Neste post irei contar tudo sobre o lado brasileiro das magníficas Cataratas do Iguaçu!!!! Estive lá em novembro de 2022 e irei dar dicas de como chegar, ingressos, qual a melhor época para visitar, como é o passeio, e tudo mais!!! No final conto se vale mais a pena conhecer o lado argentino ou brasileiro, então, bora lá!!!
Onde ficam as Cataratas do Iguaçu???
As Cataratas no lado brasileiro estão no estado do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu. Do lado brasileiro podemos avistar as cataratas do lado argentino, que ficam na cidade de Missiones. Ou seja, as cataratas estão nos dois países, sendo que 80% estão no lado argentino.
O que são as Cataratas do Iguaçu???
Originadas há cerca de 120 milhões de anos, são produto de uma falha geológica. No total, são 275 quedas d’água, formadas pelas águas do rio Iguaçú. A maior delas é a Garganta do Diabo, em formato de U, com 82 metros de altura e 150 metros de largura. Ela foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade é o 2º local mais visitado por estrangeiros no Brasil. Por ano, o parque registra mais de 1 milhão e meio de visitantes!!!
Como ir e voltar das Cataratas???
É possível ir com táxi, Uber, 99 táxis, e também ônibus. O táxi irá cobrar cerca de 50 reais saindo do centro. Já o Uber costuma ser metade do preço. Caso esteja de carro há estacionamento disponível no local ao custo de 50 reais. Nós fomos de Uber e voltamos de ônibus. Isso porque na volta havia apenas um motorista de Uber disponível, mas que cancelava as corridas para que o preço subisse.
Importante: o sinal de internet 4G é bem fraco na entrada do Parque das Cataratas. Sendo assim, é possível que você não consiga chamar o Uber. Porém, próximo ao Parque das Aves, que fica ali ao lado, há Wi-fi gratuito!!!!
Para ir de ônibus municipal, basta pegar a linha 120. A viagem do centro da cidade até o Parque das Cataratas leva cerca de 1h e o bilhete custa 5 reais. Os ônibus saem do terminal central, de 20 em 20 minutos. Na volta, há um ponto de ônibus dentro do Parque das Cataratas, e outro na frente do Parque das Aves. Os ônibus passam de 20 em 20 minutos.
Qual a melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçú???
Caso você queira ver volume de água, recomendo ir a partir de outubro até o mês de março. Ano passado, em outubro de 2022, o Parque das Cataratas chegou até a fechar por uns dias devido ao grande volume, mas é algo raro. Só que o verão também é a época mais movimentada, principalmente se você for durante a época de férias. Eu fui em novembro e ainda estava tranquilo. Caso vá em outras épocas do ano, o volume de água estará menor, mas nada que decepcione, visto que as cataratas são inúmeras, e isso é que dá a beleza. O único ponto negativo de ir no inverno, por exemplo, é se molhar, pois para ver de perto a Garganta do Diabo, é preciso atravessar uma passarela logo em frente à catarata, e todo mundo sai encharcado.
Ingressos para as Cataratas
Atenção: recomendo fortemente comprar os ingressos online!!! No local há totems de autoatendimento para compra mas quando cheguei, as 9h, já tinha uma fila quilométrica!!!
Então comprem no dia anterior, selecionando o horário que pretende chegar. São duas filas para entrar: cerca de 10 minutos antes começa a ser formada uma fila antes do local de embarque. Quando chega o horário, começam a liberar a entrada para o embarque propriamente dito, que fica em uma fila logo em frente. O embarque é muito rápido e organizado, pois são muitos ônibus que chegam a todo momento. Caso queira ter uma vista melhor do trajeto, opte pelos assentos no andar de cima. O trajeto leva cerca de 20 minutos até a entrada da trilha das cataratas.
Como é a visita às Cataratas do Iguaçu lado brasileiro
A visita começa a partir do embarque no ônibus panorâmico, que irá te levar por uma estrada asfaltada que percorre o Parque Nacional do Iguaçú. Ele faz 3 paradas: a primeira é no Macuco Safári (para aqueles que forem fazer o passeio de lancha), depois, na entrada da trilha das Cataratas/Belmond Hotel, e por fim, no final da trilha (para quem quiser ver direto a Garganta do Diabo).
Caso você não vá fazer o passeio de lancha, desça na 2ª parada. Isso porque na 3ª , você não conseguirá ver as outras cataratas pelo caminho, e somente a Garganta do Diabo (que é a maior de todas).
Trilha das Cataratas
A trilha não é muito longa, a distância é de cerca de 1,2 km. Mas é muito gostosa de se fazer, pois no caminho há diversos mirantes, e você pode ir acompanhando as diversas quedas de água antes de chegar na Garganta do Diabo. Eu não imaginava que eram tantas!!! Em um dos mirantes o pessoal acaba tendo que fazer fila, pois ele é muito requisitado para fotos. Vale a pena, pois de lá registrei esta linda foto:
Mas se você não estiver com paciência para filas, é possível tirar lindas fotos um pouco antes deste mirante.
No caminho a gente pode encontrar diversos animais, como por exemplo, pequenos lagartos e quatis. Eles avisam que não é para interagir com os quatis, não alimentá-los, pois eles podem ser agressivos. Então só observem de longe. No caminho um deles passou no meio de todo mundo, gerando um pequeno tumulto!!!
A Garganta do Diabo
Ao final da trilha você irá dar de cara com a majestosa Garganta do Diabo!!! Ela é a que tem o maior volume. Em frente, há uma passarela, por onde você pode atravessar para conseguir ver toda a catarata de frente. Nesse percurso eu recomendo colocar uma capa de chuva, caso contrário ficará toda encharcada!!!! Há uma ventania intensa também, devido à força das águas, e todos saem de lá emocionados com a força da natureza!!!
Dica top: além da capa de chuva, não esqueça de levar uma capa para o celular, daquelas à prova de água, que usam para mergulhar!!! Só assim você conseguirá tirar fotos perto da garganta do diabo sem encharcar toda a lente e evitando acidentes, como derrubar o celular.
Depois, há um elevador que pode te levar até o ponto de saída da trilha, mas também é possível ir subindo alguns degraus. Chegando ao ponto final você deve caminhar até o final da estrada, à direita, de onde saem os ônibus que te levam de volta à entrada do parque. Eles saem a cada 5 minutos. Ali também está a praça de alimentação do parque.
Macuco Safári
Site oficial e ingressos neste link.
Este passeio eu não fiz, mas para quem for aventureiro, é possível fazer um passeio de barco inflável motorizado que te leva até a parte de baixo das cataratas. Os ingressos custam 362 reais (adulto). Reserve pelo menos metade do dia para o passeio, pois é preciso fazer uma trilha e também andar de jeep. Importante mencionar que é preciso levar uma troca de roupas e ir com roupas de banho, pois todo mundo sai de lá encharcado!!!
Restaurante das Cataratas do Iguaçu Lado Brasileiro
Há uma ótima infra-estrutura ao final da estrada das Cataratas. Ali, além de banheiros há também diversas opções de locais para comer, com um deck onde você pode sentar e fazer a sua refeição. Há o restaurante ao fundo, o Porto Canoas, que serve comida em estilo buffet à vontade, mas com o preço bem salgado (98 reais por pessoa)!!! Mas para quem não quiser gastar tanto, também há uma lanchonete que vende hambúrgueres (cerca de 55 reais o combo) e também porções de aperitivos, como frango empanado e peixe. Também há outra lanchonete que vende salgadinhos, como coxinha, pão de queijo, etc.
Nós escolhemos a porção de peixe com fritas, que custou 68 reais, mas era muito bem servida (dava para 3 pessoas) e também estava uma delícia!!! Comemos ao lado do rio Iguaçú, com uma vista incrível!!! Recebemos até a visita de um grande lagarto e de muitos passarinhos.
DICA: caso você vá visitar o Parque das Aves, lá a comida é bem mais em conta!!!
Na entrada do parque também há uma lanchonete igual, antes da fila para o embarque nos ônibus. Os preços são os mesmos.
Vale mais a pena conhecer qual lado das Cataratas???
Por fim, agora que conheço os dois lados das Cataratas, posso dizer que, ATUALMENTE (2023), vale mais a pena, conhecer o lado brasileiro. Entre os motivos estão:
- O lado Argentino passa por dificuldades econômicas, e devido a queda da passarela da Garganta do Diabo, e de outras, não está sendo possível fazer o passeio completo.
- Além disso, atualmente, não é possível presumir como está a segurança e manutenção das outras passarelas, por isso, eu não me senti segura em visitar.
- O lado brasileiro possibilita uma visão panorâmica mais completa de todas as quedas d’água, enquanto no lado Argentino você irá visualizar as quedas do alto ou do lado.
- É bem mais fácil e rápido chegar no lado brasileiro do que atravessar a fronteira para chegar no lado argentino.
- A trilha do lado brasileira é bem mais curta e fácil de fazer.
Não deixe de conferir neste post tudo sobre o Lado Argentino das Cataratas do Iguaçu!!!
Enfim, estas foram minhas dicas para quem vai conhecer as Cataratas do Iguaçu lado brasileiro. Espero que tenham se animado para o passeio. Até a próxima!!!