ilhabela

Como Ir Para Ilhabela Sem Carro e de Graça

Você sabia que hoje em dia está bem mais fácil chegar em Ilhabela sem carro?? E o melhor de tudo, de graça??? Pois irei contar neste post como fazer este passeio. É uma ótima opção para quem está hospedado em São Sebastião ou nas redondezas e quer passar um dia na ilha. Além disso, recentemente, muitos turistas da capital têm procurado este passeio para um bate-e-volta de 1 dia.

Atualizado em 18/09/23.

Como chegar na Balsa de Ilhabela

A Balsa de Ilhabela fica na cidade de São Sebastião, no Centro (Av. Antônio Januário do Nascimento). Há um ponto de ônibus bem em frente à entrada da Balsa. Mas para quem está vindo de outras cidades, é possível ir a pé da Rodoviária até a balsa (cerca de 700 m de caminhada). Caso você chegue até São Sebastião pela Viação Litorânea, após passar pela rodoviária o ônibus para em frente ao ponto da balsa.

Balsa para pedestres Ilhabela

Catamarã de Ilhabela, exclusivo para passageiros

Antes era preciso aguardar a balsa de carros, o que era bem demorado e não tão confortável. Mas em 2019 foi inaugurada uma balsa exclusiva para pedestres. A travessia é gratuita para pedestres e ciclistas. Ela leva em torno de 20 minutos, e é possível apreciar a linda vista da Ilha e também do litoral de São Sebastião. A balsa, que na verdade é uma lancha-catamarã, possui assentos, espaço fechado com ar-condicionado, sanitários e bicicletário. São transportados até 450 passageiros em cada balsa. Muito mais confortável do que antigamente!!!

Onde fica a balsa para pedestres???

A entrada para a balsa para pedestres que sai de São Sebastião e vai até Ilhabela fica embaixo de um grande toldo branco, do lado esquerdo do acesso para os carros.

Onde ir em Ilhabela sem carro

Ponto de ônibus que fica bem em frente a saída da balsa de Ilhabela

Na chegada a Ilhabela é possível se deslocar pela cidade de vários modos. Logo em frente há um ponto de ônibus que te leva para o norte ou sul da ilha. Caso queira conhecer o centro, é só pegar um ônibus no sentido de Perequê. Outra opção é pegar um táxi, logo em frente a parada da balsa. É possível também alugar um dos patinetes Flipon, disponíveis pela cidade (baixando o app dá para ver no mapa os patinetes disponíveis). Então é só escanear o QR code e destravar. O custo é de R$ 3,20 para desbloquear + 0,50 por minuto.

flipon ilhabela
Patinetes Flipon de Ilhabela

Pode-se também seguir a pé até a praia mais próxima, a do Perequê. É só virar à esquerda e descer pela passagem coberta, em madeira, que chega até a calçada-ciclovia. Lembrando que ali andam também bicicletas, então precisa tomar cuidado. A caminhada dura cerca de 30 minutos (3 km) e vai beirando o mar. Há diversos bancos para sentar. Caso queira conhecer a Vila (centro) é só continuar pela ciclovia.

Passarela de madeira que vai da balsa até a Praia do Perequê

Praias de Ilhabela para ir de ônibus ou táxi

Mas a opção preferida dos turistas de 1 dia é a Praia do Curral, localizada no lado sul da ilha. Para chegar la, é preciso percorrer cerca de 7 km, que pode ser feito a ônibus ou de táxi. A praia é linda e possui uma boa infra-estrutura, com restaurantes e banheiros. Mas na estrada em direção ao sul da ilha há diversas outras opções, como a Ilha das Cabras e a Praia da Feiticeira. Porém, na praia da Feiticeira por exemplo, não há quase nenhuma infra-estrutura e então é preciso ir preparado, com esteiras, guarda-sol, etc.

Empresas que fazem passeios de 1 dia para turistas em Ilhabela

ilhabela
Praia do Perequê

Hoje em dia há diversas agências de turismo que montam passeios de 1 dia pela ilha. Você vai com a balsa de pedestres e chegando na ilha eles te levam de ônibus ou de van pelas praias. É bem tranquilo, pois eles irão programar todo o dia de passeio. Confira clicando no link algumas agências de Ilhabela. Além disso, aos finais-de-semana é possível descer da balsa e no local encontrar estas agências de turismo oferecendo os passeios.

Pensando em ir para Ilhabela??? Então não perca este post com as melhores praias.

Tem Uber em Ilhabela ?

Sim, tem Uber em Ilhabela. Diria que não são tantos, e pode ser que em baixa temporada não haja muitos Ubers disponíveis. Mas vale a pena para quem quer ir em praias mais distantes.

Enfim, estas foram minhas dicas para quem pensa em ir a pé conhecer a linda Ilhabela sem carro!!! Espero que tenham gostado e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima