Nest post conto para vocês como foi o meu passeio de 1 dia pela cidade de Perugia na Umbria, Itália. Muitos nunca ouviram falar nesta cidade, que é a capital da Umbria e reserva muitas surpresas aos seus visitantes!!! Ela é uma cidade que mistura história com arte, com uma arquitetura medieval preservada. Além disso é conhecida como a “Cidade do Chocolate”. Então confira os detalhes no post!!!
Onde fica a cidade de Perugia na Itália???
Perugia fica na região central da Itália, na região da Umbria, próximo a importantes destinos turísticos, como Assis, Siena e Florença.
Como chegar em Perugia na Itália???


Não é difícil chegar em Perugia, visto que ela é a “capital”da província, e por isso, há diversas opções de transporte. Eu fui de ônibus Flixbus saindo de Siena, em uma viagem de cerca de 1h30. Os ônibus partem da estação de trem de Siena e é necessário comprar o ingresso online (neste link). De Florença há trens que levam cerca de 2h para chegarem à Perugia e ônibus como a Flixbus que levam cerca de 2h30 de viagem. E por fim, de Assis, há ônibus intermunicipais que fazem o trajeto em cerca de 1h.
Um pouco sobre a história de Perugia


Conhecer a cidade de Perugia é mergulhar em pura história!!! Então vou contar os pontos principais desta cidade histórica, que hoje é famosa por abrigar duas importantes universidades: a Universidade de Perugia (Università degli Studi di Perugia) e a Universidade para Estrangeiros de Perugia (Universitá per Stranieri di Perugia).
Perugia começou a ser povoada nos tempos antes de Cristo, com registros arqueológicos que apontam o ano de 600 a.C!!! Inicialmente, foi ocupada por etruscos, depois, pelos romanos, tendo sido palco de constantes guerras. Seu nome original era “Perusia”. A cidade originalmente ocupava somente a colina, que era cercada por muralhas (mas hoje ela é bem mais extensa).
Posteriormente, no século XII os papas começaram a exercer maior influência sobre a cidade, que fazia parte dos Estados Pontifícios. Durante o períodos de instabilidade política em Roma, foi no interior de suas muralhas que alguns conclaves de papas se realizaram, como por exemplo, os que elegeram o papa Honório III, e Clemente V.


Atrações de Perugia
O centro histórico de Perugia é acessível a partir de diversas escadas rolantes que partem próximo à estação de ônibus, na Piazza Partigiani. Caso você chegue de trem, há o Minimetro que conecta a estação ferroviária ao centro histórico (bilhetes 1,50 euros). As atrações principais da cidade podem ser exploradas todas a pé, em um dia de passeio. Nesta lista coloquei os passeios em ordem de visitação.


1. Roca Paolina
Após subir as diversas escadas rolantes que saem próximas ao terminal de ônibus, você chega nesta antiga construção, que é um remanescente de uma antiga fortaleza medieval.


Estima-se que tenha sido construída no século 16, a mando do Papa Paulo III para servir como defesa da cidade, e simboliza o forte controle do Papado nesta época. Ela é praticamente uma cidade subterrânea, e que hoje abriga algumas lojas de souvenires e também pequenos museus. Andar por ali é como voltar ao tempo, pois é bem escuro e úmido e as paredes de pedra são bem altas!!! A entrada é gratuita.


Saindo da fortaleza você irá chegar em uma grande praça com um mirante, os Jardins Carducci, de onde você tem uma linda vista panorâmica!!!


2. Piazza Italia


Logo ao lado da Roca Paolina, e seguindo em direção ao centro turístico, você irá encontrar esta linda praça. Aos finais de semana ocorre uma feira livre, com venda de plantas, artesanato, e também alguns food trucks, com música ao vivo. É um espaço bem agradável e bem animado!!! Os produtos são todos de produção local e vale a pena aproveitar para comprar umas lembrancinhas.
3. Corso Vannucci


Saindo da praça você encontra este grande calçadão. Ele é o principal da cidade, o mais movimentado e que irá levar até a praça central, a Piazza IV Novembre. Ali você também encontrará mais vendedores de artesanato e produtos locais. Há muitos restaurantes, inclusive aqueles com mesas na calçada. Também há muitas lojas de roupas, gelaterias e cafés. Ali também fica o banheiro público (há placas indicativas).
4. Piazza IV Novembre


Esta é a principal praça da cidade. Ela fica entre o Duomo e o Pallazzo dei Priori. No centro dela há uma linda fonte medieval, a Fontana Maggiore. Sua construção se deu em 1275 para celebrar a inauguração do aqueduto, sendo a primeira fonte de água da cidade. Ela é toda em mármore e possui detalhes esculpidos bem interessantes: cada um representa um mês e um signo do zodíaco. Mas há também figuras representativas de personagens importantes da cidade e personagens mitológicos e bíblicos. Enfim, essa fonte é cheia de detalhes e vale a pena gastar alguns minutos para apreciar sua beleza!!!
Se programando para ir à Itália??? Então confira neste post dicas de transporte pela Itália.
5. Catedral de São Lourenço


Este, com certeza, é o principal edifício da cidade. Conhecido também como o Duomo de Perugia, esta catedral é de 1569. Neste local, havia ali na época etrusco-romana, ao invés da igreja, um foro romano. Sua fachada e diferenciada, pois contém diversos losangos de mármore rosa e branco. Na lateral que fica de frente à Fontana Maggiore, há uma grande escadaria e também uma escultura do Papa Giulio III. Além disso, é interessante notar que junto a esta parede há o resquício de uma grande área coberta da era romana. Ali ocorria o mercado público da cidade.


No interior da catedral há diversas obras do Renascimento. Há, por exemplo, obras de Perugino e de Pinturicchio, pintores originários de Perugia. Além disso, a igreja é famosa por exibir, duas vezes ao ano (julho e setembro), o suposto “Anel Sagrado da Virgem Maria”. Este anel foi trazido por um frade alemão em 1473 e doado ao bispo Perugia.


6. Pallazo dei Priori e Galleria Nazionale dell’Umbria
O Pallazo dei Priori é um prédio do século XIV, em estilo gótico e era a sede da prefeitura. A palavra “priori”era a denominação das autoridades políticas mais importantes da cidade na era medieval. Hoje, em uma parte do palácio, ainda há atividades da prefeitura, porém, no terceiro andar está instalada a Galleria Nazionale. A arquitetura do palácio é deslumbrante, pois na fachada há estátuas de bronze, além de ricos detalhes em suas janelas. A entrada para visitar o seu interior é paga para algumas salas e para a Galleria. Mas o salão mais famoso, o Salão dos Notários, é aberto ao público. Este salão é todo em madeira e possui diversos afrescos do século 13 pelas paredes e teto.


A Galleria Nazionale possui diversas obras de arte da Umbria, do período entre os séculos 13 e 19. Há obras da época do renascimento e medievais. Entre os principais pintores, estão Nicola Pisano, Perugino, Pintoricchio. Os ingressos podem ser comprados online no site oficial neste link.
7. Mercado Público de Perugia
Endereço: Piazza Giacomo Matteotti.


Conhecido como “Mercato Coperto”, ele sofreu uma restauração recentemente. Em seu interior há vendas de carnes, frutas, legumes, massas, etc. Tudo de produtores locais. Além disso, o mercado é famoso por seu terraço, com vistas panorâmicas que permitem ver até Assis!!! Durante a alta temporada ocorrem ali diversos eventos.


8. Vista panorâmica – Belvedere Piazza Giovanni Battista


Eu encontrei este ponto panorâmico por acaso. Mas para chegar nele, é só atravessar a Piazza IV Novembre, passar pela direita da Catedral e seguir em frente. Este belvedere fica bem no alto, e é possível avistar a antiga fortaleza medieval, além da parte da cidade que fica externa à antiga muralha.
9. Escadaria Via delle Prome


Esta escadaria, que na verdade é uma rampa em ziguezague, sai deste mirante que mencionei e vai até a parte mais baixa da cidade, onde fica o Arco Etrusco.
10. Arco Etrusco de Perugia
Conhecido também como Arco de Augusto, este é o maior portal de todos. Hoje, restam apenas dois portais preservados, mas antigamente havia um total de 7 portais. Estima-se que este portal tenha sido construído no ano 300 a.C!!! Ou seja, é realmente muito antigo!! Ele possui cerca de 11 metros de altura e é possível ler as inscrições do período romano em seu arco inferior: “Augusta Perusia”.


11. Scalinata dell’Acquedotto
Esta escadaria irá te levar até o antigo aqueduto de Perugia. Ele trazia água do Monte Pacciano por cerca de 4km até chegar na Fontana Maggiore e foi construído em 1280. Porém, atualmente o aqueduto transformou-se em uma grande ponte suspensa, e os pedestres podem caminhar por cima dela.


12. Poço Etrusco de Perugia
Endereço: Piazza Danti, 18.
Este antigo poço medieval, fica em um antigo palácio, o Palazzo Sorbello, e é aberto a visitação. O ingressos podem ser comprados no local (4 euros). Sua construção data de 300 a.C, e garantia o abastecimento de água para a população. Na visita você poderá acessar as galerias subterrâneas do palácio. Ele possui 37 metros de profundidade e é uma das obras da engenharia hidráulica etrusca mais antiga. Na visita você poderá conhecer detalhes da sua história com um guia turístico e também caminhar sobre uma passarela de vidro sobre o poço. Porém, já adianto que o passeio pode não ser tão interessante para quem não aprecia engenharia.
13. Lojas de Chocolate em Perugia


Há muitas lojas de chocolates artesanais pela cidade, porém, a mais famosa delas é a Perugina. Foi nesta cidade que se originou a marca, hoje comprada pela Nestle e que continua fabricando seu chocolate mais romântico de todos: o Baci (beijo em italiano), que traz um bilhetinho romântico em seu interior.
As lojas da Perugina vendem chocolates de todos os tipos, desde meio amargo, até branco, em diversos formatos e preços, e estão espalhadas pela cidade. Porém, a loja de fábrica fica um pouco distante, e é preciso ir de carro. A loja de fábrica possui um museu e também um tour de chocolate com direito à degustação. Eu fui nas lojas que havia no centro histórico e achei os preços iguais aos dos supermercados.
Além da Perugina, há a loja da Eurochocolate Chocostore, que vende uma diversidade de marcas, sendo todas artesanais. Eu achei os chocolates bem diferenciados, havia até chocolate em formato de pizza, com embalagem de papelão e tudo!!! Há duas lojas na Piazza IV Novembre. Inclusive, todo mês de novembro acontece na cidade um Festival de Chocolate promovido pela Eurochocolate.
Enfim, estas foram as minhas dicas de passeios de 1 dia por Perugia na Itália. Como disse anteriormente, vale muito a pena conhecer!!!