Amsterdam é famosa por sua grande frota de bicicletas, que já fazem parte da paisagem urbana!!! Neste post irei falar mais sobre esta ligação da cidade com as bikes e também darei dicas de onde alugar uma bike e quais lugares conhecer com sua magrela. Lembrando que este é, definitivamente, o meio mais prático de conhecer a cidade!!!
História por trás das bicicletas de Amsterdam
Estima-se que cerca de 60% dos moradores a utilizem diariamente. Uma explicação seria de que como a cidade é cortada por muitos canais e possui ruas muito estreitas, o trânsito de carros acaba sendo dificultado, e também não há muitos lugares para os carros estacionarem. Pensando também em um meio de transporte sustentável, o governo investiu muito em ciclovias, desde a década de 70, e isso facilitou a escolha por este meio de transporte. Além disso, a cidade é plana na sua maior extensão, o que ajuda bastante o deslocamento.
A fama que Amsterdam tem, de estar cheia de bicicletas por todos os lados, pode ser comprovada logo ao chegar na cidade!! Ao lado do terminal de trem, o Amsterdã Centraal, você já dá de cara com um enorme estacionamento de bikes, que parece beirar ao infinito!!! Dizem que ali há espaço para cerca de 10 mil bikes!!!
Como alugar bicicletas em Amsterdam
Existem diversas lojas que alugam bikes pela cidade. Muitos hotéis também oferecem o serviço e, em alguns, ele já está incluso na diária. As lojas costumam cobrar por hora ou por dia. O valor cobrado por dia é de cerca de 15 euros. Geralmente as bikes são “estilo passeio” ou seja, não possuem nem marcha. Mas são bem confortáveis. Nós alugamos a nossa na Mac Bike (a partir de 5 euros a hora, site oficial neste link) , que possui diversas lojas espalhadas pela cidade. Será necessário apresentar o seu passaporte e dar um “cheque caução”, que poderá ser o seu cartão de crédito ou um valor em dinheiro que depois será devolvido. O valor é pago ao final do passeio, ao entregar a bike.
Tour Guiado de Bike em Amsterdam
Deixo aqui uma recomendação de uma empresa de Tour Guiado em Português, chamada “Rota Amsterdam”. Eles te acompanham nos seus passeios pela cidade e te contam tudo que você precisa saber sobre a cidade, inclusive de bicicleta. Estão muito bem avaliados pelo TripAdvisor (confira aqui), então fica aqui minha recomendação!!! Para reservar com eles basta seguir este link.
Atenção: usando o Voucher ‘ Viajandosemtedio’ você ganhará um desconto de 5% nos serviços da Rota Amsterdam.
Dicas de Segurança:
- Utilize cadeados nas bikes ao estacioná-las, pois mesmo lá, ocorrem furtos. Geralmente são incluídos durante o aluguel.
- Pague o seguro (em torno de 3 euros por dia), pois caso você não entregue a bicicleta de volta poderá ocorrer cobrança de até 450 euros!!!
- Preste atenção às regras de trânsito e sinalize com o braço ao virar.
- Não utilize a ciclovia para parar tirar selfies ou parar para ver a paisagem, pois isso poderá resultar com colisões traseiras.
- Cuidado ao transitar nos locais em que cruzam os trams para não sofrer acidentes.
- Algumas bikes são no estilo antigo: o freio é no pedal (pedale para trás para frear), mas a maioria costuma ser no guidão, então confira antes de alugar.
- Tome cuidado para não estacionar em local proibido, pois os guinchos estão de olho para levar as bikes.
- Não são todas as ruas que possuem ciclovias. Nas que não possuem, trafegue pelo lado direito.
Pensando em visitar a Europa?? Então veja aqui dicas de diversos destinos.
Passeios Recomendados Bicicletas por Amsterdam
Alugamos uma bike por uma manhã e fomos conhecer a região no entorno ao centro. Depois demos uma passada pelo Vondelpark, que é ótimo para descansar um pouquinho. E por fim, pegamos uma balsa (gratuita!) ao lado estação de trem, a Amsterdã Centraal, que cruza um dos canais e te leva até uma região periférica (Buiksloterweg). Ali há uma grande ciclovia que leva até um parque, o Noorderpark, que é frequentado pelos locais, e possui um delicioso café/restaurante, o Pompet, que fica ao ar livre.
O bairro é cheio de casas, ruas super tranquilas e de onde se pode observar alguns moinhos de vento e mesmo algumas ovelhas pastando!!! Também há ali um cais com diversos barcos, uma pequena capela, enfim, um lugar super tranquilo e com lindas paisagens, super recomendo!!!
Outras Dicas de Passeios
Para fazer estes passeios você pode comprar mapas nas lojas de bikes por 1 euro.
- Canais de Amsterdam – o passeio “clássico”.
- Distrito de Plantage – antigo bairro judeu onde há o Zoológico Artis e um Jardim Botânico.
- Rio Amstel – de onde se pode ver diversos moinhos de vento.
- Waterland – este distrito ao norte de Amsterdam possui muito verde, moinhos de ventos e fazendas.
Tour de Bicicleta em Amsterdam
Também é possível fazer diversos passeios pela cidade em grupos. A maioria das lojas (Mac Bike, Yellow Bike, Mike’s Bike) que alugam bikes já oferecem o serviço. Mas também é possível agendá-los nas agências de turismo ou pelo site Trip Advisor. É um jeito mais divertido e você não corre o risco de se perder pela cidade.
Enfim, se for para Amsterdam não deixe de alugar uma bicicleta, pelo menos por um dia, e conhecer as atrações mais distantes. Pois você ganhará tempo e poderá conhecer a cidade de um outro ângulo.