Campos do jordao sp

Campos do Jordão SP – Top 6 Pontos Turísticos

Aqui mostrarei atrativos e passeios para se fazer por Campos do Jordão SP, que é conhecido como a Suíça Brasileira. Estes 6 pontos turísticos ficam mais distantes do centro da cidade mas valem muito a pena serem conhecidos!!! Prontos para partir??? Então vamos nessa!!!

Atualizado em: julho/23

1) Horto Florestal de Campos do Jordão SP

Ingressos: 19 reais (link para o site oficial) + estacionamento (20 reais) – preço da alta temporada.

Endereço: Av. Pedro Paulo.

Fechado às quartas-feiras.

horto campos do jordao
Lago do horto com pedalinhos

O Horto Florestal, conhecido também como Parque Estadual Campos do Jordão, é um passeio para quem aprecia a natureza. Localizado em uma área coberta pela Mata Atlântica, possui muitas araucárias e pinheiros, os quais compõe a Mata de Altitude. Mesmo no verão, ele é bastante frequentado pelos turistas que buscam paz e tranquilidade.

Ele possui atrações para crianças, como por exemplo, a tirolesa e o arborismo. Para aqueles que gostam de caminhar, há diversas trilhas, que se estendem por 12 km. Algumas sobem até o alto do morro, de onde se pode ter uma linda vista panorâmica da mata atlântica. Mas para quem não tem muito preparo físico, recomendo a trilha de 4,5km que leva até uma cachoeira, a Cachoeira da Gargalhada. É possível também alugar bike e pedalar pelo parque.

Restaurantes no Horto

Há uma ótima infraestrutura, com 2 restaurantes (Restaurante Prato da Floresta e Dona Chica) e um café (Café Cacau e Tal). O Restaurante Prato da Floresta fica na trilha que vai do estacionamento até a entrada do parque. Já o Dona Chica fica logo na entrada do parque e oferece pratos feitos. Pode-se sentar em mesas ao ar livre ou então na área interna.

campos-do-jordao-sp
Área do food truck com mesas ao ar livre

Uma opção para quem não quer gastar muito é o food truck da Dona Chica, onde é possível comer um delicioso hambúrguer ou mesmo um simples pão-com-linguiça. Tudo com mesinhas ao ar livre em um ambiente muito agradável!!!

Também há espaço para picnic e churrasco, com churrasqueiras que podem ser utilizadas pelos visitantes.

Hospedagem no Horto

Para quem gosta de estar na natureza, é possível se hospedar em uns dos lodges (casas), que eram as antigas habitações dos funcionários do parque. Agora, restauradas, contam com até cozinha equipada. Reservas pelo site neste link.

2) Palácio da Boa Vista

Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 , 

 Horários de abertura: de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Entrada gratuita.

campos do jordão sp
O Palácio da Boa Vista, em estilo tudor

O Palácio da Boa Vista é a residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo. Inspirado nos castelos europeus, foi construído em 1938, entretanto, sua inauguração se deu somente em 1964. Anexo a ele está a Capela de São Pedro Apóstolo. Ele abriga um acervo artístico, com obras de arte brasileiras. São cerca de 1.800 obras distribuídas por 105 cômodos. Há obras por exemplo, de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Cândido Portinari. É aberto à visitação durante todo o ano.

Importante mencionar que a visita ao museu é feita em grupos de 25 pessoas, acompanhadas por um guia. Então na alta temporada pode ter fila de espera.

A Capela de São Pedro é em estilo moderno, construída toda em concreto, e possui diversas paredes de vidro com espelhos d´água. Há um local reservado à exposições, onde se pode apreciar algumas obras de arte sacra do período colonial e contemporâneo, além de alguns mobiliários.

Há ali um café-restaurante, o Café Palácio, que possui um deck com uma linda vista panorâmica. Pode-se observar dali os principais bairros da cidade. Também há ao lado do café uma loja que vende diversas lembrancinhas da cidade e produtos locais.

Vista panorâmica do bairro Alto da Boa Vista

Durante o Festival de Inverno alguns concertos ocorrem no Palácio e na Capela em apresentações mais intimistas.

Enfim, é uma visita bem interessante, principalmente para quem aprecia arte.

3) Auditório Cláudio Santoro

Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880.

Este auditório, inaugurado em 1979, é o principal local de apresentações musicais da cidade, pois ali são realizados os melhores concertos do Festival de Inverno. Com acústica inigualável e ambientação moderna, é com certeza, um ponto de destaque da cidade. Tem capacidade para 814 espectadores e suas paredes de vidro dão a ideia de continuidade com o jardim, que à noite é todo iluminado.

campos-do-jordao-sp
O Auditório em um dia de apresentação durante o Festival de Inverno

Dentro do auditório há um restaurante e café que oferece diversas opções. Eu recomendo, no inverno, tomar uma de suas sopas, que são deliciosas!!!

Ao redor do Auditório há um grande jardim arborizado com araucárias. Há também diversas esculturas da artista Felícia Leirner espalhadas pelo gramado. São 85 esculturas, em bronze, cimento branco e granito, que expressam a paixão da escultora pelas formas da natureza.

Enfim, mesmo se você não for assistir a um dos concertos, vale a pena ir durante o dia para visitar o local.

Jardins do Auditório Cláudio Santoro com esculturas

4) Passeio de trem/bondinho – Campos do Jordão SP

Site Oficial neste link.

estacao emilio ribas
Passageiros a espera do trem

A Estrada de Ferro Campos do Jordão, construída em 1910, liga Campos do Jordão até Pindamonhangaba. É possível fazer diversos percursos, que saem da estação Emílio Ribas, localizada no Parque do Capivari. É possível, por exemplo, ir apenas até a estação Abernéssia, onde pode-se conhecer o Mercado Municipal. Outra opção é um trecho mais longo que vai até o portal da cidade ou mais adiante, até a Estação São Cristóvão. Os valores variam de 12 a 16 reais. No mês de julho, além dos bondes, há a opção também de passear com a maria-fumaça, que faz a alegria da criançada!!!

maria fumaça campos do jordao
Os horários da Maria-fumaça de 2022

Que tal conhecer tudo sobre o centrinho de Capivari em Campos do Jordão??? Então confira este post.

5) Passeio de Trenzinho – Campos do Jordão SP

trenzinho campos do jordao
Os trenzinhos ficam logo ao lado da entrada do teleférico

Este passeio de trenzinho é indicado mais para crianças, mas caso você nunca tenha ido, vale a pena experimentar. Ele te leva para alguns bairro nobres, como: Vila Everest, Vista Vale dos Sonhos, Alto da Vila Inglesa, Vila Simonsen, e por fim, na Ducha de Prata.

A Ducha de Prata está localizada no Ribeirão das Perdizes e é composta por diversas pequenas quedas de água em meio a pedras. Você pode andar em meio a elas por meio de trilhas de madeira. Também é possível fazer arvorismo. Há diversas lojas de souvenires e artesanato, e o trem fica parado ali por uns 20 minutos e depois volta ao ponto inicial.

O passeio total dura cerca de 1h e o preço varia de acordo com a época do ano e pode ser negociado antes da partida. Mas caso prefira, é possível conhecer a Ducha de Prata de carro mesmo e estacionar no local.

6) Mirante da Vista Chinesa (Belvedere)

vista mirante campos
Vista do alto do mirante

Este mirante está localizado na saída de Campos do Jordão, bem no início da rodovia Floriano Rodrigues. Ele é acessível somente para quem está saindo da cidade, no sentido contrário não é possível atravessar a estrada, então atenção!!! Ali ficam um dos pontos com a vista mais bonita da região. É possível ver toda a serra do Vale do Lajeado, e no pôr-do-sol a vista é mágica!!! Há algumas barracas que vendem comidas e souvenires. Há um espaço restrito para os carros estacionarem, mas como não são muitas vagas, nos horários do fim da tarde, na alta temporada, pode ter fila de espera. Mas eu recomendo visitar como uma despedida da cidade, vale a pena!!!

Por fim, finalizo aqui minhas dicas de passeios por Campos do Jordão SP. Porém, a cada ano podem aparecer novas atrações, e estarei sempre atualizando!!! Mas caso queira conhecer os passeios na Vila Capivari, não perca nosso post neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima