o que fazer em quiririm

O que fazer em Quiririm Taubaté

Descubra o que fazer no bairro de Quiririm, localizado na cidade de Taubaté. Ele é conhecido pela sua tradição italiana, pois ali chegaram diversos imigrantes no final do século XIX para trabalharem na agricultura. Hoje, eles mantém a tradição italiana durante as gerações e comemoram anualmente, o Festival de Quiririm, com muita música, dança, e comida!!! Contarei todos os detalhes ao final do post. Mas há outras atrações para se visitar no Quiririm e irei contar tudo!!!

Onde Fica Quiririm

Quiririm é um distrito de Taubaté, no Vale do Paraíba. Ele fica ao lado da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (é a estrada que leva a Campos do Jordão). Fica a cerca de 130 km de São Paulo. É possível chegar pela Via Dutra ou então pela Carvalho Pinto. Há 2 entradas para o bairro. A 1ª delas (2-A B) leva a rua principal do bairro, e a 2ª até a parte mais rural, onde está o museu da imigração. Mas no fim, tanto faz entrar em uma outra, pois tudo fica bem próximo.

História do Bairro de Quiririm

A palavra “quiririm”é uma palavra indígena, que quer dizer “rio que se forma com a chuva”. A maioria dos imigrantes que ali chegaram eram provenientes da cidade de Cremona, na região da Lombardia. Desembarcaram ao redor de 1891 no porto de Santos. Então foram deslocados para trabalharem na agricultura. Isso porque, com a libertação dos escravos, os fazendeiros precisavam de assalariados para trabalharem nas plantações. No local existia a Fazenda Quiririm, de propriedade do Dr. Francisco de Paula Toledo. Ele fundou então a Colônia Agrícola de Quiririm. Ali era cultivado, principalmente, o arroz.

Com o passar dos anos, foram construindo suas casas e as famílias foram crescendo. Hoje, está na 3ª e 4ª gerações, e muitos se dedicam à culinária. Há diversas cantinas na região, muitas bem antigas. Muitas casas que pertenceram aos imigrantes estão restauradas, com a ajuda de uma sociedade de moradores. Estas casas possuem em sua fachada fotos da família que ali habitou. Uma linda homenagem!!! Algumas das casas, inclusive, foram tombadas pela Prefeitura e por isso, precisam manter o seu aspecto original.

o que fazer em quiririm
Rua principal onde ocorre a Festa Italiana

O que conhecer no Quiririm

  1. Museu da Imigração Italiana de Quiririm
  2. Capela Nossa Senhora Aparecida
  3. Mirante do Quiririm
  4. Paróquia Nossa Senhora da Conceição
  5. Cantinas Italianas
  6. Festa da Colônia Agrícola do Quiririm
  7. Outros Festivais

Museu da Imigração Italiana de Quiririm

o que fazer em quiririm
O Museu que fica em um prédio histórico

Av Líbero Indiani.

Horários: 3ªf a domingo – das 08h às 17h. Fecha aos feriados.

Entrada gratuita.

Este museu fica em um antigo casarão que pertencia à família Indiani. Ele foi a 1ª casa construída com tijolos no bairro e é inspirada na arquitetura italiana. Seu proprietário fundou uma olaria, algo raro na época, mas com a técnica que veio da Itália. No museu estão dispostas diversas fotos da época da chegada dos italianos no Brasil. Há cronologias que contam a história das famílias e do bairro. Também há mobiliários e objetos da época, como máquinas de escrever. Tem até uma sala de aula reconstruída com os móveis da época.

museu quiririm
Painéis explicativos do museu

Capela Nossa Senhora Aparecida

R Cel José Benedito Marcondes de Mattos, 303.

capela quiririm
Esta capela é uma das construções mais antigas

Construída em 1895, esta capela apelidada de “igrejinha”pelos moradores, é utilizada apenas para orações. Mas vale a pena conhecer esta que é uma das construções mais antigas do bairro.

Mirante do Quiririm

Vista panorâmica do Mirante

Este mirante fica na Praça Antônio Naldi, e permite uma vista panorâmica da várzea, onde há plantações de arroz e também da Serra da Mantiqueira ao fundo. Ele homenageia o casal Seu Joanin e Dona Valentina. Ali está também um monumento em memória aos imigrantes italianos. Para chegar lá, basta descer pela rua Cel José Benedito Marcondes até o final, e virar à esquerda. Você encontrará uma praça, e o mirante estará ao fundo.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Paroquia quiririm
Fachada da Paróquia

Localizada ao lado do mirante, esta igreja foi construída por tijolos doados da olaria dos imigrantes, em 1894. O espaço ao redor da Igreja, onde hoje é uma praça, era um pátio de secagem de grãos de café. Mas antes, havia ali uma igreja bem pequena. Entretanto, com o aumento da população foram feitas diversas reformas e ela tomou o aspecto atual, mais moderno.

Cantinas Italianas

cantina indiani
Fachada da Cantina Indiaini

As cantinas italianas são com certeza, a principal atração do bairro!!! É possível encontrar restaurantes na rua central, chamada Cel José Benedito Marcondes de Mattos. Ali também está uma cantina bem antiga, chamada Indiani e também a Cantina Massoni. Os preços dos restaurantes variam, mas é possível encontrar opções para todos os bolsos!!! A Cantina Indiani, por exemplo, serve comida buffet por kg.

Mas, caso queira um ambiente mais rural, seguindo em frente, próximo a estrada Floriano R Pinheiro, há a Cantina Gadioli. Esta cantina é uma das mais tradicionais e está sempre lotada. Ali é possível escolher entre diversas massas caseiras e também carnes e peixes. Há também um buffet de antepastos por kg. Eu já comi ali algumas vezes e recomendo!!! Mas lembrando que as cantinas costumam ficar bem cheias aos finais de semana. Por isso, recomendo chegar cedo, antes das 13 h.

o que fazer em quiririm
Área externa da Cantina Gadioli
lasanha bolonhesa
Lasanha bolonhesa que estava uma delícia

Pensando em passeios pelo Vale do Paraíba??? Então confira um roteiro pela linda Guararema neste link!!!

Festa da Colônia Agrícola do Quiririm

Pc Antônio Naldi, 6.

festa do quiririm
Músicos que tocam nas ruas durante o festival

Realizada geralmente no mês de abril, esta festa é bem popular na região. A 1ª edição foi em 1989, em comemoração aos 100 anos da imigração italiana no Brasil. Na abertura sempre é eleita a Rainha da Festa do Quiririm. A festa começa de dia, onde é possível almoçar em um dos restaurantes italianos ou então nas barracas da rua principal. É possível também provar doces, cervejas artesanais, além dos pratos típicos italianos. Importante frisar que a maioria das comidas é feita pelos moradores locais!!!!

nhoque de calabresa
Comi um nhoque com calabresa que estava ótimo

Durante todo o dia ocorrem sempre shows de música, que variam, desde a música tradicional italiana, até teatro infantil. De noite há muita música e dança típicas. Também há uma Feira de Malhas logo na entrada do Festival. O público costuma chegar até 250 mil pessoas!!!

Para quem vai de carro e possível estacionar em um dos diversos estacionamentos na região, em 2023 estavam cobrando 20 reais.

Em 2023 o Festival se iniciará no dia 26/04 e irá até o dia 01/05. Contará com as típicas barracas de comida italiana além de diversos shows abertos ao público. Confira a programação completa neste link.

Outros Festivais

Durante o ano ocorrem outros festivais, como por exemplo, este que presenciei, de Jazz & Blues. Foi o 1º evento após o início da pandemia. Para maiores informações sobre os festivais que ocorrem durante o ano, acesse este link. É montada toda uma infra estrutura com áreas cobertas, e a rua é fechada ao público. Mas se pode parar o carro nas ruas próximas ou então em estacionamentos pagos.

festival jazz
Banda de jazz durante o festival de Blues & Jazz

Por fim, estas foram minhas dicas de Quiririm. Então caso queira conhecer um pouco da cultura italiana recomendo fazer este passeio!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima