portal holambra

Holambra em SP: O que fazer na Cidade das Flores

Holambra, que fica no interior de São Paulo, próxima a Campinas, é uma ótima opção para um bate-e-volta ou para curtir um final de semana. A cidade, que em setembro promove a Exploflora, possui muitas atrações em meio à natureza, além de ótimos restaurantes especializados na gastronomia holandesa. Montei um roteiro prático para conhecer a cidade em um dia, tudo a pé, e em sequência!!! Então não deixe de conferir!!!

Hospedagem em Holambra

Eu recomendo se hospedar em algum dos hotéis ou pousadas na região central da cidade. Isso porque é possível percorrer facilmente todas as atrações a pé. Mas, caso prefira ficar em meio à natureza, há também opções de hotéis do tipo hotel-fazenda, com piscina e tudo mais, sendo que alguns se localizam nas cidades vizinhas.

Eu fiquei hospedada no Shellter Hotel (reservas pelo Booking.com neste link), que é um hotel simples, com café-da-manhã e fica bem próximo a Avenida do Boulevard Holandês, onde está a maioria dos restaurantes. Eu recomendo para quem vai passar apenas um final de semana e queira conhecer a cidade, pois deu para fazer tudo a pé.

Já para quem gosta de mais sofisticação, há o Royal Tulip Holambra, que oferece todas as comodidades de um hotel 5 estrelas, além de uma grande piscina e também restaurante próprio.

Restaurantes em Holambra

Nós almoçamos no Dona Maura Gastronomia, um restaurante de comida caseira, a la-carte, que fica na Rua Rota dos Imigrantes, 932. O ambiente é bem ventilado, há uma espécie de varanda coberta, com muitas plantas. Provei o escalope de mignon ao molho madeira e estava tudo bom. O prato também não demorou muito para ficar pronto. Vale a pena para quem está indo visitar e não quer gastar muito, pois fica longe do borburinho e os preços são mais convidativos.

dona maura gastronomia
O prato de mignon ao molho madeira

À noite nós fomos em um barzinho chamado De Dam Bar & Burger, que fica na eua do Boulevard Holandês (Rua Dória Vasconcelos, 152). Eles oferecem diversas opções de aperitivos, além de hambúrgueres. Nós provamos uma porção de salsichões holandeses, que vinha 3 tipos, acompanhados de pão, além de um delicioso chopp. Estava tudo ok, o pedido demorou um pouco, mas a música ambiente compensou (estava tocando rock!!!), e as mesas no deck da rua eram bem aconchegantes.

Mais adiante detalho outros restaurantes que valem a pena!!!

Atrações de Holambra

Irei mostrar neste roteiro todas as principais atrações que você pode conhecer caminhando, em um dia inteiro de passeio, na sequência das atrações. Holambra não é uma cidade plana, então há algumas subidas e descidas, que podem dificultar o passeio para quem tem alguma dificuldade de mobilidade. Caso prefira fazer de carro, há muitas vagas para estacionar pelas ruas, sem necessidade de Zona Azul.

1. Parque Van Gogh

Aberto diariamente, porém, as lojas só abrem de 6af a domingo.

parque van gogh holambra
O parque possui estes chalés que são lojinhas

Começamos nosso roteiro pela atração mais ao sul da cidade. Este parque, como o próprio nome diz, homenageia o pintor holandês impressionista Van Gogh. Este parque é bem pequeno, e fica à beira do Lago Holandês. Há um pequeno estacionamento disponível ao lado do parque. O acesso é gratuito, e você poderá caminhar por trilhas, que possuem chalés de madeira com réplicas de pinturas do Van Gogh. Em cada chalé há uma loja de artesanato diferente, incluindo de souvenires. Há também um café e uma gelateria no local. Há diversos bancos que você pode sentar e apreciar o lago. Além disso, há também pedalinhos, que podem ser alugados. Há também uma parede de escalada e uma tirolesa.

E por fim, a atração que mais chama a atenção das crianças: há diversos coelhos, galinhas e patos soltos pelo parque. Lembrando que não é permitido alimentá-los, já que há um pessoal encarregado de tratá-los.

Há também locais “instagramáveis”, como um balanço com fundo de flores, um letreiro de Holambra, e um local com diversos guarda-chuvas, porém, estavam bem abandonados!!! Resumindo, achei o parque bonito, mas é bem pequeno.

2. Lago Holandês

Localizado logo ao lado do Parque Van Gogh está este lindo lago. Ele é muito frequentado por ter um restaurante bem famoso, chamado Restaurante do Lago Holandês. Ele está sempre cheio (então faça reservas pelo site oficial neste link) e serve pratos de chef, bem diversificados, como risotos, pratos com camarões, bife ancho, e peixes. Também tem mesas à beira do lago, com uma vista maravilhosa.

lago holandês Holambra
Vista panorâmica do Lago Holandês com o restaurante à esquerda

3. Boulevard Holandês (R. Doria Vasconcelos)

Subindo pela ladeira chamada Avenida das Tulipas, após cerca de 5 minutos você chega nesta ruazinha chamada Boulevard Holandês. Há diversas lojas e restaurantes com fachadas no estilo holandês, bem coloridas, e em uma delas a parede possui um grande moinho de vento, decorado com cerâmica e azulejos pintados com motivos holandeses.

Na época em que visitei (início de janeiro), a rua estava ainda toda decorada com luzes do natal, não sei se durante o ano elas irão permanecer. Mas a rua é muito charmosa.

Há uma loja que vende muitos produtos holandeses, incluindo os famosos “tamancos holandeses”, em diversos tamanhos.

boulevard holandês holambra
O Boulevard Holandês é uma das principais ruas da cidade

Restaurantes do Boulevard Holandês

Dentre os restaurantes, há alguns que ficam muito cheios, como por exemplo, o Casa Bela Restaurante, que possui mesas na calçada, cercadas por plantas, em uma pequena viela. Eles servem tanto pratos típicos holandeses como pratos brasileiros como carnes, risotos, e à noite, hambúrgueres. O preço é dentro da média, só que é preciso chegar cedo pois senão há fila de espera.

casa bela restaurante
O Casa Bela Restaurante à esquerda

Outro restaurante famoso que serve comida típica é o Martin Holandesa, que fica logo em frente ao Casa Bela. Fundado em 1955 por um imigrante holandês, o restaurante serve, além dos pratos holandeses e comida brasileira, cafés, doces e lanches. Eles servem uma panqueca típica holandesa, chamada pannekoek, que é uma panqueca aberta. É possível reservar mesas pelo Google Maps. O ambiente é bem sofisticado, há até um lago com carpas no lado de fora.

Martin Holandesa
O Restaurante Martin Holandesa

Por fim, eu recomendo de sobremesa, uma panqueca holandesa, no De Immigrant Gastro Café. Eu pedi uma panqueca de geleía de morango com sorvete e chantilly que estava muito boa!!! Além de ser enorme!!! Fora panquecas doces há também salgadas, com cogumelos, queijo, etc.

panqueca holandesa
A típica panqueca holandesa

4. Lago Vitória Régia

lago vitoria regia
O Lago Vitoria Regia com um coração de metal

Seguindo até o final da rua do Boulevard Holandês vire à esquerda e caminhe até chegar em um grande lago. Este é o Lago Vitória Régia. Ele é muito lindo ao por-do-sol, e muitas pessoas vão lá para tirar fotos. Há um letreiro da cidade, uma escultura de coração, e também uma pequena ponte chamada Deck do Amor, onde colocam os famosos “cadeados do amor”, inclusive eles são vendidos por ali. Há algumas capivaras no gramado, então eu não recomendo sentar-se na grama.

cadeados lago
Cadeados que são colocados no Deck do Amor

Um local que é bastante frequentado à beira deste lago é a Confeitaria Zoet en Zout. Ela fica na margem oposta, e é preciso caminhar por uma pequena ruazinha. É uma confeitaria bem sofisticada, que serve doces no estilo europeu. Sendo assim, o preço é mais salgado. Mas compensa pela vista que se tem do lago e pelo ambiente. Há até um parquinho para as crianças.

5. Museu Histórico de Holambra

Horários: das 10h às 17h, aberto somente aos sábados e domingos.

Ingresso: 12 reais adulto.

Subindo pela ladeira que passa ao lado do parque, na Avenida Maurício de Nassau, você chega até este museu. Ele conta a história da imigração holandesa na cidade e também sobre a produção de flores. A visita é guiada. Há até uma réplica de uma casa dos colonos da época, onde você pode conhecer os objetos originais da época. Também há tratores e outros equipamentos agrícolas antigos e muitas fotos da época da imigração.

6. Rua dos Guarda-Chuvas de Holambra

rua guarda chuvas de holambra
Esta rua fica fechada aos pedestres durante o dia

Na parte alta da Avenida Maurício de Nassau você encontrará uma rua coberta de guarda-chuvas coloridos. Ela fica bem em frente do Pavilhão da Expoflora.

Há também um grande paredão com fachadas desenhadas de casinhas no estilo holandês. Também há um orelhão que é um tamanco holandês gigante, entre outros enfeites.

Ali também há uma floricultura que vende plantas com preços de “fábrica”, e que fica aberta o ano todo. Há também um pavilhão com algumas opções de comidas, aperitivos e chopp (incluindo o chopp de flores!), com mesinhas para sentar.

mercado expoflora
Os foodtrucks que ficam em frente à Expoflora

No lado de fora do Pavilhão da Expoflora, há alguns foodtrucks de aperitivos e também um de gelato, que funcionam durante todo o ano. Eu provei um gelato de rosas e achei delicioso!!! Outro sabor diferente é o de lavanda, mas achei um pouco estranho.

gelato de rosas
O delicioso gelato de rosas

Em busca de destinos no interior de São Paulo??? Então confira este meu post sobre a cidade de Guararema.

7. Pavilhão da Expoflora

A Exploflora ocorre anualmente no mês de setembro (confira os detalhes no site oficial). Sendo assim, se programe com antecedência, pois os hotéis costumam ficar lotados!!! Eu fui em um ano, e achei bem bonito. Todos os dias, ao final, é realizada uma “chuvas de pétalas”, que foi a parte que mais gostei!!! Lá você poderá encontrar flores a preços muito bons, e nem preciso falar da variedade, né?! Além da exposição ocorrem eventos por várias ruas da cidade, incluindo desfiles, shows e espetáculos de dança.

8. Moinho Povos Unidos

Horários de abertura: de 4af a domingo das 10h as 17h.

Este enorme moinho fica ao final da rua dos guarda-chuvas. Ele é considerado o mais alto de toda a América Latina, com 38 metros de altura!!! É então com certeza um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Ao fundo dele foi construído até um mirante para que você possa tirar fotos. Inaugurado em 2008, ele homenageia os fundadores da cidade. Ele é uma réplica dos moinhos que os holandeses utilizam para moer grãos.

Moinho holambra
O lindo moinho que possui flores ao redor

Mas para visitá-lo por dentro é necessário comprar um ingresso (16 reais inteira). Para chegar até o topo é necessário subir 10 andares por escadas. Seis andares são abertos para visitação e são um pequeno museu, que conta um pouco da história dos moinhos de vento. Há até uma loja do moinho que vende souvenires.

9. Portal da Cidade de Holambra

portal holambra
O lindo Portal da cidade

Por fim, não deixe de conhecer o portal da cidade, que fica na avenida que leva até a Rodovia SP-340, que vai para Campinas-Mogi Mirim. Há locais para estacionar o carro e tirar fotos.

10. Floriculturas em Holambra

floriculturas
Uma das floriculturas que fica na entrada da cidade

A maioria das pessoas que visita Holambra acaba levando para casa alguma plantinha. Mesmo que seja fora da época da Expoflora, é possível visitar diversas floriculturas que vendem mudas a bons preços.

Logo após o portal, por exemplo há algumas floriculturas, a maior delas é a Garden Center Cidade das Flores. Ali você encontra uma grande diversidade de plantas, divididas por espécies e também vasos e acessórios.

Mas caso queira visitar uma plantação de flores, há duas famosas: a Macena Flores e a Bloemen Park. Para entrar é preciso comprar um ingresso. A Macena Flores cobra 30 reais (inteira) e a Bloemen Park, 35 reais (inteira). Em ambas, é possível caminhar pelos campos de flores e tirar fotos, além de ambientes “instagramáveis Eles disponibilizam diversos ambientes “instagramáveis”.

Enfim, estas foram as minhas dicas do que visitar na cidade das flores, Holambra!!! Espero que tenham ficado com vontade de conhecer!!! Até a próxima!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima