palacio nazaries

Alhambra Granada – Como Visitar e Dicas Práticas

A Alhambra de Granada é um complexo de palácios e fortificações da época da invasão islâmica na Espanha. Ele fica no alto de uma colina e é visita obrigatória para quem visita o sul da Espanha. Irei explicar neste post como chegar saindo da estação de trem de Granada, além de um roteiro de visitação com dicas importantes baseadas em minha experiência visitando a Alhambra em abril de 2022.

Um pouco sobre a história da Alhambra Granada

A região de Granada foi por muito tempo ocupada pelos romanos. Até que os muçulmanos conquistaram a Península Ibérica, e ali construíram a Alhambra, em 1238. O reinado na época tinha o nome de Nasrida. Granada, inclusive, foi a capital do reino. Na Alhambra viviam, além do sultão e sua família, oficiais, soldados da elite, e os serviçais.

vista alhambra
Granada vista do alto da torre da Alcazaba

Porém, foi somente em 1492 que o Rei Fernando III, um rei cristão, reconquistou novamente a região de Andalusia. Então ordenou diversas reformas no Palácio, a maioria realizadas por artesãos mouros, o que originou a arte mudéjar (arte cristã com influência islâmica).

Por isso, iremos encontrar na Alhambra um misto de influências. Desde as torres e portais da época romana, até os palácios islâmicos, e por último, a decoração renascentista.

Os palácios desta época tinham a característica de terem um pátio central, com um trajeto de água cortando o seu meio, e com diversos jardins ao redor. Além de muitos arcos “mouros”, com detalhes geométricos cravados em estuque, madeira e azulejos decorativos.

Como comprar os ingressos para Alhambra Granada???

Preço: 14 €.

Eu recomendo fortemente comprar online!!! Isso porque só é possível visitar os Palácios Nazaríes com horário agendado. E como os ingressos são bem limitados, os melhores horários costumam acabar com cerca de 1 mês de antecedência (antes da pandemia acabava bem antes).

Recomendo também comprar somente pelo site oficial, do Patronato da Alhambra (seguir este link). É obrigatório apresentar o passaporte na hora da entrada, junto com o ingresso impresso ou o QR code no celular. Para poder visitar os Palácios Nazaríes, compre o Ingresso Alhambra General. Os outros ingressos não dão direito a esta visita. Mais adiante irei dar as dicas dos melhores horários para agendar a visita.

Como chegar na Alhambra Granada

É possível ir de trem ou de ônibus até Granada e de lá ir de ônibus ou caminhando até a Alhambra. Para ir de trem, há muitos trens de alta velocidade que saem de Córdoba, por exemplo. Mas todos fazem um roteiro que pode sair de Sevilha, passando por Córdoba, ou então saindo de Madrid.

Já de ônibus há muitas opções, entretanto, o preço sai cerca de metade do preço do trem. A desvantagem é que a viagem leva bem mais tempo. Há algumas companhias de ônibus, como a Alsa (neste link), que fazem este trajeto.

Indo de ônibus da estação de trem até a Alhambra

Gran Via granada
A Avenida Gran Via

Saindo da estação de trem, é preciso fazer uma caminhada de cerca de 20 minutos até o ponto de ônibus. Basta pegar a Avenida de la Constitucion e seguir pela Avenida Gran Via. Você chegará em uma Praça, a Plaza Isabel la Católica. Um pouco a frente fica o ponto de ônibus (foto abaixo). É fácil de identificar porque sempre terá uma fila de turistas.

alhambra como chegar
Local em que fica o ponto de ônibus

Ali passam micro-ônibus municipais de 7 em 7 minutos. O valor da passagem é 1,40€. Quando fui, em abril/22 havia uma pequena fila, e como os ônibus eram pequenos, saíam bem lotados, com gente em pé!!! Mas o percurso até a Alhambra é rápido, cerca de 15 minutos.

Indo a pé da estação de trem até a Alhambra

Bom, para chegar lá basta fazer o mesmo percurso de quem sai da estação de trem, mas quando chegar na Plaza Isabel la Católica, virar à esquerda e seguir até a Plaza Nueva. De lá haverão placas mostrando o caminho, mas basta subir uma ladeira, passando por baixo de um portal, a Puerta de las Granadas. Já aviso que é uma ladeira puxada, mas com cerca de 500 metros de extensão, apenas. A caminhada total da estação de trem até a entrada da Alhambra é de cerca de 40 minutos.

Caminho alhambra
Caminho que leva até a Alhambra

Por onde começo o meu roteiro por Alhambra Granada???

Essa é talvez a questão mais crucial que você deve levar em conta, visto que o complexo é imenso, e se errar o trajeto, irar caminhar muito à toa!!! Além disso, achei que o local não possui muitos mapas explicativos, e tinha muita gente perdida!!! Então aqui fica a dica uma das dicas mais importantes:

O roteiro da sua visita deve levar em conta o horário que você marcou para entrar nos Palácios Nazaríes, visto que a entrada só é permitida no horário agendado!!!

O que a viajante sem tédio recomenda: caso chegue de ônibus municipal, deixar para visitar o Palácio Nazaríes por último (agendar um horário mais tarde), pois o ônibus irá te deixar lá no alto, nos jardins do Generalife. Então é só ir depois descendo, passando pelos Jardines del Paraíso até chegar na parte baixa, onde está o Palácio Nazaríes, o Palácio de Carlos V e a Alcazaba. Caso contrário, se descer para visitar primeiro o Palácio Nazaríes, precisará percorrer um bom percurso de subida para visitar o Generalife.

Caso chegue a pé, é só inverter a ordem, deixando os Jardins de Generalife por último!!!

alhambra como chegar
Portão de entrada para o Generalife, onde pára o ônibus municipal

O que visitar em Alhambra Granada

Segue o roteiro recomendado para a visita, para quem chega de ônibus (a pé é ao contrário).

1. Jardins de Generalife

alhambra granada
Eu no jardins floridos do Generalife

Estes jardins ficavam fora da fortaleza, e eram o “retiro de verão” do sultão. Foram construídos entre os séculos XIII e XIV. Mas com o domínio espanhol, no século XVI, sofreu algumas remodelações. Os jardins atuais são do século XX, e possuem muitos ciprestes, flores, e dali também se tem uma vista panorâmica do restante da Alhambra. Os jardins se incorporam ao restante das construções e são bem extensos.

alhambra granada
Há muitos ciprestes e também fontes de água

Há um pequeno palácio no estilo mudejar, com um pátio central, cercado por diversas flores, chamado Patio de la Acequia (séquia). Com 48 metros, possui muitas fontes que se encontram no centro do espelho de água, ao qual ao redor há muitas portas com arcos. O local também é cheio de ciprestes, roseiras, e árvores frutíferas, principalmente laranjeiras.

alhambra granada
Este é o Pátio de la Acequia

Entrando no corredor dos arcos, é possível ter uma vista panorâmica do restante da Alhambra.

alhambra granada
Vista panorâmica

Ao sair do palácio você sobe por uma grande escadaria, de 3 lances, com fontes em cada uma. Estima-se que seja a escadaria mais antiga de todas. Ela possui corrimões por onde passa água e é toda coberta por louros que se unem e dão uma linda imagem ao por-do-sol.

2. Iglesia de Santa María de la Encarnación

Descendo pela Estrada Real, você passará ao lado desta igreja, erguida no século XVII. No mesmo local havia uma mesquita que havia sido convertida em igreja, mas aos poucos o edifício se deteriorou até ser demolido. Mas na construção de sua fachada foi mantido o estilo mudéjar, vigente na época. Possui um grande altar no estilo barroco, além de grandes colunas. A imagem que mais chama atenção é a de Virgem da Angústia, carregando jesus morto, que durante as procissões de Páscoa é levada sobre o andor pela cidade.

igreja de la encarnacion
Altar da Igreja e sua cúpula central

3. Alcazaba

alhambra granada
Pode-se andar em meio às antigas ruínas militares

É a parte mais antiga do complexo, datando do séc IX. Esta era um fortificação militar, composta por duas grandes torres que permitiam ter uma vista panorâmica do alto da colina.

Ainda há ruínas das salas das armas, as quais tinham cada uma o seu propósito definido, incluindo uma sala específica para banhos, outras para repouso dos soldados, e também uma ala subterrânea para os prisioneiros.

É possível subir nas duas torres, inclusive na maior, chamada Torre de la Vela. Não são muitos degraus, mas costuma ter sempre fila. A escada é em espiral, um pouco apertada. Mas lá do alto é possível ter uma vista panorâmica da cidade, com suas casas todas brancas, rodeadas de ciprestes. Em dias claros é possível avistar as montanhas cobertas de neve de Sierra Nevada. Também é possível avistar o mirante que fica na colina oposta, o Mirador de San Nicolás, uma das atrações da cidade.

granada
Vista do alto da Torre de la Vela

Pensando em ir para Madrid??? Então confira essas dicas básicas que montei neste post.

4. Palácio de Carlos V

Em 1526 o Rei Carlos V visitou a Alhambra e se interessou por morar no local. Assim mandou construir um palácio próprio, em estilo renascentista, onde ele pudesse se hospedar. Os quartos do Palácio Nazaríes foram utilizados para os visitantes reais. Mas o palácio acabou não sendo concluído, sendo abandonado em 1637. Ele possui um patio circular único, com todo o palácio sendo construído em 360 graus!!!

palácio carlos V
Vista do pátio do palácio

No século seguinte a Alhambra acabou sendo abandonada após a expulsão da família que cuidava da propriedade pelo Rei Felipe V, a família Tendilla-Mondéjar. A Alhambra só foi redescoberta com a chegada das tropas de Napoleão em 1810. Algumas torres da Alcazaba foram propositalmente destruídas durante a saída das tropas.

Hoje em dia o palácio ainda parece um pouco abandonado em sua área externa. Mas na área interna há dois museus, o Museu de Belas Artes e o Museu da Alhambra, que têm visita gratuita. São diversas salas com obras de arte, e também com objetos que decoravam as antigas salas da Alhambra. Vale a pena dar uma conferida!!!

5. Palácios Nazaríes

palacio nazaries
As colunas do palácio e o pátio

Por fim, temos a surpresa maior do passeio, os Palácios Nazaríes. Como disse anteriormente, é preciso entrar na hora marcada (mas mesmo assim forma uma fila gigante, e você acaba tendo que esperar cerca de 15 minutos até entrar!). Mas vale a pena, visto que eles são o ápice do que se pode chamar de arte mudéjar. Há diversos espaços identificados com placas. Repare nos tetos, com muita decoração. As paredes também tem muitos detalhes, ora com arabescos, ora com azulejos. Já algumas salas possuem até chão com mármore branco.

palacio nazaries
Teto decorado representando o sultão

Há o típico pátio central, retangular, o Pátio dos Mirtilos, com uma corrente de água central cercada de arbustos e com uma fonte de água em seu final. Há também o Pátio dos Leões, com uma fonte rodeada de leões. Ao redor desde pátio ficavam os quartos da família real.

pátio dos leões
O pátio dos leões

Há também a Torre do Comares, que diz a lenda, foi onde Cristóvão Colombo pediu permissão para o monarcas católicos para partir em sua expedição pelas Américas.

Enfim, não vou entrar em detalhes das salas, pois o que importa é durante a visita prestar atenção nos detalhes da arquitetura e se imaginar voltando ao passado!!! Não vou dizer que é uma visita tranquila, pois mesmo com a entrada restrita de visitantes, todas as salas ficam bem cheias, o que atrapalha um pouco nossa concentração.

Encerro aqui o meu post sobre a linda Alhambra de Granada!!! Espero que tenham gostado e que tenha sido útil em sua visita!!!

2 comentários em “Alhambra Granada – Como Visitar e Dicas Práticas”

  1. Obrigado pelas dicas. Só fiquei com uma dúvida: a entrada pelo Generalife tem as mesmas funcionalidades da entrada principal, com terminais de autoatendimento pra imprimir os tickets etc?

    1. viajandosemtedio

      Sim, lá tem um posto de vendas, mas devido aos ingressos limitados para visitar os Palacios Nazaries, recomendo comprar com dias de antecedência. Comprando online vc só precisa mostrar na hora o QR Code do seu celular mesmo!!! Não precisa imprimir. Boa viagem!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima