praga república tcheca

Praga República Tcheca – Dicas que você precisa saber

Fiz este post para ajudá-los a planejar sua viagem a Praga República Tcheca. Darei algumas dicas básicas de hospedagem, locomoção, troca de câmbio, entre outras. Nos próximos posts irei destrinchar a cidade mais a fundo.

Idioma na República Tcheca

O idioma oficial da República Tcheca é o tcheco. Porém, na maioria dos restaurantes e atrações turísticas há tradução para o inglês. Porém, não custa nada aprender as palavras básicas, como Bom dia (Dobrý den) e Por Favor (Prosím), que são pronunciados da forma como lemos. Agora, caso você não saiba inglês, será um pouco mais complicado (tente usar o Google Tradutor do celular, baixando o dicionário).

Saindo do Aeroporto Václav Havel – Praga República Tcheca

O aeroporto fica um pouco distante da cidade. Mas há diversos meios de transporte que você pode utilizar, sendo o Uber o mais rápido e prático, na minha opinião.

Dentro do aeroporto há sinal de wifi gratuito. Então é possível fazer a solicitação antes de sair do aeroporto. Não existe um ponto oficial de Uber no estacionamento, então siga estas orientações de acordo com o seu terminal de desembarque:

Terminal 1: utilize as saídas D ou E e caminhe no estacionamento atravessando duas pistas para a Área de Estacionamento 1 (Parking Area 1). Terminal 2: suba as escadas rolantes em direção ao hall de desembarque e então use a Saída D. Saindo da porta de vidro você já dá de cara com o local onde costumam estacionar.

Outra boa opção é a empresa Prague Airport Transfers, que oferece motoristas a um preço mais baixo do que os táxis, e além disso eles ainda te aguardam no portão de desembarque com uma placa.

Caso prefira a opção mais barata, há os ônibus públicos, que custam 2,20 euros e param nas estações dos principais bairros: centro, Malostranská, Staromestská e Mustek. Há também os ônibus privativos, como o Airport Express (4 euros) e os micro-ônibus compartilhados (12 euros por pessoa, mas que param na porta do seu hotel).

Hospedagem em Praga – Malá Strana

praga república tcheca
Praça principal em Malá Strana

Fiquei hospedada no Hotel William (reservas no Booking.com) no bairro de Malá Strana (chamada de Cidade Baixa, pois fica abaixo do Castelo de Praga), onde fica a Catedral de São Nicolas e um centro comercial, com diversos restaurantes e lojas. Ali está a Ponte Charles, de onde você pode caminhar em direção à Cidade Velha (cerca de 20 minutos),onde estão as principais atrações.

praga república tcheca
Hotel William: simples e com um ótimo café da manhã

Achei conveniente me hospedar ali, pois era bem perto do Castelo de Praga (voltei a pé inclusive), e tinha diversas estações de bonde onde se podia ir a quase todos os pontos turísticos. Também era um bairro tranquilo para se caminhar a noite e também silencioso, longe da muvuca dos turistas. Mas caso você não se importe com a aglomeração de turistas, ficando do outro lado do Rio acaba sendo mais prático para conhecer as principais atrações.

praga república tcheca
Ponte Charles à noite

Casa de Câmbio em Praga

Recomendo deixar para trocar seus euros por coroas tchecas na região central da cidade, e não no aeroporto, pois lá a conversão não vale a pena. Porém, muitas casas de câmbio fazem propaganda enganosa, dizendo que não cobram taxas mas na hora você não percebe e acaba pagando.

Pesquisei bastante e me recomendaram a eXchange (R. Kaprova 14/13), que fica próxima a Igreja de São Nicolau. Lá realmente não é cobrada a tal taxa e as cotações também são atraentes. Alguns hotéis também oferecem troca sem cobrar taxas e por vezes a cotação também é boa (melhor do que no aeroporto).

Transporte Público em Praga República Tcheca

Achei bem tranquilo utilizar o transporte público em Praga. Usei somente os bondes, também chamados de trams (trens de superfície) e apesar dos nomes difíceis das estações (!!), hoje em dia com o Google Maps você consegue saber qual linha pegar e onde descer. Veja este post de como utilizar o Google Maps offline, e com isso você não terá grandes dificuldades.

Bilhetes de transporte público

Você pode comprar os bilhetes com diversas validades (hora, dia, etc), que estão disponíveis na máquinas automáticas próximas às estações (mas só aceitam moedas) ou então em tabacarias e nos próprios hotéis. Ao entrar no bonde, você precisa validar os bilhetes nas máquinas amarelas. Caso contrário, se um inspetor entrar e pedir o bilhete e ele não estiver validado, você será multado. Nos metrôs, é preciso validar os bilhetes antes de descer as escadas rolantes.

Pensando em viajar sozinho(a)?? Então veja dicas neste post.

Shopping em Praga – Palladium

Construído em um antigo quartel, edifício histórico do século XIX, este shopping de Praga é bem acessível, pois além de não ser distante da região central, ao lado há uma estação de bonde (onde passsam diversas linhas) e também uma estação de metrô (estação Náměstí Republiky). É um shopping grande, com diversas lojas, algumas magazines, praça de alimentação, restaurantes com comidas de várias regiões do mundo (comi até Tailandesa e estava ótima). Achei o preço das comidas e das lojas também razoáveis!!!

Lamen em um restaurante Tailandês
Lamen em um restaurante Tailandês

Onde comer em Praga República Tcheca

Frequentando um restaurante dos locais

Praga é repleta de restaurantes, porém, quero destacar neste post um restaurante que é frequentado quase que apenas por locais. Tanto que até o cardápio está em tcheco e você precisa apontar o que quer, baseada nas fotos dos pratos!!! É o Jídelna Světozor (Vodičkova 791, 110 00 Nové Město), no estilo bandejão, mas que serve pratos-feitos, muito bem servidos. A comida é diferente, muito barata, mas o que vale é a experiência. O primeiro desafio é encontrá-lo, já que fica escondido dentro de uma galeria. Ao entrar na galeria Kino Svetezor vire à esquerda e desça as escadas. Eu descobri após um video de um youtuber local (vídeo neste link). Atrás desta galeria há uma praça muito gostosa, que vale a pena conhecer.

Comida de um restaurante dos locais
Carne com bolinhos e espinafre no restaurante local Jídelna Světozor

Que tal conhecer uma cidade de águas termais próxima à Praga??? Então não perca este post.

Restaurantes em Malá Strana

No Bairro de Malá Strana recomendo alguns restaurantes que ficam próximos a Igreja de São Nicolas, que têm mesinhas na calçada, como o Restaurace U Mecenáše (comi um goulash bem gostoso), e o U Kostela, onde comi uma lasanha caseira muito boa. Não se esqueça de tomar um chopp, pois os tchecos possuem tradição em cervejarias. E de sobremesa, não deixe de tomar um sorvete no Amorino.

Nos próximos posts irei falar mais sobre Praga República Tcheca, então não esqueça de nos seguir no Facebook ou no Instagram (@viajandosemtedio). Abraços!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima