cataratas lado argentino

Cataratas do Iguaçu – Lado Argentino

Neste post irei contar como é a visita ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu, na divisa com o estado do Paraná. As Cataratas são consideradas patrimônio Mundial pela Unesco e atraem visitantes do mundo todo!!! Vejam aqui como foi minha experiência e o que esperar do passeio.

Atualizado em jan/23.

Onde ficam as Cataratas do Iguaçu

Elas estão localizadas em uma área que compreende o Parque Nacional do Iguaçu, composta pela Foz do Iguaçu, no Paraná e o Parque Nacional de Iguazú, em Missiones (Argentina). É possível visitar as cataratas de ambos os parques. Caso vá para a Argentina, há um controle na fronteira, mas é bem tranquilo. Somente precisa mostrar os documentos. Eu fui no lado argentino das Cataratas do Iguaçu e irei contar como foi todo o meu passeio.

Foto onde as cataratas se convergem

Qual a melhor época para visitar as Cataratas?

Na época das cheias, entre outubro e fevereiro, você encontrará as maiores quedas d´água. Então, caso esteja interessado em vê-las no seu maior volume, esta é a época!!! Já no inverno, principalmente entre julho e agosto, será quando as quedas estarão menores. Nos outros períodos do ano, espere ver uma vazão intermediária das cataratas.

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu

Lado Argentino

Os ônibus urbanos partem do Centro de Foz e do TTU (Terminal de Transportes Urbanos) e chegam ao Terminal de ônibus de Puerto Iguazú. De lá é preciso pegar outro ônibus (Empresa Uruguay) até o parque. As passagens custam cerca 12 reais. O chato do lado argentino é que todos precisam descer, mostrar o documento de identidade e depois subir em outro ônibus do outro lado da fronteira. Ubers não fazem a viagem para o lado Argentino. Logo, recomendo ir de carro alugado ou então contratar uma agência de viagens.

Valores dos Ingressos

Os ingressos são vendidos online e na bilheteria local.

Link para compra dos ingressos:

Caso você vá visitar em 2 dias seguidos você ganha desconto de 50% para o 2o dia.

Conhecendo o lado Argentino das Cataratas do Iguaçu

trem cataratas
Trem que leva até as trilhas

Eu fui por este lado, e achei que valeu bastante a pena!!! Cerca de 80% das quedas estão localizadas ali. Há uma área reservada aos índios que ali habitam, que vendem alguns utensílios por eles produzidos. Você caminha por uma trilha curta, que chega então até um trenzinho. No caminho passamos por uma mata fechada, e é possível avistar alguns animais selvagens, como por exemplo, o quati, além de muitos pássaros e borboletas azuis. Realmente, a fauna e flora são muito bem preservadas. O Parque também abriga inclusive onças-pintadas, macacos-prego, tamanduás, antas, entre outros.

Chegando nas Cataratas

O trem percorre 18 km e pára em duas estações, sendo que a última leva até uma passarela suspensa (Paseo Garganta del Diablo) que passa por cima do rio Iguaçu. Caminhando por esta passarela, no final você chega bem ao lado de onde a Garganta del Diablo deságua, em uma queda de 80 metros de altura. Também há outras 2 trilhas menores, que saem da Estação de Trem anterior (Estação “Cataratas”): o Circuito Superior que passa por cachoeiras secundárias; e o Inferior, que passa mais embaixo das cachoeiras.

cataratas lado argentino
Passarela que leva até a Garganta del Diablo

A visualização das cachoeiras irá variar de acordo com a época do ano. Pois caso esteja na época mais seca, é possível avistar todo o semicírculo formato pelas outras cachoeiras no lado brasileiro. Ao contrário do dia em que fui, quando havia muita água e as gotículas de água formavam névoas, que portanto, dificultavam a vista das outras cachoeiras, e só deu pra ver a Garganta del Diablo mesmo.

Pensando em viajar para o Sul do Brasil?? Então não perca este post sobre a região de Gramado.

Qual lado é o melhor para conhecer as Cataratas???

Para quem quiser visualizar as quedas como um todo, vale mais a pena o lado brasileiro. Nele há mais pontos de observação e você consegue ter uma vista panorâmica das cataratas (você enxerga elas mais de baixo). Já do lado argentino você verá a Garganta do Diabo, por exemplo, de cima, enquanto que no lado brasileiro você poderá caminhar na frente dela.

cataratas lado argentino
Ao ladinho da Garganta del Diablo

Já o lado argentino é interessante pelo contato com a natureza (e os diversos animais no caminho), visitar o parque, poder conhecer os índios que ali habitam, além de poder ver mais de perto algumas das outras cachoeiras.

Curiosidades das Cataratas do Iguaçu:

Por fim, elenquei aqui algumas curiosidades sobre as cataratas:

  • O conjunto de quedas chamado “Garganta del Diablo” leva este nome devido a uma lenda indígena. Diziam que uma de suas mais belas índias seria oferecida em sacrifício ao deus M´Boy. Entretanto, um dos guerreiros a salvou, e ao saber de sua fuga, o deus abriu uma enorme fenda na terra, que deu origem às cataratas.
  • Estima-se que na região das cataratas possam ser encontradas 550 espécies de aves, 120 de mamíferos, além de 635 espécies de borboletas.
  • Algumas das personalidades famosas que já visitaram as Cataratas: a cantora Kate Perry, o tenista Roger Federer, o ator Jackie Chan e até mesmo a Lady Di!!!

Enfim, caso tenha 2 dias de viagem, recomendo passar cada dia em um dos lados. Assim você conhecerá as Cataratas em todos os seus ângulos. E caso goste de aventuras, não deixe de fazer o passeio por barco por baixo das Cataratas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima