cannes na frança

Cannes na França – O que fazer em 1 dia

Cannes na França é uma cidade famosa mundialmente pelo Festival Internacional de Cinema de Cannes. Mas o que muitos não sabem é que a cidade possui atrações que vão além do Festival de Cinema. Neste post irei mostrar um roteiro de 1 dia pela cidade, com a sequencia das principais atrações que você pode fazer em um roteiro a pé.

Onde fica Cannes

Cannes fica no sul da França, na região conhecida como Riviera Francesa, a cerca de 30 km de Nice. O jeito mais fácil de chegar é de trem, vindo de Nice. Isso porque a viagem dura apenas 30 minutos. De ônibus também é possível, porém, a viagem é mais longa. Caso esteja em Paris, a viagem acaba sendo muito longa (690km), sendo necessário ir de trem (5h30) ou de avião até Nice.

cannes na frança
Prédios do Boulevard de la Croisette

Como se deslocar por Cannes

Cannes é uma cidade relativamente pequena, e é possível fazer todos os passeios em um dia a pé (até metade de um dia, dependendo do seu ritmo). A estação de trem fica bem perto do centro turístico. Para chegar ao centro turístico, basta seguir a rua que sai da frente da estação em direção ao mar. Irei mostrar o roteiro que fiz em metade de um dia pela cidade (o restante do dia deixei para conhecer Antibes).

estaçao trem riviera
Estação de trem de Cannes

Atrações de Cannes na França

1. Bairro das Compras em Cannes

Caso você chegue de trem, saindo da estação e seguindo em linha reta, você chegará em um bairro comercial com diversas lojas de grife. Ali você encontrará, na rua Marechal Foch, as Galeries Lafayette. Perpendicular a esta rua, está a Rue Antibes, onde há lojas como Zara, Massimo Dutti, Mango, entre outras. Depois de andar por este região, recomendo seguir em direção ao Boulevard de la Croisette, que é a orla da cidade.

cannes na frança
A famosa Galeries Lafayette

2. Igreja Notre Dame de Bon Voyage

Endereço: 2 rue Notre Dame.

notre dame bon voyage
Interior desta Igreja que é do século 17

No caminho para o Boulevard de la Croisette não deixe de parar nesta igreja, que fica próxima ao Prédio do Festival de Cannes. No lugar havia uma pequena capela do século XVI, que deu lugar a esta linda igreja, consagrada em 1879. Construída em estilo neoromânico, ela é famosa por ter uma placa em homenagem a Napoleão, que fez ali sua primeira parada após voltar do seu exílio na Ilha de Elba, em 1815. Ela também possui diversos vitrais e esculturas de madeira, incluindo uma de São Nicolau, o padroeiro da cidade.

3. Prédio do Festival de Cannes

festival de cannes
Eu na escadaria onde fica o tapete vermelho

O prédio que sedia o Festival Anual Internacional de Cinema de Cannes está localizado no Boulevard de La Croisette. Criado em 1946, ele premia com a “Palma de Ouro” diversos filmes do mundo inteiro. O prédio é visitado o ano inteiro por turistas curiosos, que querem tirar fotos na escadaria do tapete vermelho!!! Ali há sempre muita gente, e há até uma fila na tentativa de tentar tirar uma foto sem outros turistas aparecerem ao fundo (mas é uma tarefa quase impossível!). Ao lado das escadarias há a “calçada da fama”, onde estão eternizadas as mãos de diversos atores famosos, como por exemplo, Sylvester Stallone, Nicole Kidman, Jodie Foster, entre outros. O festival ocorre todo mês de maio, então evite ir na cidade nesta época, exceto se você quiser enfrentar multidões para ver o seu artista favorito!!! Caso queira conhecer o interior do prédio, é possível contratar tours guidados.

calçada da fama de cannes
Calçada da Fama de Cannes

Mas é importante mencionar que ocorrem diversos eventos neste prédio no decorrer do ano, além do de cinema. No dia em que fui estava tendo um evento de cibersegurança e estava bem movimentado. Ao lado há uma grande praça, chamada Praça Reynaldo Hahn, com muitas palmeiras e algumas esculturas.

cannes na frança
Praça com escultura de Georges Pompidou

4. Boulevard de La Croisette

Este que é o calçadão à beira-mar de Cannes, concentra muitos restaurantes, lojas de grife e hotéis luxuosos. A praia é muito frequentada por turistas no verão, apesar de não ser a mais bonita de todas.

Algumas áreas da praia são particulares: há o serviço de praia do hotel Carlton Beach Club, o qual fornece espreguiçadeiras e guarda-sois, além de restaurante, mesmo para quem não está hospedado no hotel. Há também o serviço de praia do restaurante La Mandala, que cobra cerca de 20 euros pelas cadeiras de praia (preço depende da época), e também oferece mesas “pé-na-areia”.

A infraestrutura da praia é muito boa, com banheiros públicos bem no início da praia, próximos ao Prédio do Festival. Ao final da praia há um setor separado para o público em geral e ali você pode chegar e se sentar onde quiser. Ali perto também fica o Porto de Pierre Canto, um dos diversos portos de Cannes.

5. Praias de Cannes na França

Ao contrário da praia de Nice, as praias de Cannes são de areia mesmo, sem pedrinhas. E todas possuem aquela coloração azul turquesa. Além das praias do Boulevard de La Croisette, temos estas que irei indicar.

Logo após a colina do castelo, há a Praia Plage Du Midi, com areia fina, e mar azul transparente, com muitos peixinhos. Ela oferece aluguel da cadeiras, mas também há espaço para montar o seu próprio guarda-sol. Há cabines que vendem lanches (como o pan baignat) e sorveterias. Há estacionamento gratuito, porém, que fica cheio rápido.

A praia de La Bocca possui chuveiros gratuitos, e apesar de ter a faixa de areia mais estreita, possui uma orla grande, que possibilita fazer longas caminhadas. Ali também é possível chegar e montar o seu próprio guarda-sol. Há também estacionamentos próximos, incluindo um gratuito, e também restaurantes a cerca de 100 metros da praia.

Uma dica para quem está com carro e quiser curtir as praias, é deixar o carro no estacionamento da estação de trem (estacionamento gratuito) e seguir de ônibus (linha 22) até estas praias.

6. Esplanade La Pantiero

esplanade la pantiero
Este calçadão é ótimo para caminhar e possui prédios lindos

Este calçadão fica logo depois do Prédio do Festival de Cannes, caminhando em direção ao castelo. Pantièro significa “caminho” em um dialeto do sul da frança. Ele fica bem em frente ao Porto Antigo. Há praças com muitos bancos para se sentar, e também uma linda fonte em homenagem ao Lorde Brougham, construída no século 19. Há também um gazebo onde costumam ocorrer apresentações musicas e um grande pátio aberto onde no verão é montada uma roda-gigante. Ao redor, há muitos restaurantes e prédios preservados, do século 19, todos bem coloridos.

Lorde Brougham
Fonte com a escultura do Lorde Brougham

Ali também está o prédio da prefeitura de Cannes, em um prédio chamado Hotel de Ville, muito bem preservado e que fica em uma linda praça, com muitas palmeiras. Nesta praça também há um monumento aos mortos nas guerras.

hotel de ville cannes frança
Prédio da prefeitura de Cannes
escultura homenagem mortos
Escultura em homenagem a todos os soldados mortos nas guerras

7. Mercado Municipal Forte Forville

Endereço: 6 Rue du Marché Forville.

Mercado de Forville
O Mercado de Forville é ótimo para comprar produtos frescos locais

O Marché Forte Forville é uma parada obrigatória para quem gosta de gastronomia!!! Isso porque você poderá provar e comprar produtos locais, incluindo queijos, pães, embutidos, peixes, hortaliças, além de estar rodeado de restaurantes e também locais para compra de aperitivos. Há comidas prontas para levar, de diversas partes ao redor do mundo, como, por exemplo, comida síria e italiana. O mercado abre diariamente no período da manhã, até as 13h. Os preços são um pouco salgados, comparados com os dos supermercados, mas em compensação os produtos são bem frescos. A única coisa que senti falta foi de mesas com cadeiras, pois infelizmente é preciso procurar algum lugar ao redor para se sentar e provar o que comprou (eu achei bancos na praça da prefeitura, que fica ali perto!). Eu provei uma focaccia de mussarela com tomates e estava bem gostosa!!!

focaccia
Focaccia de mussarela com tomates

8. Le Suquet – Cannes na França

le suquet
O bairro de Le Suquet com a colina do castelo ao fundo

O bairro de Le Suquet fica no topo de uma colina e ao redor dela. Ele é um bairro medieval, onde a cidade começou, inicialmente, como uma vila de pescadores. Ali também ficava um antigo castelo, que hoje é um museu (Museu das Explorações Mundiais). Subindo a coluna, é possível visitar a igreja Notre-Dame d’Espérance, e também se vislumbrar com uma vista panorâmica da cidade, incluindo a baía de Cannes. Achei muito lindo e vale a pena subir. A subida é por meio de uma rampa, são cerca de 10 minutos de caminhada, mas bem tranquila.

cannes frança
Vista panorâmica de Cannes do alto da colina de Le Suquet

Caso tenha tempo, dê uma esticadinha para andar no bairro, na parte de baixo, pois, ali além de casas coloridas, há muitos restaurantes, bares e lojinhas. As ruas são bem estreitas, com muitos calçadões para os pedestres.

Indo para a França??? Então que tal conferir estas dicas de Paris, para quem está indo pela primeira vez???

9. Igreja Notre-Dame d’Espérance

notre dame cannes
Interior da Igreja de Notre Dame de Cannes

Esta igreja, em estilo gótico e românico, foi erguida em 1627. Ela possui diversas capelas dedicadas aos artesãos da cidade, em uma delas há até um armário com diversos bonecos de panos feitos pelos locais. No altar está a imagem de Nossa Senhora da Esperança, em madeira policromada e dourada. Além disso, ela possui uma grande torre de sinos com um relógio, que pode ser visto de diversas partes da cidade.

torre relogio
A Torre do Sino da Igreja

10. Museu das Explorações Mundiais – Cannes na França

Ingressos: 6,50 €.

Este museu, que está no local onde ficava um antigo castelo medieval dos monges de Cannes, exibe coleções de arte primitiva de diversas regiões do mundo, como, por exemplo, Himalaia-Tibete, América Pré-Colombiana, Ártico, Oceania, Mediterrâneo, além de artes de pintores da Provença. É um museu que não é tão grande, então vale a pena caso não tenha visitados outros do gênero. Confira o site oficial neste link as exposições atuais.

Por fim, em frente ao museu há um jardim que oferece vistas panorâmicas das praias de Midi e La Bocca.

cannes na frança
Entrada do museu das Explorações Mundiais

Enfim, estas são as minhas dicas de passeios para se fazer em um dia por Cannes, na França. Lembrando que caso você não vá frequentar as praias, é possível no mesmo dia passar em Antibes, que fica logo ao lado, e é acessível por trem. Espero que tenham curtido, e até a próxima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima