san martin de los andes

San Martin de los Andes 2024: Esquiar Sem Gastar Muito

San Martin de los Andes, na Argentina, é um destino para esquiar pouco conhecido na Argentina. Mas guarda muitas surpresas, pois é um um vilarejo muito charmoso, com uma ótima estação de esqui (Cerro Chapelco). Os preços de hospedagem são mais em conta (bem mais baratos que Bariloche, por exemplo!), e os preços da estação de ski também, além de não ser tão lotado!!! Por isso irei contar tudo sobre este destino que é muito indicado para quem quer esquiar sem gastar muito e sem multidões!!!

Atualizado em fev/24.

Como chegar em San Martins de los Andes Neuquén

San Martin fica no noroeste da Argentina, na região da Patagônia. Ela está localizada na província de Neuquén, às margens do lago Lácar. Como é uma região isolada da capital Buenos Aires, e também de Santiago, no Chile, o jeito mais fácil de chegar, portanto, é de avião. Há o aeroporto de Chapelco, a cerca de 22 km do centro da cidade. Mas caso esteja em Bariloche, é possível chegar de carro em uma viagem de cerca de 3h (inclusive pela Rota dos Sete Lagos). É possível também ir de ônibus pela rota dos Setes Lagos, a partir de Bariloche. Muito barato e agradável. Lembrando também que em San Martin, não se necessita de carro, dá para fazer tudo a pé e com o serviço de vans. As mesmas vans fazem o translado ao aeroporto, cerca de 5 dólares por pessoa.

Novidade: A partir de 2022, há voos diretos saindo de Guarulhos pela Aerolineas Argentinas!!! Os voos saem de madrugada, com duração de 5h45, com uma parada técnica em Buenos Aires. Vale bem a pena!!!

Quando ir para San Martin de los Andes

No inverno, entre junho e setembro, é a temporada de esqui. Fora desta época, entretanto, os preços são mais baixos, e é possível fazer passeios na natureza, como a Rota dos Sete Lagos, atividades nos rios, como rafting e canoagem, e até mesmo frequentar as prainhas. Também há um campo de golfe, além de ser possível praticar atividades na montanha, como mountain bike, cavalgada e trilhas. Ou seja, a escolha da época vai depender dos seus objetivos de viagem!!!

Entretanto, caso vá esquiar, evite o mês de julho, e início de agosto, pois são os meses mais lotados!!! Em setembro ainda pode nevar e é bem mais tranquilo para esquiar (em 2023 nevou bastante somente em setembro!!!).

Onde se hospedar em San Martin de los Andes

Há muitas opções, dos mais diversos preços. Há opções de hotéis e pousadas pelo Booking.com ou então casas e apartamentos pelo AirBnb. O local mais indicado é a região central, no próprio vilarejo, que não é muito grande. Na avenida San Martin e na General Villegas está o centro comercial, com restaurantes e lojas .

Booking.com
san martin de los andes
As lojas do centrinho, todas em “estilo europeu”

Como subir até a estação de ski Chapelco

Importante lembrar que para ir do vilarejo até a estação de esqui é preciso contratar um serviço de van ou ir de carro. Geralmente, as vans saem de manhã, da porta do seu hotel ou pousada e buscam o turista ao final da tarde. O percurso até a estação de esqui dura em torno de 45 minutos. O transporte de van, para levar e trazer, cerca de 80 dólares por 7 dias (nossa sugestão testada e aprovada é a Destino Andino neste link).

Caso escolha lir de carro é importante levar as correntes no porta-malas. Caso esteja nevando, coloque as correntes nos pneus antes de subir (mesmo se for 4×4). Pois estivemos lá este ano e quem está sem correntes é parado pela polícia e obrigado a colocar as correntes ali mesmo, no acostamento. Como sempre tem muita neve e lama, recomendamos colocar antes de chegar lá em cima!!!

Quanto custa esquiar em Chapelco – San Martin de los Andes

pista ski
Uma das pistas da Cerro Chapelco

A única estação de esqui da cidade é a Cerro Chapelco.

O passe para os teleféricos sai ao redor de 180 dólares por 7 dias. Idosos acima de 70 anos não pagam!!! Vide tarifas no site oficial. Em Bariloche, por exemplo, o passe sai por 400 dólares!!!

O aluguel das botas e esquis é mais barato no centro. Você pode provar e escolher o equipamento de sua preferência. Eles costumam dar a opção de entregar o equipamento no seu hotel ou então retirar na estação de esqui, no primeiro dia. Com relação ao vestuário para esquiar, sugerimos levar o seu próprio. É difícil e caro alugar!!!

A alimentação não é cara, e atualmente, devido a desvalorização do peso, é mais barata que no Brasil. Na cidade existem ótimos restaurantes com a deliciosa culinária argentina e bons vinhos, além de muitas lojas de chocolates. Na estação de esqui existem vários restaurantes a preços razoáveis, para uma refeição completa de um delicioso bife de chorizo, pizza ou cachorro-quente. É a “hora-relax”, para descansar, bater papo com os amigos. Caso você fique em um AirBnb terá a opção de comprar os ingredientes e preparar sua comida em casa, economizando bastante!!!. Tem um supermercado na região central com tudo, além de lojas de horti-fruti, padarias com deliciosos pães, croissants e confeitos.

restaurante cerro chapelco
Pausa para tomar uma cerveja gelada

Dica importante: Com relação ao câmbio, a melhor opção é levar dólares e fazer a troca por pesos numa loja de câmbio paralelo. Outra ótima opção é enviar reais pela Western Union. O envio pode ser feito pelo Pix e você saca os pesos em uma das agências (endereços neste link). Bem mais barato que utilizar cartão de crédito.

Esquiando em Chapelco – San Martin de los Andes

Site oficial neste link.

san martin de los andes
Um dos teleféricos da estação de esqui

A estação Cerro Chapelco foi eleita como Melhor Estação de Esqui da Argentina em 2021!!! Possui 12 teleféricos, o que não é um número muito grande comparado com Bariloche. Estivemos lá em agosto/23 e as filas do teleférico para a pista de ski levavam cerca de 30 minutos. Existe uma grande variedade de pistas, desde as para iniciantes até para os experts. Existem percursos de vários quilômetros interligados pelos teleférico. É possível comprar pacotes de aulas de esqui juntamente com os passes de teleférico.

Para chegar nas pistas de esqui, entretanto, é preciso subir da base até o local de se esquiar por um teleférico fechado, tipo bondinho, para 6 pessoas sentadas. A vista a partir do bondinho é linda. Na chegada  existe um bom restaurante e área de descanso. A partir deste local pode-se pegar os diferentes teleféricos que permitem usufruir de toda a estação de esqui.

Pensando em ir para a Argentina??? Então que tal conhecer Buenos Aires??? Confira neste post tudo sobre.

Como são as pistas de Ski da Cerro Chapelco

san martin de los andes
Vista de uma das pistas

No total são 28 pistas de ski, com diferentes níveis de dificuldade. Para quem está iniciando, é possível contratar aulas individuais ou em grupo. Há uma pista para os iniciantes logo na chegada com o bondinho, que conta também com esteiras-de-borracha, que possibilitam subir até o topo das pistas de maneira segura e fácil (ao invés de ter que pegar o teleférico).

As pistas são bem largas e algumas delas passam por entre o bosque de árvores. Da montanha é possível avistar o lago Nacar e o vulcão Lanin.

Observação: no site oficial é possível acompanhar câmeras ao vivo e também os centímetros de neve.

Em geral, a estação tem uma boa-infraestrutura, com estacionamento grátis, lockers, lojinhas e até uma creche. Na região de esquiar, existem 3 bons restaurantes, que servem para descansar e também para marcar como ponto-de-encontro. Mas no local da chegada do bondinho está o maior restaurante. Servem pratos quentes tipo self-service , pizzas, cachorros quentes, saladas, etc. Nos outros restaurantes, o serviço é a-la-carte, com as mesmas opções de comida. É possível de se voltar até a base esquiando (por meio de uma pista fácil ou intermediária) ou de bondinho.

san martin de los andes
Local onde fica o restaurante

Na base existe também uma grande área com mesas e cadeiras para descansar, bater papo e tomar uma deliciosa cerveja artesanal servida em food trucks. Aliás, no final da tarde ali fica cheio!!!

cerro chapelco
Happy hour na base da estação de ski

Opções para quem não sabe esquiar

Por fim, para quem não quiser ou não souber esquiar, há opção de andar de trenó, que são puxados por cães siberianos. Também é possível fazer caminhadas com “raquetes” nos pés ou andar de snowmobile (moto da neve). Aliás, as caminhadas são uma ótima opção para quem ainda não sabe esquiar. Você caminha em trilhas guiadas que percorrem os bosques, e a, por fim, chega em um iglu onde é possível tomar um delicioso chocolate quente!!!

Enfim, San Martin de los Andes é uma ótima opção para quem está viajando com família e crianças e procura um lugar tranquilo. Há muitas coisas para se fazer, a cidade é linda, e as pistas de esqui também muito boas!!! Espero que o post tenha deixado vocês com uma vontadezinha de curtir o frio dos Andes!!! Abraços e até a próxima!!!

12 comentários em “San Martin de los Andes 2024: Esquiar Sem Gastar Muito”

  1. Deise Maria machado

    bom dia.
    Gostaria de saber se possível a idade que criança ckm 7.anos pode andar.nk treno com cachorros. vc saberia me dizer quanto está k valor?

    1. viajandosemtedio

      Olá, Deise!!! sim, crianças a partir de 2 anos podem participar da atividade, sempre acompanhadas por um adulto. Em 2020 custava 2mil pesos por pessoa, este ano ainda nao tenho os preços.

    1. viajandosemtedio

      Olá, Júliana!!! Sim, é possível ir de carro ou de excursões de van. Também há ônibus que fazem o percurso. A Rota dos Sete Lagos oferece paisagens bem bonitas!!! Leva em torno de 3 a 4h de carro. Abraços e bom passeio.

  2. Bom dia, obrigado pelas dicas.
    Como todo brasileiro que quer economizar, pretendo alugar os equipamentos e comprar os lifts sem ter que reservar com cartão de credito, pagando com dinheiro na hora. Sabe se tem risco de se esgotarem os passes, ou isso não acontece?

    1. viajandosemtedio

      Olá Alessandra!!! Que bom que vc curtiu nossas dicas!!! Não encontrei o preço atualizado mas vc pode consultar diretamente com a Cerro Chapelco no WhatsApp: +54 9 294 4410652 (se entrar no site https://www.chapelco.com/actividades.php tem o link direto para o WhatsApp). Sobre a segurança, eu já andei de moto de neve e achei super seguro, é bem estável e difícil de ocorrer acidentes. Bom passeio!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima