrações principais e que todos devem conhecer.

Índice Roteiro Roma:

  1. Coliseu de Roma
  2. Forum Romano e Palatino
  3. Piazza Venezia
  4. Fontana de Trevi
  5. Piazza Navona
  6. Pantheon
  7. Villa Borghese
  8. Piazza di Spagna
  9. Via Condotti
  10. Castelo Sant’Angelo

1º Dia do Roteiro Roma:

1) Coliseu de Roma

coliseu de roma
Coliseu em Roma

Dica Viajando Sem Tédio: devido a sempre ter filas, compre o ingresso para o Coliseu com antecedência (leia neste post)

forum romano
Arco de Constantino com Coliseu ao fundo

O Coliseu Romano, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, começou a ser construído no governo do Imperador Vespasiano, em 72 d.C. Levou 8 anos para sua conclusão. Ele tem esta denominação “Anfiteatro Flaviano” porque neste período reinaram 3 Imperadores da Dinastia Flaviana: Vespasiano, Tito e Domiciano.

A inauguração do Coliseu foi celebrada com 100 dias seguidos de eventos. Para se ter uma idéia da dimensão dos eventos, somente no 1º dia foram sacrificados 5.000 animais durante as batalhas!!! Além disso, para ganhar a simpatia do povo, o Imperador oferecia alguns eventos gratuitos, com comida à vontade: a verdadeira “política do pão e circo”.

coliseu de roma
Interior do Coliseu de Roma com o seu subterrâneo

Apesar de mais de 2/3 de sua estrutura ter sido danificada pelo tempo, o Coliseu continua sendo o monumento histórico mais visitado da Itália. São cerca de 5 milhões de visitantes por ano!!!

Desde 1980 o Coliseu está listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e também é listado como uma das “Sete Maravilhas do Mundo”.

Alguns artistas famosos tiveram a honra de se apresentar no Coliseu. Entre eles podemos citar: Andrea Bocelli, Ray Charles, Elton John, e Paul McCartney.

Mais detalhes sobre o Coliseu neste post.

2) Fórum Romano (Foro Romano e Palatino)

forum romano
As ruínas do Forum Romano

Este espaço, delimitado por diversas construções, foi o centro comercial e político mais importante de Roma!! Está localizado logo ao lado do Coliseu e possui uma via principal, a via Sacra. Entretanto, após a queda do Império Romano no séc IV sobraram apenas ruínas destas antigas construções. Ruínas estas compostas por diversos Templos, Arcos e Basílicas, algumas mais preservadas do que outras.

Conhecer a fundo as construções é uma tarefa bem árdua, e por isso, caso queira entender a história de todas as ruínas, vale a pena pegar o audio guia ou o tour guiado. Neste link é possível ver uma reconstrução em 3D do Fórum Romano.

Caso não seja muito fã de história, a visita pode ser um pouco monótona, pois nem tudo está sinalizado. Mas guarde pelo menos 2h do seu dia para este passeio.

Veja mais detalhes do Fórum Romano neste post.

Dica: baixe o Google Maps (veja dicas neste post) e veja a descrição de cada lugar a medida que caminha. Mas caso não tenha muita paciência, faça apenas a Via Sacra, que era a via principal.

3) Piazza Venezia

Esta praça leva este nome pois homenageia o Papa veneziano Pietro Barbo (papa Paulo II). Está situada em meio a avenidas movimentadas, sendo então considerada o ponto nevrálgico de Roma. Também está ao lado do Fórum Romano. O que mais chama a atenção é o Monumento a Vittorio Emanuele II (primeiro rei da Itália unificada).

Monumento a Vittorio Emanuele II

Vittorio Emanuele II roma
Detalhes do Monumento a Vittorio Emanuele II

Foi inaugurado em 1911, mas acabou tendo sua obra finalizada somente em 1935. Há diversas esculturas de mármore ao seu redor, sendo o prédio todo também em mármore (mármore branco de Botticino) e com diversas colunas em estilo coríntio. Sua escadaria principal também é esplendorosa (mas atenção, não se pode sentar nos degraus!). Em seu topo possui uma estátua equestre do Rei Vittorio Emanuele e outras duas estátuas da deusa Vitória com cavalos. Além disso, o monumento é possui diversas fontes de água. No seu subsolo está o Museu do Ressurgimento (sobre a Unificação Italiana). Quem quiser ter uma linda vista panorâmica da cidade pode subir até o terraço de elevador (ingresso 7 €). A entrada à área externa do monumento é gratuita.

Dicas de hospedagem em Roma?? Então não perca este post.

2º Dia do Roteiro Roma:

4) Fontana de Trevi

Roma dicas
A majestosa Fontana de Trevi

Talvez o local mais fotografado de Roma, esta fonte foi construída no ponto final do Aqueduto de Acqua Vergine, uma tradição da época dos romanos e que foi reavivada no Renascimento. Sendo assim, compreende uma grande escultura de Netuno e seus séquitos. A fonte é toda de mármore. O prédio ao fundo é o Palazzo Poli, que atualmente abriga uma coleção de peças de cobre e o Instituto Nacional de Gráfica.

Não deixe de visitar esta atração também a noite, pois os efeitos de luz são magníficos!!!

Uma tradição de quem vai visitar a fonte, é de virar de costas e jogar uma moeda. Pois dizem que quem fizer isso, terá seu desejo será realizado. Em 2016 foram coletados 1 milhão e meio de euros, os quais foram doados a obras de caridade.

5) Piazza Navona

roteiro roma
Artistas vendem quadros e caricaturas na praça

Também conhecida como Campomarzio (Estádio de Domiciano), este local era utilizado como campo de treino de militares e atividades esportivas. Antigamente, possuía espaço para atender cerca de 20 mil espectadores nas bancadas.

Caso você se interesse por história e arqueologia, pode visitar o Museu Stadio di Domiciano (ingresso 5€) na Via di Tor Sanguigna, 3 (atrás da praça). Descendo ao subsolo, estão as ruínas do antigo estádio e alguns objetos históricos, além de explicações sobre as lutas e treinamentos ali realizados.

A praça possui 3 fontes: a Fontana di Nettuno, a Fontanda del Moro, e a Fontana dei Quattro Fiumi (construídas entre os séc XVI e XVII). Ali vende-se quadros e caricaturas feitas pelos artistas locais. Além disso, nesta praça fica também o prédio da Embaixada do Brasil.

6) Panteão (Pantheon)

roteiro roma
Pantheon com fonte ao lado

Localizado na Piazza della Rotonda, este templo romano foi uma encomenda do Imperador August. Foi reconstruído pelo Imperador Adriano em 126 d.C. Em sua fachada estão dispostas colunas coríntias de concreto. Sua cúpula é uma das maiores cúpulas de concreto não-reforçado do mundo.

O Panteão tem hoje a função de Igreja, com dedicação a Santa Maria e aos Mártires. Além disso, cerca de 28 carregamentos de relíquias de mártires estão guardadas sob o altar-mor. Durante o Renascimento, o Panteão foi utilizado como local para sepultamentos. Estão ali sepultados pintores famosos da época. Posteriormente, foram ali sepultados dois reis da Itália:  Vítor Emanuel II e Humberto I (e sua esposa, Margarida de Saboia).

pantheon roma
Vista Interna do Panteão

Mas o mais espetacular deste templo é sua imensa cúpula, com um óculo (buraco) em seu centro, que permite a entrada da luz do Sol. Dizem que esta cúpula foi uma representação da abóboda celeste. A entrada é gratuita.

Em frente ao Panteão há muito restaurantes e cafés, sendo, portanto, um ótimo local para se descansar ao final do dia.

roteiro roma
Piazza della Rotonda, em frente ao Panteão

3º Dia do Roteiro Roma:

6) Villa Borghese

vila borghese
O interior do parque Vila Borghese

Este parque fica um pouco fora do roteiro turístico, mas vale a pena para quem quiser conhecer um lugar longe do borburinho de turistas!!! Mas não é difícil de chegar, basta caminhar cerca de 15 minutos das escadarias da Piazza di Spagna ou 5 minutos da Piazza del Popolo. O parque é bem extenso, o maior da cidade, e conta com muitas escultutas espalhadas pelas trilhas, além de fontes e lagos. De lá também é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Ali também há um zoológico, com entrada paga.

No parque, está um dos museus mais bonitos que já visitei: a Galleria Borghese!!! Construída em um palácio, ela possui dois andares, com muitas esculturas e pinturas de artistas como Caravaggio, Bernini, e Raphael. O teto é todo coberto de pinturas, muito lindo. Lembrando que é preciso deixar as bolsas (independente do tamanho) em um armário na entrada.

Atenção: compre os ingressos para a Galeria Borghese com antecedência pelo Site Oficial.

galleria borghese
O museu é lindo por dentro

7) Piazza di Spagna

Talvez as escadarias mais famosas e frequentadas de Roma. A Piazza Spagna tem diversos atrativos. Subindo as escadarias (135 degraus), temos a Igreja Trinità dei Monti. Ao centro da praça está uma linda fonte, a Fontana della Barcaccia, esculpida por Bernini. Possui também a Coluna da Imaculada Conceição, do sec XIX homenageando a Virgem Maria, que surge em seu topo. Abaixo dela estão estátuas de figuras bíblicas que profetizaram o nascimento de Jesus. Por fim, na Praça temos o Palazzo di Spagna é um palácio barroco que é sede da embaixada espanhola.

piazza spagna
A Fontana della Barcaccia, sempre cheia de turistas

8) Via Condotti

Logo em frente à Fontana della Barcaccia, fica uma famosa avenida de luxo: a Via Condotti!! Ali estão lojas de grife como Dior, Prada, Giorgio Armani. Essas lojas começaram a surgir ali ao redor de 1905, quando a Bvulgari ali se instalou. A maioria das pessoas vão ali para apreciar as vitrines e tirar fotos. Ao redor ficam outras ruas com lojas mais acessíveis.

9) Castelo Sant’Angelo

End: Lungotevere Castello, 50.

Por fim, finalizando o Roteiro Roma, na margem direita do Rio Tibre, temos este castelo construído em 135 d.C pelo Imperador Adriano. Sua função, de início, foi servir como um mausoléu. Entretanto, pouco tempo depois, passou a ser um edifício militar. Além disso, na era medieval serviu de fortaleza para os Papas e na época da Unificação da Itália, como prisão. Atualmente, abriga um museu e do seu terraço pode-se ter lindas vistas panorâmicas do Vaticano e de Roma. No museu pode-se visitar, por exemplo, as salas onde residiram os papas, além das antigas celas, e de um museu de armas. Ingressos neste link.

Logo em frente ao castelo há uma linda ponte, a Ponte de San’Angelo, com diversas esculturas de anjos esculpidos por Bernini.

roteiro roma
Ponte com Castelo ao Fundo

Enfim, estas foram algumas dicas de passeios para um Roteiro Roma de 2 ou 3 dias. Mas, caso consiga ficar mais dias na cidade, vale a pena conhecer seus museus, igrejas e parques, como a Villa Borghese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima