topografia do terror

Topografia do Terror – Museu Sobre o Nazismo

Topografia do Terror é um museu parte a céu aberto, localizado na antiga sede da Gestapo e ao lado de um dos muros de Berlim. Este museu retrata através de fotos, videos e material documental, os horrores praticados pelos nazistas. Tudo para que jamais caia no esquecimento. Saiba mais neste post!!!

Informações Práticas – Topografia do Terror

Horários: Todos os dias, das 10 às 20 horas.

Entrada: gratuita.

Site oficial: neste link.

Localização do Museu

Estações de Metrô: Kochstrasse ou Potsdamer Platz.

O museu está localizado na rua Niederkirchner straße. Fica bem próximo a outras atrações, como por exemplo, Potsdamer Platz e Checkpoint Charlie. Ou seja, ótimo para emendar com estes outros passeios!!! Ali ficava uma das sedes da Gestapo (polícia secreta nazista), além do Escritório Central do 3º Reich.

Neste local, entre 1933 e 1945 eram realizados interrogatórios dos presos políticos, torturas e execuções. Estima-se que tenham passado por ali cerca de 15 mil prisioneiros. Em 1945 a Força Aliada bombardeou estes prédios e o local ficou por anos esquecido, tendo sido construído até um autódromo no local. Entretanto, após escavações, encontrou-se ruínas do que seria o porão da Gestapo. Com o intuito de contar toda a história para as novas gerações, e levando em conta a história do local, resolveu-se montar ali uma exibição. O ano era o de 1987, portanto, aniversário de 750 anos de Berlim. A exposição foi sobre a história da ascensão do nazismo e foi um muito visitada!!! Então acabou por tornar-se permanente. Foi também construído ao lado um museu um memorial às vítimas do nazismo.

Área externa do museu, junto a parte do muro de Berlim

Topografia do Terror – Exibição Permanente

Na área externa ao museu, junto ao que restou do Muro de Berlim, está a exibição permanente. Ali pode-se encontrar muitas fotos da época do 3º Reich, principalmente das propagandas veiculadas pelos nazistas. Propagandas estas que buscavam esconder para o mundo o que ocorria de verdade nos campos de concentração: o extermínio em massa dos judeus e outros grupos perseguidos. Em ordem cronológica, são exibidos todos os acontecimentos históricos. Desde a ascensão do nazismo em 1933 até suas últimas consequências. Também estão expostos os nomes dos principais perseguidores dos judeus e minorias, além de curiosidades, como feriados criados pelos nazistas.

topografia do terror
Fotografias da época da ascensão do nazismo

Há um setor dedicado à 2ª Guerra Mundial e seus desdobramentos. Há fotos de Berlim após os bombardeiros e da chegada das tropas Aliadas. Também é mostrado o pós-guerra, e como a cidade foi dividida. Enfim, é um memorial bem completo. Permite ao visitante ter uma visão detalhada dos acontecimentos e por fim, formular suas próprias conclusões.

Indo para Berlim?? Então não deixe de ver nosso Roteiro de 3 e 4 dias neste link.

Interior do Museu – Documentos Históricos

No interior do museu está a exposição permanente: “Topografia do Terror: Gestapo, SS e Sede da Segurança do Reich em Wilhelm e Prinz Albrecht Straße”. Nesta exposição há diversos painéis, com diversas fotos e material documental. Mas todos os textos estão em alemão ou inglês. Também há muito material audiovisual com áudio e gravações originais das autoridades nazistas. A expo está dividida nas seguintes seções:

  • O Líder da SS – Heinrich Himmler
  • A Polícia Secreta – Gestapo
  • O Serviço Secreto da SS
  • O Escritório Principal do Reich
  • A Prisão da Gestapo

Observação: agora há wi-fi gratuito no museu. Com isso é possível ouvir os áudios em português e também ouvir as traduções das legendas.

Enfim, este é um passeio que indico para quem gosta de história e quer conhecer mais sobre o que foi o período do nazismo na Alemanha e seus reflexos no mundo. Mesmo que não seja fã de história, vale a pena ir, pois dá para ver algumas das fotos e parte do muro de Berlim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima