Londres Inglaterra, é um destino imperdível para quem aprecia história, artes, arquitetura, além de natureza. É possível combinar diversos passeios sem precisar se deslocar por longas distâncias. Neste post irei elencar os principais passeios que podem ser feitos em 4 dias de viagem. Estão prontos??
Onde Fica Londres???
Muitos leitores ainda me perguntam, mas para quem não sabe, Londres fica na Inglaterra. Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. O Reino Unido está localizado na Ilha da Grã-Bretanha e é um estado soberano. Enquanto a ilha da Grã-Bretanha é composta pela Inglaterra, Escócia, e País de Gales, o estado soberano do Reino Unido congrega além desses países, a Irlanda do Norte.
Roteiro Londres Inglaterra – 1º Dia:
Hyde Park
Este parque Real, que fica no “coração” de Londres, possui 2,5 km2 de área e uma longa história. De início, foi propriedade dos monges da Abadia de Westminster. Posteriormente, o Rei Henrique VIII adquiriu o local para servir de parque de caça. Entretanto, foi somente a partir do séc XVII que foi aberto ao público em geral. Foi e ainda é, palco de manifestações populares. Foi ali que ocorreu uma grande queima de fogos em comemoração ao fim das Guerras Napoleônicas. Hoje em dia, é um local em que qualquer cidadão pode utilizar para protestar, sendo criado um espaço específico para tal, chamado de “cantinho dos discursos”.
Em seu interior há uma infinidade de trilhas, além de um grande lago sinuoso, que tem o apelido de “Serpentine”. Ali é possível alugar um barco a remo ou um movido a energia solar. Pode-se encontrar em todo o parque uma ótima infra-estrutura, com banheiros, restaurantes e cafés. No verão é comum ocorrerem shows de música que reúnem milhares de pessoas. No Natal há o evento “Winter Wonderland” com vários atrativos, como, por exemplo, patinação no gelo, parque de diversão (com roda gigante, montanha-russa), além da feira natalina.
Ali também há monumentos em homenagem à rainha Vitória e uma fonte em homenagem à Princesa Diana. Esta fonte se estende por um pequeno rio construído em granito. Por ser raso, este pequeno rio faz a alegria das crianças no verão, pois elas podem entrar e andar dentro dele. Ele simboliza justamente a “inclusão”, a qual a Princesa Diana sempre defendeu durante a vida. O Rose Garden (jardim de rosas) é outra atração do parque, que pode ser visitada no verão, quando as roseiras florescem.
Kensington Gardens
Estes jardins reais fazem divisa, à leste, com o Hyde Park. Antigamente, faziam parte dos jardins particulares do Palácio de Kensington. Ali está o Albert Memorial, erguido a mandado da Rainha Vitória em memória ao seu marido. Há também um parque de diversões em homenagem à Princesa Diana, inspirado no Peter Pan.
Cerimônia da Troca de Guarda – Londres Inglaterra
Assistir à troca de guarda é um evento quase obrigatório para quem vai à Londres!!! Esta tradição ocorre desde 1.660 e todos adoram observar os guardas com seus grandes chapéus com pêlos, chamado de “bearskin” (pele de urso). Os horários costumam ser às 11h, diariamente, de maio à julho. Mas para outras época do ano, checar o site oficial.
Muita gente se aglomera em frente ao portão do Palácio de Buckingham, e também no Memorial da Rainha Vitória, que fica em frente. Por isso, recomendo chegar meia-hora antes caso queira ficar mais perto do portão.
O Memorial da Rainha Vitória, de 1.924 é lindo, todo em mármore branco, com estátuas de bronze rodeando sua base, adornadas com pequenas fontes. O Memorial simboliza as qualidades que fez da Rainha da Inglaterra tão querida: justa, igualitária e maternal.
A troca da guarda é acompanhada por uma banda militar, que toca tanto marchas militares quanto alguns trechos de músicas pop atuais, o que é bem divertido!!! O evento é longo, dura cerca de 30 minutos. Porém, fora a troca no palácio de Buckingham, também ocorrem outras cerimônias de troca de guarda, como por exemplo, a do Horse Guards Parade e a do Castelo de Windsor.
Trafalgar Square – Londres
Esta praça no centro de Londres celebra a Batalha de Trafalgar, em que a Inglaterra derrotou as forças napoleônicas. É o ponto de encontro de turistas do mundo todo e por isso está sempre cheia. Possui duas grandes fontes, e uma grande coluna, a Coluna de Nelson, de 1.843. Ela é uma homenagem ao oficial da Marinha Britânica, Nelson, que morreu durante esta batalha. Há quatro estátuas de leões de bronze que guardam a grande coluna (e que muitos turistas sobem para tirar fotos!).
Em frente à praça está a National Gallery, que falarei adiante. Pela praça estão espalhados quatro pedestais, sendo três deles com estátuas de bronze (uma delas é do Rei George IV), e um pedestal para estátuas provisórias. Quando fomos estava a estátua de uma nau dentro de uma grande garrafa de vidro.
National Gallery de Londres
Ingresso: gratuito
Site oficial neste link.
Este é um passeio muito recomendado, pois além da entrada ser gratuita, ele é um museu muito completo!!! Fundado em 1.824, contém mais de 2.300 pinturas. Este museu é administrado por uma instituição de caridade e teve início quando o governo britânico comprou uma coleção de artes privada. A partir de então recebeu muitas doações, que formam a maior parte do seu acervo (que bom seria se em todos os países fosse assim, não?!). A maioria das obras provém da Europa Ocidental e do Leste Europeu. Ali podemos encontrar muito do impressionismo, como por exemplo, Manet, Degas, Cézanne, além da obra A Virgem das Rochas, de Leonardo da Vinci.
Roteiro Londres Inglaterra – 2º Dia:
Piccadilly Circus – Londres Inglaterra
Cheia de letreiros luminosos, esta praça na região central de Londres atrai muitos turistas. Ela fica em uma rotatória onde se bifurcam diversas ruas: Regent Street, Piccadilly Street, Shaftesbure Avenue, e Haymarket Street. No centro da praça está uma grande coluna com uma estátua, chamada Memorial Fountain Shaftesbury. De 1.892, ela homanageia o lorde de Shaftesbury, um filantropo, político e reformador social. Em seu topo está uma estátua de bronze e alumínio, que representa o deus grego Anteros, o deus do amor reflexivo.
Em sua base há alguns degraus, que aglomeram diversas pessoas que vão ali para tirar fotos e apreciar o movimento!!! Enfim, é um local movimentado dia-e-noite e bem animado. Ao redor da praça há diversas lojas. Ali perto também se encontra a Leicester Square, no Bairro de West End, onde há diversos teatros. Quando for ali, aproveite para dar uma passada pela Regent Sreet, principal loja de compras da cidade, e na qual os prédios ainda preservam a arquitetura do séc XIX.
Almoço na Chinatown de Londres
Caso goste de comida oriental, não deixe de comer em um dos restaurantes da Chinatown. Fica ali perto da Picadilly Circus. Na década de 50, chineses começaram a construir restaurantes nesta parte da cidade, destruída após a 2ª Guerra Mundial, para suprir a demanda dos imigrantes asiáticos. Atualmente há, além de restaurantes chineses, restaurante japoneses e tailandeses. Entretanto, nos restaurantes chineses, o prato que mais chama atenção é o pato laqueado, que é assado nas vitrines. Há restaurantes com buffet com um preço fixo (a partir de 7 libras) e os à la carte, com preços para todos os bolsos. O bairro em si é bem interessante, pois possui diversos portais, esculturas de leões chineses, além de ser bem organizado (não é aquela bagunça de lojas vendendo produtos chineses).
Musicais de Londres
Quando for a Londres, não deixe de assistir a pelo menos, um musical, pois os preços são acessíveis e o leque de opções é gigantesco!!! Para vocês terem idéia, há cerca de 40 teatros em Londres!!! Mesmo que você não compreenda a língua inglesa, dá para acompanhar muito bem pelas representações, fora o show musical ao fundo e os dançarinos, que são um espetáculo a parte!!!
Nós assistimos ao musica Chicago, no Cambridge Theatre, no West End. Foi preciso comprar o ingresso com várias horas de antecedência. Os musicais mais famosos são: “O Fantasma da Ópera”, “Os Miseráveis”, “O Rei Leão”, “Chicago” e “Mamma Mia”.
Como comprar os ingressos
Pode-se comprar com antecedência pela internet, através deste site. Ou então deixar para comprar na manhã do dia do espetáculo, quando é possível conseguir melhores descontos. Há um guichê da guichê do TKTS na Leicester Square. Porém, há diversos outros espalhados pelo West End, e que mostram os preços em telões, como se fosse a “bolsa de valores”.
Atenção: aos finais de semana é mais difícil conseguir ingressos, então compre com bastante antecedência.
Convent Garden
Após assistir o seu musical, aproveite para jantar no bairro de Convent Garden. Ali está o New Convent Garden Market, um mercado revitalizado que vende desde frutas, flores, até antiguidades e jóias. No setor conhecido como Apple Market há diversos restaurantes e cafés.
As ruas do bairro, em geral, estão sempre movimentadas, e encontra-se diversos artistas de rua. Há muitos pubs também, que ficam abertos até tarde da noite, com muita gente pelas ruas. Os mais famosos são “The Harp in Chandos Place”(vencedor de diversos prêmios) e “The Lamb & Flag” (o mais antigo da cidade). Há uma praça, chamada simplesmente de Piazza, inspirada nas praças italianas e francesas.
Ali perto, em um beco chamado Broad Court, você encontra as famosas cabines telefônicas vermelhas. Portanto caso queira tirar fotos clássicas, ali é o lugar!!!
Roteiro Londres Inglaterra – 3º Dia:
Torre de Londres (London Tower)
Ingresso: £25
Site Oficial neste link.
A Torre de Londres, oficialmente chamada de Palácio e Fortaleza Real de Sua Majestade da Torre de Londres, foi construída no ano de 1066 após a conquista da Inglaterra pelos normandos. Inicialmente era um palácio, entretanto, tornou-se uma prisão até o ano de 1.952. Compreende diversos prédios em seu interior, sendo cercada por duas muralhas e um fosso. A Torre Central, chamada Torre Branca era onde ficavam os aposentos reais. Pode-se visitar alguns dos antigos aposentos, com decoração que simula a era medieval. Também há uma capela, a Capela de São Pedro, de 1520, onde estão conservados alguns dos restos mortais dos famosos que foram executados na Torre, como por exemplo, Ana Bolena e Catarina Howard.
Pode-se visitar um museu, que conta com as Jóias da Coroa Britânica, com a coroa da Rainha e muitas pedras preciosas (são 23.578 no total!!!). Estas jóias ainda são usadas em cerimônias especiais e são de saltar os olhos!!! Ali é possível ver também armaduras medievais e armas de guerra.
Locais Macabros da Torre
Outra atração é a exibição “Tortura na Torre”, na Torre Wakefield, onde é possível adentrar algumas das salas onde era realizadas as torturas, com os instrumentos e métodos que eram utilizados na época medieval. Alguns, são de arrepiar, como por exemplo, uma engrenagem que ia puxando os braços e pernas do torturado, até se soltarem do corpo!!!
Há duas grandes torres, a de Wakefield e a de Lanthorn, que são abertas à visitação. No interior delas estão expostos antigos armamentos medievais, como por exemplo, o arco e flecha, que podem, inclusive, ser manipulados.
No decorrer do seu passeio, com certeza irá encontrar um dos “Yeoman Warders” (Beefeaters), os carcereiros, que estão vestidos à caráter e vagam pela Torre, contando histórias de terror, perseguição, intriga, etc, com muita vivacidade!!! Algumas delas, inclusive, não se recomenda às crianças ouvirem, pois sã bem assustadoras.
Curiosidades da Torre de Londres Inglaterra
- Uma das curiosidades sobre o passado do castelo, é que ele já abrigou diversos animais, como por exemplo, elefantes, leões e ursos. Eles eram recebidos como presentes de outros países no séc XIII, e ficavam expostos, como em um zoológico (eram inclusive cobrados ingressos para visitação).
- Dizem também que o fantasma da Rainha Ana Bolena, decapitada ali em 1536 (após trair o marido), vaga algumas noites na Torre Branca e na Capela Real. Nestas ocasiões, dizem a verem carregar sua cabeça embaixo do braço.
- Os corvos, conhecidos por lá como “ravens”, são considerados os “guardiões da torre”. Eles ficam espalhados pelos gramados do castelo, e diz a lenda que se os 6 corvos desaparecerem, será um sinal de que a Torre cairá!!!
Viajando pela primeira vez a exterior?? Então não deixe de ler este post.
Ponte da Torre (Tower Bridge)
Site oficial neste link.
Ingressos para o museu: £12,30.
Ao lado da Torre de Londres está esta ponte icônica. Construída em 1894, é um famoso cartão postal da cidade. Ela chama atenção por ser basculante, elevando a passarela inferior para que grandes barcos passem por baixo. Nesta via, passam carros e pedestres, e nas duas passarelas superiores fica um museu (entrada paga), museu este que conta a história da ponte.
Inicialmente, o sistema que permitia elevar as básculas era hidráulico. Inclusive, neste museu pode-se visitar a sala que abrigava este mecanismo. Hoje em dia, o mecanismo é elétrico. Um ponto interessante de visitar o museu é que a passarela possui vidro no chão, o que permite ficar com os “pés sobre o Tâmisa” e acompanhar a passagem dos barcos. Mas, sinceramente, não recomendamos a visita ao museu, a não ser que você se interesse por engenharia, pois não ha muita coisa para ver!!!
Tate Modern
Endereço: Bankside, London SE1 9TG
Site oficial neste link.
Este museu de arte moderna localizado em frente à Millenium Bridge, é o 2º mais visitado de Londres. A entrada é gratuita para a exposição permanente, que é bem extensa. O seu fundador, Henry Tate, fez fortuna no comércio de açúcar, e fundou a Instituição Tate, que inclui 4 museus, sendo o Tate Modern um deles. Sua intenção era abrigar as obras que não eram aceitas na National Gallery, pois eram muito contemporâneas.
É um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea do mundo. O seu prédio fica em uma antiga usina elétrica. Pode-se encontrar obras de grandes artistas, como por exemplo, Pablo Picasso, Claude Monet, e Paul Klee, Roy Lichtenstein, e Salvador Dalí. Precisa-se pagar para acessar as exibições temporárias, as quais mudam constantemente. Além de pinturas, o museu tem muitas intervenções artísticas instaladas em seu interior, além de exposição de fotografias, esculturas e material audio-visual. Há um restaurante e café no último andar que propiciam uma linda vista do rio. Enfim, vale a pena conhecer!!!
St. Paul’s Cathedral (Catedral de São Paulo) – Londres Inglaterra
Esta catedral anglicana está localizada a uma curta distância do Tate Modern. Ela é a sede do bispado de Londres. Sua construção se deu no séc XVII mas anteriormente existiram ali outras igrejas mais antigas (desde o ano de 604). A sua cúpula é a 2ª maior do mundo, só perdendo para a da Basílica de São Pedro. Seu estilo é uma mistura de neoclássico com barroco.
Foi ali que ocorreu o casamento histórico do Príncipe Charles e da Princesa Diana, em 1981. O seu interior abriga os túmulos de diversos cidadãos ilustres, como por exemplo, Alexander Fleming, Arthur Sullivan e Florence Nightingale.
A entrada é paga, custa 20 libras, e inclui a visita à cúpula e à cripta. Também se recebe um audioguia. Entretanto, caso vá somente assistir a missa, a entrada é gratuita (horários neste link). A Catedral possui muitas pinturas em seu teto, especialmente sobre o coro. Há também um grande órgão (o 3ª maior da Grã-Bretanha)
Roteiro Londres Inglaterra – 4ºDia:
London Eye – Londres Inglaterra
Conhecida também como Millennium Wheel (Roda do Milênio), foi inaugurada em 1.999 e desde então é um dos cartões postais da cidade. Localizada à beira do Rio Tâmisa, próximo ao Parlamento, permite uma vista panorâmica dos principais pontos turísticos da cidade. São 32 cabines e cada uma tem capacidade para 25 pessoas. É possível comprar os ingressos com antecedência pelo site com até 20% de desconto (30 libras).
Big Ben – Londres Inglaterra
Um dos cartões postais de Londres, o Big Ben foi instalado em 1859, para ser o sino do Palácio de Westminster. A Torre como um todo leva o nome de Elizabeth Tower e possui 96 metros de altura. Seu relógio de quatro faces é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o de Minneapolis, nos EUA. Em estilo neogótico, o relógio é famoso por sua precisão. Além do grande sino (de 13 toneladas), há 4 outros menores, que tocam a cada 15 minutos.
Para subir até o seu topo são 334 degraus. Mas por enquanto, permite-se a visita somente para cidadãos ingleses.
E que tal conhecer também Amsterdam??? Então corra e veja tudo neste link.
Abadia de Westminster
Ingresso: £19
Situada ao lado do Palácio de Westminster, a Abadia conhecida também como Igreja Colegiada de São Pedro em Westminster, é uma igreja anglicana em estilo gótico. Sua construção, em 1245, foi por ordem do Rei Henrique III. Ela é famosa por ser a sede de diversas cerimônias da família real britânica, principalmente as coroações e casamentos.
As últimas grandes cerimônias ali realizadas foram o funeral da princesa Diana, em 1997, e o casamento entre o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge, em 2011.
Como acontece na Catedral de St. Paul´s, caso compareça para assistir algum dos cultos, não será cobrada a entrada (confira aqui os horários dos cultos).
Observação: não se pode tirar fotos no interior da Abadia.
Visita à Abadia de Westminster
A visitação inclui um audioguia, que narra os detalhes da história da Abadia. Em seu interior você poderá ver o trono da coroação, chamado de Trono de Santo Eduardo, de origem medieval e que é utilizado nas coroações até os dias de hoje. Na Sala Capitular, não deixe de apreciar os pisos em mosaico do séc XIII. Na Igreja e nos claustros estão enterrados cerca de 3.300 pessoas, a maioria personalidades de destaque na história britânica. Um dos exemplos são Charles Dickens e William Shakespeare, que estão enterrados no “Poet´s Corner” (“cantinho dos poetas”).
Pode-se visitar também os claustros, onde ficavam os monges. Há no centro dele um grande gramado com uma fonte que homenageia o jardineiro e arquiteto Lancelot Capability Brown.
Por fim, não deixe de reparar no teto da Abadia, que é todo trabalhado em dourado, e nos seus grandes vitrais. Ao redor do altar, e abaixo dos vitrais, estão posicionadas 95 estátuas de santos.
Galeria do Jubileu da Rainha
Em 2018 inaugurou-se uma nova galeria para celebrar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. Ali estão expostos alguns dos Tesouros da Abadia. O local fica no alto da abadia e, portanto, proporciona lindas vistas do Palácio de Westminster. Mas o ingreso é pago à parte (5 libras).
Palácio de Buckingham
Ingressos – £30 Vendas neste link.
Este majestoso Palácio foi construído em 1703 a pedido do Duque de Buckingham. Em 1762 passou a ser um palácio real, pois foi adquirido pelo Rei George III. Mas somente em 1837 tornou-se residência oficial, com a ascensão da Rainha Vitória. Entretanto, é importante mencionar que as visitas são abertas somente durante algumas épocas do ano (somente na alta temporada, entre julho e outubro). O prédio possui 775 quartos e pode-se visitar alguns dos aposentos, como os Estábulos Reais, as Salas de Estado e a Galeria de Arte da Rainha. Para cada atração é preciso comprar um ingresso diferente. Eu não cheguei a visitar, mas dizem que vale bem a pena!!!
Caminhando à Beira do Rio Tâmisa
Por fim, aproveite o restante do dia para fazer uma caminhada à beira do Rio Tâmisa ate o distrito financeiro. Há coisas interessantes pelo caminho, como alguns presentes doados pelo Egito ao governo inglês. Próximo à ponte Waterloo há um grande obelisco. Originalmente, ele ficava em Alexandria, entretanto, foi um presente do Egito pelas vitórias britânicas na Batalha de Alexandria e na Batalha do Nilo. Ao lado dele estão duas esfinges de bronze. O conjunto leva o nome de “Agulha de Cleópatra”. Há diversos hieróglifos desenhados no obelisco, sendo datado de 1460 a.C!!! O conjunto chegou em 1878 depois de uma longa e complicada jornada do Egito até ali.
Distrito Financeiro de Londres
Andando mais adiante, podemos encontrar na margem do lado da Torre de Londres, o “Financial District”(distrito financeiro) de Londres. Ele é popularmente conhecido como “The City” e é composto de prédios bem modernos, que chamam bastante a atenção, como por exemplo, o The Gherkin, em forma de “pepino”; e o prédio da prefeitura de Londres, em forma de uma semiesfera de vidro.
Mas este não é o único distrito financeiro, pois na cidade existem quatro outros. Este, situado na região central da cidade, começou a ser ocupado no séc XIX e hoje conta com uma infra-estrutura de prédios comerciais que empregam cerca de 500 mil pessoas.
Enfim, este foi meu Roteiro de 4 dias por Londres Inglaterra, com as atrações que mais gostei de visitar. Entretanto, Londres possui atrações para, tranquilamente, uma semana inteira, sem contar passeios que você pode fazer nas cidades ao redor. Mas caso tenha pouco tempo, terá os dias bem cheios!!!