centro de florianópolis

Centro de Florianópolis – O que fazer em 1 dia

Confira um roteiro completo de 1 dia pelo centro de Florianópolis. Irei mostrar as principais atrações turísticas para se fazer. Afinal, Florianópolis não possui apenas praias lindas, e sim, um centro preservado e com muita história para contar!!! Ali é possível almoçar no Mercado Municipal, conhecer a linda Catedral e caminhar pela estupenda avenida Beira-Mar!!! E o melhor de tudo: pode se fazer tudo a pé!!! Então vamos ao nosso roteiro!!!

Avenida Beira-Mar

centro de florianópolis
Avenida Beira-Mar com seus prédios

Começamos pela linda Avenida Beira-Mar, que tem cerca de 7 km de extensão. Seu nome verdadeiro é Avenida Jornalista Rubens de Almeida, e é um dos locais mais frequentados pelos locais para se exercitarem, sendo a avenida mais famosa da cidade. Ela também é a porta-de-entrada da cidade, pois todos que chegam do continente pela Ponte Hercílio Luz, acabam desembocando ali. Em toda a sua extensão há muitos prédios, lojas, um shopping e grandes hotéis. Aliás, se hospedar ali é um deleite para os olhos, pois imagina acordar de manhã e ter esta vista???

centro de florianópolis
Vista da Avenida Beira-Mar

É possível caminhar pela orla, ou então andar de bicicleta pela ciclovia. Ela é plana em toda a sua extensão, mas não há muita sombra de árvores!!! Reparei nisso pois no dia em que fui estava bem calor e por isso acabei abreviando um pouco minha caminhada. Há também diversos bancos de madeira espalhados pela avenida. Na beira-mar norte há um espaço coberto para a prática de musculação (em frente ao bar Koxixo’s), inclusive com pesos e barras de musculação.

Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte

trapiche beira-mar
Pescadores no trapiche

Há um pier onde atracam alguns barcos de passeio e de pescadores chamado trapiche. Em frente há a Praça Portugal, que conta com uma lanchonete. No dia em que fui havia alguns pescadores com redes e era um peixe atrás do outro!!! Então fica a dica para quem gosta de pescar!!! Ali ao lado também está uma pequena escultura em um banco, a “Escultura do Cão Harry”. Ela é uma singela homenagem aos cachorros de rua.

escultura cao harry
O cão Harry que morava nas ruas

Letreiro Floripa

Na altura do No 5400, há um letreiro da cidade “Floripa”, que acabou se tornando um dos locais preferidos dos turistas!!! Espere tirar ótimas fotos ali.

centro de florianopolis
Esse letreiro tem um fundo excepcional

Ponte Hercílio Luz

Há diversos pontos em que a ponte pode ser vista!!! Geralmente, quem chega do aeroporto e irá se hospedar no centro ou no norte da Ilha, irá passar, obrigatoriamente de carro em frente à ponte. Já para quem quiser observar mais de perto, recomendo visualizá-la pela Avenida Beira-Mar. Bem abaixo dela há o Forte Santana, e uma praça com alguns canhões. No Forte há um pequeno museu, mas que no momento encontra-se fechado para restauração.

Um local interessante para quem quer fotografar a ponte, é ir até o mirante ao lado da Parque da Luz. Como eu tinha ouvido falar bastante desde local, resolvi tentar chegar até lá a pé. É preciso subir uma rua um pouco íngreme e atravessar um parque.

O Parque da Luz
O Parque da Luz

Mas recomendo apenas para os amantes de fotografia e que buscam ângulos inusitados. Pois é uma longa caminhada para quem está indo a pé da Avenida Beira-Mar. Mas no caminho, dá para tirar fotos da ponte, como esta abaixo:

ponte hercilio luz
A vista da Ponte nas proximidades do Parque da Luz

Centro Histórico de Florianópolis

O Centro Histórico de Florianópolis foi o local onde a cidade foi fundada e povoada. Antigamente, ela levava o nome de Vila de Nossa Senhora do Desterro. Dizem que foi na Praça XV de Novembro onde se estabeleceram as primeiras casas e também todos os prédios administrativos. Não por acaso, ali está a Catedral e o antigo Palácio do Governo (hoje museu). A praça está sempre movimentada e é possível sentar-se tranquilamente em um dos bancos e ouvir os músicos de rua, que sempre se apresentam por ali.

Nesta praça também está uma figueira centenária. Dizem que ela foi plantada em 1871. Hoje é suportada por diversas escoras de aço. Uma das superstições acerca da figueira é que quem der a volta completa nela irá atrair casamento e dinheiro.

centro de florianópolis
Músicos de rua tocando debaixo da figueira centenária

Há também alguns monumentos históricos na praça, incluindo o busto do poeta Cruz e Sousa, e do pintor Vitor Meirelles.

Praça XV de Novembro
Vista da Praça XV de Novembro

Escadaria Nossa Senhora do Rosário

escadaria rosário florianópolis
A Igreja vista da escadaria

Esta escadaria ficou famosa após a obra de Victor Meirelles “Visão de Nossa Senhora do Desterro”. Ele pintou a vista panorâmica da cidade da época, vista do alto da escadaria. Infelizmente, hoje essa vista desapareceu em razão dos inúmeros prédios que foram construídos. Ao final da escadaria está a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Foi construída em 1830 pelos escravos e tem estilo barroco. É uma igreja simples, mas com muita história. Nela está uma imagem da padroeira.

Catedral de Florianópolis

Horários das missas: seguir este link.

centro de florianópolis
Vista da Catedral de Florianópolis

A Catedral de Florianópolis, construída em 1908, é dedicada à Nossa Senhora do Desterro. Ela é a padroeira da cidade. A Catedral passou por diversas reformas, sendo a última mais recente, de 2009. O relógio, situado no topo da catedral veio da Alemanha. No interior há vitrais vindos de São Paulo, e também um grande órgão, fabricado na Alemanha. Não tenho fotos do interior da Catedral, pois são proibidas fotos.

Palácio Cruz e Sousa

Endereço: Praça XV de Novembro, nº 227.

A entrada do Palácio Cruz e Sousa

Construído em 1785, em estilo eclético, este palácio também chamado de “palácio rosado”, foi, inicialmente a residência do governador de Santa Catarina. Ali receberam-se visitantes ilustres, como D. Pedro I e D. Pedro II.

Hoje ele é aberto para visitação e sedia um museu histórico com alguns mobiliários de época. Há móveis de D. João V, um memorial para o poeta Cruz e Sousa, além de exposições temporárias. No jardim, estão dispostas 10 estátuas de autoria do artista italiano Gabriel Silva. Porém, infelizmente, devido à pandemia, no dia em que fui ainda estava fechado para visitação.

Largo da Alfândega

Logo adiante, está o Largo da Alfândega, que foi um importante local da economia da Florianópolis. Isso porque ali ficava um porto, chamado de “cais da igualdade”, de onde chegava toda a mercadoria para abastecer a ilha. Todos os produtos precisavam passar pelo Prédio da Alfândega, que ficava bem ao lado do Mercado Municipal. Mas hoje ele está em processo de restauração e fechado para visitação.

Toda a área do Largo da Alfândega passou por aterramento na década de 70. Mas, para vocês terem ideia, o mar chegava até onde está a palmeira da foto abaixo:

Largo da Alfândega
O Largo da Alfândega com o Prédio da Alfândega

No local desta palmeira, foram construídos espelhos d´água para representar o mar de antigamente e também foi deixado um pedaço de um dos muros que separava o mar, encontrado durante as escavações.

O Largo como um todo foi também restaurado em 2020. Há uma área que forma uma praça de alimentação ao ar livre, com um telhado metálico branco que simula um tecido rendado. Ele é uma homenagem às rendeiras de bilro açoriana, uma tradição da cidade. Nesse local há um café/bar com várias mesinhas.

largo da alfândega
Telhado moderno simbolizando uma renda

No Largo também há uma feira com diversas barraquinhas. Ali é possível encontrar pastel, caldo-de-cana, queijos, e produtos locais. O preço é mais em conta do que comer no Mercado. Então, se quiser economizar, ali é o lugar!!!

centro de florianópolis
Barraquinhas de rua no Largo da Alfândega

Mercado Municipal de Florianópolis

Rua Jeronimo Coelho, 60.

Horários: restaurantes abertos diariamente. Lojas fecham aos domingos e feriados.

centro de florianópolis
O majestoso Mercado Municipal

O Mercado Municipal, fundado em 1851, foi construído para substituir as antigas barracas de pescadores e outros produtores locais que se aglomeravam na região. Por estar próximo ao mar, o local era então a principal porta de entrada do comércio local. Muitos produtos eram destinados para o Rio do Prata e para o oceano Pacífico.

O prédio passou por diversas revitalizações até ter o seu aspecto atual. Por fim, hoje é tombado como Patrimônio Histórico Municipal e contempla diversos boxes, com venda de peixes, frutos-do-mar, carnes, e frutas. Mas também artesanato, souvenires e uma ala somente de calçados.

mercado municipal florianopolis
Vista de uma das alas do mercado

No Mercado Municipal há diversas opções de restaurantes. A maioria deles serve pratos típicos da região, como, por exemplo, pescados e camarões, que chegam fresquinhos a todo momento!!! Ou seja, se você aprecia uma comida local, ali é o lugar!!! Há diversas mesas espalhadas no vão central, e muitos garçons disputando clientes (o que achei meio chato!). Mas o local, que tem cobertura, fica bem quente no verão. Um dos pedidos tradicionais é o pastel de camarão do Box 32. Outra opção famosa é o rodízio de camarões e frutos-do-mar. Os preços são um pouco salgados. Mas para aperitivos e uma cervejinha, vale a pena!!!

mercado muniicpal de florianopolis
Vista da praça de alimentação do Mercado Municipal

Pensando em ir para Floripa??? Então confira este post sobre o vilarejo de Santo Antonio de Lisboa!!!

Calçadões do Centro de Florianópolis

centro de floripa
Um dos calçadões do centro de Floripa

O calçadão do centro de Florianópolis não se resume a apenas um, mas sim, a vários!!! Eles atravessam a região central da cidade, próximo à Catedral e ao Mercado Municipal. Há, desde lojas menores até lojas de departamentos. Ali você pode encontrar de tudo!!! Os calçadões mais frequentados são o da Rua Felipe Schmidt e Rua Conselheiro Mafra. Estão sempre bem movimentado e as lojas costumam abrir até as 18h (mas fecham aos domingos).

Enfim, estas foram minhas dicas de passeios para se fazer em um dia no centro de Florianópolis. Espero que tenham gostado!!!! Até breve!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima