museu marmottan monet

Museu Marmottan Monet – Para os Amantes do Impressionismo

O Museu Marmottan Monet foi uma surpresa inesperada que encontrei na cidade de Paris!!! Um antigo palacete que hoje abriga uma coleção de quadros impressionistas, especialmente de Monet. Se você também aprecia arte, não deixe de conhecer melhor este museu neste post!!!

Como chegar no Museu Marmottan Monet

2 Rue Louis Boilly, 75016 Paris

Linhas de ônibus: 32, 70 (parada em frente ao museu) , 22, 52, 63, 70

Metrô: Linha RER C (Gare de Boulainvilliers) ou Linha 9 (Estação La Muette ou Ranelagh)

Pode-se chegar ao museu de ônibus ou metrô. Eu preferi ir de ônibus para observar a paisagem, cruzei o Rio Sena e a Champs-Elysées, em um passeio muito agradável e tranquilo (no post Dicas de Paris explico como utilizar ônibus em Paris). Na volta eu preferi ir embora a pé (são cerca de 20 minutos até o Trocadero). O bairro é muito bonito e possui restaurantes, lojinhas e no dia em que fui havia até uma feira.

Sobre o Museu Marmottan Monet

museu marmottan monet
Os salões do Palácio

Site Oficial neste link.

Ingresso: 14,50€.

Não precisa comprar online, pois no local não há fila. Na verdade, achei até um pouco vazio. O museu abriga obras de arte do impressionismo mas também obras góticas, renascentistas e pós-impressionistas divididas por 3 andares.

O museu está num palacete que era o pavilhão de caça do Duque de Valmy, porém, foi adquirido em 1882 por Jules Marmottan. Grande apreciador de artes, começou a montar um acervo com pinturas renascentistas e tapeçarias. Após sua morte, em 1883, o seu filho mudou-se para o palacete mas continuou adquirindo mais obras de artes, além de mobiliário (alguns do Palácio das Tulherias e outros da era Napoleônica), gravuras e desenhos, principalmente franceses. Como ele não tinha herdeiros, após sua morte doou-se o acervo à Academia de Belas Artes de Paris. O museu foi aberto ao público em 1934.

Andar por este palacete com todos estes incríveis móveis e decorações do Primeiro Império é uma experiência bem diferente do que vemos nos outros museus.

Acervo do Museu Marmottan Monet

museu marmottan monet
“Le Pont japonaise” de Monet

Em 1957 a coleção aumentou, com doações de obras de mais impressionistas, como por exemplo, Manet, Renoir, Pissarro, Sisley e Monet. As obras de Monet foram doação de seu filho, o qual herdou entre outras obras, algumas das Ninféias de Giverny (125 grandes painéis), que também estão expostas no Museu de l’Orangerie em Paris. Para que pudessem ser acomodados, foi reservada um espaço no subsolo do museu somente para as Ninféias. Em 1966, com a morte do filho de Monet, várias outras obras foram doadas ao museu, que hoje é o que possui a maior coleção de pinturas de Monet no mundo, e por isso até mudou o seu nome para Marmottan-Monet.

ninfeias impressionismo
A coleção de Ninféias, de Monet

Fora esta doação, muitas outras foram ocorrendo ao longo do tempo, o que demonstra a grande união dos artistas, dos filhos dos artistas e dos colecionadores de arte e, portanto, o interesse em perpetuar e tornar a arte acessível à população e aos turistas de todo mundo.

Além de Monet, também há muita obras de Berthe Morisot, uma pintora impressionista francesa. Ela era conhecida como “a dama do impressionismo”.

Estão também expostas obras de Degas, Pissarro, Renoir, Sisley, Caillebotte, bem como de seus precursores: Delacroix, Jongkind, Corot. Dos pintores pós-impressionistas temos Signac, Gauguin, Théo van Rysselberghe, Seurat (precursor do pontilhismo), além do modernista Chagall.

Também há algumas esculturas de Rodin, Camille Claudel, e Antoin Bourdelle.

impressionismo
À esquerda: “A Regata” de Theo Van Rysselberghe; à direita: “Castellane” de Paul Signac

Distribuição das coleções:

  • Térreo – possui diversas salas dedicadas à arte do Império, com mobiliário, objetos de decoração e uma coleção de iluminuras da era medieval e renascentista.
  • Primeiro andar – ocupado pela Fundação Denis e Annie Rouart e seu acervo.
  • Subsolo – um espaço moderno reservado para exposição da coleção Monet e de outros impressionistas.

Está também exposta uma das primeiras obras de Monet,  “Impression, Soleil Levant” (Impressão, Nascer do Sol) pintada em 1872 e que deu origem ao nome do movimento impressionista.

museu marmottan monet
O quadro que deu nome ao impressionismo: “Impressão, Nascer do Sol”, de Monet

Por fim, há uma loja no museu que, além de vender lembranças e souvenires do museu, também vende muitos livros exclusivos e conta com algumas promoções. Vale a pena checar!!!

Pensando em ir para Paris?? Então não perca este post com dicas de roteiros!!!

Enfim, achei o museu muito completo, pois abriga muitas obras famosas e passa não apenas pelo impressionismo, mas também pelo pós-impressionismo. Além disso, também não é um museu cheio. E você pode apreciar as obras com muita tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima