barcelona espanha

Barcelona Espanha: Roteiro com principais passeios em 3 Dias

Barcelona, na Espanha, é um destino dos sonhos para muitos brasileiros. Seja por sua fama de ser uma cidade festeira, praiana, seja pelas obras do gênio Gaudí, enfim, a cidade é cheia de atrações!!! Neste post elenco os principais passeios em um roteiro que pode ser feito em 3 dias.

1º Dia Roteiro Barcelona Espanha:

Recomendo começar conhecendo a cidade pelas Obras de Gaudí, o gênio da arquitetura catalã. Existem diversos prédios projetados por ele, e que são imperdíveis, como a Casa Milá (La Pedrera), o Palácio Guell, e a Casa Batló. Além destes 3 palácios, há também há Sagrada Família. Todos estes passeios podem ser feitos a pé, um seguido do outro. Fiz um post especialmente sobre o assunto: neste link.

barcelona espanha
A Sagrada Família

2º Dia Roteiro Barcelona: Bairro Gótico + Las Ramblas

Catedral de Barcelona Espanha

catedral de barcelona
A Catedral de Barcelona com sua fachada neogótica

Construída no local de uma antiga igreja paleo-cristã (séc III), cujos restos estão preservados no subsolo, esta magnífica Catedral é um passeio obrigatório. O seu interior é em estilo gótico, do séc XIII, enquanto a sua fachada é em estilo neogótico (foi reformada no séc XIX).Ela é dedicada a Santa Eulália, patrona da cidade de Barcelona.

A entrada na Catedral é gratuita no período da manhã (à tarde custa 7 euros), mas com um ingresso é possível subir de elevador até o seu telhado e ver a cidade do alto. Para horários da missa, checar o site oficial.

Ela possui 5 portas, todas com detalhes em alto relevo, sendo a porta principal constituída por um grande arco gótico, com 76 esculturas em alto relevo de anjos, profetas e reis. Como a maioria das catedrais góticas, também possui diversos gárgulas espalhados pelo seu teto, que, dizem servirem para espantar os maus espíritos, mas que na prática servem para escoar a água da chuva.

catedral de barcelona
Seu grande arco com figuras de anjos, profetas e reis

Interior da Catedral de Barcelona

Seu interior é grandioso, com colunas altas e largas e grandes vitrais. Entretanto, como a maioria dos vitrais está posicionada no alto, a iluminação acabou ficando mais restrita, e por isso, ela é uma igreja bem escura. Possui diversas capelas em seu interior, sendo as principais: Capela de São Bernardo e da Virgem do Rosário.

barcelona espanha
O interior da Catedral de Barcelona, com suas grandes colunas

No subsolo, abaixo do presbitério, está a cripta de Santa Eulália. O seu sarcófago é decorado com cenas de seu martírio, após ter sido perseguida por autoridades romanas. Na ocasião foi submetida a diversas torturas e por fim, decapitada.

Era algo comum na época enterrar no interior da Igreja os seus benfeitores. Então estão espalhadas pela catedral as tumbas de diversos nobres de Aragão, como este da foto, de 1545, que inclui os brasões das famílias e é de autoria do pintor português Enrique Ferrandis.

catedral de barcelona
Tumbas com paredes pintadas com os respectivos brasões

Não deixe de visitar também o Claustro, onde há a fonte de São Jorge e onde ficam 13 gansos, pois simbolizam a idade que Santa Eulália tinha quando foi morta e também o seu amor pelos animais.

Pensando em ir para a Espanha?? Então veja Os Principais Pontos Turísticos de Madrid neste post.

Passeio Pelas Ruas do Bairro Gótico – Barcelona Espanha

barcelona espanha
Ruas estreitas do Bairro Gótico em um dia chuvoso

Aproveite o restante da manhã para andar sem rumo pelas ruazinhas medievais do Bairro Gótico. Este é o bairro mais antigo da cidade, pois foi onde se iniciou sua fundação pelos romanos, no ano I a.C. Ali você irá encontrar algumas estruturas reminescentes da época românica, como, por exemplo, uma muralha na Plaza Nova, e a via sepulcral romana na Plaza Madrid. Fora isso os antigos prédios encontram-se muito bem preservados e o bairro é um charme!!! Ruínas de um antigo bairro judeu também estão ali e remontam 600 anos.

barcelona espanha
Uma das mais antigas fontes, a de Fivaller, na Plaza de Saint Just, no Bairro Gótico

Há diversas praças, como a Plaza Real, que fica no final do bairro gótico, já próxima a orla, e possui uma decoração mais recente (em estilo neoclássico), com diversas palmeiras e postes de luz projetados por Gaudí. Já a Plaza de Saint Jaime abriga o prédio da Prefeitura e do Governo da Catalunha. Também é o local onde ocorrem manifestações populares.

barcelona espanha
A Plaza Real com suas palmeiras

Almoço nas Ramblas: Mercado de La Boquería

barcelona espanha
O mercado oferece uma diversidade de produtos locais

Situado no bairro de Las Ramblas, vizinho ao bairro gótico, este mercado é o mais famoso da cidade. Aproveite para almoçar ali, pois no local há diversos restaurantes, que servem diversos pratos típicos. Há também estandes que vendem tapas (petiscos), como espetos de camarão, azeitonas, e também salgados como a empanada. Há cerca de 300 estandes com produtos frescos, desde frutas e verduras, até carnes, doces e embutidos, e muitos deles oferecem degustação dos produtos. Variedade não falta, mas procure chegar cedo, pois o local costuma ficar lotado nos horários de pico.

mercado la boqueria
Frutas com cores vivas
mercado la boqueria
Açougue do Mercado de La Boqueria

Nós almoçamos a tradicional paella no restaurante Casa Guinart, que oferece um ótimo serviço e pratos bem elaborados. Nossa paella foi servida em uma “panelinha”. Estava uma delícia!!!

paella barcelona
A típica Paella de Barcelona

Las Ramblas de Barcelona Espanha

Esta famosa avenida de Barcelona liga a Praça da Catalunha até o Porto Velho e se estende por cerca de 1,2 km. Ela possui um grande calçadão para pedestres, onde ficam vários quiosques que vendem diversos produtos, desde flores, até souvenires de Barcelona. Possui no entorno diversos restaurantes, cafés, barzinhos e hotéis. Ali você também encontrará muitos artistas de rua, como, por exemplo, músicos e estátuas humanas.

barcelona espanha
Las Ramblas é um dos locais mais frequentados pelos turistas

Caso goste de agitação, à noite a região fica bem movimentada, com baladas na região intermediária das Ramblas, que vão até 3h da manhã. Já mais próximo ao porto, à noite há uma região semelhante ao “red light” de Amsterdã.

Uma recomendação é sempre prestar atenção aos seus pertences, pois esta região é famosa por “pickpockets” (pessoas que fazem pequenos furtos), então tome cuidado!!!

Na Praça da Catalunha, ao final da avenida, você encontrará a loja de departamentos El Corte Inglés, que possui diversos departamentos. Ali você encontra desde roupas até perfumaria e utilidades domésticas, distribuídos em 7 andares. Os preços são um pouco salgados, mas caso goste de compras, poderá gastar ali algumas horinhas.

3º Dia Roteiro Barcelona:

Parque Guell

No 3º dia recomendo começar logo cedo conhecendo o parque mais famoso da cidade, também projetado por Gaudí: o Parque Guell. Confira novamente aqui o link com o post sobre o Parque. Para esta atração, na alta temporada, entretanto, é necessário comprar o ingresso com antecedência para evitar filas de espera.

parque guell
Prédio na entrada do Parque Guell

Praia de Barceloneta

barceloneta
Praia cheia até mesmo no inverno

Saindo do Parque Guell, pegue um metrô da Linha 4 até Barceloneta (cerca de 30 minutos). Eu estive lá em pleno inverno, no mês de fevereiro, e mesmo assim, a praia foi um passeio bem agradável!!! Claro que a água estava gélida, mas o local é bem animado, e tem muita gente andando pela orla.

barceloneta
Calçadão que beira a Barceloneta

O bairro ainda possui algumas casas à beira-mar que foram construídas pela população (em sua maioria pescadores) que perdeu sua moradia durante a construção do Parque Ciutadella. Possuem um estilo próprio. Estão coladas umas às outras, e com pequenas varandas, onde muitas ostentam a bandeira da Catalunha.

barcelona espanha
Fachada dos prédios à beira-mar construídos pelos pescadores

Atrações de Barceloneta

Comece caminhando pelo Moll de La Fusta, um antigo cais onde se encontram duas belas esculturas: Gambrinus, uma lagosta enorme feita de resina e fibra de vidro; e A Cabeça de Barcelona, o rosto de uma mulher com 20 metros de altura, criação do norte-americano Roy Lichtenstein (1992). Caso goste de compras, também não deixe de conhecer a Rambla del Mar. Esta é uma passagem que liga a orla até um shopping. Há também ali um grande aquário. Ótima atração para as crianças.

barcelona espanha
Obra “A Cabeça de Barcelona” de autoria de Roy Lichtenstein

Siga então pela Passeig de Joan de Borbó, um grande calçadão que irá chegar até a Barceloneta. Há muitas pessoas andando de bicicleta, patins, enfim, um ambiente muito descontraído.

A Barceloneta é a praia mais procurada da cidade, e bomba no verão!!! Há diversos bares, e o local também conta com aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras. No início da orla está localizado um dos hotéis mais “fashion”de Barcelona, o Hotel W, que tem a forma de uma vela de um barco. Há algumas intervenções artísticas pela praia, como esculturas de areia, uma graça!!!

barcelona espanha
O famoso Hotel W, em formado de uma vela de barco
praia barceloneta
Esculturas na areia de artistas locais

Olimpíadas de 1992 – Barcelona Espanha

Há um grande calçadão margeando a praia, chamado Passeig Marítim de Barcelona e que termina no Port Olímpic. O local foi reformado para as Olimpíadas de 1.992 e é ponto de encontro de turistas e locais. Há diversas esculturas espalhadas pelo caminho, sendo a maior delas, por fim, situada ao final do calçadão, o “El Peix”(O Peixe), dourada e metálica, obra do arquiteto canadense Frank Gehry.

barcelona espanha
Academia ao ar livre ao final da praia de Barceloneta
barcelona espanha
Academia ao ar livre ao final da praia de Barceloneta

Há até uma grande academia ao ar livre ao final da praia e que mesmo no inverno estava bem cheia. Logo atrás da praia fica o Parc de La Ciutadella, que abriga um zoológico e o Parlamento da Catalunha.

Enfim, estas foram meus passeios para um Roteiro de 3 Dias por Barcelona Espanha. Caso tenha mais dias, é possível incluir outros passeios, como o Montjuïc, que é um castelo acessível por um teleférico, ou então o Museu Picasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima