la defense paris

La Defense Paris – Conhecendo a Paris Moderna

Ir até La Defense Paris não é tão fácil, mas irei mostrar neste post como chegar e o que esperar do passeio. Recomendo o passeio para quem está indo pela 2ª vez a Paris. Para quem está indo pela primeira vez não vale muito a pena, pois é distante do centro e não é tão interessante quanto os passeios que você pode fazer no centro de Paris.

Como Chegar em La Defense Paris

As Linhas que chegam até La Defense são a RER A e a Linha M1. Na maioria dos casos, saindo do centro de Paris, será necessário fazer uma baldeação. Por exemplo, se estiver hospedado próximo à Torre Eiffel, será necessário pegar um metrô M6 até a estação Charles de Gaulle – Étoile e depois o trem RER A.

Você deve descer nas seguintes estações:

  • Trem: RER A – Estação La Defense Grand Arche
  • Metrô: Linha 1 – Descer na Estação Estação La Defense Grand Arche ou na Esplanade de la Defense (um pouco mais distante)

La Defense fica a cerca de 30 minutos de transporte público do centro de Paris. Evite ir na hora do rush pois os trens costumam ficar lotados.

la defense paris
Vista da “Esplanade” das escadarias de La Defense

O que é o Bairro La Défense?

O Bairro de La Défense, localizado na continuação da Avenida Champs-Élysées, foi criado para sediar o centro financeiro de Paris, em um local afastado do centro, onde fosse possível construir arranha-céus modernos, com uma arquitetura diferente da Paris tradicional. É estimado que por ali circulem diariamente cerca de 180.000 trabalhadores, sendo portanto considerado o maior distrito de negócios de toda a Europa.

paris moderna
La Defense vista do Arco do Triunfo

Hoje em dia, além de concentrar prédios comerciais, também possui alguns prédios residenciais. Possui dois shoppings bem modernos, o Westfield Les 4 Temps e o CNIT (um de frente para o outro interligados pela estação de metrô) e alguns restaurantes e cafés.

CNIT paris
Interior do shopping futurista, CNIT

Neste bairro também se pode encontrar hotéis com preço mais em conta do que na região central de Paris. Mas deve-se ressaltar que para ir até a Torre Eiffel, por exemplo, leva-se cerca de 30 minutos de metrô ou trem.

Indo para Paris?? Então não deixe de conhecer as Catacumbas de Paris neste link.

O que fazer na La Defense Paris?

Descendo da estação de trem/metrô, você dá de cara com uma enorme praça, cercada por diversos prédios modernos: a Esplanade de La Defense. O que mais chama a atenção nesta praça é uma grande estrutura em formato de cubo, chamada “Grande Arco de La Défense” (uma versão moderna do Arco do Triunfo), onde turistas costumam sentar-se nas escadarias e de onde se tem uma linda vista panorâmica da praça e também de Paris. Entretanto, caso queira, é possível subir até o topo por um elevador panorâmico (ingresso 15€), onde existe também o restaurante Les Jardins de Joséphine e a lanchonete Lina’s Sandwich.

Curiosidade: Caso esteja com o Google Maps, você poderá ficar um pouco confurso, mas abaixo desta praça estão ruas subterrâneas!!!

la defense
O Grande Arco de La Defense
[booking_product_helper shortname=”ladefense”]

Obras de Arte ao Ar Livre

La Défense é interessante por ser um museu a céu aberto: sempre há intervenções artísticas ocorrendo, espalhadas entre si, são cerca de 70 obras de arte. Quando fui, me chamou a atenção estas duas grandes esculturas coloridas que mostro nas fotos abaixo:

la defense paris
Escultura de Joan Miró

A primeira chama-se “Dois Personagens Fantásticos”, de Joan Miró, construídos em resina de poliéster (simulando argila), com cerca de 12 metros de altura, criados para dar alegria e vivacidade em um ambiente majoritariamente cinzento.

A segunda se chama “A Aranha Vermelha”, de Alexander Calder, instalada em 1976, sendo um dos símbolos de La Dèfense, e que é feita toda em aço (pesa cerca de 75 toneladas!). Enfim, todas são obras surrealistas, que realmente chamam muito a atenção dos passantes e são propícias para ótimas fotos!!!

la defense paris
A Grande Aranha Vermelha por Alexander Calder

Ao final da praça há uma grande fonte, a “Fontaine Monumentale AGAM”. Inaugurada em 1977, possui diversos jatos de água e uma base multi-colorida, como se fossem mosaicos.

la defense paris
E para finalizar, temos esta linda fonte

E se você gosta de esportes e shows musicais, não deixe de conhecer o Estádio “Paris La Defense Arena” (programação no site oficial). O estádio é bem futurístico e muito moderno e tem capacidade para até 40 mil espectadores. Costumam ocorrer jogos de rugby, e o local já sediou grandes shows musicais, desde Dj’s a concertos de rock.

Programação no Site Oficial neste link.

Enfim, caso você queira fazer um passeio diferente da tradicional Paris, de prédios baixos, eu recomendo muito este passeio, em que você encontrará uma Paris moderna e repleta de arranha-céus, longe da aglomeração dos turistas.

E que tal ler um pouco sobre Paris antes da viagem?? Veja dicas de livros neste post.

3 comentários em “La Defense Paris – Conhecendo a Paris Moderna”

  1. olá, estive perdida neste bairro de Paris anos atrás, não entendia porq as ruas não passava carros ao redor da praca do Arc La Defense onde saí do metrô não conseguia localizar meu hotel q estava numa rua q passava carros, não encontrava táxis, num outro hotel um funcionario me ajudou me levando,de carro por viadutos ate meu hotel,seriam ruas subterraneas por baixo da praça ? Não consegui entender.

    1. viajandosemtedio

      Olá, Iracema!!! Quando eu fui, fui de metro, e nem reparei nisso!!! Agora, olhando pelo Google Maps, dá para ver que é isso mesmo, as ruas passam por baixo da praça, são ruas subterrâneas mesmo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima