Igreja de La Madeleine

Igreja de La Madeleine – Porque vale a pena visitar

A Igreja de La Madeleine é uma das mais importantes e visitadas de Paris. Irei explicar neste post o motivo de ser tão visitada, suas peculiaridades em relação às outras igrejas católicas de Paris, e por que vale a pena conhecê-la.

Onde fica a Igreja de La Madeleine

Endereço: Place de la Madeleine.

Metrô: Madeleine, linhas 8, 12 e 14.

A Igreja de Santa Maria Madalena, mais conhecida como La Madeleine, está localizada no 8º distrito. Próxima a ela estão a Galeria Lafayette e a Ópera Garnier. Ela está a uma curta caminhada da Place de La Concorde e dos Jardins das Tulherias. Basta seguir pela Rue Royale e você irá dar de cara com a Igreja.

Por que visitar a Igreja de La Madeleine?

Logo de longe notamos algo diferente: sua arquitetura. Ela parece ser mais um templo grego, e não uma igreja propriamente dita. Naquele local havia uma antiga igreja dedicada a Maria Madalena. Porém, Napoleão ordenou a construção de um Memorial em homenagem ao seu “Grande Exército” (“Temple de la Gloire de la Grande Armée“). Porém, após a queda de Napoleão, durante a Restauração, o Rei Luis XVIII quis transformar o prédio de novo em uma uma Igreja. Mas os planos tiveram que ser adiados após uma grave crise econômica. A Igreja acabou sendo inaugurada somente em 1842, após 78 anos de construção.

Arquitetura da Igreja

Igreja de La Madeleine
Vista do interior da Igreja

O seu estilo é o neo clássico, sendo inspirada em um antigo templo romano, chamado Maison Carrée, em Nimes. Ao contrário da maioria das igrejas, ela não possui uma torre, nem sinos. Ao seu redor há diversas colunas coríntias, que contornam todo o prédio. Há uma grande escadaria, em frente à Igreja, que costuma ser enfeitada com diversos buquês de flores.

Na fachada, ao alto, está a representação do Julgamento Final. O que chama a atenção antes de entrar, são as suas imensas portas de bronze, que representam os 10 Mandamentos.

Interior da Igreja

Reparamos que o seu interior é bem escuro. Não há janelas, pois a iluminação é proveniente apenas das cúpulas. Há um altar magnífico, com uma escultura de Maria Madalena sendo levada aos céus por dois anjos. Esta escultura levou 12 anos para sua finalização!!! Ao fundo está um mosaico do artista Charles-Joseph Lameire, mostrando Cristo ressucitado.

igreja-de-la-madeleine
Altar da Igreja

No domo, está um grande afresco, de autoria de Jules Ziegler, de 1.835, que representa a história do cristianismo. Curioso notar que no meio está a figura de Napoleão sendo coroado pelo Papa Pio VII. Aliás, esta é a única igreja que possui uma pintura com Napoleão. No alto está Maria Madalena, sendo levada por uma nuvem até Cristo e os apóstolos. Ao lado direito estão personagens famosos do Oriente (como, por exemplo, o Imperador Constantino), e ao lado esquerdo, do Ocidente (o Rei Clóvis, 1º Rei dos Francos).

Igreja de La Madeleine
Vista frontal da Igreja com suas lindas colunas

Não deixe de ver também o órgão, que é um dos melhores de Paris. Aliás, na Igreja também há concertos de música clássica abertos ao público. A maioria dos eventos é gratuito. Confira a programação neste link.

Indo para Paris??? Então não perca estas dicas essenciais para quem vai pela 1ª vez.

Curiosidades de la Madeleine

  • Nas escadarias, no horário do almoço, muitos parisienses que trabalham nas redondezas costumam sentar-se nos degraus para comer então a sua “marmita”. Inclusive, foi o que eu aproveitei para fazer, já que na região havia muitos restaurantes “take away” (para viagem).
  • Muitos não sabem, mas nos subsolos da igreja há um pequeno restaurante aberto ao público, gerido por voluntários. A ideia surgiu na época da Revolta de 1968, com a finalidade de ser um refúgio ao caos da cidade. Ao custo de 16€ você tem direito à entrada, prato principal e sobremesa, além de colaborar com a entidade. É um ambiente bem pitoresco. A entrada fica na lateral da Igreja.
  • Foi ali que se deu o funeral de Chopin, em 1849. Como um dos seus últimos pedidos estava que fosse tocado, durante o funeral, “O Requiem” (de Mozart) e a “Marcha Funerária” (de sua autoria). Após, seu corpo foi então sepultado no Cemitério Père-Lachaise (conto como foi minha visita a este cemitério neste link).

Enfim, estas foram minhas dicas para conhecer um pouco mais sobre a Igreja de La Madeleine, em Paris. Espero que tenham gostado!!! Até a próxima!!!

2 comentários em “Igreja de La Madeleine – Porque vale a pena visitar”

  1. Você esqueceu de mencionar que nessa igreja ocorreu o funeral de Dom Pedro 2, evento que causou muita comoção e alvoroço na cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima