roteiro buenos aires 5 dias

Roteiro Buenos Aires – O Que Conhecer em 5 Dias

Neste post irei mostrar o Roteiro de 5 dias que fiz por Buenos Aires. Minhas impressões sobre a cidade foram muito boas, desde a recepção dos turistas, até a bela arquitetura e diversidade de atrações. Se você puder ficar mais tempo, recomendaria até 7 dias para fazer estes passeios com calma e incluir também outros que irei contar no final do post.

Dicas Práticas de Buenos Aires:

Aeroporto Internacional de Buenos Aires-Ezeiza

Este aeroporto é o mais próximo ao centro de Madrid (cerca de 45 min de carro). Quando chegamos correu tudo bem, porém, na volta, ficamos surpresas com o tamanho da fila de imigração, foi praticamente 1 hora de fila, então recomendo que cheguem com 3 horas de antecedência no aeroporto.

Transporte Aeroporto-Hotel

Quando chegamos pegamos um táxi. Para pedir a sua viagem basta dirigir a algum dos balcões e passar o endereço de destino, e então será passado o valor exato. Achei segura esta modalidade, pois evita que sejamos vítima de algum taxista mal-intencionado. Na volta do hotel para o aeroporto pegamos um Uber e foi bem tranquilo.

Troca de câmbio em Buenos Aires

Eu deixei para trocar o câmbio em Buenos Aires mesmo. Não recomendo trocar o câmbio no aeroporto, pois no dia que fui havia bastante fila, o sistema havia saído do ar, e foi bem demorado. No dia seguinte procurei uma das casas de câmbio credenciadas no centro da cidade (Cambio Alpe – R. Sarmiento, 480), pois são as que oferecem melhores cotações. Eles exigem o passaporte, mas em uma ocasião que precisava do dinheiro com urgência e estava sem o passaporte, segui um dos vendedores que ficam nos calçadões do centro, e eles me levaram até uma casa de câmbio que não exigia o passaporte. Estava com medo de darem notas falsas, mas quando vi que era em um pequeno centro de compras, fiquei mais tranquila, e correu tudo bem.

Outra opção que está valendo muito a pena é comprar pesos argentinos pelo site da Western Union. O envio pode ser feito pelo Pix e você saca os pesos em uma das agências (endereços neste link). Bem mais barato que utilizar cartão de crédito.

Qual a melhor época do ano??

Na minha opinião deve-se evitar o verão. Nós fomos em início de janeiro e o calor era insuportável, chegou a sensação térmica de 41 graus!!! O calor fazia você suar mesmo estando na sombra. Então, caso queira andar bastante e conhecer a cidade, vá na primavera ou outono.

Dica de Hotel Buenos Aires

Nós ficamos no hotel Bulnes Eco Suites em Palermo (reservas pelo Booking.com). O quarto do hotel era um estúdio, todo equipado, tinha microondas, frigobar, acessórios de cozinha e era bem espaçoso. O café da manhã era servido no térreo, em um café que é do hotel. A diária foi cerca de 300 reais. Achei o bairro bem agradável pois podia-se andar a noite tranquilamente, havia muitas pessoas na rua e também restaurantes e um shopping próximo. Além disso era bem perto de uma estação de metrô. Portanto, para quem não quer ficar no centro movimentado, é uma boa opção.

Transporte em Buenos Aires

O táxi em Buenos Aires é relativamente barato para os brasileiros. Eu utilizei em poucas ocasiões e foi bem tranquilo. Mas também pode-se utilizar o Uber. A vantagem é que você já terá sua rota traçada, o que evitará desvios para aumentar o valor. O preço também é mais vantajoso do que o do táxi. Já o metrô é mais parecido com o do Brasil. Algumas linhas ficam cheias no horário de pico. Nós utilizamos quase todos os dias, por termos ficado hospedadas em Palermo, mas em geral, como a cidade não é muito grande, os trajetos acabam sendo rápidos. Compre o cartão Sube em um dos guichês, lojas de conveniência ou pelas máquinas e carregue com a quantia necessária. Quanto maior os valores, maiores serão os descontos. Importante lembrar que ele pode ser utilizado por mais de uma pessoa (e não é obrigatório registrá-lo).

E agora vamos ao nosso Roteiro Buenos Aires 5 dias!!!

Como se locomover sem precisar andar com um mapa ou com o 4G??? Veja neste post!!!

1º dia Roteiro Buenos Aires 5 dias:

Manhã – Caminito/La Boca

roteiro buenos aires 5 dias
Caminito, no Bairro La Boca

Caminito no bairro de La Boca é uma pequena vila que teve origens no século XIX, e abrigava os imigrantes italianos genoveses que moravam em cortiços. Antigamente, funcionava um antigo porto ali em frente, no Rio Riachuelo, e o bairro também era cortado por uma ferrovia, o que gerava grande movimentação local. Mas com o término do uso dessas vias de transporte, o local ficou abandonado por diversos anos. Entretanto suas casas multi-coloridas foram renovadas em 1950 por iniciativa de um pintor argentino e a rua transformada em um museu a céu aberto pelo governo.

Diariamente, a partir das 11h ocorre uma feirinha de artesanato. Além da feira, há algumas galerias de artesanato espalhadas pela região. Dançarinos argentinos dançam tango nas ruas, então caso você queira ver de graça, este é o lugar.

tango argentino
Dançarinos de tango nas ruas

A 400 metros de lá fica o estádio de La Bombonera, do Boca Juniors. Porém, não é recomendando andar pelo bairro nas regiões mais afastadas da concentração de turistas, então procure sempre usar táxi ou ônibus.

Tarde: Feira de San Telmo

A Feira de San Telmo fica a uma curta distância de carro do Caminito. Optamos por ir de táxi até lá. A Feira de San Telmo ocorre aos DOMINGOS, e você encontrará, além de muitos turistas, inúmeras barraquinhas de antiguidades e artesanato, que, além da praça de San Telmo, ocupam diversos quarteirões pelo bairro. Entretanto, durante a semana, mesmo não havendo a feira, existem várias lojas de artesanato que ficam abertas.

Paróquia de San Pedro Telmo

Além disso, no bairro há a Paróquia de San Pedro Telmo, que foi decretada Monumento Histórico Nacional e é uma das mais antigas da cidade, do séc 18, e por isso, vale a pena a visita.

Mercado de San Telmo

roteiro buenos aires 5 dias
Mercado de San Telmo

O Mercado de San Telmo, inaugurado em 1897, também é bem interessante de se visitar, possui alguns estandes de alimentação, frutas, verduras, temperos e também alguns estandes de antiguidades.

roteiro buenos aires 5 dias
Antiguidades no Mercado de San Telmo

2º Dia Roteiro Buenos Aires 5 Dias:

Manhã – Bosques de Palermo

roteiro buenos aires 5 dias
Bosques de Palermo

Os Bosques de Palermo foram obra do arquiteto francês Carlos Thays que foi responsável pela ampliação do parque entre os anos de 1892 e 1913. A entrada é gratuita, e a região é facilmente acessada por metrô ou ônibus. Mas como o parque é grande, e fui durante o verão, foi bem difícil percorrê-lo por inteiro.

Mas posso destacar o El Rosedal (Jardim das Rosas), que vale muito a pena ser visitado. Nele constam cerca de 18.000 roseiras de espécies do mundo inteiro.

roteiro buenos aires 5 dias
Jardim de Rosas

Também há ali um lago onde se pode alugar barcos a remo e pedalinhos. Outra atração do parque é o Planetário Galileo Galilei, com sua arquitetura lembrando o planeta Saturno, foi inaugurado na década de 60 para ensino e dentro dele você poderá visitar o museu e a sala de projeção.

Já o Jardim Japonês é a única atração paga (95 pesos), e para quem quer tirar belas fotos vale a pena, pois possui lagos e pontes, além de jardins com plantas trazidas do Japão.

Tarde – Jardim Botânico

jardim botanico buenos aires
Escultura no Jardim Botanico

O Jardim Botânico tem entrada gratuita e também foi obra do obra do arquiteto francês Carlos Thays (ele morou na mansão que ali havia) e conta com mais de 5.000 espécies de plantas. Possui 3 jardins dividos por temáticas: o romano (composto de ciprestes, álamos e laureles), o francês (com o desenho simétrico tipico) e o oriental. Além de plantas, o jardim botânico também conta com 30 esculturas e diversos lagos, além de estufas (incluindo uma só de cactos).

3º dia Roteiro Buenos Aires 5 Dias:

Manhã – Puerto Madero

roteiro buenos aires 5 dias
Puerto Madero com sua famosa ponte e seus arranha-céus

Puerto Madero é uma das regiões mais frequentadas por turistas, seja por sua paisagem (Rio Prata), seja pelos seus ótimos restaurantes. Além disso, o local é um centro financeiro, e possui uma movimentação de pessoas constante. Realmente, a arquitetura é deslumbrante e bem futurística, bem diferente do restante da cidade.

A Puente de la Mujer (Ponte da Mulher) foi construída em 2001 pelo arquiteto espanhol Santigo Calatrava e tem um design inovador e vanguardista, tendo sido inspirada em um homem e mulher dançando tango (daí a sensação de movimento que a ponte inspira).

No dique também se pode visitar uma fragata, a Fragata Sarmiento, que chegou em Buenos Aires em 1898 e que dizem ter dado a volta ao mundo 37 vezes!!! Portanto, um passeio ótimo para as crianças.

Do outro lado do Rio Prata temos a Reserva Ecológica de Buenos Aires, que não cheguei a conhecer devido ao calor que fazia.

Na hora do almoço você poderá encontrar diversos tipos de restaurantes, desde os mais renomados até fast-foods. Nós almoçamos no “Marcelo Coccina Italiana” e estava muito bom, além de ter uma linda vista do Rio Prata.

Tarde – Casa Rosada, Cateral de Buenos Aires e Café Tortoni

Casa Rosada

roteiro buenos aires 5 dias
Subsolos da Casa Rosada

A visita pela Casa Rosada é guiada e deve ser reservada com 15 dias de antecedência (siga este link) Ocorre somente aos sábados. Quando fui o prédio estava em reforma e não pude visitá-lo.

Museu da Casa Rosada

Horário de funcionamento: 4ªf a domingo – das 10h às 18h.

Tempo recomendado de visita: 01 hora

O Museu da Casa Rosada (link oficial) fica no subsolo do prédio, onde era um forte e o prédio da alfândega, e foi aberto ao público em 2011 após um extenso processo de restauração. Ele conserva, além da arquitetura em si, materiais sobre a história dos presidentes argentinos (incluindo até carruagens), além de alguns conteúdos multimídia que contam um pouco da história da Argentina.

roteiro buenos aires 5 dias
Subsolos da Casa Rosada

Catedral de Buenos Aires

roteiro buenos aires 5 dias
Cúpula da Catedral

Próximo à Casa Rosada está a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Fundada em 1692, após a demolição da antiga igreja, mas já foi reconstruída diversas vezes, apresentando estilos mesclados (neoclássico e neobarroco). Possui no altar decoração rococó e o piso com mosaicos no estilo veneziano.

catedral buenos aires
Detalhes do mosaico veneziano

No interior da catedral está o mausoléu de José San Martin, que foi o general que obteve êxito durante as lutas pela independência da Argentina do governo espanhol.

Cabe destacar que o Papa Francisco celebrava suas missas nesta Catedral.

roteiro buenos aires 5 dias
Soldados no Mausoléu de San Martin

Café Tortoni

Seguindo pela Av. de Mayo, uma das avenidas que saem da Plaza de Mayo, você encontra este lindo café. Inaugurado em 1958 por um imigrante francês, este café é icônico devido ao seu ambiente decorado com muitas influências europeias, com vitrais, espelhos e lustres. No passado iam ali muitos artistas e jornalistas famosos. Mas hoje em dia, a maioria são locais e turistas. No subsolo ocorre durante a noite espetáculos de tango, então fica a dica para quem quiser assistir!!!

cafe tortoni
Interior do Café Tortoni

Congresso da Nação Argentina

Seguindo pela mesma avenida chegamos ao Congresso da Nação Argentina. O Palácio oferece visitas guiadas para a câmara dos deputados e dos senadores. Eu não cheguei a visitá-lo, mas só pela linda arquitetura do Palácio, já vale a pena!!! Em frente a ele há uma praça muito bonita e bem conservada, com o monolito do “km zero” da Argentina (de onde se inicia a contagem para todas as rodovias). Além disso, há uma réplica da estátua de “o pensador” de Rodin.

roteiro buenos aires 5 dias
O Pensador e Congresso Argentino ao fundo

4º dia Roteiro Buenos Aires 5 dias:

Manhã: Museu Nacional de Belas Artes e Floralis Generica

Museu Nacional de Belas Artes

Entrada gratuita!!! Fechado às 2af.

roteiro buenos aires 5 dias
Vista panorâmica do interior do museu

Achei este museu surpreendente!!! Fui no dia gratuito e achei bem tranquilo de se visitar. Possui obras internacionais, como El Greco, Goya, Rodin, Rembrandt, Renoir, Degas, Cézanne, Chagall e Picasso. Mas também possui muitos artistas argentinos. Há também exposições fotográficas, terraços com esculturas e também exibição de arte pré-colombiana. O museu é grande, por isso sugiro reservar pelo menos 1h30 do seu dia.

roteiro buenos aires 5 dias
Museu de Belas Artes

Floralis Generica

floralis generica
Momento selfie na frente da Floralis Generica

Essa escultura construída em 2002 na Plaza de las Naciones Unidas, no bairro de Recoleta, fica bem próxima ao Museu de Belas Artes. É um ótimo pitstop para, por exemplo, descansar, fazer um picnic e tirar algumas fotos. O mais interessante desta escultura é que ela possui um mecanismo elétrico que permite que suas pétalas abram e fecham de acordo com a hora do dia.

Tarde – Cemitério da Recoleta

O Cemitério da Recoleta fica em uma região mais afastada do centro. Mas, para quem irá se hospedar em Palermo, dá para chegar lá a pé. Em frente ao cemitério há um jardim muito bem cuidado e também uma Igreja, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

igreja pilar
Basílica vista da praça

Este cemitério atrai muitos visitantes por possuir muitos túmulos de famosos, verdadeiros mausoléus, sendo o principal, o da Eva Perón. Dica: para encontrar o túmulo dela abra o app google maps, pois está cadastrada a rua exata do cemitério.

mausoleu eva peron
Detalhes do mausoléu de Eva Peron

Para aqueles que não se interessam muito pelo assunto, ou acham muito mórbido, não recomendo a visita, pois você verá somente os mausoléus, e dentro de alguns você ainda consegue ver o caixão, então poderá impressionar algumas pessoas.

Que tal dar uma esticada até os Andes??? Então confira este post.

5º Dia Roteiro Buenos Aires 5 Dias

Manhã: Teatro Colón e Obelisco

Obelisco de Buenos Aires

roteiro buenos aires 5 dias
Obelisco com Arcos das Olimpíadas

O Obeslisco de Buenos Aires foi inaugurado em 1936 em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade, e sua matéria-prima é composta de cimento e pedra branca que veio de Córdoba, na Espanha. Tem 67 metros de altura e foi levou apenas incríveis 31 dias para sua construção (para isso empregou 157 trabalhadores). Ele já foi local de muitas manifestações populares, como as que ocorrem na Plaza de Mayo.

Teatro Colón

O Teatro Colón fica na Av. 9 de Julho, bem próximo ao Obelisco. Inaugurado em 1908, é considerado, antes de tudo, um dos melhores teatros do mundo devido a sua incrível acústica, sendo palco de concertos, óperas, balés, etc. Possui arquitetura neoclássica e tem capacidade para 2.478 pessoas sentadas e 500 de pé.

teatro colon
Teatro Colon – vista frontal

Para informações sobre ingressos, visite o site oficial. Também é possível realizar uma visita guiada caso não vá assistir nenhum concerto.

Tarde – Praça San Martin, Torre Monumental e Galerias Pacifico

A Praça San Martin fica próxima à estação Retiro. Recomendo a visita para aqueles que gostam de parques, pois ela tem muitas árvores e possui bancos para se sentar. Nela está a escultura do General San Martin, muito linda por sinal.

praça san martin
Estátua do General San Martin

Da Praça você poderá visualizar a Torre Monumental (antiga Torre dos Ingleses), a qual foi construída pelos ingleses, após autorização do Congresso Nacional em 1909, em comemoração ao Centenário de Maio (os ingleses foram aliados da Argentina na sua independência). Antes de tudo, cabe destacar que todo o material veio da Inglaterra, incluindo o relógio, que é do mesmo fabricante do Big Ben. Em 2019 a torre foi reaberta para visitas e você pode subir por um elevador até o 6º andar e ter uma vista panorâmica dos arredores.

roteiro buenos aires 5 dias
Torre Monumental vista da praça

E, para finalizar o roteiro Buenos Aires 5 dias, no resto da tarde aproveite para fazer umas comprinhas na Calle Florida. Descendo por essa avenida, você irá chegar, então, nas Galerías Pacífico, um shopping construído em um lindo edifício, com imensas cúpulas pintadas com afrescos. Possui além de muitas lojas famosas, uma praça de alimentação.

Estive lá na época do Natal e pude presenciar a linda decoração.

roteiro buenos aires 5 dias
Galerias Pacifico no Natal
roteiro buenos aires 5 dias
O interior das Galerias Pacifico

Enfim, este foi meu roteiro Buenos Aires 5 dias. Como disse antes, caso consiga ficar mais dias, vale a pena, pois existem vários passeios de 1 dia ao redor da cidade, como passeios de barco até o Uruguai, na Colônia del Sacramento, ou até o Delta do Tigre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima