pike place seattle

Seattle – Por quê visitar o Pike Place Market?

O Mercado Público de Pike Place Market é uma das atrações mais visitadas em Seattle, Washington. Ele é famoso por possuir uma grande variedade de produtos locais, incluindo frutos do mar, peixes, flores, frutas, além de restaurantes e cafés. Descubra abaixo por que você deve visitar!!!

Horário de Abertura

Abre diariamente, com os estandes que vendem alimentos abrindo logo cedo, às 07:00. Mas a maioria dos estandes encontra-se aberto a partir das 10:00. Os restaurantes ficam aberto até de madrugada.

Onde Fica

A entrada principal, com os letreiros, fica no cruzamento da 1st Avenue com a Pike Street. Mas para quem está na orla de Elliot Bay, é possível acessá-lo pela parte de trás.

Como chegar

pike place market
Placa decorativa em uma das entradas do mercado
  • Ônibus – há pontos de ônibus a cerca de um quarteirão, na Pike Street com a 3rd avenue ou 4th avenue.
  • Trem – Line1- A estação mais próxima é a University St. Ela fica a cerca de 2 quarteirões. Este trem sai do aeroporto de Seattle-Tacoma, então é uma boa opção para quem vai passar somente o dia na cidade e voltar ao aeroporto.
  • A pé – para quem está na orla, na altura do Seattle Aquarium, atravessar a avenida Alaska Way e subir uma escadaria, chamada Pike Street Hillclimb (há placas indicativas pela avenida). Você chegará na parte de trás do mercado. Então é só pegar um elevador até o térreo.

Um pouco da história do Pike Place Market

Fundado em 1907, o Pike Place, também conhecido como Farmers Market, foi criado a partir da reunião de pescadores, artesãos, e fazendeiros locais. Também fazem parte deste grupo os músicos de rua locais, que realizam performances em diversos pontos do mercado. O mercado é um dos mais antigos dos Estados Unidos e chega a receber 10 milhões de visitantes por ano!!! Atualmente, o mercado conta com cerca de 500 estandes e restaurantes. Importante mencionar que dentro dele parece um labirinto, então é fácil de se perder!!! Mas pelo site oficial neste link, é possível descobrir onde fica cada loja.

O que encontrar no Pike Place Market

O mercado em si é enorme, e sempre está lotado de turistas!!! Além do mercado em si, na rua ao lado fica uma extensão do mercado, com diversos restaurantes, cafés e mais estandes de alimentos. Espere gastar em torno de 2 horas para visitá-lo por inteiro. Estive lá em 2 ocasiões, e irei contar um pouco da minha experiência.

Há muitos estandes com peixe e frutos do mar frescos. O preço, já adianto, é mais salgado do que nos supermercados. Mas diria que ali há uma variedade maior e também tudo bem fresquinho. Caso esteja ficando em um AirBnb vale a pena fazer umas comprinhas e experimentar um peixe diferente. A maioria dos peixes vem do Alaska, incluindo os salmões. Alguns, infelizmente, são de criadouros. 

pike place market
Os caranguejos, com a placa: “encostou, comprou!”

Um dos estandes é famoso por lançar os peixes de mão em mão (chamado “fish tossing”). Ele se chama Pike Place Fish Market e fica bem na entrada do mercado, embaixo do letreiro. De tempos em tempos eles começam a gritar e um dos vendedores lança os peixes de fora do estande para dentro do balcão, acompanhado claro, de muitos aplausos. Afinal, não é fácil segurar um peixe escorregadio no ar.

Há também muitos estandes de flores, incluído arranjos florais, prontos para levar para decorar sua casa. Os preços variam, mas são todos muito lindos.

pike place market
Os lindos arranjos de flores

Para quem quiser levar uma lembrança da cidade, há algumas lojas que vendem souvenires. Há também lojas de antiguidades, joalherias, utensílios domésticos e algumas de roupas.

Também há músicos de rua fazendo apresentações diversas, o que deixa o ambiente bem animado!!!

Restaurantes do Pike Place Market

Para quem vai no inverno, não deixe de experimentar a sopa do Pike Place Chowder. Chowder é um tipo de sopa mais espessa. Eles vendem em potes de diversos tamanhos, mas eu recomendo pegar o sampler, pois dá direito a 4 sabores diferentes em potes menores. Ele fica na Post Alley 1530, e mesmo que tenha fila, não se preocupe, pois ela anda rápido!!!

Para quem gosta de queijo, eu recomendo o Beecher’s Handmade Cheese. Ali você pode olhar pelo vidro a fábrica de queijos artesanais, fundada em 2003, e que já venceu diversos prêmios. Para quem quiser provar, há degustação de queijos na região de frios. O preço de um potinho com queijo é cerca de 9 dólares. Um pouco salgado né?! Mas para quem quiser comer na hora, há diversas opções: sanduíche de queijo (eu provei este e estava uma delícia), mac n cheese (o famoso macarrão com queijo americano), e até mesmo lasanha. Não há mesas, apenas cadeiras em um balcão, então nos horários mais cheios pode ser difícil comer ali dentro.

beechers handmade cheese
A fábrica de queijos

Mas a variedade de restaurantes é realmente imensa, e há desde os mais simples, aos mais sofisticados. A culinária ali é mundial, com restaurantes de todas as partes do mundo. Há o famoso e sofisticado restaurante italiano The Pink Door, com espetáculos musicais. Há também o histórico Athenian, fundado em 1909, que fica dentro do mercado, no andar térreo. Dali é possível ter uma vista panorâmica da Elliot Bay e degustar, desde opções para o café da manhã e lanches, até as refeições especializadas em frutos-do-mar.

pike place market
Interior do mercado, próximo a entrada do restaurante Athenian

Padarias e Docerias do Pike Place Market

Para quem quiser comprar um pão artesanal, eu recomendo a Three Girls Bakery. Fundada em 1912, foi um dos primeiros estabelecimentos em que as donas eram mulheres. Também é uma das padarias mais antigas da cidade, e seu estande é bem simples. Ela fica na calçada em frente ao letreiro do Pike Place (número 1514), e ali você encontra pães e doces deliciosos e por um preço ótimo!!!

Já se você quiser experimentar um salgado ou doce russo, não deixe de conhecer o Piroshky Piroshky (logo ao lado da Starbucks), que vende os pãezinhos típicos chamados pirozhok. Eles são feitos de farinha e levam diversos tipos de recheios. O preço é ao redor de 7 dólares cada.

Primeira Starbucks

primeira starbucks
Eu esperando na “filinha” para entrar

Essa é a uma das lojas mais antigas da Starbucks, de 1977. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é a primeira loja da Starbucks (a primeira ficava na 2000 Western Avenue), mas ela é bem antiga, e há sempre filas de turistas querendo conhecê-la. Lá dentro então, nem se fala, uma muvuca geral!!! Eu entrei apenas uma vez mas desisti de pedir, pois estava bem desconfortável de tão cheio. Para quem tem curiosidade, vale a pena dar uma espiada. Mas o que é vendido lá é o mesmo de outras lojas. Agora, se você quiser produtos exclusivos, deixe para visitar a Starbucks Reserve. Esta loja-modelo da Starbucks está localizada em Capitol Hill e além de moderna, faz lançamento de novos produtos.

Porquinha Rachel

Logo na entrada, abaixo do letreiro, há a mascote Rachel, uma porquinha de bronze. Muitos param para tirar fotos, e o que muitos não reparam é que ela é um cofrinho. Deposite ali sua contribuição para os programas sociais que o Mercado realiza.

Victor Steinbrueck Park

Ao final da rua do mercado, você encontrará este pequeno parque, que é uma área verde com vista para o mar. Há muitos bancos e mesas, o que é uma boa para quem precisar de um local para experimentar os quitutes que comprou no mercado. Mas atenção, ultimamente tem havido muitos moradores de rua e usuários de drogas que rondam a região. Ali há também algumas obras de arte ao ar livre e um enorme totem, que apesar de parecer feitos pelos índios, é apenas uma homenagem.

Gum Wall

gum wall seattle

Por fim, para quem curte coisas curiosas, há a parede de chicletes de Seattle, logo ali atrás do mercado, na Post Alley. Para quem quiser saber as coordenadas, basta conferir o meu post sobre a parede de chicletes neste link.

Enfim, estas foram minhas dicas para quem está indo visitar o Pike Place Market em Seattle. Como disse, é um passeio obrigatório, pela diversidade de opções e pelos estandes interessantes que você irá encontrar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima