palácio real de madrid

Palácio Real de Madrid – Como visitar de graça

Descubra tudo sobre o Palácio Real de Madrid, uma das visitas obrigatórias para quem vai à cidade!!! Contarei como funciona a entrada gratuita, um pouca da história e o que esperar da visita.

Um pouco sobre a história do Palácio Real de Madrid

O Palácio Real de Madrid foi a residência oficial desde o Rei Carlos III até o Rei Alfonso XIII. Mas, atualmente, a família Real não reside no Palácio Real e sim, no Palácio de Zarzuela, que fica próximo a Madrid, e comparece ao Palácio somente em compromissos oficiais. Foi construído de 1738 a 1764, após o antigo Alcázar ter sido incendiado. A fachada foi baseada em esboços que Bernini utilizou para a construção do Louvre, em Paris. Importante destacar o seu tamanho: possui 3.418 quartos (sendo que alguns permanecem fechados) sendo, portanto, o maior palácio real da Europa!!!

Ingressos e entrada gratuita Palácio Real de Madrid

Tempo de visita recomendado: 1:30h

Horários:

  • Inverno (outubro a março) 2af a sáb: 10:00 – 18:00. Domingos das 10:00 – 16:00.
  • Verão (abril a setembro) 2af a sáb: 10:00 – 19:00. Domingos das 10:00 – 16:00.

Ingressos: 12 €

Entrada gratuita: De segunda a quinta-feira das 16 às 18 horas (outubro a março) e das 17 às 19 horas (abril a setembro), levar o passaporte. Mas, na prática, só poderá entrar no palácio as pessoas que conseguirem passar pela bilheteria no período de 1h da entrada grátis, pois depois disso, a bilheteria irá fechar!!! Então pode não ser garantido que todos os que estão na fila conseguirão fazer a visita.

Eu não tentei a entrada gratuita, mas como a fila fica bem grande, procure chegar pelo menos 1 h antes do horário da entrada gratuita.

Mais detalhes no Site Oficial do Palácio Real de Madrid.

Qual melhor horário para visitar o Palácio Real de Madrid?

fila palacio real madrid
A fila para comprar os ingressos em um dia de semana as 10h

Recomendo visitá-lo na parte da tarde, entre 15:00 e 16:00, porque é quando as filas visivelmente diminuem. Mas caso vá ficar poucos dias na cidade, vale a pena comprar o ingresso antecipado pelo Site para garantir a entrada.

Importante: caso não vá comprar online, verifique sempre com alguns dias de antecedência a agenda de visitação no site Oficial, pois ele pode fechar em alguns dias para eventos oficiais!!!

Em dúvida de como levar dinheiro para sua próxima viagem internacional??? Então confira este post.

Conhecendo o Palácio Real de Madrid

Passando a bilheteria você tem acesso ao pátio externo, de onde se pode ter uma bela vista da Catedral de Almudena. Aproveite para tirar fotos à vontade e observar os detalhes da arquitetura.

palacio real de madrid
A Catedral vista de dentro do palácio

Eles fornecem um mapa dos locais em que você irá visitar. Recomendo atravessar o pátio e começar pelo Museu de Armas. Ele fica em um prédio anexo e lá está exposto um vasto acervo de objetos de armas da era medieval (a partir do séc XIII) que eram utilizados nas guerras. Há desde armas, como lanças e espingardas, até mesmo armaduras de todos os tipos, incluindo as que eram utilizadas na cavalaria e também algumas que eram presenteadas para crianças e até mesmo para cachorros!!!

Dali em diante o roteiro pelo Palácio possui sinalização por setas. Saindo do Museu de Armas você passará por um lindo mirante, de onde se pode ter uma vista panorâmica dos Jardins do Campo del Moro. Adiante contarei detalhes.

Em seguida você entrará no Palácio propriamente dito. A escadaria que dá acesso ao andar superior é o primeiro ambiente interno da visitação. Possui 70 degraus de mármore e foi desenhada por Sabatini. Realmente tem um ar muito suntuso!!! Pode-se notar muitas pinturas e detalhes nas abóbodas, além de diversas esculturas.

palácio real de madrid
Vista do alto das escadarias

Interior do Palácio

janela palacio real madrid
Vista do interior de uma das salas do Palácio

O interior do Palácio é decorado por artistas como Goya, Velázquez, El Greco, Rubens, e Caravaggio. Ele não é tão densamente decorado quanto o Palácio de Versalhes, então quem já visitou este último, talvez não fique tão deslumbrado. Mas ele tem sua beleza singular e estilo próprio. (Infelizmente podia fotografar somente nas primeiras salas do Palácio, por isso não tenho muitas fotos).

palacio real de madrid
Decoração do palácio

Podemos destacar entre as salas:

  • Salão dos Espelhos – em estilo neoclássico era utilizado pela Rainha como toucador.
  • Sala de Refeições de Gala – composta de mesa com 145 lugares! Utilizam-na até hoje, em reuniões oficiais.
  • Real Farmácia – onde se armazenava plantas medicinais, contando com um armário imenso com diversas divisões
  • Salão do Trono – todo atapetado em veludo vermelho.
  • Sala Gasparini – onde o Rei se vestia na presença da Corte, o que era um costume na época.
  • Salão de Colunas – onde aconteciam bailes e banquetes, composto por diversas tapeçarias flamengas. Hoje ainda utilizam para eventos públicos.
  • Capela Real – constituída por colunas de mármore negro, em 1749, é muito linda, porém, a gente não pode entrar dentro dela, apenas dar uma espiada.
salao das colunas
Interior do Salão das Colunas

Jardins do Palácio Real de Madrid

As vistas para os Jardins que ficam ao redor são muito bonitas, e andando por tantas salas pode-se imaginar como eram as vistas que o Rei tinha da cidade.

O Palácio possui por dois jardins ao seu redor: Jardines de Sabatini e Campo del Moro. Ambos têm acesso gratuito.

Os Jardins de Campo del Moro levam esse nome devido ao local ter sido campo de acampamento das tropas muçulmanas enquanto sitiavam a cidade durante a Idade Média (entre os séc XII e XIII). Ele é um jardim muito arborizado, com árvores centenárias (dizem que algumas têm 170 anos!) e que margeiam o Rio Manzanares.

Você sabe quais são as 4 praças imperdíveis em Madrid?? Descubra aqui.

palácio real de madrid
Jardins de Campo del Moro vistos de dentro do Palácio

Já os Jardines de Sabatini têm desenho em estilo francês, de 1930, e estão no local onde ficavam as antigas cavalarias. São jardins muito simétricos e possuem diversos lagos e fontes, sendo decorados por algumas estátuas de Reis Espanhóis.

palácio real de madrid
Jardines de Sabatini

Além dos jardins mencionados acima, temos também uma linda praça que fica ao lado do Palácio: a Plaza del Oriente, construída em 1844. Possui lindos jardins, e também uma estátua do Rei Felipe IV montado em um cavalo. Entretanto, o que mais chama a atenção nesta estátua é que o cavalo está montado apenas sobre as 2 patas traseiras. Por isso, devido a esta dificuldade técnica, dizem que Galileu ajudou a conceber esta estátua. A praça conta também com 20 esculturas de Reis espanhóis feitas em calcário.

Viajando pela primeira vez ao exterior?? Veja neste post algumas dicas.

palácio real de madrid
Plaza de Oriente com estátua do Rei Felipe IV

Troca de Guarda Madrid

A troca de guarda acontece às quartas-feiras (exceto a 1ª quarta-feira do mês) e sábados, às 11:00, exceto julho e agosto, quando ocorre às 10:00 e 12:00. Ela ocorre na Porta do Príncipe, que fica na lateral do Palácio, ao lado da Plaza de Oriente. A troca dura poucos minutos, mas vale a pena (principalmente se você nunca viu uma antes)!!! Abaixo está o vídeo que gravei:

A troca de guarda

Fora a troca de guarda, ocorre em toda 1ª quarta-feira do mês, ao meio-dia, o Relevo Solene, que conta com a participação da Unidade de Música Real, e envolve a companhia de fuzis, carro de munições, lanceiros, etc. Simula a troca de guarda da época dos Reis Alfonso XII e XIII. Esta sim, vale a pena todos verem, pois envolve participação de grande número de militares. Ela ocorre no Pátio de Honra, na área interna do Palácio Real, mas pode-se assistir da rua.

palácio real de madrid
Pátio de Honra

Campeonato Mundial de Arco e Flecha

Por fim, quando estava passando ao lado do Palácio vi que estava tendo o Campeonato Mundial de Arco e Flecha!!! Afinal, tem tudo a ver com armas medievais, não?! Não deu para assistir direito, pois estava cercado por madeira, mas deu ver alguns competidores.

campeonato de arco e flecha
Campeonato Mundial de arco e flecha

Enfim, aqui termina meu post sobre o Palácio Real de Madrid, espero que tenham gostado. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima