Madrid é cheia de praças, sendo algumas da época medieval. São todas muito frequentadas por turistas, e algumas possuem prédios históricos!!! Confira aqui as 4 praças de Madrid que vale a pena conhecer: Plaza de Espanha, Plaza de la Villa, Puerta del Sol, e a majestosa Plaza Mayor.
Atualizado em: jul/2023.
Plaza de España (Praça da Espanha) – Praças de Madrid
Esta praça demorou 2 anos para ser revitalizada, sendo reinaugurada em final de 2021. Em abril de 2022 estive lá para conferir e fiquei surpresa com sua beleza!!! Ficou uma praça bem moderna, que realça com o restante das outras praças de Madrid. Há um grande hotel, o Hotel Riu, de frente para a praça, e é um cartões-postais da cidade (e o 2o mais alto de Madrid). Caso goste de vistas panorâmicas, é possível subir até o seu terraço (custa de 5 a 10 Eu).
Além disso, a praça conta com diversos bancos, parques infantis modernos, e também com o Monumento a Cervantes, em homenagem a este famoso escritor espanhol. Há uma escultura em bronze de D. Quixote e Sancho Pança.
Plaza de la Villa – Praças de Madrid
Antigamente chamava-se Plaza San Salvador pois havia uma Igreja no local, de mesmo nome, que foi demolida em 1842. Era considerada um dos principais pontos da cidade na época medieval. No centro da praça há uma estátua de Álvaro de Bazán, construída em homenagem aos 300 anos de sua morte. Ele foi um famoso general do séc XVI que teve fama por nunca ter sido derrotado nos seus 50 anos de atividade na Armada Espanhola.
Nesta praça há algumas das construções mais antigas da cidade, como a Casa de Cisneros (um antigo palácio em estilo “plateresco” do séc XVI), a Casa de la Villa de Madrid (em estilo barroco, foi antiga presídio e prefeitura), e a Casa e Torre de Los Lujanes (em estilo gótico-mudéjar do século XV). É uma praça pequena, mas como fica próxima a diversas outras atrações, como por exemplo, o Palácio de Madrid e o Mercado de San Miguel, vale a pena conferir.
Que tal conhecer as Igrejas mais surpreendentes de Madrid?? Então veja neste post.
Puerta Del Sol – Praças de Madrid
Esta é, sem dúvida, uma das mais movimentadas praças de Madrid. Ela possui o marco “zero” da cidade. Antigamente havia ali um portal que dava acesso para dentro da cidade murada e, como o Sol passava por trás dele ao nascer, o local passou a se chamar Puerta del Sol. Nesta praça você irá encontrar, além de muitos turistas, algumas esculturas e prédios icônicos. Fora isso, desembocam ali diversos calçadões, com grande concentração de lojas.
Atenção: atualmente a praça se encontra em obras, então está bem difícil se locomover por ela!!! A previsão do término é somente em set/23.
No reveillón, os madrilenhos vão para a praça e esperam a torre de relógio marcar meia-noite. Então, a cada badalada do sino (são 12 badaladas), comem uma uva para dar sorte, uma tradição da cidade!!!
Nesta praça está localizado o antigo prédio dos correios de Madrid (Casa dos Correos), construído no séc XVIII, mas que agora é a sede do governo de Madrid. Nele está a torre com o famoso sino. Em frente há uma estátua de Carlos III, apelidado de “o grande rei” devido a seus feitos, como, por exemplo: transformação do Parque do El Retiro em um parque público, criação do Museu do Prado e do Palácio Real, entre outros.
Acima do Hotel Paris está localizado o famoso letreiro “Tio Pepe”, uma marca de vinho branco famoso na Espanha desde 1844.
Na Puerta del Sol também se encontra a estátua do “Urso com o Medronheiro”, um símbolo da cidade desde o séc XIII. É de1967 e seu autor é o escultor espanhol Antonio Navarro Santafé. Diz a lenda que ao redor da cidade habitavam ursos que subiam nesta árvore chamada Medronheiro para comerem seus frutos.
Plaza Mayor de Madrid
A Plaza Mayor fica a uma curta caminhada da Puerta del Sol. É uma praça retangular, cercada por prédios em todos os seus lados. Possui 9 pórticos que permitem a entrada na praça. Foi inicialmente construída no séc XV, mas, desde então, sofreu 3 grandes incêndios, sendo que após o último ficou estabelecido que os prédios deveriam ter 3 andares ao invés de 5. No centro, possui uma estátua do rei Filipe III montado em um cavalo, sendo ele o responsável pela construção da praça.
É uma das praças mais movimentadas da cidade, e dentro dela estão diversos restaurantes no térreo. Alguns têm mesas externas, com “ventiladores que soltam água” durante o verão, o que achei muito bem pensado!!!
Os andares superiores destes prédios são todos residenciais. Aos domingos, na praça, há um feira de moedas e selos. Antigamente nesta praça havia uma padaria famosa, chamada “Casa de la Panaderia”, entretanto, recentemente houve uma restauração. Hoje, conta com pinturas de figuras mitológicas em sua fachada, e é sede do centro de turismo de Madrid (site oficial neste link).
Além disso, é interessante mencionar que debaixo dos postes da praça há bancos de cobre, com ilustrações de fatos históricos e que ficam bem “quentinhos” nos dias ensolarados.
Por fim, vale mencionar que a praça foi palco de diversas execuções públicas, algumas na época da Inquisição Espanhola, com enforcamentos ou degolações. Também foi palco de touradas até o séc XIX.
Enfim, estas foram as 4 principais praças de Madrid que vale a pena a visita. Como ficam todas na região central, caso você tenha poucos dias na cidade é possível fazer o roteiro por todas elas em um dia só.