lucerna suiça

Lucerna Suiça e Mount Pilatus: Roteiro de 3 Dias

Neste post irei passar um roteiro de 3 dias por Lucerna Suiça, incluindo um dia para conhecer os Alpes, mais precisamente o Mount Pilatus. Caso tenha somente 2 dias na cidade, também é possível fazer estes passeios que listei, porém, será um pouco mais corrido, mas nada impossível!!!

Sobre Lucerna Suiça

lucerna suiça
Lago de Lucerna com ponte ao fundo

De origem romana, Lucerna é uma cidade medieval que ainda conserva algumas de suas antigas construções e por isso possui um charme especial. Localizada na região central da Suíça, a língua falada é o alemão, mas em um dialeto próprio da região. Possui 82.000 habitantes, e é um famoso destino suíço devido a sua famosa ponte de madeira e também devido a sua proximidade com os alpes (Monte Pilatus, Monte Titlis). Além disso, a cidade já abrigou personalidades famosas, como Richard Wagner, a Rainha Victoria e Mark Twain. A cidade tornou-se um destino “fashion” a partir de então, sendo construídos hotéis 5 estrelas, como o Schweizerhof Hotel, Grand Hotel National e o Château Gütsch.

hotel gutsch
Château Gutsch que mais parece um castelo

Hospedagem em Lucerna Suiça

Eu fiquei hospedada bem próximo ao lago, no Hotel Renaissance Luzern (diárias em torno de 300 euros), um moderno hotel 4 estrelas que oferece quartos confortáveis, com isolamento acústico, e um café da manhã personalizado (como waffles feitos na hora, no gosto do hóspede). Além disso, achei muito boa a localização, a 3 minutos de caminhada da estação de trem e do lago. Reservas pelo Booking.com.

Único porém da cidade, é que de manhã os sinos da Igreja e das Torres tocam (são vários!) e você toma o maior susto, mas tudo bem, faz parte né?!

Estação de Trem de Lucerna Suiça

Site com horários dos trens neste link.

Situada bem de frente ao Lago de Lucerna, a estação de trem é a principal porta de chegada dos turistas. Eu, por exemplo, cheguei pelo aeroporto de Zurique, saindo de trem do aeroporto, em uma viagem de apenas 1 hora (15 francos suíços), muito prática e rápida!!!

lucerna suiça
A estação de trem de Lucerna

1º Dia Roteiro Lucerna Suiça

lucerna suiça
Lucerna à noite

Lago de Lucerna Suiça

O lago de Lucerna, que é formado pelo Rio Reuss, é o principal ponto turístico da cidade!!! Em volta dele há muitos restaurantes com mesas ao ar livre, hotéis, além de bancos onde você pode sentar e apreciar a paisagem. Além disso, há muitos gansos e cisnes no lago, que procuram os turistas para receberem uma comidinha!!! Existem diversas pontes que atravessam o lago, irei listar as mais bonitas.

lucerna suiça
Os cisnes atraídos pelos turistas

Caso você queira também conhecer Zurique não deixe de ler este post.

Kapellbrücke (Ponte da Capela)

lucerna suiça
A ponte de Lucerna rende ótimas fotos

Esta é a maior ponte de madeira coberta da Europa, com 204 m de extensão. Foi construída em 1333, na era medieval, entretanto passou por um grande incêndio em 1993, onde foram destruídas 2/3 de suas pinturas, tendo sido restaurada em 2001. Ela possui em seu interior diversas pinturas do séc XVII que retratam eventos ocorridos na cidade e cenas referentes à Igreja Católica.

ponte madeira
Ponte com suas pinturas medievais

Possui também uma grande Torre de Água octogonal, uma fortificação do séc XIII que serviu como prisão e câmera de tortura (mas nunca como armazenamento de água!), e atualmente é fechada para visitações. A ponte e sua torre proporcionam fotos muito lindas, de dia e de noite!!!

Indo para a Europa?? Então não perca este post com Dicas de Paris.

Igreja dos Jesuítas (Jesuitenkirche)

igreja lucerna
A Igreja dos Jesuítas vista da outra margem do lago

Lucerna, ao contrário da maioria das cidades suíças, que são protestantes, possui maioria católica (60% da população). Esta Igreja, considerada uma das mais belas da Suíça, é de 1666, e foi construída pela Ordem dos Jesuítas de Ignácio de Loyola. Seu interior é em estilo barroco, sendo considerada a maior Igreja neste estilo da Suíça.

Entramos na Igreja e por sorte, pudemos acompanhar um ensaio do coral, muito emocionante!!!

igreja lucerna
O interior em estilo Renascentista

Ponte Spreuer

lucerna suiça
Ponte Spreuer

Localizada logo após a Ponte da Capela temos a Ponte Spreuer, de 1408. Também de madeira e coberta, esta ponte, entretanto, é bem mais simples que a anterior. Também possui em seu interior pinturas, mas que retratam cenas da Dança Macabra, com os brasões das famílias que financiaram sua construção. Este tema foi usado para mostrar a todos que em nenhum lugar da cidade, no mar ou nos campos, é possível escapar da morte.

ponte lucerna
Suas pinturas retratando a Dança Macabra

Muralhas Musegg

Após atravessar a Ponte Spreuer você chega no local onde começam as antigas muralhas da cidade, com torres de pedra que beiram o rio Reuss e sobem morro acima.

lucerna suiça
O início da Muralha Musegg com sua grande Torre

A cidade é cercada por uma antiga muralha medieval que contém 9 torres, construídas entre os séc XIV e XV. Entre abril e novembro, é possível subir em 4 delas: Schirmer, Zyt, Wacht e Männli. A entrada é gratuita.

De todas elas você pode ter uma ótima vista panorâmica da cidade. Você pode chegar em todas por um percurso que começa na Torre Nolliturm (esta da foto acima) e que sobe pela colina, com diversas placas que indicam onde fica cada uma (na verdade, estão desenhadas na placa).

No caminho encontramos algumas vaquinhas bem diferentes das que vemos no Brasil!!!

vacas suiça
Boi e vaca que encontramos no caminho

Zyt (Torre do Relógio)

Eu subi na Torre Zyt, que é também conhecida como a Torre do Relógio.

lucerna suiça
A Torre Zyt, que possui um relógio medieval

Ela possui o relógio e sinos mais antigos da cidade (e talvez seja um desses sinos que eu ouvia tocar toda manhã! rs). Ele é datado de 1.535 e o seu sino toca de hora em hora (na verdade, 1 minuto antes de cada hora)!!

torre lucerna
Sino da Torre Zyt

Subindo as escadas de madeira, no caminho há explicações sobre o relógio, que mostra a mecânica envolvida por trás de seu funcionamento.

relogio lucerna
Mecanismo do relógio da Torre Zyt

A vista lá do alto é impressionante, pode-se ver, além da cidade e do lago, os Alpes que cercam a região.

lucerna suiça
Vista panorâmica da Torre com o Lago de Lucerna ao fundo

Conhecendo o Centro Histórico de Lucerna e Suas Praças

A parte medieval de Lucerna é composta por diversos calçadões e praças, com muitos edifícios históricos, mas irei listar abaixo as principais.

mapa luzerna
Mapa com as principais praças da cidade

Obs: aproveite também para almoçar em um dos restaurantes (comer um delicioso fondue), e não deixe de comprar um chocolate artesanal suíço!!!

Weinmarkt – A Praça do Vinho

O Weinmarkt (Praça do Mercado de Vinhos) é o coração da cidade medieval. Fica logo abaixo da muralha. Até o século XV este era o local do mercado de peixes da cidade.

Chegando nela, você encontra uma linda praça com uma fonte em seu centro, que possui edifícios preservados, decorados com afrescos com muitos detalhes. Estes prédios eram casas dos aristocratas, boutiques e farmácias. Muitas das ruas são calçadões para pedestres e terminam em pequenas praças. Próximo dali temos a Hirschenplatz (Praça dos Cervos), onde ficava o antigo mercado de porcos da cidade.

Praça Rathaus

A prefeitura, conhecida como Rathaus, é cercada por diversos prédios unidos por arcadas, que eram as casas da nobreza. Anexa à prefeitura está esta torre, de estilo Renascentista Italiano, foi construída entre 1602 e 1606.

lucerna suiça
O Rathaus com a torre de relógio

A praça também era o local do antigo mercado de grãos da cidade, chamado Kornmarkt. Nela eram estocados os grãos de milho no interior do prédio da prefeitura. Ao lado da prefeitura há um lindo prédio decorado:

lucerna suiça
Prédio decorado com afrescos

Feira de Rua de Lucerna Suiça

Caso você esteja pela cidade durante uma 3ªf ou sábado, não deixe de visitar a Feira Livre que acontece à beira do Lago, na margem direita (perto da Prefeitura). Lá você poderá comprar frutas e verduras dos produtores locais, além de embutidos, queijos, doces e até objetos de antiquário.

feira livre europa
Feira Livre de sábado com diversos agricultores locais

2º Dia Roteiro Lucerna Suiça

KKL (Kultur-und Kongresszentrum Luzern)

O KKL é o Centro de Convenções de Lucerna (que também possui um auditório), e é um edifício que possui uma arquitetura bem moderna, com uma enorme fonte. Fica localizado ao lado da estação de trem. Em setembro ocorre o Festival de Lucerna, com diversos concertos de música clássica. Além disso, no inverno há uma pista de patinação no gelo na sua área externa.

lucerna suiça
O Centro de Convençoes de Lucerna, com arquitetura moderna

Atravesse o Lago Lucerna pela ponte Seebrücke, localizada em frente à Estação de Trem e chegue na margem direita rio Reuss. Então vire à direita e continue caminhando em suas margens. Dali tem-se uma vista linda dos Alpes e também é de onde saem barcos de passeio. Vire na avenida Lowenstrasse e vire à primeira direita. Você chegará então na Igreja Hofkirche, com suas 2 torres as quais podem ser vistas de vários pontos da cidade.

lucerna suiça
Bandeira da Suiça sobre a ponte Seebrücke

Igreja Hofkirche (Church of St. Leodegar)

lucerna suiça
Igreja Hofkirche, uma das mais belas da cidade

Esta outra igreja católica, localizada na margem direita do rio, foi construída entre 1633 e 1639 no local de uma antiga igreja gótica que incendiou-se e da qual restaram apenas as duas torres romanescas e o altar.

Ela também é da época Renascentista, entretanto seu interior possui decoração de diversas épocas, sendo o seu altar construído sobre mármore negro. Aos fundos da Igreja há um monastério e um cemitério.

Igreja Hofkirche (Church of St. Leodegar)
Interior da Igreja com o altar sobre granito negro

Monumento do Leão (Löwendenkmal)

Voltando à avenida Lowenstrasse, continue reto até chegar ao monumento do Leão, o Löwendenkmal. Este é um dos locais mais famosos da cidade. Nele está esculpido um leão moribundo, com uma flecha atravessada no seu corpo. O monumento é dedicado aos heróis mortos no palácio das Tulherias durante a Revolução Francesa. Na ocasião morreram cerca de 800 soldados mercenários da Guarda Suíça que defendiam o Rei Luis XVI e a família real. É uma escultura de 1821 de autoria do escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen.

lucerna suiça
Monumento do Leão agonizante

A rocha é de arenito e está localizada em uma antiga pedreira. Chama a atenção o realismo da escultura com a face do leão em intenso sofrimento. A escultura tem 10 metros de comprimento e acima do leão está inscrito: “Helvetiorum fedei ac Virtuti” que significa “À lealdade e bravura dos suíços”. Além disso, o escritor Mark Twain a citou como “a pedra mais triste e comovente do mundo”.

Passeio de Barco Pelo Lago

Por fim, para fechar o dia, não deixe de fazer um passeio de barco pelo Lago de Lucerna. Há passeios de barco curtos, com cerca de 1 hora de duração que saem do Pier 7. Caso você tenha o Swiss Pass, pode fazer o passeio que pára em várias cidadezinhas de graça.

3º Dia Roteiro Lucerna Suiça

Monte Pilatus (Mount Pilatus)

monte pilatus
Vista do alto do Monte Pilatus

Como chegar: Trem S5 saindo de Lucerna até a estação Alpnachstad (trajeto de 15 min) ou barco saindo do lago de Lucerna (50 min).

Site oficial: neste link

Ingressos: 72 francos-suíços

Este passeio eu recomendo bastante para quem estiver em Lucerna por mais de 1 dia pois a paisagem é magnífica.

Lendas da Montanha

Esta montanha leva este nome devido a uma lenda, que diz que em um dos lagos no topo da montanha repousaria o corpo de Pôncio Pilatos e que por isso atormentava a montanha com terríveis tempestades. Fora esta lenda, ainda tem uma que diz que dragões com poderes de cura habitariam suas cavernas, por isso, o símbolo da montanha é um dragão.

Subindo o Monte Pilatus

A montanha tem 2.128 metros de altura (leve um casaco pois lá é sempre muito frio!). Você tem a opção de subir ou descer por 2 modos: de teleférico ou funicular. Entretanto, eu recomendo subir pelo funicular e descer pelo teleférico (irei explicar os motivos abaixo!).

monte pilatus
Flecha vermelha apontando para o funicular

Este funicular é histórico e está no livro dos recordes porque possui a maior subida inclinada de trem do mundo, com 48% de inclinação!!!! Mas, por incrível que pareça, foi construído ainda em 1889 e eletrificado em 1937. Ele abre de maio a novembro e é possível comprar os ingressos no local. Durante a semana não costuma haver filas. O percurso leva cerca de 20 minutos e no caminho podemos apreciar paisagens bucólicas e ver a transição da paisagem.

lucerna suiça
Típica Casa de Campo Suíça

Chegando lá no topo você tem a opção de ir em dois mirantes (um deles exige uma pequena caminhada), todos com uma vista panorâmica magnífica de Lucerna e seu lago.

mount pilatus
Mirante do Mount Pilatus

No dia em que fomos havia músicos tocando um instrumento chamado “trompa alpina”, bem típico da Suíça.

monte pilatus
Músicos locais tocando a trompa alpina

Saindo do mirante principal, você pode caminhar por trilhas em volta das pedras ou então em corredores cobertos na beira da montanha.

mount pilatus
Do alto do Mount Pilatus

Almoço no Topo do Monte Pilatus

Para quem quiser almoçar, existem 2 opções: um restaurante à la-carte chamado “Sun Terrace” e um self-service, o “Panorama Grill”.

Voltando Para Lucerna Suiça

mount pilatus
Dragon Ride, um dos teleféricos da montanha

Para voltar, descemos por dois teleféricos, apelidados de “Dragon Ride”: o primeiro era um teleférico coletivo e que ia girando 360 graus para que todos pudessem ter uma vista panorâmica; já o segundo era menor, para 4 pessoas.

Atividades na Montanha

Após descer no primeiro teleférico, você chega na estação Fräkmüntegg, onde durante o inverno há algumas atividades extras que podem ser realizadas no Mount Pilatus, como, por exemplo, trenós e tobogãs para descer na neve. Enquanto no verão é possível escalar, andar por um parque de cordas ou fazer trilhas. Enfim, para quem quiser se aventurar, tem atividade para um dia inteiro.

Vilarejo de Kriegs

Chegando lá embaixo você precisa caminhar por um vilarejo chamado Kriegs, um dos lugares mais tranquilos que já vi em minha vida, com muitas casas de madeira, com jardins floridos, vacas pastando, crianças brincando na rua!!!

No caminho há várias placas, então siga as placas que indicam o caminho para o ônibus Nº 1, que irá te levar até Lucerna.

Por fim, estas foram minhas dicas de passeio para um Roteiro de 3 Dias por Lucerna, Suíça!!! Espero que tenham gostado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima